Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 13/11/2014


Quinta-feira, 13 de novembro de 2014.


"A cultura ajuda um povo a lutar com as palavras, em vez de o fazer com as armas." (Glugiermo Ferrero)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 17,20-25

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galiléia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”.
Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um sama­ritano.
17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Queiroz


O Reino de Deus está entre vós.
Neste Evangelho, Jesus, respondendo à pergunta dos fariseus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus, diz que o Reino de Deus está entre nós.
Jesus deu o nome de Reino de Deus ao conjunto de todo o novo modo de viver que ele nos trouxe. “É um Reino eterno e universal, da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz” (Prefácio da Missa de Cristo Rei).
É um projeto de humanidade nova e, conseqüentemente, de mundo novo. Ele não chega ostensivamente, como uma grande e portentosa efeméride, abalando o céu e a terra.
Os fariseus, que fizeram a pergunta a Jesus, tinham uma noção muito errada do Reino de Deus. Eles pensavam que seria um reinado político, como no tempo de Davi e de Salomão.
O Reino de Deus é comparado com o alvorecer. A luz do sol já chegou, mas não plenamente, pois há ainda muita escuridão. Ou, numa comparação ainda mais bonita, é como a mulher dando à luz. A criança, que é o Reino de Deus pleno, ainda não nasceu, mas está aparecendo, entre dores, que são os sofrimentos dos cristãos.
Ele é uma realidade abranagente. Envolve toda a vida humana, em todas as dimensões. A Encarnação do Verbo de Deus acabou com a diferença entre profano e sagrado. Agora toda a realidade humana é sagrada, porque o homem é sagrado.
O Reino de Deus chegou aqui na terra quando Jesus nasceu. Durante a vida pública de Jesus, o Reino de Deus deu grandes passos na sua construção, e continua caminhando até hoje. Mas, de maneira perfeita e completa, foi só na pessoa de Jesus que o Reino de Deus já se realizou aqui na terra.
Nós não podemos dizer que o Reino de Deus “está aqui”, ou “está ali”, porque ele está presente na terra, mas misturado com outro reino oposto, que o livro do Apocalipse chama de reino da besta fera (Ap 11,7), ou reino da dragão (Ap 13,1-18).
O Espírito Santo nos dá o dom do discernimento para distinguirmos um do outro. Onde existe a verdade, a paz, a justiça, o bem, aí está o Reino de Deus. Onde existe a mentira, a violência, a injustiça, a desobediência a Deus e a falta de fé, aí está o reino da besta fera. O reino da besta fera leva à morte, o Reino de Deus leva à vida.
Os agentes dos dois reinos vivem em conflito. A turma do reino da besta fera já matou milhares de agentes do Reino de Deus. E os agentes do Reino de Deus já conseguiu converter milhares de agentes do reino da besta.
O trabalho de construção do Reino de Deus gera numa luta entre a verdade e a mentira, a santidade e o pecado, a justiça e a injustiça, a violência e a paz, o amor e o ódio, a solidariedade e a ganância, a vida e a morte. Muito sangue já foi derramado nessa luta, e ainda será. Basta ver os mártires. No centro da luta está a Igreja. Ela é santa, porque seu fundador e santo, é dirigida pelo Espírito Santo e tem muitas pessoas santas, entre as quais se destaca Maria Santíssima. Mas é também pecadora, pois nós, seus membros, somos pecadores.
Mas a nossa luta e a nossa esperança são de que a Igreja seja cada vez mais santa. Quando um cristão se santifica, toda a Igreja se torna mais santa; quando um cristão peca, toda a Igreja fica mais pecadora.
Certa vez, houve uma competição de cegos. O desafio era descer uma montanha de neve, usando esqui, e ver quem chegava primeiro. Para treinar, eles descaram a montanha várias vezes.
Mas cada um deles tinha ao seu lado um esquiador profissional, que ia dando ordens para ele. O profissional gritava: “esquerda”. “direita”. Enquanto obedeciam aos comandos, podiam fazer todos ziguezagues do percurso e cruzar a linha de chegada.
É assim que o Reino de Deus se constrói. É cada um dando a mão ao outro, suprindo a sua deficiência, pois todos somos deficientes em alguma coisa.
E a Santa Igreja tem uma estrela: Maria Santíssima. Ela é “a glória de Jerusalém, a alegria de Israel e a honra do Povo de Deus”. Que ela nos ajude a ser bons cidadãos do Reino de Deus.
O Reino de Deus está entre vós.




MUNDO ANIMAL

Cachorro em casa ou no apartamento


"Dicas para quem deseja ter um cachorro em casa ou no apartamento"



Não existe cachorro perfeito. Não existe cachorro mudo. Não existe cachorro sem personalidade. Não existe filhote que vá passar o dia inteiro sozinho e ainda assim vai aprender onde fica o jornal, onde ele pode ou não pode dormir, o que ele pode ou não pode roer. Principalmente: Não existe filhote emocionalmente ajustado e feliz que passe o dia inteiro trancado na área ou no banheiro de empregada, sem interagir com pessoas.

Se você trabalha fora o dia inteiro e quer ter um cachorro procure seguir algumas dicas:
" Só pegue o filhote quando você for tirar férias. Assim você vai ter, pelo menos, 30 dias pra ensina-lo o básico do básico e para estimular o seu filhote, socializando-o e estabelecendo um padrão de confiança com os seres humanos.

" Arme um esquema com a sua empregada ou diarista. Talvez ela possa vir um dia a mais na semana e também fazer companhia para o novo membro da família. Converse bastante com ela e certifique-se de que ela gosta de cães e que não se importa de brincar, passear e limpar o jornal dele.

O cachorro não tem educação e eu não quero gastar dinheiro com treinamento.


É bastante razoável que um cachorro não venha com manual de instruções e que também não saiba de cór as regras de convivência com os humanos, mas não se desespere. Tem muita coisa que se pode fazer para educar um filhote sem precisar gastar dinheiro. Sempre dá para pedir para um amigo entrar na Internet e visitar várias homepages sobre comportamento canino - a Lord Cão tem uma homepage, lembra?. Também sempre dá para comprar uma ou outra revista sobre animais que vem com um artigo importante. Mas acima de tudo, use o bom senso: toda a filosofia de se educar um cachorrinho está baseada em amor, paciência e persistência, e isso não custa nada.

Eu quero viajar, passar o fim de semana fora, saracotear, mas cachorro prende muito. Treiná-lo 20 minutos por dia? Impossível, o cachorro vai embora.

É verdade, cachorro prende muito. Cachorro precisa no mínimo de 20 minutos de atenção todos os dias para se manter obediente e educado (para ser feliz ele vai precisar um pouquinho mais do que isso). Cachorro vive, em média, de 10 a 15 anos.

Toda vez que eu encontro alguém que está determinado a pensar desta maneira, que definitivamente acha que não vale a pena dedicar nenhum minuto do seu precioso tempo para o cachorro, que isso é problema do caseiro, eu recomendo que eles procurem o mais rápido possível uma nova família para o peludão. O pobre cão merece coisa melhor.

Na verdade todos nós sonhamos com o cachorro perfeito. Lassie e Rin-Tin-Tin só existem, lindos e perfeitos, no cinema e nos filmes de "sessão da tarde". Por trás de um cachorro obediente e inteligente existem muitas horas de dedicação ao animal e ao seu treinamento. Mesmo que você não esteja querendo um cão capaz de proezas dignas de fazer inveja ao Flipper, é preciso entender que estamos lidando com um ser vivo que tem sentimentos, expectativas e que pensa (disso eu não tenho a menor dúvida). Um cão também sofre de estresse, ansiedade, melancolia e depressão. Cães também são capazes de amar incondicionalmente, de nos dar alegrias, de nos fazer rir e de nos consolar. Como todo relacionamento é preciso seguir regras básicas para se ter o melhor de um grande companheiro. É preciso ser generoso, ser dedicado, ter respeito e se fazer respeitar.

Ninguém precisa ter um cachorro, mas seria muito bom se todos os que os têm tivessem pensado muito bem antes comprar um, e que tivessem abraçado de coração o compromisso de cuidar dele com muito amor e carinho.

Fonte: Canal CyberDog
Fonte:http://www.amigospet.com.br/archives/00000458.php





MOMENTO DE REFLEXÃO

A pior coisa que um ser humano pode fazer é aceitar derrotas.

Uma pessoa que aceita as derrotas sem ao menos tentar entender o porquê da situação, sem lutar, sem reagir, está tornando-se uma marionete nas mãos do "destino" e nem reclamar pode.

Mas, é justamente isso o que o derrotado faz: ele reclama.

Reclama do governo, dos parentes, dos pais, da empresa, da escola, do professor, do colega, da amiga, do tempo, da temperatura e de tudo que puder torná-lo vítima de alguma coisa.

O derrotado é a própria expressão dos que se conformam com a dor, com a miséria, com as injustiças. Se você fala em terapias, ele desacredita.

Se você fala em religião, ele te ofende.

Se você fala em amor, ele quer te bater.

Se você pergunta se ele crê em Deus, ele responde aquele sim, mais murcho que tomate em final de feira.

O derrotado, até percebe que alguma coisa está acontecendo de errado em sua vida.

 O que antes era bom, ficou ruim.

O que antes dava certo, já não dá mais.

 que antes era amor, virou ódio.

Tudo começou a mudar de repente, assim, sem mais nem menos, e ao invés de lutar, de buscar ajuda, de ser humilde e pedir socorro, ele começa a colocar culpa nos outros e nas situações diversas.

Puro orgulho!

 Passar fome não é natural.

Passar humilhações não é natural.

Sentir desejo de morrer, não é natural.

Ter medo até da própria sombra não é natural.

Não conseguir dormir com calma e serenidade, não é normal.

Ter mil relacionamentos que não dão certo, não é normal.

Ter cansaço, desânimo exagerado e doenças que surgem do nada, não é natural.

Tudo isso, é um claro sinal de distância de Deus.

Tudo isso é indicação de que na sua vida o mais importante é ganhar dinheiro, é estudar para aquele concurso, é arrumar uma pessoa para relacionar-se, é arrumar um emprego, é fazer qualquer coisa em primeiro lugar, menos buscar á Deus.

Quando Deus está em segundo plano na vida de uma pessoa, pode apostar que ela é infeliz. Pode até ter muito dinheiro, pode ter carrões e iates de luxo. Pode ter milhares de "amigos", uma família super legal, esposa ou marido, filhos, pais vivos e maravilhosos.

Pode ter um belo emprego, passar naquele vestibular disputado ou no concurso público mais desejado. Pode ter todo o tesouro da Terra, mas sem Deus, sem ter Deus como prioridade na sua vida, a infelicidade, aquele buraco, aquele vazio no peito não passa, não sai nem com Lexotan, nem com Valiun, nem com cocaína, muito menos com a maconha.

Somente uma ligação, um encontro definitivo com Deus, sem fanatismo, sem rituais malucos, ou ervas diferentes, apenas com a sua simplicidade e humildade, poderá trazer a tão sonhada paz interior, a verdadeira felicidade.

 Humildade! Eis a palavra chave para esse encontro com Deus.

É preciso reconhecer que somos um nada, uma titica de gente diante da grandeza do Universo, diante do poder Dele.

Um breve terremoto e todos os grandes poderosos da Terra vão para o buraco.

Um erguer de alguns centímetros no nível do mar e o país que se julga mais poderoso no planeta some em minutos, engolido pelas águas, e lá se vai todo o orgulho, a empáfia, a falta de sentidos de pessoas que cada vez buscam mais e mais o ouro da Terra, o amor da Terra, o sal na Terra.

Coloque esse encontro com Deus como prioridade na sua vida.

Antes de mais nada, busque Deus, que o resto te será acrescentado.

(Palavras de Jesus: "Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.(LC 12:31)".


Paulo Roberto Gaefke

Nenhum comentário:

Postar um comentário