Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 30/01/2016


Sábado, 30 de janeiro de 2016


“Às vezes Deus acalma as tempestades, às vezes acalma o marinheiro. Outras, nos ensina a nadar.” (William Sanches)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,35-41


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR

Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?

Este Evangelho traz para nós a cena da tempestade acalmada. A barca com Jesus e os discípulos representa a Comunidade cristã, atravessando o mar revolto da vida.
“Vamos para a outra margem!” Jesus nos manda jogar-nos no mar e fazer a travessia de uma vida “velha” para uma vida nova, tanto para nós, como para a nossa família, como para a nossa Comunidade e o nosso bairro. O Reino de Deus precisa ser construído e, com Jesus na barca, isso é possível sem perigo nenhum.
“Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher.” Esta ventania e mar agitado representam os tropeços, dificuldades e tentações que encontramos na vida, inclusive as nossas paixões pecaminosas.
“Jesus estava na parte de trás, dormindo... Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Esta “sesta”de Jesus representa a aparente ausência de Deus que sentimos em nossa vida. Na verdade, Deus nunca dorme; nós é que, devido à pouca fé e ao pecado, não percebemos os sinais de sua presença, ou até nos ausentamos dele, jogando a culpa em Deus, que nos teria abandonado, justamente na hora do perigo. “Estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20).
Todos os cristãos, mais cedo ou mais tarde, encontram fortes tempestades na vida. E o temporal vem justamente quando nos parece que Jesus dorme, isto é, quando parece que ele nos deixou sozinhos. Esta crise é a condição para chegarmos à outra margem, que é uma fé mais firme e clara.
“Jesus ordenou ao vento e ao mar: ‘Silêncio! Cala-te!’ O vento cessou e houve uma grande calmaria.” Jesus é Deus e vence as forças do mal, venham de onde vierem: demônio, doença, morte...
“Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Precisamos ter fé em Jesus, fé em Deus. A fé supera o medo e a dúvida. Uma das expressões mais repetidas por Jesus nos Evangelhos é: “Não temais”.
“Os discípulos diziam uns aos outros: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?” Na verdade, Jesus já se apresentou largamente, nós é que, por nosso descaso, ainda não o conhecemos o suficiente. Mais tarde, após a Páscoa e Pentecostes, os discípulos vão responder a essa pergunta: “Este é Deus”.
Na primeira Leitura da Missa de hoje, temos uma bela definição de fé: “A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem” (Hb 11,1).

Que Maria Santíssima nos ajude a ter tanta intimidade com Cristo que nunca precisemos perguntar: “Quem é este...?” Este é Jesus, o Filho de Deus, que transforma as tempestades em bonança (Cf Sl 106 (105), 9ss).
Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?







­­
CASA, LAR E FAMÍLIA

10 usos alternativos para o café

Após ingerir uma chávena de café, costuma-se descartar os resíduos do produto. No entanto, os grãos moídos podem ter outra utilidade depois de terem sido consumidos. Saber reutilizá-los é uma excelente ideia que pode preservar o planeta e até mesmo poupar algum dinheiro. Aqui estão 10 maneiras muito fáceis de reciclar o café.

1. Evita os maus cheiros

Colocar um pouco de café em um copo e deixar no frigorífico  evita o mau cheiro. Além disso, para eliminar o cheiro desagradável das mãos, basta esfregar um pouco de café nelas e, em seguida, enxaguar com água morna.

2. Esfoliante para a pele

Graças à sua textura e cafeína, a borra de café é um óptimo esfoliante para a pele e reduz a celulite. Para este último uso, aconselha-se misturar a borra de café com óleo de coco ou amêndoas doces e depois esfregar de forma circular na pele. Para esfoliar, misturar a borra de café com meia colher de sopa de azeite de oliva e esfregar na pele por alguns minutos e depois enxaguar.

3. Fazer adubo

O café é perfeito para fazer adubo. Pode ser usado em plantas que precisam de terra ácida, que fornece cobre, potássio, magnésio e fósforo. Além disso, misturar com borra de café com sementes de cenouras e rabanetes é benéfico para estes alimentos.

4. Dá brilho ao cabelo

O café deixa o cabelo muito mais brilhoso. Para isso, usar uma solução de água e café, como se fossemos tomá-lo, a qual deve ser fria ou, pelo menos, à temperatura ambiente. Utilizar após lavar o cabelo, deixando ali descansar por cerca de vinte minutos e, depois, enxaguar.

5. Repelente de animais e insectos

O café é um óptimo repelente para formigas e alguns animais, especialmente gatos. Para formigas, basta espalhar a borra de café seco em locais onde elas se encontram. Para gatos, é melhor misturar café com cascas de limão e laranja para afugentá-los, já que este odor não é de seu agrado. Além do mais, esfregar um pouco de café húmido nos nossos animais de estimação afasta as pulgas.

6. Limpador

Por ser abrasivo e ácido, o café é usado como limpador de superfícies, especialmente da cozinha. Para isso, basta misturar a borra  de café com água e sabão e aplicar em lugares que queremos limpar.

7. Purificador

Além de evitar os maus odores, o café também funciona como um purificador de ar, já que seu sabor costuma ser forte e penetrante, além de agradável. Colocar o pó de café num material poroso que permita que o cheiro do café se espalhe em todo o ambiente. Além disso, pode-se acrescentar um óleo aromático ou cascas de frutas.

8. Inibidor de poeira

O café pode ser usado em locais que acumulam muita poeira ou cinzas, como nas chaminés. O café moído deve ser húmido para funcionar bem. É espalhado sobre o pó, e será mais fácil de recolher.

9. Conserva os móveis

Os móveis de madeira podem ser mantidos em boas condições graças ao café. Basta esfregar com um pano a superfície dos móveis para dar o brilho.

10. Cozinhar

Os restos de café podem ser usados para preparar várias sobremesas e bolos, além de servir de substrato para o cultivo de cogumelos e fungos. Como vimos anteriormente, o café tem propriedades benéficas para o solo, em geral, e para cultivar certas plantas.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Um homem dormia na sua cabana quando de repente uma luz iluminou o seu quarto e lhe apareceu Deus.
O Senhor disse-lhe que tinha um trabalho para ele e mostrou-lhe uma grande rocha que estava na frente da sua cabana. Explicou-lhe que deveria empurrar a pedra com todas as suas forças.
O homem fez o que Deus lhe pediu. Durante muitos anos, dia trás dias, desde que o sol saía até que ele se punha, o homem com todas as suas forças empurrava aquela fria pedra, … mas ela não se movia.
Todas as noites o homem regressava à sua cabana muito cansado e sentindo que todos os seus esforços eram em vão.
Como o homem começou a sentir-se frustrado, Satanás decidiu entrar também no jogo levando pensamentos á sua mente: “Empurraste essa pedra durante tanto tempo e ela não se mexeu nem sequer um pouco.”
Ao homem começou a dar-lhe a sensação de que a tarefa que lhe tinha sido dada por Deus era impossível de realizar, e que ele mesmo era um fracassado. Estes pensamentos aumentaram o seu sentimento de frustração e desilusão.
Satanás disse-lhe: “Porque é que te esforças tanto durante todo o dia numa tarefa que é impossível? Não te canses, faz só o mínimo esforço, isso será suficiente.”
O homem começou seriamente a pensar em por isso em prática, mas antes decidiu elevar uma oração ao Senhor e confessar os seus sentimentos: “Senhor, trabalhei duro durante muito tempo no teu serviço. Empreguei todas as minhas forças para conseguir fazer a obra que me pediste, mas ainda assim, não consegui mover a rocha nem sequer um milímetro, por quê? Porque é que fracassei?
O Senhor respondeu-lhe com compaixão e ternura: “Querido amigo, quando te pedi que me servisses e tu aceitaste, disse-te que a tua tarefa era empurrar a rocha com todas as tuas forças, e foi o que tu fizeste.
Nunca te disse que esperava que a movesses. A tua tarefa era só empurrar. Agora vem até mim sem forças dizer-me que fracassaste, mas, na realidade será que fracassaste?
Olha para ti agora, os teus braços estão fortes e musculados, as tuas costas estão fortes e bronzeadas, a tua mão tem calos e as tuas pernas estão duras e robustas. Ao enfrentar as adversidades cresceste muito e agora és muito mais hábil do que alguma vez já foste. Está certo, não moveste a rocha, mas a tua missão era empurrar e confiar em mim. Isso tu conseguiste. Agora, querido amigo, Eu moverei a rocha.”
Algumas vezes quando ouvimos a palavra do senhor, tratamos de utilizar o nosso intelecto para decifrar a sua vontade, quando na realidade Ele só nos pede que confiemos Nele.
Devemos exercitar a nossa fé que pode “mover montanhas”, mas conscientes de que é Deus quem afinal as faz mover.
Quando tudo parece dar errado...
SOMENTE EMPURRE!
Quando você está com excesso de trabalho...
SOMENTE EMPURRE!
Quando as pessoas não se comportam da forma que você acha que deveriam....
SOMENTE EMPURRE!
Quando você não tem mais dinheiro para pagar suas contas...
SOMENTE EMPURRE!
Quando as pessoas simplesmente não te entendem...
SOMENTE EMPURRE!
Quando você se sentir exausto e indefeso...
SOMENTE EMPURRE!
Durante tempos difíceis, peça ajuda ao Senhor, levanta uma oração a Jesus para iluminar sua mente e guiar seus passos.
Desista dos seus medos e peça ao Senhor, através da oração.

Jesus vai ajudar você a encontrar o caminho que leva a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário