Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 27/01/2016


Quarta-feira, 27 de janeiro de 2016


“Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.” (Albert Schweitzer)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,1-20


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


O semeador saiu a semear.

Este Evangelho nos traz a parábola do semeador, explicada depois por Jesus, e também o motivo por que ele usava parábolas.
Esta parábola explica por que agora, dois mil e nove anos após a vinda de Jesus, o mundo ainda está tão distante do seu Evangelho: guerras, violências, drogas, abortos, famílias desestruturadas... Isso apesar de a Bíblia ser o livro mais editado do mundo, e nos últimos tempos ser lida e explicada em milhares de meios de comunicação.
O semeador é Deus, a semente é a Palavra de Deus e o terreno é o nosso coração. Muitos não a levam a sério. “Entra por um ouvido e sai pelo outro”. É a terra de beira de estrada, onde satanás logo a vê e a retira de nós.
Outros começam a seguir, mas não perseveram. É o terreno das pedras, onde a semente nasce, mas não chega a produzir fruto. Nós comemos o alimento pela boca, engolimos, ele cai no estômago e lá é digerido. Com a Palavra de Deus acontece algo parecido: nós a ouvimos ou lemos, ela vai para o nosso coração onde a acolhemos com amor, vai depois para a inteligência, onde a transformamos em alimento espiritual para nós e em seguida sai pelas nossas mãos, pés, palavras e ações
Há os que ouvem a Palavra de Deus, mas não querem deixar sua vida errada. É a semente crescendo no meio de espinhos. Ela pode até produzir frutos, mas de tão baixa qualidade que nem compensa colher. Eu creio que aqui Jesus nos pega a todos.
Mas Jesus não é pessimista. Há muitos cristãos bem intencionados que ouvem a Palavra de Deus com boa vontade e com desejo de vivê-la. Esses produzem frutos, embora em quantidade e qualidade diferentes, de acordo com o empenho de cada um. Fica claro que a Palavra de Deus que chega a todos nós é a mesma e tem a mesma força transformadora. O que faz a diferença é a forma como a ouvimos.
Façamos uma pergunta a nós mesmos, e respondamos com toda sinceridade: Que tipo de terreno sou eu?
Havia, certa vez, um rapaz que era muito tímido. Um dia, ele estava passando numa rua e viu uma garota muito bonita, que trabalhava numa loja de discos. Ficou encantado e entrou na loja. Ela lhe deu um sorriso e perguntou se podia servi-lo. A emoção dele foi tão forte que não conseguiu dizer uma palavra. Apenas pegou o primeiro CD que viu na frente, deu a ela e disse: “Esse aqui”.
Ela pegou o CD, foi lá dentro, fez um embrulho muito bonito e lhe deu. Ele saiu, mas sua vontade era ficar ali admirando aquela figura encantadora.
Daquele dia em diante, freqüentemente ele ia à loja e comprava um CD. A mocinha, cada vez mais linda, sorridente e gentil.
Chegando a sua casa, ele nem desembrulhava os discos, pois ainda não tinha o aparelho para tocar. Simplesmente os jogava na gaveta do seu guarda-roupa.
Um dia ele encheu-se de coragem e, enquanto ela embrulhava o CD lá dentro, deixou sobre o balcão um papelzinho com o seu nome e telefone.
No dia seguinte de manhã o telefone tocou. A mãe dele foi atender, era a moça. A mãe lhe disse desconsolada: “Querida, meu filho sempre falava em você. Estava apaixonado por você. Mas eu tenho uma notícia triste: ele faleceu esta noite, de acidente!”
A menina foi à casa. A mãe foi ver o guarda-roupa dele e achou os discos ainda embrulhados. Desembrulhou-os e encontrou neles vários bilhetes dela, tipo assim: “Você é muito simpático. Não quer me convidar para sairmos?”
A Bíblia Sagrada é mais que bilhete, é uma carta de amor de Deus a nós. Não vamos deixá-la fechada na estante de livros, pois o tempo passa rápido e pode acontecer de não ficarmos sabendo o que Deus escreveu para nós!
Maria Santíssima produziu cem por um. Foi sua prima Isabel que disse isso, quando a recebeu em sua casa: “Feliz de você que acreditou, porque tudo o que o Senhor lhe disse será cumprido”. Que ela, Santa Isabel e todos os santos nos ajudem!
O semeador saiu a semear.





­­
CURIOSIDADES

Coisas que você não queria


1-Na Coreia do Norte, as eleições são realizadas a cada 5 anos, com apenas 1 candidato: o ditador vigente. Você pode votar Nele ou Contra Ele, e se você votar contra, os oficiais militares te chamam para uma "conversa". Isso rende aprovação de quase 100% nas urnas...


2- O Tubarão-Duende foi visto raríssimas vezes, desde que foi descoberto em 1897. Ele tem uma mandíbula especial, que se projeta para fora de sua boca, para poder pegar suas presas...


3- O Casal mais velho da América estão casados há mais de 82 anos. John Betar tem 102 anos de idade, e sua esposa Ann tem 98. Eles já tem 16 bisnetos.


4- Se os peixes-palhaço de "Procurando Nemo" fossem como no mundo animal de verdade, Marlin, o pai do Nemo, teria trocado de sexo espontaneamente e virado fêmea depois que a mãe morreu, e o próprio Nemo teria copulado com o pai transexuado para gerar mais descendentes. Adeus, Infância.


5- Psicólogos afirmam que pessoas que tem o hábito de rir demais, até de coisas sem graça, na verdade são solitárias e tristes por dentro.


6- Depois que falaram para Winston Churchill que ele não podia beber nem fumar na frente do Rei da Arábia Saudita, por motivos religiosos, ele respondeu: "mas minha religião me manda beber e fumar antes, depois e até durante todas as refeições e nos intervalos entre elas... e ai?"


7- Bon Jovi é dono de um restaurante que não coloca preços nos pratos e encoraja os clientes a saírem sem pagar se/quando quiserem.


8- A maquiagem da Zombie da Bicicleta, uma das mais icônicas de The Walking Dead, demorou 3 horas para ser feita, e sua participação no seriado foi menos de 3 minutos.


9- O Submarino nuclear russo Dmitry Donskoi, conhecido como o maior do mundo, foi em direção ao Mediterrâneo com destino à costa da Síria, de acordo com um relatório.


10- Cientistas descobriram que o Crânio que os Russos mantém como evidência da morte de Hitler é, na verdade, o crânio de uma mulher.






MOMENTO DE REFLEXÃO


- Esperar o amanhecer para começar uma nova tarefa.
Muitos passam o tempo esperando o amanhã, sem saber que o futuro começa agora.
Não deixem que o entardecer faça temível a noite. O tempo é muito relativo. A concepção que vocês tem a respeito do tempo e do espaço é muito limitada, pois não ha hora certa para lutar, para ajudar a um irmão necessitado. Apenas faço uma revelação de que, muitas vezes, a maioria de vocês deixa para outro dia as suas tarefas e pensa que não fará falta.
Toda ajuda a mais é bem vinda.
Criem raízes dentro de vocês mesmos. Não escolham a evolução espiritual como o planejamento de uma empresa.
A parte racional do ser humano tem uma importância muito grande, mas não pode limitar lhe o desenvolvimento espiritual. Procurem incentivar os colegas que estão mais desleixados, mesmo que apenas mentalmente. Lembrem-se: todos são seres únicos.
Não há um fio de cabelo exatamente igual ao outro. Todos são de grande importância, todos devem cumprir sua função. Talvez, cair  e levantar faça parte da história do crescimento do grupo. Mas caminhem agora, como se já houvesse chegado o amanhã. Não deixem que o passado tome conta de si mesmos.
O que passou não pode mais ser refeito. Consertem o que quebrou e sigam em frente, não esmoreçam, a seara do Pai e algo indescritível. E bom ver a edificação que vocês fazem para glorificar esta senda.
O caminho  é o de perseverança e dedicação.
Cada gota d 'água tem sua importância no oceano.
Cada gota de orvalho que cai ao anoitecer é resultante da transformação de muitos elementos químicos. Deixem que essa transformação ocorra também em vocês. Ninguém viu a reação química que houve nessa gota de orvalho. Mas, ao amanhecer, viram na em cada folha. E assim é com todas. Muitas vezes, para se ter um resultado, é preciso esforço, empenho e até que se tenha reações inusitadas, como quedas, desistências e desânimo. É assim mesmo.
A árvore tem que ser derrubada para que possamos ter uma mesa para escrever.
O importante é não nos omitirmos da função que temos a desenvolver, não só em casa mas em todos os meios sociais em que vivemos. Chegará o dia em que a perfeição será maior e seremos Energia Pura. . .
Mas, para isso, temos que trabalhar e trabalhar, sem deixar de lado nossa vida,  pois cada ato é um passo nessa caminhada de evolução!...




Envelheço quando me fecho para as novas idéias e me torno radical.
Envelheço quando o novo me assusta. E minha mente insiste em não aceitar.
Envelheço quando me torno impaciente, intransigente e não consigo dialogar.
Envelheço quando meu pensamento abandona sua casa. E retorna sem nada a acrescentar.
Envelheço quando muito me preocupo e depois me culpo porque não tinha tantos motivos para me preocupar.
Envelheço quando penso demasiadamente em mim mesmo e conseqüentemente me esqueço dos outros.
Envelheço quando penso em ousar e já antevejo o preço que terei que pagar pelo ato, mesmo que os fatos insistam em me contrariar.
Envelheço quando tenho a chance de amar e deixo o coração que se põe a pensar: Será que vale a pena correr o risco de me dar? Será que vai compensar?
Envelheço quando permito que o cansaço e o desalento tomem conta da minha alma que se põe a lamentar.
Envelheço, enfim, quando paro de lutar, quando paro de aprender, quando paro de sonhar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário