Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 11/11/2014


Terça-feira, 11 de novembro de 2014.


“Quando não defendemos nossos direitos, perdemos a dignidade e a dignidade não se negocia.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 17,7-10

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Temos a impressão nesse evangelho que nosso trabalho, nossa labuta e esforço não são reconhecidos por esse Senhor que chega, come, não agradece e vai embora sem se despedir, mas reparem que o servo que esta servindo é aquele que irá em breve lavar os pés dos seus e mesmo assim irá terminar numa cruz.
Já notaram como tratamos Jesus? Parecemos esse senhor que se aproxima, exige milagres, favores, olhares, mas ao fim não agradece, não permanece fiel, não muda! Na primeira vez que lemos temos o olhar de Deus como mestre, mas o que vemos hoje é um mundo preso a religiões e praticas que serão populares se Deus for funcionário dos seus seguidores…
É triste, mas é verdade!
Desde aquela época Jesus era amado e idolatrado, pois trazia não somente a Boa Nova, mas por trazer alivio as dores e mazelas daqueles que o cercavam. Seu manto era tocado, sua sombra era disputada, sua atenção era preciosa… Mas quando teve que ir para cruz teve que enfrentar a solidão, o descaso e a ingratidão até mesmo dos seus. O engraçado é o gesto nobre do Senhor, que mesmo prevendo tudo isso diz: “(…) Por acaso o empregado merece agradecimento porque obedeceu às suas ordens”?
Se voltarmos o nosso olhar para muitas (e nossas também) comunidades veremos o que? Ministros de música que querem receber pagamento pra tocar nas missas; veremos alguns pregadores profissionais que esquecem que o Apóstolo Paulo tecia tendas para se sustentar e defendia que as pessoas deveriam somente comer se trabalhassem.
“(…) Encontrou ali um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, e sua mulher Priscila. Eles pouco antes haviam chegado da Itália, por Cláudio ter decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo uniu-se a eles. Como exercessem o mesmo ofício, morava e trabalhava com eles. Eram fabricantes de tendas”. (Atos dos Apóstolos 18, 2-3)
Acho estranha essa inversão de valores que meio nos assola e atormenta. Ministros, padres, lideranças que se acham mais importantes que o próprio Deus que se faz pão; Quando minha vaidade é tão grande que o microfone não abaixa do 12; quando minhas homilias mais são ataques e desabafos a aqueles que não gosto ou aturo… E no meio disso um povo sem saber o que esta acontecendo…
Chato ver pessoas que acreditam em Deus brigar, sendo elas da mesma ou de outra religião. Será quem é o Senhor? Quem é o servo? Estamos confundindo?
Pastores enriquecendo e pedindo que as “ovelhas” abdiquem do dinheiro, do que é material, (…) é meio contra-senso, não acham? Ver pessoas saindo da comunidade por dificuldade com os irmãos também é. Qual é nossa função então? “(…) Prepare o jantar para mim, ponha o avental e me sirva enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber”.
Façamos nossa função. Exerçamos nosso ministério com respeito e afinco. Não percamos ninguém por nossas diferenças. Façamos realmente o que Deus quer.
Um imenso abraço fraterno.




VIDA SAUDÁVEL


Prisão de ventre: causas e prevenção


Estabelecer um horário tranquilo para ir ao banheiro diariamente. 
A prisão de ventre é a dificuldade para evacuar devido a uma constipação intestinal - retenção das fezes no intestino grosso.
Sintomas: Desejo freqüente de evacuar - sem sucesso, dores e mal-estar intestinal, inflamação do abdômen, cólicas.
A disfunção - A prisão de ventre é uma das causas principais das hemorróidas e da apendicite, assim como de acnes e da intoxicação geral do organismo. - Com a retenção das fezes no intestino, há maior fermentação, formação de gases, flatulência, distenção abdominal, assimilação de uma maior carga de toxinas e resíduos no organismo, além de uma tendência à irritabilidade nervosa.
Causas - Falta de fibras* na alimentação - Falta de ingestão habitual de frutas e verduras - Pouca ingestão de água diariamente - Falta de exercícios físicos - Gravidez, Estresse e Ansiedade - Fisiológicas e genéticas * A falta de fibras na alimentação pode ocasionar: - Obesidade, gota, diabete, pedra nos rins e na vesícula. - Hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, varizes e embolia pulmonar. - Apendicite, constipação intestinal, divertículos, hemorróidas, câncer de cólon. - Cárie dental, anemia perniciosa e esclerose múltipla.
Tratamento: Em caso de problema de prisão de ventre grave, deve ser feito um enema composto com glicerina e outros lubrificantes, usar um supositório de glicerina. - Evitar o uso freqüente de laxantes.
Prevenção: de prisão de ventre - Ingerir diariamente 8 a 10 copos de água. - Comer alimentos ricos em fibra ou adicionar um pouco de farinha de cereais naqueles mais pobres. - Comer pelo menos uma cenoura por dia. - Usar o azeite de oliva nas refeições. - Mastigar bem os alimentos. - Estabelecer um horário tranquilo para ir ao banheiro diariamente.

Fonte: maxway




MOMENTO DE REFLEXÃO


Não desperdice a oportunidade de crescer, se o desemprego bateu de repente, talvez seja um chamado, uma forma da vida despertar o seu potencial, onde você tem a opção de sentar e chorar, ficar se lamentando e perguntando o porque, ou visualizar oportunidades, novas portas, e assim, descobrir quem é você e do que é capaz.
Não desperdice a oportunidade de servir, o amigo aflito que ligou na hora que você não esperava, pede apenas um minuto de atenção, uma palavra, às vezes nem isso, apenas ser ouvido.
O filho cheio de rebeldia, pode estar pedindo um abraço, um tempo para se aproximar, a pessoa amada que anda tão nervosa ou triste, pode estar precisando simplesmente de mais atenção.
Tido parece tão distante e está bem a mão.
Não desperdice vida com reclamação, olhe em volta, olhe quanta coisa por fazer, olhe para dentro de você, veja o seu melhor, olha quanta idéia boa, quantos sentimentos, quanta vontade de ajudar, de criar, de ser diferente, então, tudo começa e termina dentro de você.
Pra que perder tempo com lamentações, buscando respostas que não vão mudar o ocorrido, o que passou, passou e o que importa é HOJE.
Onde você quer chegar HOJE?
Essa resposta é a moça que vai te empurrar para o futuro.
Enterre os mortos, se livre dos fantasmas, e recomece, um passo de cada vez, rumo ao futuro radiante, que brilha em você.


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário