Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 19/02/2011




Sábado, 19 de fevereiro de 2011


“O tempo pode ser medido com a batidas de um relógio ou pode ser medido com as batidas do coração” (Rubem Alves)





EVANGELHO DE HOJE



Mc 9,2-13

Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro, Tiago e João. Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar. A sua roupa ficou muito branca e brilhante, mais do que qualquer lavadeira seria capaz de deixar. E os três discípulos viram Elias e Moisés conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus:
- Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias.
Pedro não sabia o que deveria dizer, pois ele e os outros dois discípulos estavam apavorados. Logo depois, uma nuvem os cobriu, e dela veio uma voz, que disse:
- Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz!
Aí os discípulos olharam em volta e viram somente Jesus com eles.
Quando estavam descendo do monte, Jesus mandou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse. Eles obedeceram à ordem, mas discutiram entre si sobre o que queria dizer essa ressurreição. Então perguntaram a Jesus:
- Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?
Ele respondeu:
- É verdade que Elias vem primeiro para preparar tudo. Mas por que é que as Escrituras Sagradas afirmam que o Filho do Homem vai sofrer muito e ser rejeitado? Eu afirmo a vocês que Elias já veio, e o maltrataram como quiseram, conforme as Escrituras dizem a respeito dele.






MEDITANDO O EVANGELHO (1)
Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR


O Cristão Tranfigurado!
Olá gente querida!
O evangelho de hoje nos narra a Transfiguração de Jesus!

Na transfiguração de Jesus também nós somos transfigurados com Ele. Mas, isso só acontece na medida em que nós vamos remodelando nossas vidas nos moldes de Jesus no nosso cotidiano.
Interessante é observar a atitude de Pedro que parece se acomodar com aquele momento triunfante. O que isso significa? É bom sim estar com Deus na tranquilidade daquele momento de transfiguração. Porém, a vida continua! Aquele foi um momento de renovação e de revelação de Deus na vida deles. Eles precisam, agora, descer, pois será no cotidiano da vida que revelaremos Deus às pessoas.
O que Jesus quer que percebamos é que de nada adianta sermos cristão apenas na Igreja, nos momentos de celebração. O ser cristão se estende para fora da Igreja. Precisamos ser cristãos no mundo em meio a todas dificuldades que vamos enfrentando no decorrer de nossa história!
Peçamos, então, a Maria a força que precisamos para ir renovando nossa vida para nos transfigurarmos com Jesus! Amém.
O Cristão Tranfigurado!

lc_viola@yahoo.com.br



MEDITANDO O EVANGELHO (2)
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Transfigurou-se diante deles.
Este Evangelho narra a belíssima cena da transfiguração de Jesus. Ela aconteceu para fortalecer a fé dos discípulos e lhes dar ânimo na caminhada. A oposição a Jesus crescia dia por dia, e ele estava sendo muito humilhado e ridicularizado pela grande sociedade da época. Seus discípulos estavam se deixando influenciar por essa onda, e desanimando de segui-lo. Se continuasse assim, na hora da prisão de Jesus, que aconteceria breve, não haveria mais ninguém com ele.
Jesus quis também apresentar uma breve amostra da humanidade transfigurada pelo Reino de Deus, a fim de nos dar esperança.
Existem no mundo as forças desfiguradoras, que são frutos do pecado. Elas agem com muita força, impulsionadas pelo egoísmo, pela ganância, pelas paixões desordenadas e outras “armas” do Tentador. A transfiguração é tarefa nossa, e começa agora, através do nosso esforço diário, apoiados pelo Espírito Santo.
As roupas brilhantes mostram que também a natureza está incluída na tarefa transfiguradora, já que foi e continua sendo desfigurada pelo pecado. Cristo, na redenção, resgatou também a natureza.
A presença de Elias e Moisés conversando com Jesus, eles que são os maiores representantes do Antigo Testamento, mostra-nos que Jesus está em sintonia com a Antiga Aliança.
A sugestão de Pedro, de fazer três tendas, mostra-nos que o ambiente ali estava muito gostoso de se viver. Afinal, foi uma pálida e rápida antecipação da glória do céu. Mas esta hora ainda não havia chegado! O pedido de Pedro, para fazer três tendas e ficarem ali, representa o desejo que temos de antecipar o gozo do Céu aqui para a terra. Pedro e nós temos ainda uma longa caminhada, por isso vamos descer a montanha e enfrentar a luta, “escutando o Filho Amado”.

O pedido de Jesus para não espalharem o fato visa manter oculta a sua divindade, pois ele queria cumprir integralmente a missão que recebera de Deus Pai: tornar-se homem como nós em tudo, exceto no pecado.
A nuvem, na Bíblia, sempre foi um símbolo da presença divina.
No centro da cena estão as palavras de Deus Pai: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”
Em nossas Comunidades cristãs, existe um gesto cuja finalidade é parecida com a transfiguração. São as festas. Elas trazem alegria, ânimo e mais esperança aos membros da Comunidade, a fim de continuarem firmes na caminhada. Às vezes elas são tão bonitas e unidas que se aproximam da glória do Céu.
Havia, certa vez, um senhor que gostava muito de galo. O que ele mais admirava era ver um galo cantar.
Um dia, ele procurou um pintor e pediu que pintasse para ele um galo bom bonito, com o pescoço levantado e bico aberto, como se estivesse cantando.
O pintor pediu seis meses para pintar o quadro.
Passados os seis meses, o homem foi buscar a sua encomenda. Quando chegou, o pintor lhe pediu: “Por favor, espere um pouquinho”.
Foi lá dentro, pegou uma tela nova, sem nada pintado, colocou-a no cavalete, pegou os pinceis e começou a pintar. Em meia hora o galo ficou pronto, e belíssimo.
O homem gostou muito do galo. Mas ficou encabulado, pensando: “Por que ele pediu seis meses, se fez o serviço em meia hora? Certamente ele vai cobrar menos do que o preço alto que me deu quando encomendei”.
Quando foi pagar, o preço era aquele mesmo que fora combinado. Então o homem reclamou: “Mas como? O senhor cobrar tudo isso por apenas meia hora de trabalho? O pintor respondeu: “Meia hora não senhor. Venha aqui ver”.
Levou-o até uma sala e mostrou: estava cheinha de pinturas de galo até o teto. E o pintor explicou: “Desde que o senhor veio aqui, todos os dias eu pinto um galo. Assim eu fui treinando, e melhorando cada diz. Por isso que hoje eu o fiz tão rápido e bem feito”.
Nós somos assim, tudo depende do treino. Educando nossos instintos, podemos passar de desfiguradores a transfiguradores de nós mesmos e do mundo.
O Apóstolo João, um dos convidados por Jesus para ver a transfiguração, após a ascensão de Jesus levou Maria Santíssima para morar com ele, em Éfeso. Que nós também convidemos Nossa Senhora, a mulher transfigurada, para nos ajudar na tarefa de transfigurar a nós mesmos e o mundo.
Transfigurou-se diante deles.




CASA, LAR E FAMÍLIA
Dicas da Dra.Shirley Campos



Como comprar um seguro de carro sem ter dor de cabeça no futuro?

Antes de assinar o contrato:

Antes de contratar é importante checar se o corretor e a seguradora possuem registro na Susep. Isto pode ser feito pelo telefone 0800-218484.
É possível, também, saber se a empresa já foi judicialmente reclamada.
Solicitar e ler com atenção a minuta do contrato de adesão antes de assiná-lo é fundamental.
Embora haja uma legislação sobre o assunto, as empresa têm liberdade para decidir sobre preços, franquias e bônus. Por isso, antes de contratar, é muito importante avaliar a proposta de mais de uma corretora e de mais de uma seguradora.

Sobre os prazos

O prazo para aceitação do seguro deverá ser especificado na proposta, não podendo ser superior a 15 dias, contados da data do recebimento da mesma.
Havendo recusa, o valor pago deverá ser devolvido com atualização até a efetiva restituição, por meio de índice previamente determinado.
Se o contrato for feito fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem direito de arrependimento, no prazo de sete dias, previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor.
Será considerado como data de início da cobertura de risco, a data indicada na proposta de seguro. Na falta desta, valerá a data do recebimento da proposta pela seguradora. Por isso, é importante que o segurado exija o preenchimento da data.
O prazo para liquidação do sinistro deverá ser previamente estabelecido, não podendo ultrapassar 30 dias, contados do cumprimento das exigências por parte do segurado. Assim, os procedimentos e documentos exigidos para solicitação do pagamento do sinistro devem ser especificados no contrato e o prazo de 30 dias (ou menos) será contado a partir da entrega dos documentos, sendo interrompido toda vez que houver solicitação de documentação complementar. Essa documentação complementar terá que ser justificada e fundamentada.
É muito importante que o consumidor relacione e protocole os documentos entregues na seguradora, como comprovante em eventual descumprimento do prazo pela seguradora.
É proibido estabelecer limite de prazo para comunicação de sinistros, mas o segurado deve fazê-lo o mais breve possível. Deve, também, exigir o laudo de vistoria prévia e nela deverá constar, obrigatoriamente, declaração de concordância do segurado em relação às avarias apontadas. Nos casos de veículos 0 Km, essa vistoria pode ser facultativa.
www.proconsumidor.org.br




MOMENTO DE REFLEXÃO

O que é mais importante: Perdoar ou pedir perdão?
Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor.
Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê.
Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.
É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer e pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar ...
O que é mais: Amar ou ser amado?
Amar significa tudo aquilo que todo mundo deve.
Ser amado significa tudo aquilo que todo mundo deseja.
Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.
E sempre importa saber que: Ninguém pode querer amar sem se esquecer, e ninguém pode querer ser amado sem se lembrar de todos ...
O que é mais: Abrir a porta ou abrir o coração?
Quem abre a porta mostra que vai receber alguém .
Quem abre o coração quer que ninguém fique fora.
Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.
E sempre importa saber que: Abrir a porta é o modo mais delicado de ser bom, e abrir o coração é o modo divino de amar ...
O que é mais: Ir à lua ou ficar na terra?
Quem vai à lua vê mais um tanto de tudo que Deus fez.
Quem fica na terra vê mais um tanto do que o homem pode .
Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.
E sempre importa saber que: Quem vai à lua deve voltar à terra,
e quem fica na terra deve ir aos outros ...
O que é mais: Dar ou estender as mãos?
Quem dá mostra que se despoja de alguma coisa.
Quem estende as mãos mostra que quer alcançar alguém.
Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.

E sempre importa saber que: Dar é um gesto de bondade, e estender as mãos é um gesto de bondade que sublima ...
O que é mais: Levar rosas ou enxugar lágrimas?
Quem leva rosas mostra que se lembrou de alguém na felicidade.
Quem enxuga lágrimas mostra que não esqueceu de alguém na infelicidade.
Mas não importa saber qual das duas coisas é mais.
E sempre importa saber que: Levar rosas é um gesto de amor que todo mundo faz, e enxugar lágrimas é um gesto que só o amor faz a todo mundo !






Clique aqui para fazer seus comentários 
ou inscrever-se e receber nossos Diários 

em sua caixa de e-mail.



Nenhum comentário:

Postar um comentário