Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 29/12/2013




Domingo, 29 de dezembro de 2013


“O dia que você quiser que o outro seja perfeito, você já esqueceu todas as regras do amor...Porque o amor nasce das imperfeições.” (Pe. Fábio de Melo)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 2,13-15.19-23

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!


13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.
14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.
15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”.
19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”.
21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO
Professor Isaías da Costa


A Bíblia apresenta uma estreita relação entre o ser criado "à imagem de Deus" e ser "um homem e uma mulher" (Gen. v. 1,27).A semelhança é isso. Deus é um só e apenas, mas não sozinho.O amor exige troca, comunhão interpessoal, é preciso ter um "eu" e "você". Então, o Deus cristão é Uno e Trino. Ele foi co-existem na unidade e distinção: unidade da natureza, vontade, intenção e características distintivas e as pessoas. Precisamente neste casal humano é a imagem de Deus. A família humana é um reflexo da Santíssima Trindade. Marido e mulher são, na verdade, uma só carne, um coração, uma alma, apesar da diversidade de gênero e de personalidade. Maridos são um do outro como um "eu" e "você", e são comparados com o resto do mundo, começando com os seus próprios filhos, como um "nós" como se fosse uma única pessoa, mas não singular, mas plural. "Nós", ou "Sua mãe e eu", "teu pai e eu." Assim falou Maria a Jesus, depois de encontrar no templo.
Sabemos que este é o ideal e como em todas as coisas, a realidade muitas vezes é bastante diferente, mais humilde e mais complexa, às vezes até trágica. Mas estamos tão bombardeados com casos de falhas que, talvez, por uma vez, não é mau voltar a propor o ideal do casal, em primeiro lugar na única naturais e humanos e, em seguida cristã. Ai de alcançar os ideais vergonha de um mal-entendido em nome do realismo! O fim de uma sociedade, neste caso, seria marcado. Os jovens têm o direito de transmiti-los, pelo ideal maior, não só o ceticismo e cinismo.. Pense nisso!

SEJA SIMPLESMENTE FELIZ








Nenhum comentário:

Postar um comentário