Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 28/01/2016


Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016


“As palavras podem criar tanto felicidade como sofrimento. Procure sempre usar palavras que inspirem autoconfiança, alegria e esperança.” (Daisaku Ikeda)



EVANGELHO DE HOJE
Mc 4,21-25


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


A lâmpada é acesa para ser colocada sobre o candeeiro.
Neste Evangelho, Jesus nos lembra que no batismo recebemos a sua luz, e devemos continuar a sua missão, iluminando o mundo. “Não temas as trevas, se trazes dentro de ti a luz”.
Candeeiro é uma espécie de cabide na parede interna da casa, onde se pendurava a candeia, cujo pavio, untado com azeite, mantinha a chama acesa. Quanto mais alto estava o candeeiro, melhor iluminava a casa. Temos a missão de ser luz do mundo. “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?”
Colocamos a nossa luz debaixo do caixote quando escondemos a nossa fé católica, ou damos mau exemplo.
As pessoas só são plenamente felizes quando são iluminadas pela verdadeira luz de Cristo, presente na sua Igreja, que é una, santa, católica e apostólica. Faça uma experiência: amarre um pano nos olhos e tente caminhar... É horrível! A gente se sente inseguro e tem medo de andar. O mesmo acontece com uma pessoa que anda longe do Caminho, da Verdade e da Vida.
A Comunidade cristã é como o arco-íris: Cada membro dela irradia a luz de Cristo com um matiz diferente.
“Prestai atenção no que ouvis.” Em outras palavras: vocês perdem seu tempo se me escutam e param aí, sem deixar que minhas palavras dêem fruto.
Em seguida, no Evangelho de hoje, Jesus fala: “Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”. Quer dizer: se começarmos a fazer algo bom, receberemos de Deus novas forças e conhecimentos. Mas se não fazemos nada, nossas crenças religiosas não servirão para nada.
Quem acolhe a Boa Nova, aprende a ver e agir de acordo com a visão e a ação de Jesus. Essa compreensão e essa ação vão aumentando à medida que se age. Quem não age, perde até mesmo a pouca compreensão que já tem.
Certa vez, um andarilho estava dormindo na frente de uma banca de jornal, debaixo da marquise. Quando o dono da banca chegou, de madrugada, acordou-o, para abrir a porta, e o convidou para irem juntos ao bar ao lado tomar um café. Em seguida o convidou para irem juntos à redação do jornal, a fim de trazer exemplares. O jornaleiro nem percebeu que se tratava de um jovem de pouco mais de vinte e cinco anos.
Como o mendigo ficou por ali, na hora do almoço o jornaleiro pediu que ele ficasse na banca, enquanto ele ia almoçar, que na volta lhe traria um prato.
Resumindo, esse jovem, ex-andarilho, de tanto ir ao jornal, acabou arrumando um emprego lá. Como era inteligente, tinha estudo e boa comunicação, passou a fazer parte da equipe de pesquisa do jornal. Viajava pelos bairros e outras cidades, junto com os mais experientes, fazendo entrevistas.
Um dia, ele pediu ao seu chefe licença para fazer uma entrevista numa cidade vizinha. Pegou o carro que ele usava, que tinha a tarjeta do jornal, e foi. Antes, porém, alugou uma roupa de palhaço e a vestiu.
Ao chegar à cidade, foi direto a uma residência. Como era sábado, a família estava em casa.
Apertou a campainha, veio um rapaz, ele se apresentou como da equipe de entrevistas do jornal, explicou que usava roupa de palhaço para a família se sentir mais a vontade, e pediu licença para fazer uma entrevista com a família. O rapaz que o recebeu, logo viu o carro oficial do jornal, acreditou e sentiu-se até honrado em dar a entrevista.
De início, o entrevistador pediu que, se possível, toda a família estivesse presente. O rapaz foi lá dentro, chamou e logo vieram.
Ele pegou uma prancheta, com papel oficial do jornal, e fez a primeira pergunta: “Quantos filhos tem o casal?” O rapaz respondeu: “Cinco”.
“Você é o mais velho?” perguntou o entrevistador. “Não” – disse o moço – temos um irmão mais velho, mas ele não prestava e faz cinco anos que sumiu. Deve ter morrido.
O entrevistador se interessou pelo caso e disse: “Ah! É? Como que era esse irmão?”
O pai tomou a palavra e falou: “Aquele moleque era um marginal; vivia em más companhias fazendo coisas erradas. Ele era a vergonha da nossa família. Eu proibi até meus filhos de conversar com ele. Um dia ele foi preso; passou uma semana na cadeia. Quando voltou, nós o expulsamos. Tudo indica que já morreu”.
Nisto, o garotinho disse: “Pai, o palhaço está chorando!” O menino caminhou até o palhaço e o abraçou.
O “palhaço” não agüentou mais. Tirou a máscara e disse: “Pai, eu não morri não. Estou aqui!” Claro que naquela sala só virou choradeira.
Temos aí um exemplo claro, por parte do pai e da família, de não ser luz; e por parte do filho-palhaço, o exemplo contrário de como tornar-se luz.
Maria Santíssima é somente luz. Peçamos a ela que nos ajude a sermos luz cada vez mais brilhante e a produzirmos bons frutos de fé e de testemunho.
A lâmpada é acesa para ser colocada sobre o candeeiro.






­­
MUNDO ANIMAL

Já se imaginou agindo com a sabedoria canina?


1. Nunca deixe passar a oportunidade de sair para um passeio.
2. Experimente a sensação do ar fresco e do vento na sua face por puro prazer.
3. Quando alguém que você ama se aproxima, corra para saudá-la(o).
4. Quando houver necessidade, pratique a obediência.
5. Deixe os outros saberem quando invadiram o seu território.
6. Sempre que puder tire uma soneca e se espreguice antes de se levantar.
7. Corra, pule e brinque diariamente.
8. Coma com gosto e entusiasmo, mas pare quando estiver satisfeito.
9. Seja sempre leal.
10. Nunca pretenda ser algo que você não é.
11. Se o que você deseja está enterrado, cave até encontrar.
12. Quando alguém estiver passando por um mau dia, fique em silêncio, sente-se próximo e, gentilmente, tente agradá-lo.
13. Quando chamar a atenção, deixe alguém tocá-lo.
14. Evite morder quando apenas um rosnado resolver.
15. Nos dias mornos, deite-se de costas sobre a grama.
16. Nos dias quentes, beba muita água e descanse embaixo de uma árvore frondosa.
17. Quando você estiver feliz, dance e balance todo o seu corpo.
18. Não importa quantas vezes for censurado, não assuma a culpa que não tiver e não fique amuado... corra imediatamente de volta para seus amigos.
19. Alegre-se com o simples prazer de uma caminhada.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Impossível atravessar a vida...Sem que um trabalho saia mal feito, Sem que uma amizade cause decepção, Sem padecer com alguma doença.

Impossível atravessar a vida...Sem que um amor nos abandone, Sem perder um ente querido, Sem se enganar em um negócio. Esse é o custo de viver.

O importante não é o que acontece, mas, como você reage. Você cresce... Quando não perde a esperança, nem diminui a vontade, nem perde a fé.

Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la. Você cresce... Quando aceita seu destino, e mesmo assim, tem garra para mudá-lo. Quando aceita o que ficou para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir.  Cresce quando se supera, se valoriza e sabe dar frutos.

Cresce quando abre caminho, assimila experiências...
E semeia raízes… Cresce quando se impõe metas
Sem se importar com comentários, nem julgamentos...

Cresce quando dá exemplos, sem se importar com o desdém, quando você cumpre com seu trabalho. Cresce quando é forte de caráter, sustentado por sua formação,
sensível por temperamento...

E humano por natureza!Cresce quando enfrenta o inverno mesmo que perca as folhas, Cresce quando colhe flores mesmo que tenham espinhos.

Cresce quando marca o caminho mesmo que se levante o pó. Cresce quando é capaz de lidar com resíduos de ilusões, Cresce quando é capaz de perfumar-se com flores...

E elevar-se por amor! Cresce ajudando a seus semelhantes, conhecendo a si mesmo e dando à vida
Mais do que recebe. E assim se cresce…


Susana Carizza

Nenhum comentário:

Postar um comentário