Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 24/04/2016


Domingo, 24 de abril de 2016


“O destino não é uma questão de sorte, é uma questão de escolha...Não é algo a se esperar, é algo a se conquistar. (William Jennings Bryan)
­




EVANGELHO DE HOJE
Jo 13,31-33a.34-35

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Quando Judas saiu, Jesus disse:
- Agora a natureza divina do Filho do Homem é revelada, e por meio dele é revelada também a natureza gloriosa de Deus. E, se por meio dele a natureza gloriosa de Deus for revelada, então Deus revelará em si mesmo a natureza divina do Filho do Homem. E Deus fará isso agora mesmo. Meus filhos, não vou ficar com vocês por muito tempo. Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.
www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITANDO O EVANGELHO
Professor Isaías da Costa


Amem! Isso é tudo
Conhecendo o Evangelho
Nossa reflexão de hoje se pauta pelo “novo mandamento” dado por Jesus, amar uns aos outros. Mas, antes de chegar neste pensamento Jesus irá refletir sobre a glória divina. O Filho do Homem está glorificado e Deus se glorifica Nele. Jesus começa a mostrar o esplendor da glorificação. Desde o seu nascimento, passando pela morte e ressurreição Ele mostra a sua completa obediência a Deus.
A glória de Cristo nos traz dois elementos importantíssimos. O primeiro se refere a glorificação do Pai por Jesus. Jesus glorifica o Pai por que, no decorrer da sua vida, vai colando a vivência do Reino em prática. Jesus aceita o projeto de Deus em sua vida. O segundo elemento se refere à glorificação de Jesus dada pelo Pai. O Pai glorifica Jesus por que Jesus cumpre o projeto divino. E a Ressurreição é o cume deste processo.
Antes de sua partida Jesus afirma que para o lugar que ele irá os discípulos não poderão ir. Por quê? Com certeza a partida de Jesus causará solidão aos discípulos. A presença de Jesus dava segurança a eles. Certamente os discípulos ainda têm que anunciar e viver o Reino de Deus. Jesus partirá para junto do Pai, quanto aos discípulos, a sua hora ainda não chegou.
Agora nosso Evangelho começa a se aproximar do seu ápice, o novo mandamento. O novo mandamento de Jesus vai além de todos os conceitos entendidos de amor que a humanidade já estabeleceu. “Que vocês amem uns aos outros assim como eu amei vocês.” Este mandamento sobre o amor já tinha sido dado por Deus em Levítico (cf. Lv 19,18). Porém, este amor era estabelecido apenas a uma parte da sociedade, ou seja, os judeus. Já Jesus vai universalizar esta maneira de amar.
Amar desta maneira representa uma novidade. Amar o outro representa uma necessidade humana. Cristo se põe como exemplo a este amor necessário ao homem. Seu amor foi extremo, substancial, qualitativo: doou sua própria vida (cf. Jo 15,13). O amor humano deve ser universal.

Vivendo o Evangelho
Dois elementos são necessários para vivermos a proposta do Evangelho.
O primeiro elemento é glorificar a Deus. Às vezes ficamos a imaginar quais são as formas de glorificarmos a Deus. Glorificamos a Deus reconhecendo-o como nosso único Senhor e Jesus como Nosso Senhor e seu Filho. Podemos ter a certeza que nossos atos benéficos servem de exemplo para muitas pessoas. Quantos santos e santas doaram sua vida para a construção de um mundo melhor. Quantas pessoas de nossa família foram exemplos de fé e de ação humana. Glorificaram a Deus por que foram humanos.
O segundo elemento é amar. O amor deve ser a nossa ocupação diária. Mas, sabemos que amar o próximo não é fácil. E temos certeza que não. Às vezes queremos moldar as pessoas de acordo com os nossos pensamentos, esquecendo a individualidade de cada um. O amor é a força que move o mundo. Por isso, devemos respeitar cada um para que esse mundo possa se mover. Glorificamos a Deus quando amamos nossos irmãos do mais profundo do nosso ser.
Algumas perguntas irão ajudar na nossa reflexão deste domingo: Como está o seu amor em casa? Você tem sido exemplo de cristão para os seus amigos e familiares? Você coloca seus dons a serviço do próximo?
Boa reflexão! Não se esqueça: Deus te ama! Até a próxima!

(isaiasdacosta@hotmail.com)








VÍDEO DA SEMANA

A felicidade depende de mim - Pe. Fábio de Melo





https://www.youtube.com/watch?v=LooKuyANTQY






MOMENTO DE REFLEXÃO


Tome a tua vida em tuas mãos, e não entregue a direção dela a ninguém.
Por mais que te amem, por mais que desejem, o teu bem, só você é capaz de sentir o que realmente sente, e aquilo que você passa de impressão para os outros, nem sempre corresponde ao que vai na sua alma.
Quantas vezes você já sorriu para disfarçar uma lágrima teimosa?
Quantas vezes quis gritar e sufocou o pranto?
Quantas vezes quis sair correndo de algum lugar e ficou por educação, respeito ou medo?
Quantas vezes desejou apenas um beijo, e ficou com a boca seca esperando o que não veio?
Quantas vezes tudo o que você desejou era apenas um abraço.
Um consolo, uma palavra amiga e só recebeu ingratidão?
Quantos passos foram necessários para chegar até onde você chegou?
Quantos sabem dar o valor que você realmente merece?
Criticar é fácil, mas usar o seu sapato ninguém quer, vestir as suas dores ninguém quer, saber dos seus problemas, só se for por curiosidade, por isso, não entregue a sua vida nas mãos de ninguém, nada de acreditar que sem essa ou aquela pessoa, você não vai viver…
Vá viver sim, o mundo continua girando, e se você deixar, pode te trazer algo muito melhor.
Pegue a direção da sua vida e aponte rumo ao Sul, lá onde a placa diz “caminho do sol”, bem na curva da felicidade, que te espera sem pressa, para viver com amor e intensidade, a paz, a harmonia e a felicidade.

Paulo Roberto Gaefke





Nenhum comentário:

Postar um comentário