Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 17/12/2013



Terça-feira, 17 de dezembro de 2013


“Saudade é o amor que fica de quem não pode ficar!”


EVANGELHO DE HOJE
Mt 1,1-17


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naas­son gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Ba­bilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zo­robabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
A genealogia humana de Jesus confirma a casa de Davi para o nascimento do Messias. Uma geração onde foram feitas promessas, às vezes pulando gerações, mas foram pouca a pouco sendo cumpridas. Deus foi fiel a linhagem de Davi, mesmo que muitos dessa linhagem não ter sido tão fieis a Ele.
Nem toda a sabedoria que possuía Salomão foi suficiente para manter-lhe fiel a Deus. No final do seu reinado, possuía mais desaprovação que aprovações. Salomão abandona o Senhor (I Reis 11, 33). A sadia ambição se tornou ganância pelo poder. Seu prestigio já não era o mesmo quando paulatinamente foi deixando instalar o baalísmo nos cultos em Jerusalém. Seu filho Roboão, foi ainda mais cruel com os menores e mais necessitados (I Reis 12, 10-12); foi neste reinado que aconteceu a divisão do reino em Norte e Sul (Israel e Judá respectivamente). Estaria a geração comprometida? Não!
Deus suscita em abundancia personagens chamados profetas que levantam sua voz contra as arbitrariedades e muito mais que isso despertam novamente a ESPERANÇA das pessoas quanto a vinda do messias. Repare, onde parecia que tudo conspirava para decadência dessa linhagem, Deus faz renascer a FÉ. Não foi a primeira, tão pouca a ultima vez que Ele teve esses gestos de amor por nós
“(…) Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida. Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos. Sobreveio a lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça”. (Romanos 5, 18-20)
Conheço pessoas que condenam também suas gerações pelo insucesso ou ausência de oportunidades na vida. Pessoas que não sabem mais a quem culpar pelas fatalidades de sua vida, passam a culpar seus pais por isso. Deus não condena uma geração pelo ato falho de uma pessoa, como posso eu então condenar?
Isaias narra a vinda e o sofrimento do cordeiro de Deus aproximadamente 700 anos antes. Qual era a motivação de Isaias em saber que não veria a Graça de Deus sobre a terra? O que motivava o profeta? Deve ser a mesma motivação da mãe que espera a mudança de comportamento de um filho que da trabalho; ou a mesma esperança que nutri o coração de alguém que errou em recobrar o perdão, a liberdade, a vida…
Em todos os casos citados no parágrafo anterior talvez tenham a mesma motivação: a vontade, apesar da aflição, de se sustentar ou manter a confiança em Deus.
“(…) Meu coração e minha carne podem já desfalecer, a rocha de meu coração e minha herança eterna é Deus. Sim, perecem aqueles que de vós se apartam, destruís os que procuram satisfação fora de vós. Mas, para mim, a felicidade é me aproximar de Deus, é pôr minha confiança no Senhor Deus, a fim de narrar as vossas maravilhas diante das portas da filha de Sião”. (Salmo 72, 26-28).
Mas para que minha geração, minha vida, seja uma geração eleita é preciso olhar um pouco para dentro e ver se o que faço ou me esforço vale a pena o cumprimento das promessas de Deus. Comecemos por essas breves reflexões:
Se ainda tenho algo a perdoar…
Se algo ainda parece não ter solução que preciso manter a fé
Se algo deu errado que mereça um recomeço.
Um imenso abraço fraterno.




VIDA SAUDÁVEL


EU PRECISO USAR ÓCULOS?


Aquele amigo que já passou por você sem te cumprimentar não é necessariamente um mal-educado – ele pode ser míope. A miopia é um distúrbio visual que faz com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar de longe e aparece com frequência na vida adulta. Entre outras doenças visuais que afetam as atividades importantes do dia a dia, estão a hipermetropia (problemas para ver de perto) e o astigmatismo (distorção da imagem vista).

Sabe aquela dor de cabeça que incomoda há semanas e que nenhum analgésico parece funcionar? Ou quando as letras já estão tão embaçadas que é difícil não perceber que o uso de óculos resolveria a situação? Os sintomas podem ter começado bem antes, sem você perceber, pois muita gente recorre a um oftalmologista apenas no momento em que o problema já está em estágio avançado.

Segundo o doutor Renato Neves, oftalmologista do Eye Care Hospital de Olhos em São Paulo, a consulta é necessária para determinar um diagnóstico preciso, mas é fácil perceber alguns sintomas iniciais de distúrbios: “As pessoas devem observar os sinais, tais como frequentes dores de cabeça, olhos franzidos para enxergar melhor, necessidade de se sentar muito próximo da TV, do computador ou da lousa”. Existem, no entanto, atos que não chamam tanto a atenção de quem nunca usou óculos, mas que também precisam ser notados: coçar ou perceber os olhos lacrimejarem insistentemente; ler com a cabeça muito baixa ou ainda acompanhar a leitura com o dedo; demonstrar sensibilidade exagerada à luz; andar com a cabeça inclinada para baixo, expressando insegurança para ver e falta  de equilíbrio.

Os pais também precisam ficar atentos aos seus filhos. Muitas crianças são identificadas como hiperativas ou bagunceiras na sala de aula, mas talvez a dificuldade esteja em não conseguirem prestar atenção na aula por conta de um motivo bem simples: não estão enxergando o que está escrito na lousa!

O Dr. Renato dá dicas para identificar possíveis problemas visuais no seu pequeno. “Entre as crianças, os indícios são muito parecidos com os dos adultos, e é fácil perceber se elas ficam sentadas muito perto da televisão, debruçadas sobre a carteira para escrever no caderno, apertam os olhos para enxergar algo que está longe e se coçam bastante a região dos olhos.” O importante é nunca descuidar das consultas médicas. O recomendado é que os pais façam o checkup com um oftalmologista em três períodos principais: quando bebê, em idade pré-escolar e na adolescência.

Os adultos precisam visitar o consultório uma vez por ano, mas, a partir dos 40 anos, a situação requer cuidados mais específicos. “A presbiopia, ou seja, a tal da vista cansada, é muito comum nessa faixa etária. Mas também há doenças típicas da terceira idade, como a catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), as quais, assim como o glaucoma, devem ser tratadas o quanto antes para garantir melhor qualidade de vida à pessoa”, recomenda o médico.

Forçar a vista para atividades cotidianas e fazer disso uma rotina são os grandes responsáveis pelo comprometimento da visão, mas há maneiras de trabalhar o dia todo na frente da telinha sem prejudicá-la. “A pessoa que fixa os olhos no monitor por muito tempo acaba piscando menos e deixando-os ressecados. A síndrome do olho seco pode ter várias causas, e uma das mais comuns está relacionada ao uso do computador associado aos efeitos do ar condicionado”, alerta o especialista.  Anote as dicas médicas para amenizar esse problema:

1. Controle a iluminação do ambiente em que você trabalha – a luz precisa ser confortável para a vista. Nem muito forte, nem fraca demais.

2. Reduza o brilho do monitor – faça ajustes para que ele não tenha uma iluminação cansativa, o que também pode ressecar os olhos.

3. Faça pausas mais longas – concentrar-se na mesma atividade e na tela do computador por um longo tempo não ajuda. Tente impor pequenos intervalos a cada duas horas.

4. Pisque com mais frequência – sim, piscar é uma atividade regular e, na maior parte do tempo, inconsciente, mas é importante estimulá-la, pois ajuda a lubrificar os seus olhos. Afaste o olhar da tela, focalize algum objeto que está longe, pisque bastante e repita o mesmo movimento várias vezes por dia

Com o verão, é bom prestar atenção em que tipo de óculos de sol você tem. “As pessoas não deveriam sair de casa sem óculos de sol nem protetor solar – mesmo em dias nublados”, recomenda o Dr. Neves. Para ele, o importante é consultar um oftalmologista antes de adquirir um par e evitar as lentes pretas. As recomendadas para várias atividades são as que têm tons de cinza, mas existem também as lentes âmbar (para dirigir), as verdes (indicadas à terceira idade), as púrpuras (que aumentam o contraste ao ar livre) e as amarelas (adequadas para horários com baixa iluminação, como o entardecer).





MOMENTO DE REFLEXÃO


PAI NOSSO QUE ESTÁS NO CÉU
Sim, estás no Céu da mente de todo ser existente que sabe no céu viver...
És meu Pai, meu Paraíso, se eu ligar-me em teu poder.


SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME..
Porque o teu nome é sagrado está sempre bem guardado em todo Bem deste mundo.
Está no homem, na planta, na fera, na ave que canta, no céu ou no mar profundo


VENHA A NÓS TEU REINO.
O teu reino é a Verdade, e o amor de toda idade, e a alegria de viver...
É a saúde perfeita, e o prazer de quem aceita que tu estás em todo ser.


SEJA FEITA A TUA VONTADE
A tua santa vontade, e me dar felicidade, é me ligar só no Bem...
É me dar logo em seguida, as boas coisas da vida que eu desejo também.


ASSIM NA TERRA como no céu...
Deus está na matéria, porque Deus não é miséria porque Deus é perfeição.
Se meu corpo está doente, liga-me em Deus novamente e fico de novo são!


Assim na terra COMO NO CÉU...
A mente é um céu eterno, ou, então, o próprio inferno, que no início se traz.
Mas fazendo a tua vontade terei um céu de verdade, de harmonia, amor e paz.


O PÃO NOSSO DE CADA DIA...
O pão é a própria abundância que eu pedindo com instância, alcanço em qualquer lugar, hoje, amanhã, cada dia, porque o universo irradia tudo que eu mentalizar.
O pão nosso é a riqueza, saúde, emprego, salário, alimento, vestuário, terra que planto e que piso...
Pão nosso é paz, harmonia, amor e sabedoria, e tudo de que preciso.


NOS DÁ HOJE...
Foi na verdade por isto, que me ensinou Jesus Cristo: pede e tu receberás.
O que pedires ao Pai, se tua mente não sai, tu sempre conseguirás

PERDOA NOSSAS OFENSAS...
Sei que em Ti não há castigo, pois sou eu mesmo que ligo o meu poder destruidor.
Quando entro em desarmonia eu produzo a avaria que me traz doença e dor.


ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO...
Eu entendi o sentido e sei que assim que se faz.
Quem perdoa como deve, tem a mente limpa e leve, tem saúde e vive em paz.


NÃO DEVEIS CAIR EM TENTAÇÃO...
Na tentação negativa de tudo aquilo que priva a gente de ser feliz.
Só ligo meu pensamento em Deus a todo momento, e Deus sempre me bendiz.


MAS LIVRAI-NOS DO MAL
O mal sou eu que o crio quando eu mesmo me desvio da Harmonia do Bem só quero, neste momento, entender que é o pensamento que cria tudo.

Amém




Nenhum comentário:

Postar um comentário