Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 21/01/2014



Terça-feira, 21 de janeiro de 2014.


"Não obedeço a Deus para ser salvo. Fui salvo, por isso obedeço a Deus.”


EVANGELHO DE HOJE
Mc 2,23-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


23Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? 26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz



O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.

Este Evangelho narra a cena dos discípulos de Jesus, em um sábado, arrancando espigas de trigo e comendo, porque estavam com fome. Diante do protesto dos fariseus, pois era proibido trabalhar no sábado, Jesus justifica a atitude, apresentando outro caso em que Davi desobedece à outra lei ainda mais rigorosa, pelo mesmo motivo: ele e seus companheiros estavam com fome. E arremata: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”.
O ensinamento de Jesus é claro: A vida humana está em primeiro lugar. O direito à vida precede quaisquer leis, mesmo as leis religiosas mais sagradas.
Segundo a Mishná, que era uma recompilação das tradições rabínicas, trabalhar na colheita era uma das trinta e nove maneiras de violar o sábado. E os fariseus elevaram esse gesto de colher espigas para comer, como um trabalho formal de colheita! Mas a reação de Jesus foi clara e enérgica. Superando as discussões de escolas, ele partiu para a defesa da vida.
E Jesus apresentou o exemplo de Davi e seus companheiros que, para saciar a fome, desobedeceram a uma lei muito mais sagrada: comeram os pães consagrados, que só os sacerdotes podiam comer (Cf 1Sm 21).
“O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado”, diz Jesus. Esta foi a intenção do legislador da lei do sábado: a necessidade que o homem tem de descansar. Foi uma lei feita para celebrar a libertação da escravidão egípcia, e não havia tempo de descanso (Cr Dt 5,12; Ex 20,8). Portanto, a lei do sábado era uma lei de liberdade, não de escravidão.
E, para concluir, Jesus, referindo-se a si mesmo, fala: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”. Todo o Antigo Testamento, ao se referir ao Messias, fala que ele é “O Senhor”. Ele é o Senhor de tudo, inclusive do sábado. Portanto, pode modificar ou esclarecer a lei.
Em todo o episódio, sobressai a vida humana como valor maior a ser protegido e defendido. O homem deve obedecer à lei do sábado só e enquanto protege a vida humana. Se acontecer, como nesta cena do Evangelho, de esta lei se voltar contra o homem, desviou-se de sua finalidade e não obriga ao seu cumprimento.
É farisaísmo tentar ganhar a salvação, absolutizando ou sacralizando leis. Neste caso a lei se transforma de libertadora em escravizante. O único sagrado, depois de Deus, é o próprio homem, pelo qual Cristo morreu.
“A lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram-nos por Jesus Cristo (Jo 1,17). O cristão sabe sua única lei e o seu único Senhor é Jesus Cristo. Cristo foi o sim total a Deus, e o seu discípulo deve seguir o seu exemplo. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.
Certa vez, em um curso de batismo, um professor perguntou aos pais e padrinhos por que queriam batizar seu filho ou afilhado. As respostas foram as mais variadas.
Um deles disse: “É porque todo mundo batiza”. Esse vai na onda; o que os outros fazem ele faz também.
Outro respondeu: “É porque eu fui batizado”. Quer dizer que, se fizeram uma coisa errada com ele, quando criança, ele vai fazer agora com as outras crianças?
Houve outro que falou: “A gente batiza porque não presta ficar pagão”. Esta resposta é supersticiosa, porque a expressão “não presta” significa aí: “dá azar”.
Claro que houve também respostas bonitas e acertadas.
Pelo batismo nós nos tornamos continuadores de Cristo no mundo, seguindo-o como o nosso caminho, verdade e vida.
Maria Santíssima é a mãe de vida, porque nos deu Jesus que é a Vida. Que ela nos ajude a colocar a vida humana acima de tudo.
O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado.






VIDA SAUDÁVEL


Três razões para incluir alho na sua alimentação:


1. É bom para a saúde cardiovascular! Ajuda a diminuir a pressão arterial, o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos no sangue.

2. Tem ação antimicrobiana e anti-inflamatória. No passado, era até utilizado em feridas para evitar infecção. Aumenta as defesas do organismo, tornando-se um aliado para os dias frios, quando aumenta a incidência de doenças respiratórias
.
3. É rico em vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, iodo e zinco, por exemplo. Por isso é um nutriente importante para as funções celulares.

A quantidade recomendada por dia é de 600-900 mg. Isso equivale e um dente de alho por dia. Mais importante: o ideal é comer cru. Picadinho na salada, por exemplo. Muitos acham seu gosto muito forte. Mas que faz bem, isso faz!
Experimente!








MOMENTO DE REFLEXÃO


Milton Nascimento canta: “Amigo é coisa pra se guardar… do lado esquerdo do peito”. Amigos são verdadeiros tesouros, que devemos aconchegar em nosso coração.
Outro dia eu estava refletindo sobre as amizades que fazemos na vida e a importância delas para o nosso crescimento.  Amigos são como irmãos que temos, em outras famílias. Eles nos ensinam a enxergar o mundo a partir de outras perspectivas.
A partir do ponto de vista dos nossos amigos, junto com as nossas experiências internas, construímos a nossa maneira de pensar. A velha frase de Sócrates continua mais verdadeira do que nunca: “dize-me com quem andas e eu direi quem você é.”
É sempre importante conviver com pessoas que admiramos, que tenham opiniões de valor. Elas nos ajudam a pensar melhor sobre os fatos e sobre as nossas ideias. Nos servem de modelos para decidirmos nossos caminhos a serem seguidos.
Mas os laços afetivos entre amigos, assim como os laços familiares, precisam ser sempre regados com confiança. Somente assim a amizade se fortalece.
É muito comum nos distanciarmos de pessoas que gostamos, muitas vezes por dificuldade de encaixar um encontro em nossa rotina. Mas se tivermos determinação e cuidarmos de manter as pessoas certas por perto, vamos estar sempre cercados daqueles que amamos e admiramos.
Amigo é pra se guardar do lado esquerdo do peito… E pra se curtir, se possível todos os dias!

Roberto Shinyashiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário