Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 20/01/2016


Quarta­-feira, 20 de janeiro de 2016


“Ou nós encontramos um caminho, ou abrimos um.” (Aníbal)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,1-6


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou--lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?
 Este Evangelho narra a cura do homem que tinha a mão seca. Jesus entrou na sinagoga e viu o doente lá no canto da sinagoga. Como era sábado, alguns observavam para ver se ele ia curar o homem no sábado, pois, segundo a tradição deles, era proibido.
Jesus falou para o homem: “Levanta-te e fica aqui no meio”. Em seguida perguntou ao povo: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?”
A lei do descanso sabático foi criada para beneficiar o povo. Portanto, no sábado é permitido fazer o bem e curar uma pessoa doente! Entretanto, devido a essa cura, já tramaram a morte de Jesus.
O nosso saudoso Papa João Paulo II, na preparação para o jubileu do ano 2000, apresentou esta frase de Jesus: “Levanta-te e fica aqui no meio”, como a nossa missão do terceiro milênio.
Jesus chamou o homem para o espaço central da sinagoga porque ele estava na beira da parede, separado do povo, humilhado, pois sua doença era considerada castigo de Deus. Jesus fez um gesto de inclusão, o contrário do que a sociedade atual faz: exclusões de diversos tipos e pelos mais diversos motivos.
Em vários outros momentos, Jesus procurou incluir quem estava excluído: no encontro com a samaritana, com a mulher adúltera, com Zaqueu, com o cego de Jericó...
Olhando os 2009 anos de presença da Santa Igreja no mundo, e os 509 anos no Brasil, vemos que ela fez muitos gestos de inclusão. Basta olhar as Santas Casas do Brasil que foram criadas pela Igreja, o trabalho dos vicentinos, das pastorais sociais, todo o trabalho missionário e de evangelização que tira o povo da marginalização religiosa...
Mas ainda existem entre nós, infelizmente, muitas exclusões: desemprego e subemprego, prostituição, hospitais cheios de leitos vazios, esperando os ricos, enquanto o povo do bairro não tem atendimento médico...
Queremos pedir perdão a Deus, e continuar fazendo o mesmo convite de Jesus: “Levanta-te e fica aqui no meio”, mesmo que soframos ameaças como ele sofreu.
Assim nós atender ao apelo do Papa João Paulo II, já que temos a graça de viver no terceiro milênio: venha para o centro da vida, saia da margem da sociedade, vença a exclusão!
Queremos fazer virar verdade as palavras do Profeta Isaías: “Não haverá mais crianças que vivam apenas alguns dias, nem velhos que morram antes dos cem anos. Construirão casas, e nelas habitarão. Plantarão vinhas, e colherão seus frutos. Ninguém vai construir para outro morar, nem plantar para outro comer. E todos serão abençoados por Deus. O lobo e o cordeiro pastarão juntos, e o leão comerá capim junto com o boi” (Is 65,20-25).
Se olharmos a História da Igreja, veremos que todos os santos e santas fizeram isso, incluíram os excluídos.
Jesus nos faz um apelo missionário. Ao chamar para o centro esse homem de mão ressequida, ele nos convida a participarmos da festa da inclusão. É sempre assim: quando alguém procura incluir uma pessoa marginalizada, esse seu gesto se torna um convite a todos os marginalizadores a se converterem, passando a incluir as pessoas na sociedade, em vez de excluí-las. O certo é colocar a pessoa em primeiro lugar, a vida acima dos bens materiais e das leis, como fez Jesus em relação à lei do sábado.
A nossa sociedade atual tem muitos valores, mas tem também malandragens terríveis. Por exemplo, o disfarce. Vale para ela o que disse o Profeta Jeremias: “Vós tratais com negligência as feridas do meu povo, e dizeis: ‘Está indo tudo bem’; quando, na verdade, está indo tudo mal” (Jr 6,14). Como é importante as nossas Comunidades serem luz no meio dessa geração!
Certa vez, Frei Galvão estava pregando numa cidade, e um homem resolveu dar de presente para ele três frangos. Pegou os frangos no seu terreiro e os levou para a casa paroquial, onde o Frei Galvão estava hospedado.
Aconteceu que, ao entregá-los ao Frei, um dos frangos escapou. O homem instintivamente deu um xingo, dizendo: “Frango do diabo!” Correu, pegou o frango na rua e o trouxe. Mas Frei Galvão falou: “Eu só aceito estes dois. Este aí não, porque você o deu para o diabo”.
Imagine a lição que o homem levou, ele que havia falado aquilo sem nem perceber! Mas é o “bendito” costume de falar palavrões. Muita gente de vez em quando se esquece de que foi batizado.
Ser profeta é um dos trabalhos mais bonitos de inclusão, porque aproxima as pessoas de Deus, o qual nos faz felizes em qualquer situação em que estivermos. Frei Galvão foi profeta não só para aquele senhor, mas para todos os que viram a sua atitude.
E quando formos convidar alguém para o centro da vida, convidemos também Maria Santíssima, porque ela é a nossa mãe, a nossa rainha, a mais bela flor que o universo produziu.
É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal?






