Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 08/01/2014



Quarta-feira 08 de janeiro de 2014

“Ajuda teu semelhante a levantar a carga, porém não a carregá-la.” Pitágoras




EVANGELHO DE HOJE
Mc 6,45-52

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar.
47Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles.
49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: "Coragem, sou eu! Não tenhais medo!" 51Então subiu com eles na barca, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Viram Jesus andando sobre as águas.
Este Evangelho começa com as palavras: “Depois de saciar os cinco mil homens...” É uma prova da divindade de Jesus, mostrando o seu poder sobre a natureza. Em seguida o Evangelho apresenta outra grande prova: Jesus domina a natureza, andando sobre as águas do mar.
“Ao anoitecer, o barco estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário.” O Mar representa o mundo em que vivemos. Nós precisamos atravessar esse mar da vida e ir para a outra margem, isto é, para um mundo mais justo, mais fraterno e mais obediente a Deus.
Muitos querem ficar na terra firme. Isso é cômodo, mas não é bom porque assim o mundo novo não surge. É difícil atravessar o mar da vida, porque ficamos cansados e o vento é contrário. Mas compensa porque Deus caminha conosco, e ele domina todas as turbulências. Cristo é o Senhor da natureza e da História. Se o seguimos, nada de mal nos acontecerá..
“O coração deles estava endurecido.” Deus caminha ao nosso mas, devido à nossa dureza de coração, nós não o reconhecemos e até o confundimos com um fantasma. “Começaram a gritar”. Eram gritos de súplica. Quanta gente se afunda, sem se lembrar de rezar! Deus caminha sobre as águas, ao nosso lado, mas não entra no nosso barco se nós não pedirmos.
Jesus deixou todos os recursos à nossa disposição, a fim de nos lançarmos com coragem no mar da vida e atravessá-lo. Temos a santa Igreja, os sacramentos especialmente a Eucaristia, temos a Sagrada Escritura, o apoio da nossa Comunidade e muitos outros meios. Do outro lado está o mundo novo que Deus quer construir, cantando conosco. Não podemos ficar na praia, “vendo a banda passar”, pois o fermento foi feito para ser misturado na massa, o sal para ser misturado na comida, e a luz para ser colocada num lugar alto, a fim de iluminar a todos.
Humanamente é arriscado, mas a nossa segurança está em Deus que tudo pode. Na Bíblia, ter fé é sinônimo de ter coragem; e medo é sinônimo de falta de fé.
Aqueles cristãos e cristãs que dedicam umas horas da semana aos trabalhos da Comunidade, por exemplo, pastoral da criança, vicentinos, legião de Maria, apostolado da oração, pastoral da juventude, liturgia, canto..., estão se atirando no mar.
Também aqueles e aquelas que, impulsionados pela fé, se envolvem na política. Isso porque “a política é a ferramenta mais poderosa de transformação social” (Papa Paulo VI). Deus quer uma sociedade transformada, e nada melhor do que usarmos os recursos políticos. Este mar, da política, não é só revolto, mas muitas vezes sujo, tem mau cheiro, piranhas e tudo mais. Mas compensa enfrentá-lo.
Existem muitas formas de atuar. O que não podemos é ficar na praia “olhando navios”.
O que faz a diferença entre o cristão medroso e o cristão que se atira no mar é o tamanho da fé que ele ou ela tem. Quanto maior é a nossa fé, mais corajosos somos.
“Ao anoitecer... Jesus estava em terra e viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles...” Dá impressão que Jesus demorou para socorrê-los. Isso retrata direitinho a nossa caminhada cristã. Precisamos perseverar, mesmo entre as maiores dificuldades, porque Deus, antes de nos socorrer, costuma testar a nossa fé. A noite representa aqueles momentos obscuros em nossa vida. É justamente aí que mostramos a nossa fé e perseverança. O socorro veio “pelas três da madrugada”. É a hora em que o horizonte começa a clarear.
“Jesus queria passar adiante.” E realmente passaria, sem socorrê-los, se eles não pedissem. Deus não entra na nossa vida, se não pedirmos. Deus está sempre ao nosso lado. Quantos se afogam num copo d’água e não pedem ajuda! Muitos, devido à falta de fé, até o confundem com um fantasma.
Após o milagre, “os discípulos ficaram ainda mais espantados”. É o impacto feliz e alegre do encontro do homem com Deus, do finito com o infinito, do contingente com o transcendente, do relativo com o absoluto.
Certa vez, uma senhora estava entrando na igreja e viu, na escada, uma menina sentadinha, com aparência de muito pobre. A mulher aproximou-se dela e perguntou: “Você precisa de alguma coisa, filha?” A garotinha respondeu, choramingando: “A minha mãe morreu, e eu gostaria de ter uma mãe!”
A senhora disfarçou a sua emoção e explicou que Deus nos deu uma mãe muito bonita e carinhosa, que é Nossa Senhora. Em seguida convidou-a a entrarem juntas na igreja. Levou-a até a imagem de Maria e as duas rezaram espontaneamente. Nesta hora, a criança deu um sorriso encantador.
Este foi apenas o primeiro contato entre as duas, porque na mesma tarde a senhora foi com ela até a sua casa.
A mãe abre para a criança o horizonte da vida e lhe dá segurança. A mãe sabe unir a ternura com a firmeza, o carinho com a correção. Sabe sorrir, mas sabe também ficar séria e ameaçar. Deus nos ama, por isso nos deu o amor de uma mãe.
Nós queremos pedir à Santa Mãe de Deus e nossa pelas crianças abandonadas, especialmente por aquelas que não têm mãe, para que preencha o vazio que ficou em seus coraçõezinhos. Com o apoio de Maria, todos nós temos coragem de atravessar o mar revolto da vida, cumprindo assim o mandamento de Jesus. A travessia do mar da vida é como uma grande pinguela, e Maria Santíssima é o corrimão. Segurando nela, com certeza não cairemos.
Viram Jesus andando sobre as águas.




CURIOSIDADES


Curiosidades sobre o Nelson Mandela


No dia 5 de dezembro de 2013, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, morreu aos 95 anos de idade. Mandela deixou um legado de paz para o mundo. Ele foi um líder carismático, que lutou com todas as forças contra um regime de segregação racial, e que dedicou a sua vida à luta contra a discriminação e a desiguldade social.

Nelson Mandela ficou internado de junho a setembro por causa de uma infecção pulmonar. Ele deixou o hospital e morreu em sua casa, às 20h50, no horário local de Pretória, África do Sul.

Vamos conhecer agora algumas curiosidades sobre o grande político Nelson Mandela:

1 – Nelson Mandela foi batizado de Rolihlahla, um nome que tem origem na língua Xhosa e significa “aquele que ergue o galho da árvore”. O nome Nelson foi dado a ele por uma professora.

2 – Nelson Mandela foi expulso da Universidade de Fort Hare depois de fazer parte de uma manifestação estudantil. Ele se formou em Direito pela Unisa - Universidade da África do Sul.

3 – Nelson Mandela trabalhou como vigia noturno de uma mina na cidade de Johanesburgo.

4 - A primeira esposa de Nelson Mandela, Evelyn Mase, sustentava a família e o marido com seu emprego de enfermeira. Ela ajudou Mandela em seus estudos durante a faculdade de Direito. Eles tiveram quatro filhos e se divorciaram em 1958.

5 – Mandela foi um dos fundadores do primeiro escritório de advocacia negro da África do Sul: o Mandela & Tambo, que defendia pessoas contra as leis do apartheid.

6 - Mandela foi condenado à prisão perpétua e passou 27 anos na cadeia. Durante esse tempo, ele só podia receber uma visita e uma carta a cada seis meses.

7 - Mandela escreveu um livro de memórias durante o tempo em que esteve na prisão. A obra era embrulhada em plástico e enterrada na horta da cadeia, mas as autoridades carcerárias descobriram os papéis e puniram Mandela.

http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/curiosidades-sobre-o-nelson-mandela.html




MOMENTO DE REFLEXÃO


Raramente uma pessoa que está assustada percebe ou admite isso, pois é bastante comum que o medo se apresente disfarçado. Ele assume várias faces, que não permitem que ele seja identificado à primeira vista.
Mas, como você pode agir de modo adequado, se nem se dá conta de que está agindo dessa maneira simplesmente porque está com medo?
Então, é preciso reconhecer a presença do medo na sua vida. São muitos os sinais de que o medo está presente. Algumas das máscaras que ele usa são: a paralisia, a distração, a irritação, a solidão e o desespero.
Você tem notado algum desses comportamentos em sua vida ultimamente? Será que você não está mascarando algum medo neste momento?
No meu novo livro “A Coragem de Confiar” apresento a você um Programa de Ativação do seu Potencial Interior, que vai ajudá-lo a estimular a sua confiança, para identificar e superar os seus medos.



Roberto Shinyashiki


Nenhum comentário:

Postar um comentário