Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 25/04/2016


Segunda-feira, 25 de abril de 2016


“A velhice é uma das poucas coisas que não dá para esconder. Ela é óbvia por si só. Talvez seja um dos seus segredos positivos.Tudo na vida tem um lado aproveitável.”



EVANGELHO DE HOJE
Mc 16, 15-20

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Então ele disse:
- Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.
Depois de falar com eles, o Senhor Jesus foi levado para o céu e sentou-se do lado direito de Deus. Os discípulos foram anunciar o evangelho por toda parte. E o Senhor os ajudava e, por meio de milagres, provava que a mensagem deles era verdadeira.
www.paulinas.org.br/diafeliz


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor










MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje a igreja celebra o dia de são Marcos, evangelista discípulo de Pedro.
A narrativa de hoje convida a todos a uma profunda reflexão sobre nosso ser missionário, uma missão embutida no DNA cristão de todo batizado (a) que vive sua igreja. Para começar essa reflexão, revisemos um trecho do documento de aparecida:
“(…) O caminho de formação do seguidor de Jesus lança suas raízes na natureza dinâmica da pessoa e no convite pessoal de Jesus Cristo, que chama os seus por seu nome e estes o seguem porque conhecem a sua voz. O Senhor despertava as aspirações profundas de seus discípulos e os atraía a si, maravilhados. O seguimento é fruto de uma fascinação que responde ao desejo de realização humana, ao desejo de vida plena. O discípulo é alguém apaixonado por Cristo a quem reconhece como o mestre que o conduz e o acompanha“.
O que havia nos primeiros cristãos, que mesmo perseguidos desbravavam o mundo e que hoje falta e não motiva novas missões e novos missionários? O batismo é diferente? O que encantou esse Marcos que virou são Marcos?
É fácil buscar culpados como a falta de acesso a comunidade igreja, dizer que os padres envelheceram e que perderam aos poucos o carisma dinâmico cristão, que nossos projetos não têm apoio, pelas rusgas internas por preferências por essa ou aquela pastoral ou movimento (…), fatos que não deixam de ser verdade, mas não são motivos para que elas não estejam acontecendo. O fato é que as pessoas não estão buscando…
Após a quaresma e semana santa somos convidados a propor um gesto concreto de vida, conversão e missão aos nossos dias. Ser cristão, comungar e não evangelizar faz pouco sentido.
Pedro narra o que viu e ouviu pelas linhas de Marcos. Poderia ser decisão desse discípulo a contemplação, ou seja, em ouvir as narrações encantadas e cheias de sentimento de seu mestre sobre tudo que Jesus fez e operou, mas decide registrar. Esse projeto ou proposta, por mais que seja simples, permite que hoje conheçamos Jesus pelos olhos daquele que foi tão próximo de Jesus.
Uma missão não pode ser vista apenas como o ato de deixar seu lar e desbravar o mundo, um gesto grandioso ou de dimensões macro. Uma missão pode iniciar com um pequeno propósito de ser exemplo para outros. Catequizamos mais com os gestos concretos do que com as palavras, em especial aqueles que nesse mundo perambulam.
Assumir uma missão faz-nos entender que nossas falhas, pequenos deslizes nada são se nossa fé e vontade de servir ainda nos conseguem mover a ver o irmão que esta ao nosso lado, que de fato tem problemas e que poderiam ser atenuados se eu, você, nós não fossemos tão medrosos e egoístas.
Somos convidados a desbravar um mundo onde o inimigo de Deus ruge em busca dos frágeis, que enfrentam turbulências e sugestionáveis.
“(…) Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém”. (1Pd 5, 8-11)
Um Imenso abraço fraterno!







MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Disciplina, previsibilidade e sucesso

Este final de setembro e início de outubro nos trouxeram momentos de grande aprendizagem. No final de setembro estive no Japão e logo no início de outubro nos Estados Unidos para diferentes compromissos empresariais. O que mais me chamou a atenção nas empresas que visitei no Japão:  a Kirin Beer, a Toyota, a Isuzu, e a Toshiba e nas empresas americanas para as quais demos consultoria neste início de outubro é que todas elas estão empenhadas em fazer um grande trabalho com seus funcionários levando-os a uma maior disciplina não só em termos de utilização do tempo, como de objetivos e metas mais previsíveis e que possam dar aos próprios funcionários uma maior tranqüilidade em termos do que vêm chamando da importância da previsibilidade.

 Esta época de grandes mudanças -  downsizing, reengenharia, rightsizing, etc. - está deixando as pessoas absolutamente inseguras e com insegurança não há como dedicarem o empenho, a criatividade e o comprometimento que lhes são exigidos. Assim há uma profunda contradição nos dias atuais e que precisa ser resolvida através de um trabalho de disciplinamento mental e de maior previsibilidade nas ações das empresas.

 Sei que essa necessária previsibilidade nem sempre é fácil num mundo em constantes mutações e com a concorrência cada vez mais acirrada.

 O que vi as empresas mais desenvolvidas tentando fazer é envolver o mais possível todos os níveis da hierarquia no processo de planejamento e de tomada de decisões.  Embora a mudança seja um fato inquestionável, quando as pessoas participam e são envolvidas no planejamento e nas decisões, elas têm melhores condições de assumir posições de maneira mais segura e mesmo disciplinada. Sei, também, que essa tarefa de envolver as pessoas é mais fácil  ser dita do que feita. Mas é a única alternativa que as empresas vêm encontrando para minorar o problema da falta de previsibilidade e conseguir o maior comprometimento  de todos no sucesso da empresa. "As pessoas não podem viver assustadas o tempo todo com mudanças não-explicadas e que vêm de cima para baixo"  argumentou um executivo americano preocupado em dar maior previsibilidade a seu time de colaboradores.

 Nesta semana, gostaria de sugerir que você pensasse sobre isso. Como está o envolvimento do seu pessoal nos processos de planejamento e tomada de decisões? O que, de fato, você e sua empresa podem fazer para aumentar a previsibilidade dando maior segurança a seu pessoal e conseguindo daí um maior comprometimento de todos com o sucesso empresarial?

 Boa Semana. Sucesso!






MOMENTO DE REFLEXÃO

Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão...
À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando.
Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho...
Porque pensa que são importantes.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas.
 Pesa demais!
Então você pode escolher:...pois todos que passam por ali já têm sua própria bagagem.
Ficar sentado à beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, e ai você pode ficar a vida inteira esperando.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala.
Mas, o que tirar?
Primeiro você começa tirando tudo para fora, e descobrindo o que tanto tem dentro.
AMOR
Nossa! Tem bastante, e o curioso...
AMIZADE não pesa nada!
AMOR, AMOR, AMIZADE, AMIZADE, AMIZADE, AMOR
Porém, tem algo ainda pesando....
Você faz força para tirar....
Aí você começa a tirar, tirar e aparecem a INCOMPREENSÃO, o MEDO,
o PESSIMISMO e a RAIVA , e como ela pesa !
Nesse momento, o DESÂNIMO quase te puxa pra dentro da mala ...
Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um SORRISO, que estava sufocado no fundo de sua bagagem....
Pula para fora outro sorriso e mais outro, e aí sai a FELICIDADE.
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a TRISTEZA.
Agora, você vai ter que procurar a PACIÊNCIA dentro da mala, pois vai precisar bastante....
Procure então o resto:
FORÇA, ESPERANÇA, CORAGEM
ENTUSIASMO, EQUILÍBRIO, RESPONSABILIDADE,
TOLERÂNCIA, BOM HUMOR
Tire a PREOCUPAÇÃO também, e deixe de lado.
Depois você pensa o que fazer com ela...
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo...
Mas pense bem no que vai colocar lá dentro!
Agora é com você...
E não se esqueça de fazer isso mais vezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário