Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 26/04/2016


Terça-feira, 26 de abril de 2016


“Não há corte sem dor.” (Augusto Cury)



EVANGELHO DE HOJE
Jo 14,27-31a

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: "Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês." Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é mais poderoso do que eu. Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam. Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando aquele que manda neste mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda.
www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor










MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Escrevi essa reflexão ano passado, mas ainda esta muito viva…
Esse é um dos trechos de despedida do Senhor durante e após a Santa Ceia. Como podemos notar, é carregado de amor e recomendações fraternas aos seus amigos
Jesus, em meio à emoção do momento, deixa uma mensagem positiva e otimista mesmo alertando, em outros momentos, das dificuldades e transtornos aos quais seriam submetidos. “(…) Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo”.
Mas o que é paz?
Paz como ausência de guerra;
Sempre associada ao militarismo, ao domínio do forte sobre o fraco, o vencedor sobre o derrotado. Essa paz por vezes é a que procuramos nas disputas de opinião, de poder, (…); é uma paz que existe um alegre e outro triste. É muito comum em nosso meio racionalista e individualista de ser. É a paz que não tem paz.
Essa é a paz do morro, da favela, da pessoa que vive cercada de muros altos, câmeras e cercas elétricas. É uma paz de que não tem paz.
Paz como fruto da Justiça;
Essa paz é aquela em que não há vencedores e nem perdedores. Uma paz que advém da coerência, da sobriedade, do amor ao próximo. É uma paz que não é imposta e sim advento do respeito. Uma paz que não precisa de multas ou castigos para que se cumpra. É a paz que Jesus pediu por meio do amor.
“(…) Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros“. (João 13, 34-35)
Paz em meio à guerra;
É talvez a paz do filme “A VIDA É BELA”, do “PIANISTA”. É a paz do casal que se desentende, mas não deixa de se gostar, não perde o respeito, não perde a razão… É a paz que permanece em meio à ingratidão dos filhos com os pais e vice-versa; é a paz que supera as divergências em meio às catástrofes naturais ou não; a paz que supera o egoísmo, o orgulho, a vaidade. É paz que ajuda procurar vidas nos escombros da casa que desabou, da vida que ruiu pelas drogas ou pelas escolhas desastrosas do nosso livre arbítrio…
Paz que ninguém consegue explicar;
É a paz que insiste em existir mesmo na morte; é a tranqüilidade persistente daquele que perdeu alguém e ainda vê a mão de Deus. É aquele que no cárcere, no silêncio, amordaçado ainda sorri; é aquele que tem problemas, mas não perde a esperança; é o paralitico que perde os movimentos, o doente acamado, o acidentado que fica limitado a uma cama, mas que a mente ainda permanece livre.
É a paz fruto da fé que não nos abandona. Uma paz que advém da fortaleza!
“(…) Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte“ (II Coríntios 12, 8-10)
Vivamos a paz!
Um imenso abraço fraterno








COMPORTAMENTO

Não basta só pedir desculpas

É incrível como somos capazes de deixar que as pendências se arrastem até o último minuto. Que sejamos capazes de enxergar algo de bom em cada momento ruim que nos aconteça.

Acordo hoje em meio à chuva, e venho a pensar sobre a vida, melhor dizendo “VIDA” em maiúsculo mesmo. Difícil fazer uma comparação entre pedir desculpa e perdão. Não tem nada a ver uma coisa com outra. Não basta só pedir desculpa: é preciso algo mais. A vida é cheia de mal-entendidos, aliás, muitos que não dá para evitá-los.

No dia de ontem, uma pessoa me pediu perdão. Foi alguém que me causou muito mal; meses atrás ao fazer afirmações a meu respeito que foram muito além de quem eu sou, muito além da minha personalidade, de minhas atitudes e das verdadeiras intenções de meu coração. Confesso que eu jamais esperaria que, passado tanto tempo, chegasse aquele e-mail, com palavras tão sinceras de alguém que um dia me fez perder noites de sono tranquilo. Claro que admito: fiquei muito comovido. Muito, muito mesmo.

Embora o perdão seja um dos alicerces de crescimento pessoal e para ensinamento da vida, poucas pessoas tem a grandeza de realmente superar seu orgulho e reconhecer que errou, que não agiu corretamente em certas situações do dia a dia.

Existe uma ideia de que pedir perdão seria “se rebaixar demais”. Mas, é exatamente ao contrário: é um gesto de bravura, humildade bem-aventurada, e que prova crescimento espiritual.

Quando li o e-mail todinho, eu não perdoei tal pessoa. Já a tinha perdoado meses antes, em meu pensamento e no meu coração. Mas, a fiz saber que estava perdoada e aproveitei para, também, lhe pedir perdão por todo mal que porventura lhe tivesse feito. Quer saber mesmo? Foi um dos sentimentos mais maravilhosos que tive em toda a minha vida.

E querem saber mais? Pedir perdão está ao seu alcance, não dói e nem arranca pedaços (como diz a minha mãe).

Precisamos ter em mente: nunca esperar o outro vir até nós, importa que façamos a nossa parte. Peça desculpas, peça perdão sem esperar ser desculpado, sem esperar ser perdoado ou sem esperar uma boa reação. Faça o que tem de fazer. Faça o que é certo. Lembre-se: De fato, perdoar não é fácil. Mas é possível, é vital e libertador.







MOMENTO DE REFLEXÃO

Há pessoas que não acreditam em milagres. Outras, por experiência ou por fé, acreditam e o afirmam.
O que é um milagre senão algo de excepcional que nos acontece, ou aos outros e que não achamos explicação em lugar nenhum?!
Para alguns, milagre é ver alguém curado de uma doença da qual estava condenado; para outros, um deficiente sair andando normalmente. E uma pessoa que sobreviveu a um acidente de avião? E então, segundo a fé que se tem, acredita-se ou não. E provavelmente quem não tem fé não acredita nunca.
Mas para muitos, felizmente, tudo é tão mais simples...
Não é um milagre ver um bebê que passou nove meses no ventre da mãe e que depois nasce com personalidade própria, características próprias? E quando a gente se esquece completamente da dor quando tem aquele ser pequenininho nos braços... Quem ainda não teve a bênção de viver essa experiência deveria experimentar e quem já teve... sabe bem do que estou dizendo!
Quem já plantou uma semente minúscula e viu dali brotar uma árvore teve certamente uma sensação parecida.
A vida está cheia de milagres, a gente é que não sabe ver. Uma bola de fogo pendurada em nada e que vem cada dia para iluminar nosso dia é um milagre cotidiano; sua companheira, a quem raramente encontra, que nos oferece belos espetáculos e faz sonhar os poetas, também é um milagre cotidiano;
Dois corações que se apaixonam sem qualquer explicação não é também?!
É maravilhoso poder acreditar que existe algo além do que podemos sentir ou tocar. As pessoas que se extasiam diante dessas belezas que nos cercam diariamente são provavelmente mais felizes que outras.
E ter um coração que pode sentir felicidade em meio a tantas tribulações já não é um milagre?
Acredite na vida! Olhe em volta de você e verá que existe bem mais belezas inexplicáveis no mundo do que nosso coração em toda sua existência poderia sonhar.
Sente-se um dia ao entardecer e aprecie o pôr-do-sol, ou acorde bem cedo para ver a aurora... São espetáculos únicos e que não têm preço. Olhe em sua volta, plante uma semente, dê um pouco de você mesmo a quem precisa, faça alguém sorrir...
Afinal, a gente nem sempre se dá conta... mas... cada um de nós já é um milagre da vida!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário