Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 28/02/2011




Domingo, 28 de fevereiro de 2011


" Será possível, então, um triunfo no amor? Sim. Mas ele não se encontra no final do caminho: não na partida, não na chegada, mas na travessia." (Rubem Alves)





EVANGELHO DE HOJE

Mc 10,17-27


Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou:
- Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe."
- Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o homem.
Jesus olhou para ele com amor e disse:
- Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse:
- Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou:
- Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantadíssimos e perguntavam uns aos outros:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e disse:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.





MEDITANDO O EVANGELHO(1)
Alexandre Soledade


Esse evangelho trás uma grande lição para os que estão na caminhada: A auto-análise.
Todos têm altos e baixos durante a caminhada. Às vezes passamos longos períodos na penumbra da fé. Vivemos por vezes, períodos consideráveis de aridez, conhecemos de perto a preguiça espiritual chamada de tibieza.
Todos já passaram por ela. É a vontade de largar tudo, ficar em casa, descansar, repousar, dar um tempo, fugir, se refugiar, esconder-se, (…). E cada um tem sua forma peculiar de voltar para o Senhor após cada solavanco que somos acometidos. Mas hoje não falarei dela e sim da “arrogância espiritual”.
Buscar a santidade é como escalar degraus de uma pirâmide íngreme sendo mais fáceis os estágios inferiores do que os superiores, portanto quem esta num estágio mais alto, busque o equilíbrio como grande aliado.
O que isso tem haver com evangelho de hoje?
Jesus tinha um olhar extremamente doce. Ele (olhar) conseguia ver através das máscaras que costumamos colocar para nos proteger. Por vezes nos fingimos de fortes quanto à fé, mas é justamente nessa hora que nos tornamos mais frágil. Diz a química que um copo de vidro muito quente ao ser resfriado muito rapidamente, trinca e quebra. Talvez o segredo é não perder a quentura ou talvez tentar evitar se expor ao frio.
Nos olhos de Pedro Jesus viu se concretizar a tríplice negação. O evangelho narra que Pedro chorou profundamente após o olhar de Jesus. Ele hoje olha nos olhos do jovem rico e defere uma das colocações mais profundas e diretas que temos no evangelho de Marcos: “(…) Falta mais uma coisa para você fazer”.
O orgulho daquele jovem não o permitiu que continuasse a crescer. Talvez não aceitasse que ainda tinha algo que faltasse. Quantas vezes também nos comportamos assim? Dominados de tamanha prepotência nos achamos a “última bolachinha do pacote”? É triste, mas vi muitos sucumbirem assim, inclusive padres, pregadores, animadores e coordenadores: através do frio extremo da prepotência!
Precisamos colaborar também. Precisamos parar de idolatrar personalidades, em especial as que levam a palavra de Deus, pois são humanas, erram, são frágeis e que também podem a qualquer momento ser tentadas a se acharem. Precisamos mudar nosso foco. Parar de convidar as pessoas porque a missa será com “padre tal”, pois o padre tal não é mais importante que Jesus que se faz alimento na celebração. Não é o pregador fulano de tal que opera milagres e sim o Espírito Santo que se manifesta por sua fidelidade e pura graça de Deus. “(…) Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível”.
Essas pessoas que estão degraus acima de nós devem vigiar cada vez mais, pois nunca se viu tamanha caça aos seus erros pelos meios de comunicação. Precisamos entender que sempre falta alguma coisa e só seremos completos em Deus.
E quanto a nós, o que falta ainda?
“(…) Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?” (Marcos 8, 34-36)
Na verdade os santos de nossa igreja não foram santos por terem escalados sozinhos os degraus e sim por quererem incansavelmente ver você também subir.
Quem caiu, levante! Ninguém disse que ao subir não teriam arranhões.
Um imenso abraço fraterno.




MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Fr. José Luís Queimado, CSsR


O camelo e o buraco da agulha
O ciclo de reflexões sobre o Evangelho de João dá lugar às passagens do Evangelho de Marcos. E o mais interessante é vermos que estamos diante de um dos discursos duros de Jesus, que assusta aqueles que olham pela primeira vez o Evangelho.
Muito já se discutiu entre os estudiosos sobre essa passagem, e já foram formuladas muitas teorias para amenizar a dureza de Jesus para com os ricos, mas o que queremos demonstrar aqui é que o Mestre não estava abrandando nada para os que possuíam muito, mas estava os repreendendo duramente.
Uma das conclusões a qual chegaram era a de que camelo, em grego, significava uma corda grossa com que se amarravam os barcos. E que agulha seria uma pequena porta situada num dos grandes portões da muralha de Jerusalém. Ou seja, ambas as interpretações deixam mais “mansa” a afirmação de Jesus. Mas seria isso mesmo?
Em grego, a palavra kámelos (κάμηλος) significa exatamente o nosso camelo, palavra traduzida do latim camelus. Em Mc 10, 25 e em Lc 18, 25 a palavra usada é kámelon (κάμηλον), claramente para se referir ao animal. Com certeza, esse nome grego provém da palavra hebraica gamal (למג), que é usada para identificar aquele mamífero ungulado (Camelus Bactrianus), encontrado nos nossos zoológicos brasileiros.
Já o termo grego para agulha é raphís (ραφίς), aquele objeto usado para costurar – claro que era bem maior naquela época. Lucas usa o termo belónes (βελόνης), que significa agulha cirúrgica, usada para cuidar da saúde das pessoas.
Seja como for, não podemos ignorar que as palavras nos dizem muitas coisas da comparação de Jesus. Ele queria deixar bem claro que, para os ricos, a dificuldade é ainda maior para se alcançar a plenitude da vida, pois para um camelo atravessar o buraquinho da agulha é necessário que a “vaca tussa” primeiro!
Mas devemos entender, hoje, que Jesus se referia às dificuldades apresentadas a uma pessoa que acumulava bens em excesso. Aquele homem rico era bom e queria ajudar as pessoas, mas não era capaz de reconhecer a sua finitude e a futilidade de seus bens. Nos nossos dias, essa passagem pode ser estendida a todos aqueles que não conseguem se livrar de suas maldades, sejam ricos ou pobres.
Não devemos lutar contra os ricos de nossa sociedade, mas temos de cobrar aqueles que se enriquecem com o dinheiro público, do pobre e do miserável. Muitos pobres também são egoístas e avarentos, por isso não devemos ser cruéis, com ninguém. O que temos de fazer é vender todo o nosso apego e seguir Jesus radicalmente. E, para isso, todos somos convidados – ricos e pobres!






MEDITANDO O EVANGELHO (3)
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Vende tudo o que tens e segue-me!
Neste Evangelho, Jesus nos ensina que a pobreza voluntária é necessária para entrar no Reino de Deus. O Evangelho tem três partes:
1ª) Um homem rico quer seguir a Jesus, mas Jesus coloca como condição que ele venda todos os seus bens e dê aos pobres. Claro que pode acontecer que os próprios pobres digam ao homem: “Está bem, seus bens agora são nossos. Mas nós lhe pedimos que os administre para nós”. Assim, o homem deixa de ser rico e se torna administrador de bens que não são dele. Muitos e muitas hoje fazem isso e continuam aparentemente donos dos bens que antes possuíam.
2ª) Jesus instrui os discípulos sobre a questão da riqueza. Ela é tão arraigada na pessoa rica, que é mais fácil um camelo (animal) passar pelo buraquinho de uma agulha (dessas agulhas normais, com as quais as costureiras remendam roupa). Quer dizer: é impossível. Mas para Deus tudo é possível. O que Jesus não aceita é segui-lo pela metade.
3ª) A recompensa de Deus para quem se desprende dos bens materiais por amor a Cristo é generosa: A pessoa ganha cem vezes mais tudo o que renunciou.
O Evangelho começa dizendo que Jesus saiu a caminhar. Ele estava sempre caminhando, indo atrás das ovelhas. Não ficava parado, esperando que elas o procurassem.
Quando o homem rico de aproximou, “Jesus olhou para ele com amor”. Jesus sempre nos olha com amor. Entretanto, se alguém quer segui-lo, aí ele é exigente e, antes que a pessoa dê o primeiro passo, Jesus já coloca a condição mais importante: renunciar ao outro “deus” que são os bens materiais. Isso porque não podemos levar uma vida dupla, servindo a dois senhores (Cf Lc 16,13).
O amor é por si mesmo totalizante. Os namorados, por exemplo, não aceitam que seu parceiro ou parceira divida o amor com outra pessoa.
O Evangelho diz que o homem “foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico”. A riqueza trás uma felicidade ilusória, que leva sempre à tristeza.
Não é Deus que fecha a porta do Céu ao rico; é ele que não quer entrar. A felicidade ilusória e o apego levam o rico até a matar pessoas por causa de alguns centavos. Ele se torna tão auto-suficiente, que pensa não precisar nem de Deus.
A riqueza tira o gosto pelas coisas de Deus, cega os olhos, ensurdece os ouvidos e torna o coração duro como pedra. “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6,21). O rico passa inevitavelmente da posse de bens para a posse de pessoas. Ser dono de bens pode, mas ser dono de pessoas Deus não aceita!
Muitos acham que a questão do uso dos bens materiais não faz parte da vida cristã. Mas faz sim, e de cheio. Todas as vezes que Jesus falou do juízo final, ele colocou como ponto central do julgamento a partilha dos nossos bens materiais com os necessitados.
“Enquanto houver um pobre em vosso meio, a vossa Missa foi mal rezada” (Um santo padre da Igreja primitiva). Mais do que pobres, eles são empobrecidos, isto é, a sociedade é que os fez pobres. “Os pobres não precisam de esmola, precisam de justiça” (Madre Teresa de Calcutá).
“... e terás um tesouro no Céu.” Seguir a Jesus integralmente é o melhor tesouro que podemos adquirir. É uma riqueza que “a traça não corrói e o ladrão não rouba”. O resto é tudo vaidade. “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade” (Ecl 12,8), exceto amar a Deus e só a ele servir. “Tudo para mim é lixo, exceto o seguimento de Jesus Cristo” (S. Paulo). “Buscai os bens do alto...” (S. Paulo).
Havia, certa vez, um sitiante que tinha em seu sítio dois cavalos. De longe, pareciam cavalos normais, mas, quando se olhava bem, percebia-se que um deles era cego. Contudo, o dono não se desfez dele e arrumou-lhe um companheiro, um cavalo mais jovem.
Quando alguém fica observando, logo ouve o barulho de um sino que está amarrado no pescoço do cavalo mais novo. Assim, o cavalo cego sabe onde está seu companheiro e vai até ele. Ambos passam o dia comendo e no fim do dia o cavalo cego segue o companheiro até o estábulo.
Quem observa, logo percebe que o cavalo que tem o sino está sempre olhando se o outro o acompanha. Às vezes pára para esperá-lo. E o cavalo cego guia-se pelo som do sino, confiante que o outro o está levando para o caminho certo.
Como colocou no instinto dos animais, Deus não se desfaz de nós, quando temos alguma deficiência ou limitação. A pobreza é uma limitação, e Deus quer amparar os pobres, através daqueles que têm um pouquinho mais de recursos, que somos nós.
O Anjo Gabriel saudou Maria Santíssima com a expressão “cheia de graça”. Esta é a sua riqueza. Que ela nos ajude a ter a coragem de renunciar a tudo, a fim de ganhar as riquezas do céu.
Vende tudo o que tens e segue-me!





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Max Gehringer




O QUE É... INTERPRETAÇÃO


É captar indícios e os transformar em verdades corporativas
Por que a gente diz que um artista "interpreta" uma melodia ou uma peça de teatro? Porque ele está transformando em um desempenho audível ou visível o que o autor da peça supostamente estava imaginando quando a compôs. É por isso que uma partitura pode variar uma barbaridade quando executada por dois músicos diferentes: cada um deles está "interpretando" o que, em sua percepção pessoal, passava pela cabeça de quem a criou. A mesma coisa acontece na vida prática: não raramente, uma versão de alguém para um fato acaba se tornando "a verdadeira", mesmo quando o autor ou causador do fato insiste em desmenti-la. Esse fenômeno está na própria origem do verbo "interpretar": ele se originou do latim e do sânscrito, e significa "espalhar (algo) dentro de um grupo". Se esse algo é ou não "a verdade", aí já é outra história.
E por falar em vida prática, uma das figuras mais inocentes -- e, ao mesmo tempo, mais nocivas -- na fauna das organizações é o intérprete corporativo. Ele é uma espécie de despachante de rumores que age por conta própria. O intérprete tem uma função normal dentro da empresa, como todos os seus colegas têm. Mas o que o diferencia dos demais é o fato de ter delegado a si mesmo uma missão adicional: a de manter a empresa informada sobre o que realmente está acontecendo. E o problema aí é esse realmente, porque o intérprete não tem acesso às informações, apenas capta indícios e os transforma em fatos consumados.
Daí o intérprete corporativo ser um inocente, já que não se beneficia pessoalmente das coisas que fica espalhando. Mas é, ao mesmo tempo, altamente nocivo, já que suas versões podem causar estragos consideráveis.
Intérpretes corporativos existem em todas as empresas. Eu nunca trabalhei em uma que não tivesse, pelo menos, um deles. Eles são muito convincentes, iniciam suas frases com um "Você já soube?" -- e aí contam histórias mirabolantes sobre os bastidores da empresa. E como eles sabem de tanta coisa? "Sei de fonte limpa", afirmam. Ah... Então, o intérprete corporativo estava no sanitário da empresa, lavando as mãos. Aí, no último banheirinho, toca um celular. "Alô", alguém atende lá dentro, e o intérprete imediatamente reconhece aquela voz. É o doutor Nelson, o gerente. O intérprete ainda não sabe, mas está no lugar certo na hora certa: do outro lado da linha está o big boss do doutor Nelson, querendo saber por que os resultados andam tão ruins. O intérprete não sabe quem está falando nem qual é o assunto, mas não lhe será difícil deduzir. E ele ouve atentamente a conversa (ou melhor, escuta somente as respostas que o Nelson vai dando):
-- É, está difícil...
-- Estou tentando, não é falta de esforço.
-- Está acabando com meu humor...
-- Olha, eu acho que essa situação não vai se resolver, é um problema crônico.
Aí, o intérprete sai de fininho do sanitário, encontra um grupinho no corredor e pergunta:
-- Vocês sabem por que o doutor Nelson anda tão mal-humorado ultimamente?
Opa, aquilo era uma revelação e tanto, principalmente após o intérprete afirmar que ouviu tudo da boca do próprio. O pessoal então se cala para ouvir. E o intérprete olha para os lados, pede sigilo absoluto, curva-se para a frente e sussurra:
-- Prisão de ventre. E das crônicas!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Conta-se que um monge havia ficado em reclusão durante 20 anos em mosteiro na Índia, vivendo apenas para meditar, trabalhar, ler escrituras sagradas com o intuito de alcançar a iluminação.
Após completar 20 anos de reclusão, o monge achou que havia atingido a iluminação e saiu dizendo a todas as pessoas que encontrava pelo caminho que Deus estava em tudo, nas árvores, nos animais, na terra, no céu, nas pessoas.
O monge em estado de êxtase, foi em direção à cidade com intenção de falar para o maior número de pessoas que Deus estava em tudo.
Ao se encaminhar para o mercado, surge de repente, um enorme elefante desgovernado correndo em sua direção, mas o monge ficou parado afirmando para as pessoas que Deus estava em tudo e também estava no elefante, por isso ele não lhe faria nenhum mal.
As pessoas que estavam no Mercado gritavam para que ele saísse do caminho do elefante, mas ele permaneceu indiferente, dizendo que Deus estava no elefante por isso não corria nenhum perigo.
O dono do elefante, que estava em cima do animal desgovernado, também gritava para que o monge saísse do caminho, mas o monge não deu ouvidos e permaneceu parado.
Nesse instante o animal que vinha em grande velocidade atropelou-o e deixou-o todo machucado.
O monge foi levado ao médico e após voltar a si começou a se lamentar com a enfermeira:
- Puxa que lástima, acabei de perder 20 anos da minha vida.
Passei 20 anos estudando, trabalhando, lendo escrituras sagradas com intenção de alcançar a iluminação e quando achei que havia compreendido que Deus estava em todas as coisas um acidente horrível aconteceu comigo.
Eu achava que Deus estava em tudo, principalmente naquele elefante, mas veja só o que ele me fez.
Estou desiludido, pois perdi 20 anos da minha vida ao acreditar que Deus estava em todas as coisas.
A enfermeira que ouvia tudo atentamente o interrompeu e disse.:
- Eu até que entendo sua dor, pois sei do fato ocorrido, mas se você parar para pensar um pouco vai chegar a conclusão de que a situação é um pouco diferente do que você está dizendo.
O monge intrigado perguntou a enfermeira:
- Mas como?
Essa eu não entendi, me explique melhor o que está querendo dizer.
A enfermeira continuou:
- Se você colocar a mão na consciência vai acabar percebendo que Deus está em tudo. Você é que não soube perceber esse fato no momento em que o incidente ocorreu.
O monge ainda intrigado perguntou:
- Mas como? Isso que você está dizendo é um absurdo!
A enfermeira calmamente disse:
- Deus estava presente naquelas pessoas que estavam no mercado e gritavam para que você saísse do caminho;
Deus também estava presente no dono do Elefante que dizia para você sair da frente.
Deus estava presente dizendo para você sair do caminho do elefante naquele momento, mas você não soube escutá-lo.
Nesse momento o monge compreendeu que Deus realmente estava em tudo e alcançou a iluminação.









Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 

em sua caixa de e-mail.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário