Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 03/07/2014


Quinta-feira, 03 de julho de 2014
São Tomé Apóstolo



“Você não pode evitar que os problemas batam à sua porta, mas não há necessidade de oferecer-lhes uma cadeira” (Joseph Joubert)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 20,24-29

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei". 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Meu Senhor e meu Deus!
Hoje celebramos a festa do Apóstolo S. Tomé. O Evangelho narra que na primeira Missa de domingo celebrada na Igreja, no dia da ressurreição de Jesus, Tomé não estava presente. Pronto, já entrou minhoca na sua cabeça. A fé fraquejou e ele começou a duvidar da ressurreição de Jesus. “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
Mas felizmente Tomé pertencia a uma boa Comunidade. Seus irmãos na fé o procuraram durante a semana e disseram: “Vimos o Senhor!” No domingo seguinte, Tomé estava na Missa. Jesus apareceu novamente e fez tudo o que ele queria: Mostrou-lhe as mãos, pediu que ele tocasse no seu lado... Em seguida fez um apelo a Tomé: “Não sejas incrédulo, mas fiel!”. E Jesus elogiou a todos os que crêem sem ter visto a ele, entre os quais estamos todos nós.
A fé é uma graça. Ela nos leva a acreditar em coisas que não vemos, mas que nos são reveladas por Deus. As verdades transcendentes, nas quais nós cremos, vão além dos nossos sentidos e da nossa inteligência. No entanto, pela graça de Deus, temos mais certeza a respeito delas do que daquelas coisas que os nossos sentidos percebem.
A fé está muito ligada à vida em Comunidade, especialmente à Missa no domingo. Ovelha separada do rebanho, o lobo pega.
A fé é a base da vida cristã. Se não fosse a fé, não haveria casais perseverando no matrimônio, não haveria padres e religiosos fiéis à sua vocação, e não haveria os milhares de santos e mártires que temos.
Um dia os judeus se aproximaram de Jesus e disseram: “Até quando nos deixarás em suspenso? Se tu és o Messias, o Cristo, dize-nos abertamente!” (Jo 10,24). A revelação sempre deixa uma margem para a nossa vontade e para a liberdade. Se a revelação fosse como “dois mais dois são quatro”, ela passaria por cima da nossa fé, pois a evidência força a inteligência humana a aceitar. Jesus respondeu a eles: “Eu já vos disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim. Vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas” (Jo 10,25-26). Jesus fala que a fé está ligada com a obediência a ele (suas ovelhas). Em outro discurso, Jesus fala quase a mesma coisa: “Quem me ama será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele” (Jo 14,21).
O livro do profeta Jeremias tem uma passagem muito parecida com o Sl 1: “Assim diz o Senhor: maldito a pessoa que confia no ser humano, que na carne busca a sua força e afasta do Senhor seu coração! Será como um arbusto no deserto, nunca vê chegar a chuva... Bendito aquele que confia no Senhor, o Senhor mesmo será sua segurança. Ele será como árvore plantada à beira d’água, que deita raízes rumo ao rio, nem vê chegar o tempo do calor. Suas folhas estão sempre verdejantes. Nem se preocupa com um ano de seca, e o seu fruto nunca deixa de produzir” (Jr 17,5-8).
Tomé era pescador. Temos poucas informações sobre a vida dele. Mas a tradição diz que pregou o Evangelho no Oriente, onde morreu mártir. Portanto, depois da bronca de Jesus, e da sua profissão de fé – “Meu Senhor e meu Deus” – perseverou até o fim da vida. Todos nós estamos crescendo na fé; o importante é caminhar sempre para frente, como fez Tomé.
Havia, certa vez, um pai de família que já estava velho, e sentiu que estava perto da morte. Então chamou seus três filhos, deu a cada um dez moedas de prata e lhes disse: “Aquela sala ali está vazia. Eu peço a cada um de vocês que, com esse dinheiro, encha a sala. A melhor iniciativa será premiada”. Tudo bem. O primeiro saiu e comprou algodão. Encheu a sala de algodão. O segundo comprou penas. Penas bonitas de diversas aves. Esparramou as penas no chão, cobrindo o piso de toda a sala. O terceiro comprou uma lamparina. Acendeu-a e colocou no meio da sala, enchendo a sala de luz. O pai elogiou a criatividade dos três, mas deu o prêmio ao último, porque foi realmente um sábio.
A fé é uma luz derramada por Deus em nossos corações, com a qual iluminamos os ambientes em que vivemos. Ser cristão é ser luz, iluminando o caminho da felicidade e da vida.
Maria Santíssima é chamada Mulher de fé. Ela é nosso modelo nesse ponto. Santa Maria, rogai por nós!
Meu Senhor e meu Deus!




MUNDO ANIMAL

Guia de raças - Conheça mais sobre o exótico Sharpei


Muitas vezes confundido com o Chow Chow - que possui muitas semelhanças comportamentais e algumas físicas - o Sharpei é muito famoso pelas suas dobras e língua roxa azulada.
O passado destes cãezinhos é muito cruel, os exemplares desta raça foram quase extintos. É um animal de estimação um pouco difícil de ser encontrado, mas mesmo assim muito famoso por conta do seu focinho amassado e olhos pequenos e ligeiramente puxados que evidenciam sua origem asiática.
A veterinária Karla Abe esclarece algumas dúvidas e conta curiosidades sobre esta exótica raça.

Origem da raça:

Os Sharpeis são cães chineses e eram utilizados para guardar as tumbas da realeza e fazer um pouco de pastoreio e caça. Por muito tempo o Sharpei foi visto como cão de briga, usado em rinhas que movimentavam fortunas em apostas. Seu excesso de pele e orelhas pequenas os protegiam de grandes danos durante os confrontos.

Raças similares:

Os cães desta raça possuem semelhanças físicas e comportamentais com outras raças asiáticas como: Akita, Chow Chow e Shiba Inu. Suas rugas são muito parecidas como as encontradas nos Mastiffs.

Características físicas principais:

O cão é de porte médio e robusto. Suas dobras são mais volumosas e em maior quantidade quando são filhotes; com o passar do tempo elas vão diminuindo e se concentrando na cabeça e na cernelha (região dos 'ombros'). Possui focinho caído, boca grande, olhos pequenos e ligeiramente caídos e puxados, orelhas triangulares pequenas que apontam para os olhos e cauda em espiral para cima.

Pelos:

Sua pelagem é áspera, baixa, lisa e curta; o significado de Sharpei é 'pele de areia'. Existem dois tipos de Sharpeis: os chineses com pelo mais baixo e mais grosso (se assemelhando muito com o veludo) e os americanos com pelos maiores e mais pontudos. As cores são muito variadas: bege, vermelho-mogno, fulvo-avermelhado, creme, branco, preto, lilás/azul e malhados (mais conhecidos como flower.

Tamanho:

Seu tamanho pode variar entre 40 e 55 cm. O tamanho dos cães é a altura das patas dianteiras até a cernelha (os 'ombros' dos cães - logo abaixo do pescoço).
Peso:
Pesam entre 18 e 29Kg.

Expectativa de vida:

Podem viver entre 8 e 10 anos, estimativa considerada uma baixa, talvez pelo seu frágil organismo, resultado de cruzamentos em família para salvar a raça da extinção.

Problemas de saúde:

Devido ao cruzamento entre cães da mesma família para evitar a extinção, o Sharpei possui muitos problemas de saúde crônicos. A começar pelos olhos que podem apresentar uma severa entropia (suas pálpebras voltam-se em direção ao globo ocular e dependendo do nível podem acabar ulcerando a córnea), sua pele é extremamente sensível e muitos exemplares apresentam alergias severas ou sarna demodécica, além disso a maioria deles apresentam uma febre e inchaço no jarrete (músculo da pata traseira) sem causa conhecida.

Comportamento:

Quieto, sério e muito dorminhoco. É facilmente ensinado a fazer suas necessidades em local indicado, mas difícil de ser adestrado para truques. No ranking de inteligência está na posição 51º. Este ranking mede a inteligência do animal conforme ele aprende um comando. Por exemplo: os cães que estão nos primeiros lugares, de 10 comandos que são dados (como sentar ou dar a pata), fazem 8. Um cão considerado "menos inteligente" de 10 comandos fazem 2.
Esta raça também apresenta problemas de sociabilidade com outros cães e nitidamente preferem gatos a cachorros. São fiéis aos donos e gostam de crianças, são dóceis se forem criados em meio a muitas pessoas, caso contrário ele pode ser agressivo. Latem pouco e precisam de exercício moderado. Em alguns aspectos, possuem o comportamento da maioria de gatos: pedem carinho na hora em que querem e possuem um grau elevado de independência.

Ambiente:

Assim como qualquer outro animal, os Sharpeis não podem viver confinados em um ambiente fechado. Eles não precisam de grandes áreas, vivem bem em apartamento e não podem dormir em hipótese alguma próximos ao local em que fazem suas necessidades.

Atividades:

Os passeios diários são essenciais e obrigatórios para qualquer cão de qualquer raça. Os Sharpeis precisam de passeios curtos, de no máximo 20 minutos, duas vezes ao dia e automaticamente eles irão associar os passeios com 'ir ao banheiro'.

Em que estação vive melhor?

Não possui uma estação em que vive melhor. É um cão que consegue se adaptar muito bem a todas as estações e condições climáticas moderadas.

Curiosidades da raça:

O Sharpei quase foi extinto, os chineses começaram a comer os cães que não possuíam funções importantes na sociedade e o Sharpei estava incluído. Apenas alguns exemplares foram salvos por serem cães de pastoreio. Na década de 70 um casal de americanos resolveu tirar a raça da lista de cães mais raros do mundo e levar alguns exemplares aos Estados Unidos para criação. A raça não foi extinta, porém a grande quantidade de cruzamentos consanguíneos resultou em uma saúde frágil e uma baixa expectativa de vida.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo?
 Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado.
 O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente.
 Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente.
 A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice.
 A humildade é a mais nobre de todas as virtudes pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.
 O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende.
 O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade.
 Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.
 Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita.
 A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo.
 Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário. A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas.
 A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza.
 Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser".
 A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.
 O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho".
 Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo".
 A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência.
 A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
 Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.
 O orgulhoso se diz céptico, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia ao criador, todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece.
 Uma pessoa humilde defende as idéias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.
 Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição.


Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso?
 É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.

 Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário