Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 30/11/2014


Domingo, 30 de novembro de 2014.
Primeiro domingo do advento


"A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem” (Hb 11,1)


EVANGELHO DE HOJE
Mc 13,33-37

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.


Disse Jesus: “Ficai de sobreaviso e vigiai, porque não sabeis quando será o momento. Será como um homem que, ao partir para o exterior, deixa a casa e delega autoridade aos escravos, indica o trabalho de cada um e dá ordens ao porteiro para vigiar. Vigiai, pois não sabeis quando o senhor da casa voltará, se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo ou pela manhã, para que não aconteça que, vindo de repente, vos encontre dormindo. O que eu vos digo, digo a todos: Vigiai!”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jorge Lorente


Apesar de faltar ainda um mês para terminar o ano civil, estamos no início de um novo ano, pois começa hoje o ano "B" do calendário litúrgico. Feliz ano novo para você e para toda a sua família!!!
Já estamos vivendo o primeiro Domingo do Advento. Tempo de espera e de preparação para a chegada do Messias que veio para nos libertar da escravidão do pecado. Aniversário de Jesus, o Salvador da humanidade.
O evangelho de hoje sugere cuidado e atenção. É preciso vigiar, estar atento para não ser encontrado dormindo. Ai daquele que não estiver em seu posto de trabalho e ajudando na construção de um mundo novo.
Estar atento, vigilante e cumprindo a tarefa é o nosso compromisso batismal. Compromisso com os pobres, humildes, marginalizados e injustiçados. Nossa tarefa é levar esperança e dignidade aos menos favorecidos.
O desemprego, as favelas, a violência, a precariedade nas áreas de educação e saúde demonstram o descaso para com o próximo. Demonstram que alguns "empregados" não estão assumindo as tarefas deixadas pelo "Patrão".
Qualquer hora é hora, portanto "ficai atento e vigiai". O Dono da Casa poderá vir à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer... não sabemos a hora mas, que virá, virá! Virá de repente e poderá nos surpreender dormindo sobre um mundo de problemas sociais que procuramos não ver.
Poderá encontrar-nos com os olhos fechados para a superlotação das cadeias e com as costas voltadas para os milhares de menores abandonados. Poderá surpreender-nos fingindo não ver essas crianças cheirando cola e fazendo do "craque" o seu refúgio. Poderá ainda, nos questionar sobre aquele mundo de jovens segregados e amontoados sob as marquises.
Feliz daquele que, nesse dia, tiver respostas satisfatórias, que assumiu as suas tarefas, que lutou por mudanças, por dignidade e por justiça. Bem-aventurado aquele que se comportou como aquele porteiro que não foi flagrado cochilando e que, nunca foi surpreendido dormindo.
Ainda há tempo, é agora a hora de mudar! O mundo precisa de cidadania, de paz, de justiça e de amor; o mundo precisa de Deus. Ainda temos a tarde toda e a meia-noite, temos a madrugada e o amanhecer... isso é tempo mais que suficiente para acordar e partir para a luta em favor da vida.
Vamos promover a união e a partilha, essa é a tarefa para quem almeja a Glória Eterna.

jorgelorente@ig.com.br




VÍDEO DA SEMANA

Não permita que o espírito de vítima alimente a sua vida - parte 2
Padre Fábio de Melo





MOMENTO DE REFLEXÃO


Um rei tinha presenteado sua filha, a princesa, com um belo colar de diamantes.
O colar foi roubado e as pessoas do reino procuraram por toda a parte sem conseguir encontrar.

Alguém disse que um pássaro poderia tê-lo levado, fascinado pelo brilho. O rei então pediu a todos que voltassem a procurá-lo e anunciou uma recompensa de $50.000 para quem encontrasse.

Um dia um rapaz caminhava de volta para casa ao longo de um rio ao lado de uma área industrial. O rio estava completamente poluído, sujo e com um mau cheiro terrível. Enquanto andava, o rapaz viu algo brilhar no rio e quando olhou viu o colar de diamantes. Decidiu tentar pega-lo de forma que pudesse receber os $50.000 da recompensa. Pôs sua mão no rio imundo e agarrou o colar, mas de alguma forma o perdeu e não pegou. Tirou a mão para fora e olhou outra vez e o colar estava lá, imóvel. Recomeçou, desta vez entrou no rio e emporcalhando sua calça no rio imundo e afundou seu braço inteiro para pegar o colar.

Mas estranhamente, ele perdeu o colar novamente! Saiu e começou a ir embora, sentindo-se deprimido. Então, outra vez ele viu o colar, bem ali. Desta vez ele estava determinado a pega-lo, não importava como. Decidiu mergulhar no rio, embora fosse algo repugnante de fazer, tal a sujeira do rio e seu corpo inteiro tornou-se imundo. Mergulhou e mergulhou e procurou por toda a parte pelo colar, mas fracassou novamente. Desta vez ele ficou realmente aturdido e saiu sentindo-se mais deprimido ainda já que, sem conseguir pegar o colar, não receberia os $50.000.

Um velho que passava por ali, o viu e perguntou-lhe sobre o que estava havendo. O rapaz não quis compartilhar o segredo com o velho, pensando que o velho poderia tomar-lhe o colar para si, então recusou-se a explicar a situação para o velho.

Mas o velho pode perceber que o rapazinho estava incomodado e, sendo compassivo, outra vez pediu ao rapaz que lhe contasse qual o problema e ainda prometeu que não contaria nada para ninguém.

O rapaz reuniu alguma coragem e, como já dava o colar como perdido, decidiu por alguma fé no velho. Contou sobre o colar e como ele tentou e tentou pegá-lo, mas mantinha-se fracassando.

O velho então lhe disse que talvez ele devesse tentar olhar para cima, em direção aos galhos da árvore, em vez de para o rio imundo. O rapaz olhou para cima e, para sua surpresa, o colar estava pendurado no galho de uma árvore. Tinha, o tempo todo, tentado capturar um simples reflexo do colar.

E este é o final da história. A felicidade material é exatamente como o rio poluído e imundo; porque é um mero reflexo da felicidade verdadeira no mundo espiritual. Não alcançaremos a felicidade plena que procuramos na vida material, não importa o quanto nos esforcemos. Em vez disso, devemos "olhar para cima", em direção a Deus, que é a fonte da felicidade real, e parar de perseguir o reflexo desta felicidade no mundo material. Esta felicidade espiritual é a única coisa que pode nos satisfazer completamente.

Mas também não bastar ficar "olhando para cima". Necessário se faz trabalhar, progredir em direção do que lá está.

Peço a Deus que nos ajude a "OLHAR PARA CIMA" e "CHEGAR ATÉ ELE".


Tradução de SergioBarros

Nenhum comentário:

Postar um comentário