­­
CURIOSIDADES


13 segredos que os astronautas e a NASA escondem de nós


Algumas profissões e organizações mexem com o imaginário popular. A NASA e os astronautas são dessas coisas que viram a cabeça da galera. Talvez porque a gente acha que toda a tecnologia sofisticada e inacessível é detida pela NASA, já que eles mandam alguém pro espaço usando um computador. Ou talvez seja porque a gente acha super irada a ideia de viajar pra fora da órbita e curtir uma gravidade zero. Seja pelo que for não é só isso. Tem coisas que a gente nem imagina sobre ser astronauta ou sobre a NASA.

Escritórios de proteção planetária, estações espaciais, visitas à outros astros do sistema solar. Por trás de todo o que é feito por eles tem histórias interessantes e fatos que vão te provar que o trabalho deles não tem uma rotina muito diferente da sua não.

O que queremos dizer (e que você vai entender), é que eles podem se enganar, cometer erros e que, mesmo os preparadíssimos astronautas mostram imperícia às vezes. Principalmente quando estão começando na função. Vejam os fatos sobre a NASA e os astronautas que você ainda não sabe.

1- Escritório de proteção planetária

A NASA mantém esse escritório pra que ele tome as “providências” no caso de ser encontrada vida fora da Terra.

2- Filme da viagem à Lua

Já aconteceu de você perder as fotos da viagem de férias da família? Pois é. A NASA “perdeu” o registro original da viagem à Lua. Mas eles não precisam se preocupar. A CBS e o Jonhson Space Center têm cópias que estão sendo restauradas.

3- Efeitos da falta de gravidade

A NASA paga pessoas para ficarem deitadas por meses pra que eles possam estudar os efeitos da falta de gravidade sobre o corpo.

4- Alienígenas

Achou absurdo o escritório de proteção planetária? Saiba que, em 1991, a NASA encontrou um pequeno corpo celeste próximo à Terra e ele consta em seu sistema de banco de dados como um caso isolado de possível aparição extraterrestre.

5- SMS

A NASA envia um SMS pra te avisar caso uma estação espacial passe perto da sua casa. Super acontece.

6- Brincadeiras

Pensa uma corrida em equipes em gravidade zero. Eles fazem.

7- Reconhecimento

Ninguém sabe qual é seu trabalho. A Koreana Soyeon Yi ficou famosa por se tornar a primeira coreana a viajar para o espaço. Quando ela voltou ninguém mais se lembrava dela.

8- Pedido musical

Os astronautas são, de tempos em tempos, acordados nas estações espaciais com músicas pedidas por familiares.

9- Treino na água

Os astronautas treinam na água com roupas espaciais pra terem a sensação de gravidade zero, mas os astronautas afirmam que a sensação na água é totalmente oposta ao que é sentido no espaço.

10- Vômito

Segundo o astronauta Chris Hadfield, todo mundo vomita no espaço. Ele é fan dos sacos de vômito da NASA, porque eles vêm com toalhinhas anexas.

11- O que te torna astronauta

Pra ser considerado oficialmente astronauta você deve viajar 50 milhas acima da superfície terrestre.

12- Perdidos no espaço

Em 1999 a NASA perdeu uma linha orbitária porque metade dos seus engenheiros estavam usando uma unidade de medida errada.

13- Fortuna espacial

Asteroides-vida-extraterrestre
A NASA estima que o valor dos minerais no cinturão de asteroides é de 100 bilhões de dólares pra cada humano na Terra.









MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia numa aldeia um velho muito pobre, mas até reis o invejavam, pois ele tinha um lindo cavalo branco. Reis ofereciam quantias fabulosas pelo cavalo, mas o homem dizia:
-Este cavalo não é um cavalo para mim, é uma pessoa. E como se pode vender uma pessoa, um amigo?
O homem era pobre, mas jamais vendeu o cavalo.
Numa determinada manhã, descobriu que o cavalo não estava na cocheira. A aldeia inteira se reuniu e o povo disse:
-Seu velho estúpido! Sabíamos que um dia o cavalo seria roubado. Teria sido melhor vendê-lo. Que desgraça!
-Não cheguem a tanto, retrucou o velho. Simplesmente digam que o cavalo não está na cocheira. Este é o fato, o resto é julgamento. Se se trata de uma desgraça ou de uma benção, não sei, porque este é apenas um julgamento. Quem pode saber o que vai acontecer?
As pessoas riram do velho. Mas, quinze dias depois, de repente, numa noite, o cavalo voltou. Ele não havia sido roubado, ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso, ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo.
Novamente, as pessoas se reuniram e disseram:
- Velho, você estava certo. Não se tratava de uma desgraça, na verdade se tornou uma benção.
-Vocês estão se adiantando mais uma vez, disse o velho. Apenas digam que o cavalo está de volta. Quem sabe se é uma benção ou não? Este é apenas um fragmento. Se você lê apenas uma única palavra de uma sentença, como pode julgar todo o livro?
Desta vez, as pessoas não podiam dizer muito, mas interiormente acreditavam que ele estava errado. Doze lindos cavalos tinham vindo... O velho tinha um único filho, que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um cavalo e fraturou as pernas.
As pessoas se reuniram e, mais uma vez, julgaram. Elas disseram:
-Você tinha razão, novamente. Foi uma desgraça. Seu único filho perdeu o uso das pernas e na sua velhice ele seria seu único amparo. Agora você está mais pobre do que nunca.
-Vocês estão obcecados por julgamento, ponderou o velho. Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas. Ninguém sabe se isso é uma desgraça ou uma benção. A vida vem em fragmentos, mais que isso nunca é dado.
Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra e todos os jovens da aldeia foram forçados a se alistar. Somente o filho do velho foi deixado para trás, pois recuperava-se das fraturas. A cidade inteira estava chorando, lamentando-se, porque aquela era uma luta perdida e sabiam que a maior parte dos jovens jamais voltaria. Elas vieram até o velho e disseram:
-Você tinha razão, velho - aquilo se revelou uma benção. Seu filho pode estar aleijado, mas ainda está com você. Nossos filhos foram-se para sempre.
-Vocês continuam julgando, retrucou o velho. Digam apenas que seus filhos foram forçados a entrar para o exército e que meu filho não foi. Ninguém sabe se isso é uma benção ou uma desgraça.
Quem julga fica obcecado com fragmentos, pula para as conclusões a partir de coisas pequenas, deixa de crescer. Julgamento significa um estado mental estagnado.
Observe sua vida fluindo!
Atenha-se somente aos fatos.

Evite os julgamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário