Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 25/11/2014


Terça-feira, 25 de novembro de 2014.


"Dentro de mim há dois cachorros: um deles é cruel e mau; o outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando. O que ganha a briga é aquele que eu alimento mais freqüentemente.“ (Provérbio indígena norte-americano)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,5-11
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.


Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse:
- Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.
Aí eles perguntaram:
- Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
Jesus respondeu:
- Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente. Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
E continuou:
- Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz

Não ficará pedra sobre pedra.
Este Evangelho conta que, aproveitando alguns comentários sobre a beleza do Templo de Jerusalém, Jesus lembra que este Templo será destruído: “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra”. De fato, trinta anos após este discurso, o exército romano invadiu Jerusalém e destruiu completamente o Templo. O Templo será destruído porque não aceitou o enviado de Deus, o Messias.
Mas o sentido que Jesus quis dar vai além do Templo; atinge tudo o que pertence a este mundo. Tudo o que é da terra é passageiro. Não podemos nos apegar demais às coisas deste mundo, dando valor absoluto ao que é relativo, ou considerando definitivo o que é provisório. Quanta imprudência cometemos por nos esquecermos de que esta vida passa!
“Mas não será logo o fim.” Jesus quer dizer também que a destruição de Jerusalém e do Templo não será ainda o fim dos tempos. Isso porque muitos judeus associavam a destruição da Cidade Santa e principalmente do Templo, com o fim dos tempos. A vida vai continuar, diz ele, e os seus discípulos ainda deverão continuar cumprindo a sua missão, sem perder a esperança. A nossa esperança deve ser ilimitada e humilde. Não vamos marcar tempo para Deus agir, nem determinar o modo para ele agir. Ele sabe melhor que nós o momento certo de interferir na História humana e como fazer isso.
A aparente demora de Deus não significa que ele está nos abandonando. Pelo contrário, é sinal de paciência dele, esperando a nossa conversão. Ele espera que a humanidade vá amadurecendo, ao enfrentar problemas cada vez mais complexos.
“Quando ouvirdes falar em guerras e revoluções.” As guerras e a destruição da natureza são uma herança do pecado, e não sinal do fim dos tempos.
“Não fiqueis apavorados.” No fundo, o que Jesus quis com esse discurso foi dar-nos paz, em meio às turbulências do mundo.
“Cuidado para não serdes enganados.” Em meio às crises, sempre surgem falsos profetas dizendo: “Sou eu”, ou: “O tempo está próximo”. Jesus alerta: “Não sigais essa gente!” antes do ano 2000, havia os milenaristas que diziam: “De um passará, mas dois não chegará”. Depois que isso não aconteceu, sempre surgem adventistas que querem marcar datas para o fim dos tempos.
O Templo de Jerusalém, na sua primeira construção feita pelo rei Salomão, tinha colunas de alabastro, firmes como o granito, mas tão transparentes em sua pureza que a própria luz lhes transpassava. Algumas dessas colunas foram transportadas para a Itália e estão hoje na catedral de S. Marcos, em Veneza.
“Vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus” (1Pd 2,5). Que nós sejamos como aqueles colunas de alabastro, sustentando a nossa família e a nossa Comunidade cristã. Que sejamos fortes na fé, alegres na esperança, dinâmicos no amor e transparentes na verdade.
Maria Santíssima é, entre os santos, como uma pedra de brilhante. Ela nunca deu ouvido a falsos profetas, pois conhecia profundamente a Lei de Deus e a seguia. Mãe de Jesus e nossa, rogai por nós!
Não ficará pedra sobre pedra.



VIDA SAUDÁVEL


Qual a melhor posição para dormir?


Determinadas posições podem desencadear.
Algumas pessoas quando vão procurar o massagista entram torcidas como um saca-rolhas por causa da dor na coluna e de espasmos, e bastante espantados, porque estavam perfeitamente bem quanto tinham ido se deitar na véspera.
Determinadas posições podem desencadear dores nas costas e espasmos. Se você dormir de costas com os braços sobre a cabeça ou atrás do pescoço, a curva natural das suas costas será acentuada, forçando os músculos que poderão entrar em espasmo.
Desse modo, se você só consegui dormir de costas, coloque um travesseiro sob os joelhos para aliviar parte da tensão sobre os músculos da região da coluna ou então tente se habituar a dormir com os braços do lado do corpo.
Saiba que alguma pessoas roncam quando dormem de barriga para cima. Dormir de bruços é um da posições que causam maior torção na coluna cervical pois nessa posição a cabeça não consegue acompanhar o restante do corpo porque não pode ficar com o rosto dentro do travesseiro pois ficaria sufocado.
Ao dormir de bruços -barriga para baixo- o corpo fica em posição correta, mais a cabeça fica torcida, girada para os lados durante 6 a 8 horas.
No período de sono há um relaxamento muscular e isso permite que as estruturas sejam torcidas por um processo dinâmico de ação direta, sem haver nada que o limite. Por este motivo muitos pacientes acordam com dores.
Se você só consegue dormir assim, coloque um travesseiro diretamente sob o estômago, na altura da cintura, para achatar a curvatura e aliviar a sobrecarga do músculo. Provavelmente a melhor posição para dormir é de lado como os joelhos dobrados contra o peito.



MOMENTO DE REFLEXÃO


Um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências.
O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta.
Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, e estava aberta no livro de Marcos.
Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou:

- O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices?

- Sim. Mas não é um livro de crendices é a Palavra de Deus. Estou errado?

- Claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a história geral. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.

- É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?

- Bem, respondeu o universitário, vou descer na próxima estação, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio.

O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó, e deu o cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo se sentindo pior que uma ameba.
O cartão dizia:


"Louis Pasteur, Diretor do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris".

Nenhum comentário:

Postar um comentário