Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 23/12/2013



Segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

“O poder corrompe e o poder absoluto corrompe absolutamente. Corrompe material e espiritualmente.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,57-66

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor!


57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar--se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Qual é o seu nome? O que ele representa? O que sua mãe pensou ao colocar esse nome em você? Você gosta do seu nome?
A história judaica é cheia de simbolismos inclusive nos nomes dados as pessoas. Zacarias era sacerdote e muito respeitado, deveria ele conservar a tradição sacerdotal colocando no seu filho o seu nome. Mas o que aconteceu? Ao ser impelido pelo anjo que Isabel teria um filho em tenra idade, colocou-se em posição de dúvida sendo assim sentenciado a ver os fatos, sem poder falar uma só palavra. A mudez pela falta de fé calava Zacarias.
O plano de Deus estava acontecendo e forçadamente Zacarias não podia falar. Talvez a imagem de contemplação apenas com os olhos fosse frustrante, visto que aquele homem nasceu e fora impelido de anunciar as boas obras de Deus.
Ao sugerir um novo caminho, Deus começa pela mudança de paradigmas. Aquela criança precisaria outro nome e outro regime de vida. Não seria o sacerdote urbano como seu pai, mas alguém que clamaria no deserto; alguém que denunciaria novamente as arbitrariedades contra Deus e contra o povo; alguém que futuramente seria declarado como o maior dos homens nascidos.
Quantas pessoas vêem o plano de Deus sendo executado apenas com os olhos? Quantos, como Zacarias, não querem romper seus paradigmas, modos, atitudes e dar um novo caminho ou oportunidade a suas vidas?
“(…) O nascimento de João Batista nos mostra a atuação de Deus na história e que nem sempre entendemos esta atuação ou os nossos projetos são os mesmos dele. Quando existe discordância entre a vontade de Deus e a nossa vontade, nós nos tornamos limitados e incapazes de viver plenamente na graça divina e de comunicar esta graça aos nossos irmãos e irmãs, mas quando a nossa vida é conforme a vontade de Deus, a graça divina atua em nós, a mão do Senhor está conosco e a nossa boca se abre para anunciar suas maravilhas e proclamar os seus louvores”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Reconhecer que temos muito ainda por crescer é tomar uma atitude como fez Zacarias ao escrever no pedaço de tábua o nome que Deus escolheu. Nossa fé não esta no óbvio, mas no improvável. Nossa igreja nos impulsiona a ver um mundo que precisa de gente pró-ativa, destemida e empreendedora.
“(…) Talvez algum de nós possa pensar: o meu pecado é tão grande, o meu afastamento de Deus é como o do filho mais novo da parábola, a minha incredulidade é como a de Tomé; não tenho coragem para voltar, para pensar que Deus me possa acolher e esteja à espera precisamente de mim. Mas é precisamente por ti que Deus espera! Só te pede a coragem de ires ter com Ele”. (Papa Francisco)
Certa vez enquanto apanhava pra aprender usar o twitter, deixei uma frase instigante: “Esporte radical é ser cristão! Muita adrenalina! Quem tem medo pula fora!
“(…) Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto o nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus vos há de esclarecer. Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”. (Filipenses 3, 14-16)
Não fiquemos calados! Cada um tem um nome e uma missão! Assuma!
São João Batista, Rogai por nós
Um imenso abraço fraterno!





MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


Cuidado com o vírus do ESTRELISMO na empresa
Luiz Marins


Estrelismo é querer aparecer, querer ser estrela. Muitas vezes também significa ter um comportamento arrogante de querer ser tratado(a) como estrela (ou astro).

Muitas vezes o estrelismo é causado pelo fato do funcionário mais antigo ter informações que outras pessoas não possuem sobre o passado da empresa, sua história, etc. Muitas vezes o estrelismo tem como causa a proximidade com a direção ou chefias. Pessoas que trabalham muito próximo à diretoria podem começar a pensar que também são diretores e ter comportamentos de estrelismo.

Certa vez fiz um trabalho num hotel de luxo que recebia artistas famosos e até príncipes e princesas. Os hóspedes comuns reclamavam do estrelismo dos garçons e camareiras, que de tanto atender príncipes e princesas estavam se achando igualmente membros de alguma família real e tratavam hóspedes comuns com arrogância e desdém.

O estrelismo é prejudicial à empresa, é claro. Mas é ainda mais prejudicial àqueles que se sentem estrelas ou astros, pois poderão ser vítimas do afastamento das pessoas. O vírus do estrelismo é muito perigoso até mesmo para artistas, desportistas, políticos, e muitas vezes mortal para o sucesso de qualquer pessoa.

Pense nisso. Sucesso!




MOMENTO DE REFLEXÃO


A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver cerca de 70 anos. Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão. 
Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta.O bico, alongado e pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil! 
Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias. 
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão.Um lugar de onde, para retornar, ela necessite dar um vôo firme e pleno.Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando, corajosamente, a dor que essa atitude acarreta. Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas.
Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso vôo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos. 

Muitas vezes, em nossas vidas, temos que nos resguardar, por algum tempo, e começar um processo de renovação. 
Devemos nos desprender das (más) lembranças, (maus) costumes, e, outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos a voar. 
Um voo de vitória. Somente quando livres do peso do passado (pesado), poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Destrua, pois, o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as penas das suas asas dos maus pensamentos e alce um lindo voo para uma nova vida. 
Um voo de vida nova e feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário