Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 29/11/2014


Sábado, 29 de novembro de 2014.


"A vida informa: A falta de coragem causa perda de oportunidades incríveis."


EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,34-36

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.
36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer.
Neste Evangelho, o último do ano litúrgico, mais uma vez Jesus nos recomenda a vigilância, com um detalhe importante: orai sempre. Vigilância e oração são as virtudes irmãs e inseparáveis que se apóiam mutuamente.
Deus caminha ao nosso lado, nas vinte e quatro horas do dia, e está querendo nos ajudar. Mas ele não entra na nossa vida, se não pedirmos. Agora, se pedirmos, ele vem, e quando ele vem tudo se resolve facilmente, é claro. Quantas vezes sofremos, afogando-nos num copo d’água, e não pedimos ajuda a Deus!
A oração sustenta a fé e a esperança vigilante, mantendo o nosso contato e diálogo com Deus, como fazia Jesus. É também a oração uma grande força para superar as tentações diária que antecipam já o grande combate que acontecerá no final dos tempos. O supremo modela de oração é Cristo no Jardim das Oliveiras. A palavra agonia significa luta. “Vigiai e orai para não cairdes em tentação” (Mt 26,41). No Pai Nosso nós rezamos: “Não nos deixeis cair em tentação”.
Com a força da oração, nós escaparemos a tudo o que deve acontecer e ficaremos de pé diante de Jesus, o Juiz, o Filho do Homem.
Ninguém consegue prever o dia da própria morte. Ela vem de forma inesperada. “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; pois esse dia cairá como uma armadilha”. Quantas pessoas vivem como se não fossem morrer nunca!
Recordando o catecismo, após a morte nós iremos para um destes três lugares: ou para o céu, ou para o purgatório, ou para o inferno. O purgatório é uma morada passageira. Mas o céu e o inferno são moradas definitivas e eternas!
Na prática, a escolha do nosso lugar após a morte é feita por nós mesmos, agora, durante a nossa vida terrena. Jesus, o Juiz, vai apenas confirmar-nos naquele lugar no qual escolhemos viver aqui na terra. E ele o fará com tristeza, se morrermos longe do seu Evangelho e dos mandamentos de Deus.
Daí a importância de levarmos a sério os mandamentos de Deus. Jesus veio para nos salvar, e quer nos ver todos no Céu junto com ele. Por isso que nos deixou palavras claras, como as do Evangelho de hoje.
“Quando Jesus passar, eu quero estar no meu lugar.” Que ele nos encontre como fiéis discípulos e discípulas, obedecendo aos seus mandamentos.
Certa vez, um javali estava afiando sua presas numa pedra. Uma raposa, que passava por ali, perguntou-lhe o motivo de estar afiando suas presas se não havia nenhum caçados, cão de caça ou qualquer outra ameaça rondando o local.
O javali respondeu: “Eu faço isto periodicamente para não ser forçado a afiar minhas armas no exato momento em que tiver de usá-las”.
Que sigamos o exemplo do javali e vivamos sempre preparados, já que não sabemos o dia nem a hora em que o Senhor virá ao nosso encontro.
Maria Santíssima, a nossa Mãe, está pronta a nos ajudar. Peçamos a intercessão dela. “Maria, ó Mãe cheia de graça, protege os filhos teus! Nós queremos contigo estar no Céu!”
Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer.




CASA, LAR E FAMÍLIA


Como cuidar de calçado de camurça


Os calçado de camurça é lindo e a maioria das mulheres adoram usá-lo. São diversos os modelos que são fabricados neste material, com o exemplo ,das sapatilhas, botas, e os sapatos com salto, como os peep toes, scarpins e até alguns modelos de sandália.

Mas uma coisa com a qual todas devem concordar é que conservar um sapato de camurça nem sempre é uma tarefa lá muito fácil. Além de bastante delicada e susceptível a danos, a camurça é um material que suja muito facilmente,  uma vez que a sua limpeza não é algo tão simples e exige certos cuidados.

Pensando nesta questão resolvemos separar alguns truques sobre como limpar calçado de camurça adequadamente e prolongar a sua vida útil.
1- Caso exista, retire o excesso de sujidade da camurça com um pano seco.
É necessário ter muita calma para realizar a limpeza do seu sapato de camurça. Muitas vezes uma etapa preliminar pode lhe poupar tempo. Por esse motivo, caso a sujidade do sapato seja formada por elementos porosos, como a poeira e o barro, por exemplo, provavelmente conseguirá retirar o excesso de sujidade presente na camurça utilizando um simples paninho de algodão bem seco. Apenas se certifique de que o sapato também esteja totalmente seco e também de realizar movimentos bem suaves com o pano.

2 – Borracha branca para limpar calcado em camurça
Achou estranho? Ou já conhecia essa dica super acessível ? Isso mesmo, uma simples borracha escolar branca pode te ajudar a retirar aquelas manchas mais claras. É importante que o seu calçado de camurça seja de uma cor  clara, afinal  não vai querer criar uma mancha maior ainda, não é mesmo? Não existe também muito mistério nesta técnica, basta passar a borracha no sapato na área afectada realizando um movimento suave até que a mancha desapareça ou fique imperceptível.

3 – Manchas mais persistentes , limpe com vinagre branco (de vinho)
Esta técnica serve para calçados de camurça de qualquer cor e tudo que vai precisar é de um copo de 200 ml de água com um colher de sopa de vinagre, além de uma escovinha de dentes para a aplicação. Basta molhar a escova na solução e esfregar suavemente na camurça. Após isso é só passar um paninho humedecido em água no local da aplicação para retirar o excesso do vinagre e deixar secar de um dia para o outro.
DICA EXTRA: PREVINA MANCHAS EM SEU SAPATO DE CAMURÇA
Uma dica muito importante e que ajuda muito na conservação do seu calçado de camurça é usar um spray impermeabilizante. Aplicando este tipo produto em seu calçado,  evita que o calçado se molhe caso algum líquido caia sobre ele. Para o dia a dia é uma ajuda muito grande, uma vez que a humidade é uma das principais causas das manchas nos sapatos de camurça. Convém fazer a aplicação do spray antes de utilizar o calçado pela primeira vez.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Não faça da sua dor uma máscara, que coloque em seu rosto a "marca da vítima", do pobre coitado, da "infeliz de Maria".
Isso só afasta as pessoas e as oportunidades.
Por vezes, a vida, com sua "lousa amorosa", vem trazendo novas lições, novos caminhos, e nós, presos ao que passou, ao que mal começou, ficamos parados na ilusão do tempo, e sofremos além da conta.
Enterre seus mortos, mas deixe-os lá.
Na tumba que serve de abrigo para os ossos, porque, Platão já sabia e afirmava, seus mortos não estão no túmulo, estão além da sua visão, mas perto da sua alma, da sua percepção, seus mortos vivem no seu coração.
Faça da sua dor um aprendizado.
Tire proveito das lições que o desengano promove, aprenda a reconhecer os sinais do amor, comece a enxergar os problemas de longe, fuja das situações embaraçosas, amores mal resolvidos, pessoas com mais problemas que você, dívidas que podem ser evitadas, compromissos que não te pertencem.
Viva uma vida com sabedoria, e assim, encontrará, à alegria, mãe de toda a felicidade.
É tempo de reencontrar a paz perdida, se afundar no travesseiro sem nenhum medo, com a plenitude de saber ser merecedor, de tudo o que é bom, inclusive o amor!


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário