Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 27/11/2014


Quinta-feira, 27 de novembro de 2014.
Dia de Nossa Senhora das Graças



"Por vezes a ambição faz aceitar as funções mais baixas; é assim que se sobe, na mesma postura em que se desce." ( Jonathan Swift )


EVANGELHO DE HOJE
Lc 21,20-28

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras.
23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.
Hoje, quarta quinta-feira de novembro, é o Dia Nacional de Ação de Graças. Estamos no final do ano litúrgico e quase no final do ano civil; por isso queremos agradecer a Deus o ano que termina. Quantos benefícios recebemos dele! A vida, a saúde, a família, os amigos, a fé... Deus nos protegeu, estando ao nosso lado de manhã até a noite, e em todos os dias deste ano!
Deus provou que nos ama; vamos retribuir-lhe com amor também. “Que retribuirei ao Senhor por todo o bem que me deu?” (Sl 116,12). “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda bênção espiritual, nos céus, em Cristo” (Ef 1,3).
No Evangelho de hoje, Jesus começa preparando os habitantes de Jerusalém para o momento da invasão do exército romano, que aconteceria trinta anos depois. “Os que estiverem no campo, não entrem na cidade... Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estão amamentando naqueles dias!”
Os habitantes de Jerusalém “serão levados presos para todas as nações”. De fato, os romanos levaram milhares de judeus para Roma e outras cidades do Império, como escravos.
A partir daqui, a narração muda de tom e Jesus começa a falar da sua segunda vinda e dos sinais que a precederão. “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas”.
“Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória.” Jesus veio a primeira vez com aparência de fraco, uma criança pobre deitada numa manjedoura. Mas foi uma fraqueza apenas aparente; ele é forte, fortíssimo.
E Jesus termina apresentando o objetivo deste seu discurso, que é tranqüilizar os discípulos, pois estes sinais mostram o seu poder, e que ele vem para libertar os seus queridos e queridas discípulas. “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. É como quem diz: este mundo é cheio de tribulações, mas é passageiro. E quanto ao mundo futuro, não se preocupem, deixem comigo.
Na nossa luta do dia a dia, a segunda vinda de Jesus será como a chegada de alguém que vem nos ajudar a terminar uma tarefa, bem na hora em que já estamos cansados. Será como um preso que vê chegar alguém com a chave do presídio, a fim de soltá-lo. Ou como uma pessoa que está se afogando e vê chegar o salva-vidas.
Aquele dia será o fim de tudo o que os discípulos de Jesus detestam: injustiças, mentiras, maldades... Os maus e os corruptos vão ver com quantos cincos se faz um dez, com quantos paus se faz uma canoa. Descobrirão que este mundo tem dono, e um dono forte e poderoso, diante do qual todos os impérios e poderes são como uma palha.
Também o seu Reino, que está nas nossas mãos, é forte, fortíssimo, apesar de parecer fraco diante dos outros reinos e poderes do mundo. Basta ver a força desse Reino, ao ultrapassar os séculos. Diante de Jesus é a verdade e a justiça que valem. Quem segue outro caminho, um dia vai tremer de medo, como vara verde.
Jesus nos deixou todos os recursos para nos salvarmos, e vivermos eternamente com ele e com a sua Família no céu. Cabe a nós escolher se queremos caminhar com ele ou de costas para ele.
Em várias passagens da Bíblia, a segunda vinda de Jesus é chamada de “Dia do Senhor”, mesmo nome que damos para o domingo. De fato, o domingo é para nós uma celebração antecipada da segunda vinda de Jesus.
Às vezes a graça de Deus espera a nossa cutucadinha, a mãozinha do cristão que chega de leve... e Deus faz o resto. A nossa vida na terra é passageira. Que bom se nos dedicássemos mais aos valores da outra vida, tanto para nós mesmos como para os nossos irmãos!
Certa vez, um poeta e um artista estavam examinando juntos uma pintura de um célebre artista, retratando a cura dos dois cegos de Jericó. O artista perguntou: “O que lhe parece a coisa mais notável nesta pintura?”
O poeta respondeu: “Tudo na pintura é excelente. A forma dada a Cristo, as pessoas agrupadas, a expressão dos rostos, tudo”.
O artista pareceu achar o toque mais importante em outro lugar. Apontando para a estrada que passava ao lado, ele disse: “Você vê uma bengala descartada ali?”
“Sim” – respondeu o poeta – “mas o que tem a ver isso?”
“Meu amigo!” – continuou o artista – “Um cego estava sentado naquele pau ali, com a bengala na mão. Mas quando ouviu falar que era Jesus que passava, jogou a bengala fora e foi ao encontro dele. Isso porque ele estava certíssimo de que seria curado, e assim deixaria de usar a bengala. Cheio de alegria, ele em direção ao Senhor como se já estivesse recebido a graça.”
Que nós também observemos a grande pintura dos acontecimentos com mais fé e discernimento, a fim de descobrirmos nela os sinais da vinda de Cristo. Como seria bom se tivéssemos a fé daquele cego! Com certeza hoje não seríamos mais cegos, nem fisicamente nem espiritualmente. A nossa fé nos permitiria andar pela vida como se víssemos o invisível, e seríamos mais gratos a Deus.
Maria Santíssima era uma pessoa muito grata a Deus. O Magnificat é o mais belo hino de ação de graças existente na Bíblia. Quando o recitamos, não estamos para Maria, mas para Deus do jeito dela. No magnificat, Maria agradece a Deus tudo, até coisas que ainda não tinham acontecido mas que ela sabia que iam acontecer. Isso porque a sua fé era muito grande, e ela sabia que Deus não falha em suas promessas. Que ela nos ajude a ser gratos, e também a nos preparar bem para o encontro com Jesus em sua segunda vinda.
Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.




MUNDO ANIMAL

Remédios e técnicas caseiras para eliminar carrapatos.


Se seu cachorro em carrapato, aquele parasita horrível com muitas patas que engancham na pele e vai se alimentando do sangue do animal, você pode eliminá-lo com um método natural. Os carrapatos geralmente ficam atrás das orelhas, em volta do ânus ou na nuca, onde o pelo os cobre ou, ainda, onde o animal não consiga alcançá-los. Toda vez que seu bichinho retornar de uma viagem, principalmente de cidades com pastos e matagais, deve-se fazer uma “vistoria” em seus pelos para verificar se nenhum carrapato ficou preso neles, também, caso os veja, deve-se raspar continuamente ou tentar higienizar sempre as regiões antes indicadas.

Prepara uma mistura de duas partes (50/50) de álcool (antisséptico ao desprender o parasita da pele) e uma parte de óleo (para dar untuosidade). Colocar em um pano ou gaze e passar sobre o carrapato várias vezes, até que se desprenda sozinho. Também, se o cachorro permitir, pode-se manter o algodão grudado contra o carrapato para que ao respirar se solte da pele do animal.

Um dos remédios caseiros mais eficazes para os carrapatos é a camomila. Prepara um chá com algumas flores desta planta (ou, ainda, pode preparar com um sachê), deixa amornar, embeba em um algodão e aplica na pele do cachorro, sobretudo nas áreas críticas. Os parasitas começarão a se desprender da pele do animal. Depois, desinfetar bem a casa para não deixar nenhum rastro dos parasitas.

Um bom repelente caseiro pode ser feito, usando qualquer cítrico que tenhamos em casa, como pode ser a laranja, limão, mexerica etc. (os dois primeiros são os mais recomendados). Colocar para ferver meio litro de água e adicionar dois cítricos cortados em rodelas, com a casca. Quando chegar ao ponto de ebulição, deixar por um minuto e depois baixar o fogo no mínimo, e deixar por uma hora (tenha cuidado para não evaporar toda a água). Deixar esfriar e colocar em uma garrafa com borrifador. Aplicar sobre os pelos cachorro com cuidado para não atingir os olhos. Com este preparado também pode-se desinfetar a casa, sobretudo os pisos e os cantos.

O vinagre de maçã é muito bom para exterminar os carrapatos. Misturar em partes iguais vinagre e água, molhar um algodão ou pano limpo, escorrer bem e umedecer o pelo do cachorro. Depois aplicar como último enxágue depois do banho do animal.

Se os carrapatos deixaram feridas ou machucaram a pele do cachorro ou gato, você pode usar cremes de calêndula (cicatrizante), gel ou creme com aloe vera (a babosa é umectante) e óleo de lavanda (protetor).

Remédios e técnicas caseiras para eliminar pulgas

No caso das pulgas podemos considerá-los como os piolhos que as crianças geralmente apresentam. O problema destes parasitas é que não apenas afetam os bichos de estimação, mas também picam os seres humanos e podem transmitir doenças (uma delas, nos felinos pode até ser mortal). Para retirar as pulgas, você pode fazer uma infusão usando poejo (“hortelãzinho”) e uma vez que esfrie, verter em uma garrafa com borrifador; espalhar pela pelugem do animal sem enxaguar. Para prevenir a aparição, incluir levedura ou alho em pequenas porções misturados com a ração para que ao consumi-los emanem seus odores e evitem que a pulga tenha “vontade” de permanecer no cachorro ou gato.

Colocar para ferver três xícaras de água. Em um recipiente separado, misturar uma colher de vinagre de maçã e uma de vodka. Adicionar duas gotas de óleo essencial de lavanda, duas de eucalipto e como opção duas de opoponax. Depois, uma mistura de óleos, uma gota de óleo de cedro, gerânio, alecrim e manjerona. Colocar duas gotas de suco de limão e uma xícara de hortelã desidratada. Misturar bem e adicionar a água fervente. Deixar esfriar, coar e colocar em um frasco com borrifador. Depois borrifar onde desejar, na pelugem do animal, nos móveis, também pisos e paredes.

Misturar duas xícaras de água quente, 1/4 de xícara de álcool e seis gotas de detergente líquido. Com este “shampoo” caseiro lavar bem o cachorro até que fala uma espuma bem espessa. Depois enxaguar bem.

Você pode também eliminar as pulgas (e os carrapatos) colocando sal nas almofadas, pisos e na “caminha” do animal.

Como último conselho, não deixar de lado a boa alimentação dos animais para que tenham um sistema imunológico forte, evitando, assim, que os parasitas os adoeçam ou gerem anemia, debilitando, cansando o animal por lhe chupar o sangue. Incluir em sua comida ingredientes que contenham selênio, zinco e vitaminas do complexo B, principalmente.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Estava precisando fazer uma faxina em mim…
Jogar fora alguns pensamentos indesejados,
Tirar o pó de uns sonhos,
Lavar alguns desejos que estavam enferrujando…..
Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais.
Joguei fora ilusões, papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei…
Joguei fora a raiva e o rancor nas flores murchas
Guardadas num livro que não li.
Peguei meus sorrisos futuros e alegrias pretendidas e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.
Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão:
Paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de uma amiga sem gratidão, lembranças de um dia triste…
Mas lá havia outras coisas… belas!!!
Uma lua cor de prata…os abraços….
Aquela gargalhada no cinema, o primeiro beijo….
O pôr do sol…. uma noite de amor .
Encantada e me distraindo, fiquei olhando aquelas lembranças.
Sentei no chão,
Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou.
Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima
Pois quase não as uso – e também joguei fora!
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que fazer, se as esqueço ou se vão pro lixo.


Revirei aquela gaveta onde se guarda tudo de importante: amor, alegria, sorrisos, fé…..
Como foi bom!!!
Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, perfumei na esperança, passei um paninho nas minhas metas e deixei-as à mostra.
Coloquei nas gavetas de baixo lembranças da infância; em cima, as de minha juventude, e…
pendurado bem à minha frente,
coloquei a minha capacidade de amar… e de recomeçar…


Rosy Beltrão


Nenhum comentário:

Postar um comentário