Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 25/01/2014



Sábado, 25 de janeiro de 2014.
Conversão de São Paulo


“Quando não der pra segurar, deixe fugir. Nada obrigado faz a gente feliz.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 16,15-18

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!




Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz



Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.
Hoje nós celebramos com alegria a festa da Conversão de S. Paulo apóstolo. Ele nasceu em Tarso, na Cilícia, que pertence à atual Turquia. Na primeira Leitura da Missa de hoje, o próprio Paulo narra a sua conversão:
“Eu sou judeu, nascido na Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade de Jerusalém. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus”. Persegui até a morte aqueles que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres.
Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação... Fui para Damasco, a fim de prender todos (os cristãos) que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados.
Ora, aconteceu que na viagem, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ Eu perguntei: ‘Quem és tudo, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’.
Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. Um certo Ananias veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante recuperei a vista e pude vê-lo. Ele então me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. Porque tu será a sua testemunha diante de todos os homens. E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele”.
Daí par frente, tudo o que Paulo fez partiu dessa experiência de ser amado por Jesus. Ele disse: “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (Gal 2,20). Ele tinha convicção de que Cristo morreu por amor a ele. Portanto a sua fé era uma experiência de amor.
Paulo era um homem forte e combativo, que soube manejar a espada da palavra. “Apesar de ter sofrido maus tratos e ultrajes em Filipos... o nosso Deus nos deu coragem e segurança para vos anunciar o seu Evangelho... Aliás, sabeis muito bem que nunca bajulamos ninguém, nem fomos movidos por alguma ambição disfarçada” (1Ts 2,2.5).
Para ele, a verdade era por demais grande e sagrada, e não a sacrificava por nada. A verdade que ele descobriu no encontro com o Ressuscitado merecia, por ela, toda luta, toda perseguição, todo sofrimento. Mas o que mais o motivava era a certeza de ser amado por Jesus.
S. Paulo era um homem livre. Para ele, o que vale é o amor. “Ama, e faze o que queres” (Santo Agostinho). Quem ama a Cristo como Paulo amava, pode realmente fazer o que quiser, porque o amor liga a nossa vontade à vontade de Cristo.
No caminho de Damasco, Cristo fala a Paulo: “Por que me persegues?” Jesus se identifica com a Igreja. Ele se tornou carne, e a Igreja continua sendo a sua carne. A partir dessa experiência, Paulo vê a Igreja como Corpo de Cristo. Servir à Igreja é servir a Cristo.
Veja o que Paulo disse sobre o testemunho: “Não te envergonhes de testemunhar a favor de Nosso Senhor Jesus Cristo... pois Deus nos chamou com uma vocação santa, não em atenção às nossas obras, mas por causa do plano salvífico e da sua graça, que nos foi dada no Cristo Jesus” (2Tm 1,8-9).
Paulo era um homem coerente com as suas idéias. Instruído por seu professor Gamaliel, ele achava que o cristianismo era um mal. Por isso o perseguiu. E como não sabia fazer nada mais ou menos, perseguiu a Igreja de corpo e alma. Quando, iluminado por Cristo, percebeu que o cristianismo era um bem, dedicou-se, também de corpo e alma, a esta nova religião. O mundo precisa de gente assim, que põe em prática as suas convicções, sejam elas quais forem. Há pessoas que acreditam em um caminho, mas seguem outro. A esses Cristo quer “vomitá-los de sua boca”.
Havia, certa vez, um rapaz q estava levando vida errada. O pai lhe dava conselhos, mas pouco adiantava. Um dia, o pai conseguiu convencê-lo a ir conversar com o avô, que era um homem sensato, carregado de experiência e sabedoria e muito respeitado pelo neto. O moço obedeceu e foi.
O pai telefonou ao seu pai, pedindo que desse uns conselhos para o neto. Quando ele chegou, os avós o receberam muito bem, depois o avô o convidou para ir ao fundo do quintal. Lá havia dois cães amarrados. Um era super bravo e o outro era amigo, e até gostava de ser acariciado. O avô então disse: “Como você vê, um desses cachorros é mau e o outro é bom. Qual dos dois vencerá? O rapaz, sem entender direito a pergunta, arriscou: “Acho que é o manso, não é?” O avô, que já esperava a resposta, discordou e justificou. Ele disse: “Não, meu filho. Vencerá aquele que for melhor alimentado.”
A partir da comparação, o avô falou sobre os diversos alimentos, intelectuais, morais e religiosos. Precisamos recebê-los, se quisermos ter um futuro feliz.
A conversão de S. Paulo foi instantânea, porque foi uma graça especial de Deus. Mas a nossa conversão não é assim. Ela é lenta e vai depender dos alimentos que dermos para o “homem velho” e o “homem novo” que está dentro de nós.
“Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher... e assim todos nós recebemos a dignidade de filhos de Deus” (Gal 4,4-5). Era assim que Paulo via o papel da Virgem Maria no plano da salvação. Que ela e ele nos ajudem a amar muito a Cristo e a ser suas testemunhas.
Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho.



CASA, LAR E FAMÍLIA


GUIA DA HORTA DOMÉSTICA


A produção de hortaliças em casa é fácil, basta ter espaço no quintal, ou até mesmo caixotes e vasos, para moradores de grandes cidades, algumas ferramentas e boa vontade.
Ao planejar uma horta devemos ter os conhecimentos de alguns passos importantes:

a. Área - é necessário um terreno de 6 a 10 m2 para satisfazer as necessidades de verduras e legumes de uma pessoa (sem contar os passadouros), água perto e suficiente, alguma insolação (sabendo que hortaliças folhosas: salsa, cebolinha, coentro e alface toleram sombreamento, já as raízes: cenoura e nabo, bulbos: alho e cebola e frutas: tomate, vagem e quiabo exigem um bom nível de insolação), abrigo de vento, solo agricultável (bem drenado) e ser cercado.
Exemplo de instalação de um canteiro:

           
             
           
b. Adubação - o uso de adubo orgânico deve ser de 20-30 litros por m2.

No segundo cultivo, a dosagem poderá ser reduzida pela metade. A partir do terceiro, já poderá ser possível, em princípio, conservar a produtividade mantendo a permanente cobertura com palha ou composto de cobertura. A necessidade de material para cobertura será de 0,3 a 7 cm por 10 m2 de canteiro.


c. Irrigação - como regra geral podemos admitir que as hortaliças folhosas devem receber irrigação abundante, porém não exagerada e as raízes suportam e até se beneficiam de baixos níveis de irrigação.
O período de irrigação deve ser pela manhã e à tarde. Se necessário usar microaspersores.

d. Cultivo - deve começar pela verificação se as sementes das hortaliças estão adequadas à época do ano para o plantio e se estão dentro do prazo de validade. Escolher espécies e  variedades  que crescem  de  maneira  vigorosa, sem necessitarem de defensivos; que tenham ciclo  cultural  curto,  permitindo  um  maior  número    de   colheitas; que tenham porte relativamente pequeno e apresentem resistência às pestes em geral. Promover um esquema de rotação de sistema de produção, utilizando espécies diferentes das anteriores, visando quebrar a continuidade de infestação por pragas e doenças.
 

e. Hortaliças que não podem faltar:
Agrião-da-terra - indispensável por seu valor alimentar e medicinal, passa despercebida na maioria das vezes.
Alface - apesar de ser pobre em fibras, associa-se muito bem a diversas hortaliças.
Alho - apesar de ser de ciclo longo, possui notável efeito repelente, associa-se a diferentes espécies e mostra importantes propriedades medicinais.
Beterraba - compõe com o alho e a alface uma associação bastante eficiente.
Brócolis - substitui com vantagens a couve-flor (é mais rico em vitamina A)
Cenoura - muito rica em vitamina A, não poderá faltar em nenhuma horta caseira.
Cheiro-verde - é o famoso trio cebolinha, coentro e salsa. São intensamente consumidos e se aclimatam bem em todos os quadrantes do país.
Chuchu - só poderá estar presente na horta caseira se puder ser conduzido sobre muros, cercas ou árvores.
Chicória - menos preferida por ser um pouco mais fibrosa, o que é uma vantagem do ponto de vista nutricional.
Couve - combina bem com outras espécies, desde que plantada esparsamente para evitar o eventual sombreamento indesejável das espécies as quais estiver associada.
Couve-flor: é uma das hortaliças mais ricas do ponto de vista nutricional.
Cará-moela - extraordinário valor alimentar e elevada produção, precisa ser reabilitado nas nossas hortas. Deve ser plantado próximo de árvores, muros e cercas.
Feijão-vagem - na horta caseira sempre deverá haver um canteiro espaldeirado com feijão-vagem
Mostarda - folhosa de sabor picante.
Nabo - excepcionais propriedades alimentares e medicinais. Rico em sais minerais e vitaminas. Comido cru ou cozido, tem enorme efeito auxiliar para cura da hiperacidez estomacal e do sangue, descalcificação, anemia e excesso de colesterol. Sendo diurético, ajuda a eliminar cálculos renais e da vesícula.
Pimentão - rico em vitaminas A e C. Quatro ou cinco plantas são suficientes para cada família.
Quiabo - é uma das "preferências nacionais". Muito rústico e produtivo no período quente, no inverno é constantemente atacado pelo míldio. Quando podado, rebrota no verão seguinte.
Rabanete - possibilita em 30 dias acabar com a carência de sais minerais e vitaminas quando associada a algumas hortaliças como: cebolinha, couve, beterraba, etc. Além disso possui princípio antibiótico que protege o intestino das bactérias nocivas, sem afetar as benéficas.
Rúcula - igualmente ao rabanete, possui grande precocidade e valor alimentar.
Tomate – é uma das hortaliças mais populares, e consumida em maiores quantidades; é contudo, bastante susceptível a pragas e doenças.
f. Hortaliças facultativas:
Sempre que o espaço permitir, poderá ser considerado o cultivo de:

Aboboreira - de grande valor alimentar, fornece-nos frutos e brotos.
Agrião-d'água - é depurativo, antianêmico e espectorante, necessita de que o solo seja mantido bem úmido.
Batata-doce - produz raízes relativamente pobres em vitaminas e sais minerais.
Berinjela - é tida como diurética e desacidificante do sangue e constitui-se ótimo dentifrício e anti-séptico bucal que auxilia na cura da piorréia.
Cará - do ponto de vista alimentar, é tão valioso como é o inhame.
Cebola - muito importante pelo elevado valor medicinal.
Espinafre - apesar da fama de excelente fortificante, possui alto teor de ácido onálico, o que torna conveniente seu consumo moderado, não mais que uma vez por semana. Ele poderá provocar a formação de onalato de cálcio, causando cálculos renais e bursite, principalmente no organismo das pessoas que comem muita carne.
Inhame - muito rico em amido, proteínas e vitaminas. Poderoso depurativo do sangue.
Pepino - é considerado excelente diurético. Pode-se tentar o consórcio com o feijão-vagem, pois ambos necessitam de espaldeiramento.
Maxixe - justifica-se seu cultivo por ser extremamente rústico.
Mandioca - a raiz praticamente só contém amido, é mais seguro considerar as preferências regionais dos agricultores tradicionais.
Repolho - na medicina natural, chega a ser considerado uma erva medicinal, tal a sua utilidade em cataplasma na cura de abscessos, nevralgias, erisipelas, etc. É ainda alcalinizante e antianêmico pelo alto teor de sais minerais e vitaminas.
Taioba - muito saborosa e rústica, mas com alto conteúdo de ácido oxálico. Seu consumo requer os mesmos cuidados que para o espinafre.

g. Colheita - O reconhecimento do ponto de colheita é feita pela idade da planta, pelo desenvolvimento das folhas, hastes, frutos, raízes ou outras partes que serão consumidas, ou pelo secamento e amarelecimento das folhas.

De modo geral, as hortaliças folhosas e de hastes são colhidas quando estão tenras, as de flores quando os botões estão fechados, as de frutos quando as sementes não estão totalmente formadas e as raízes e bulbos quando estão completamente desenvolvidas.
Procure sempre saber o valor nutritivo dos alimentos e faça sempre uma alimentação bem balanceada. Seja vivo com a sua saúde. Condições adequadas para se preservar a saúde do ser humano devem existir em todos os lugares.
 


Fonte: http://www2.ufla.br/~wrmaluf/bth054/bth054.html 





MOMENTO DE REFLEXÃO


Rudolf Steiner, pai da Antroposofia, disse que:
"As borboletas são flores que se desprenderam da terra... E que as flores são borboletas que a terra apreendeu..."
Seja como for, se as flores marcam a primavera, as borboletas são seu símbolo maior.
São quatro fases da mesma vida: ovo, lagarta, crisálida e borboleta.
Enquanto ovo, é princípio vivo, puro. Representa a potencialidade do ser, guardada dentro de um invólucro de heranças parentais.- É fundamental para desenvolver a solidez das bases estruturais do indivíduo. Mas num determinado momento, torna-se necessário romper com essa capa de proteção, para caminhar sobre as próprias pernas.
A lagarta tem o aprendizado da terra, do rastejar, das coisas que se processam lentamente. -Simboliza os cuidados com o mundo físico, com os aspectos materiais que compõem a existência cotidiana. Pode ser o lado pesado da vida.
A crisálida é o encapsular para gestar. - É como se retornasse ao estágio do ovo, mas só que por escolha pessoal. É criar um casulo para si mesmo, como forma de conectar-se com seus sentimentos, sua interioridade e seus próprios desejos.
E, finalmente, as asas libertam a borboleta! - Mas, para se chegar à borboleta, é preciso superar o conforto e a comodidade do “já conhecido”... É preciso deixar morrer o velho e partir ao encontro das possibilidades em aberto, sem certezas, sem garantias.
A borboleta é a lição viva de que tudo é passageiro.
Assim também somos nós...
Uns vivem para sempre no ovo...
Outros jamais passam de lagarta...
E tem gente que vive gestando um sonho, um ideal, mas sem nada realizar...
Ainda existem aqueles que, com esforço, se libertam, ganham asas e voam leves! Pousam aqui e ali, no colorido das flores, e só de existir fazem a vida mais bela!
Identifique em que fase você está e observe como fazer para processar a sua metamorfose.
Viver é cumprir fase por fase. Desapegar-se do antigo e entregar-se ao novo até ser capaz de voar.
Desperte e tente uma nova forma! Deixe acontecer em você esse misterioso processo de se abrir para florescer!
Deixe aparecer suas asas, suas melhores cores, seu vôo!


Ana Ester Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário