Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 13/12/2013



Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Santa Luzia


“A única luta que se perde é aquela que se abandona!”(Maringhella)


EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,16-19


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16"Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17'Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!' 18Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: 'Ele está com um demônio'. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores'. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras."



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse evangelho me lembra uma comparação interessante e que cai bem para esse momento:
“(…) Você compra uma casa nova e lhe perguntam como ela é. Você responde que tem seis (6) quartos, sendo três (3) suítes, duas cozinhas, duas salas, área reservada para lazer, com churrasqueira, (…). Creia, vai ter sempre um que vai dizer que você é SOBERBO. Você então aprende com a correção e ao ser perguntado novamente diz que é uma casa boa e de bom padrão e convidá-os para conhecê-la. Ao chegar lá e dar de cara com todos aqueles quartos, banheiros e salas, sempre vai ter aquele que vai dizer: HUM! CARINHA DE FALSA MODÉSTIA! FINGINDO DE HUMILDE”! (risos)
Reparem se o exemplo dado não cabe certinho com a situação de Jesus? Não adiantava o que o Senhor dissesse ou fizesse, Ele estaria sempre equivocado aos olhos daqueles que não queriam ver a verdade, ou melhor, só queriam ouvir a SUA VERDADE.
“(…) Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua” (Santo Agostinho)
Mas o que fazer? Como não perder a motivação, o brilho e principalmente a fé mediante as perseguições, as calúnias, as injúrias que recebemos? Aprendemos que, quando isso ocorre no trabalho a Justiça nos ampara pela lei que pune o assédio moral; quando somos pequenos temos nossos pais para nos defender, mas e agora, quem pode nos defender das persistentes frentes de caluniadores que nos cercam? “(…) Porém é pelos seus resultados que a sabedoria de Deus mostra que é verdadeira”.
Carrego comigo uma fé e um pensamento que diz que todas as vezes que um filho de Deus for caluniado injustamente por alguém, até mesmo no mesmo dia aparecem dois ou três anjos de Deus que nos fazem acreditar do contrário. Que por maior que seja a dureza do opressor, é a força enraizada na fé do oprimido, que hoje se faz pequena e humilhada, que acaba gerando frutos. Quantas pessoas conhecemos que mesmo mediante a tantas críticas e fofocas consegue mesmo assim obter êxito nas suas tarefas?
Jesus se fez pequeno e indefeso numa manjedoura de uma cidade pequena de uma terra muito pobre; cresceu e foi majestoso sem perder a humildade. Humano, mas 100% divino. Olhou no coração e nos olhos de 12 homens sem talento algum, onde semeou a esperança de ver um mundo melhor, mais humano e fraterno. Esses doze homens simples deram frutos 100 por um. Todos foram perseguidos, quase na totalidade deles foram martirizados, mas não abandonaram a fé; sonhavam com que vemos hoje…
Outro homem precisou cair do cavalo pra entender a dinâmica da vida. Sonhou um dia poder ver a volta de Jesus, mas não se frustrou na velhice por não ter conseguido antecipar o momento que o Senhor voltaria. Olhou dentro de si, lembrou por onde percorreu e que mesmo manco conseguir alcançar. Talvez estivesse olhando ou contemplando o céu quando escreveu aos seus a mensagem: “Combati o bom combate e guardei a fé”.
E nós? Como estamos?
“(…) Muitas pessoas ouvem as mensagens do Evangelho, mas não se sensibilizam com elas, não correspondem a elas, de modo que elas não provocam eco em suas vidas. O conhecimento da Palavra de Deus é muito importante, mas não é tão importante como a comunhão de idéias e valores que deve haver entre os homens e Deus. O conhecimento nos ajuda a realizar esta comunhão de modo que ele é um meio necessário para que possamos atingir o fim, mas o conhecimento não é a finalidade em si. Se ficamos apenas no conhecimento, não dançamos com as flautas nem batemos no peito com o canto fúnebre, não comungamos as idéias de Jesus“. (Reflexão segundo a CNBB)
Um imenso abraço fraterno.




DICAS DE SAÚDE


A Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)
Doenca de Ekbom


O que é?

É uma doença crônica, trata-se de desordem sensorial, que se caracteriza por sensaçao de muito desconforto, parestesias (sensações subjetivas, de frio, calor, formigamento, pressão, etc.) que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação) nas pernas, principalmente, quando se esta em repouso. Afeta em torno de 15% da população adulta. Seu diagnóstico é importante, pois o tratamento é capaz de proporcionar alivio para aqueles que são afetados por este incômodo mal. Apresenta leve predomínio no sexo feminino.

O que se sente?

Manifesta-se por desconforto nos membros. As pessoas descrevem estas sensações como: fisgadas, intensas coceiras, que somente são aliviadas com movimentos de flexão, de extensão ou cruzamento das pernas. Essas manifestações costumam interferir com a qualidade do sono. A síndrome das pernas inquietas pode tornar difícil iniciar o sono e manter-se dormindo. Pessoas com síndrome das pernas inquietas não têm tempo suficiente de sono, podendo sentir-se cansadas e sonolentas durante o dia, o que torna difícil a concentração, interferindo no trabalho, estudo, e mesmo nas atividades cotidianas e, até mesmo, dando mau humor.
Tanto a frequência como a intensidade das manifestações são variáveis. Um determinado paciente pode ficar sem manifestações por longos períodos e outro poderá ser acometido muitas vezes durante um mesmo dia. A doença pode surgir em qualquer idade; entretanto, é mais comum seu aparecimento até os 40 anos. Os sintomas das pernas inquietas podem provocar um grande impacto negativo na vida do seu portador:

Como se adquire?

E provável que a herança tenha papel muito importante na gênesis da síndrome, embora outras patologias como anemia ferropênica e polineuropatia sejam importantes fatores.
Há dois tipos de síndrome das pernas inquietas:
Síndrome das Pernas Inquietas (SPI) idiopática. É o mais comum. Após se manifestar uma vez, geralmente, torna-se para toda a vida. Com o passar do tempo, os sintomas tendem a piorar e a ocorrer com maior frequência.
Síndrome das Pernas Inquietas Secundária. Esse tipo é causado por outra doença ou condição médica, e algumas vezes por certos medicamentos. Os sintomas podem desaparecer quando a doenca básica é curada ou se para de tomar o medicamento desencadeante.
Causas da Síndrome das Pernas Inquietas Idiopáticas
Nos casos de síndrome das pernas inquietas idiopática, a causa não é encontrada.
Causas da Síndrome das Pernas Inquietas Secundária
A síndrome das pernas inquietas secundária é causada por certos medicamentos ou por outra doença . Algumas doenças e condições médicas que podem causar a síndrome das pernas inquietas secundária são:

            Deficiência de ferro, com ou sem anemia.
            Insuficiência renal.
            Diabetes.
            Mal de Parkinson.
            Danos ao nervos das mãos ou pés.
            Artrite reumatóide.
Gravidez (surge no último trimestre e costuma desaparecer semanas após o parto).

Critérios Internacionais Mínimos de SPI

Desejo de movimentar os membros, geralmente associado à parestesia (sensações cutâneas subjetivas - frio, calor, formigamento, pressão cutânea - vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulo, ou à disestesia ( distúrbio neurológico caracterizado pelo enfraquecimento ou alteração na sensibilidade dos sentidos) sensações que ocorrem espontaneamente durante o despertar.
inquietude motora: os pacientes durante a vigília se mexem para aliviar os sintomas de parestesia ou disestesia ou de desconforto nas pernas.
sintomas pioram ou estão presentes só no repouso.
sintomas pioram no fim do dia ou à noite.
Outras Características Clínicas
Distúrbios do sono e suas consequências.
Movimentos periódicos dos membros durante o sono e movimentos involuntários em vigília e em repouso.
Exame neurológico e eletroneuromiografia normais nas formas idiopáticas. As formas secundárias apresentam as evidências clínicas e laboratoriais de acordo com a etiologia.
História familiar algumas vezes presente e sugerindo a herança autossômica dominante.

Teste Diagnóstico

O paciente é mantido imóvel no leito, com as pernas em hiperextensão. Esse método desencadeia sensações parestésicas e movimentos periódicos de membros em 81% dos pacientes com SPI, sendo feito registro eletroneuromiográfico do músculo tibial anterior. Outros
Alguns procedimentos diagnósticos são relevantes para os casos relacionados a distúrbios hematológicos (ferro, ferritina, transferiria, vitamina B12, folato), renais crônicos, e nos casos de suspeitas específicas, exames como a eletroneuromiografia, provas reumatológicas, exames vasculares, etc deverão ser apropriadamente solicitados.

Tratamento.

O tratamento da síndrome das pernas inquietas visa aliviar os sintomas, melhorar a qualidade do sono e tratar ou corrigir a condição que pode estar causando a síndrome. Várias drogas drogas podem ser empregadas para o controle dos sintomas.O tratamento deve ser iniciado quando os sintomas são graves durante o dia ou interferem no sono. O controle dos sintomas pode trazer real melhora na qualidade de vida.
Os aspectos relativos ao tratamento são controversos. Não existe medicamento específico para o tratamento da SPI.
A American Academy of Sleep Medicine reconhece que os agentes dopaminérgicos são as drogas que melhor resultado oferecem no tratamento da SPI.
Os tipos de tratamento incluem mudanças de hábitos e/ou medicamentos. As mudanças de hábitos que podem aliviar os sintomas da síndrome das pernas inquietas são:
Evitar álcool, cafeína, fumo e alguns medicamentos (certos antidepressivos, remédios contra náusea, anti-psicóticos e anti-histaminas).
Adotar bons hábitos de sono: manter o quarto quieto, escuro e confortável; usar o quarto para dormir e não para ver tv, usar computador e outras atividades; ir dormir e acordar nos mesmos horários.
Seguir um programa de exercícios físicos moderados.

SPI em criancas e adolescentes

Em adolescentes, a SPI secundária à baixa reserva de ferro está associada muitas vezes com insônia inicial grave e movimentos periódicos de membros. Em crianças, os sintomas de SPI e movimentos periódicos de membros não são específicos assim como dores de crescimento, sono não repousante, insônia e sonolência diurna, frequentemente não são percebidos pelos pais. Sugere-se também a correlação entre SPI e hiperatividade com déficit de atenção, bem como a íntima relação entre anemia (baixos níveis de ferro e ferritina séricos) e SPI e a melhora clínica com a ferro-terapia.


Fonte- ABC da Saúde




MOMENTO DE REFLEXÃO

​“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro”Fp 1.21

Pearl Gee de Ibsen, poeta norueguês, buscou sentido para a vida nas viagens exóticas, nas conquistas amorosas e nos prazeres do mundo. Viajou pelos quatro cantos da terra. Bebeu todas as taças dos prazeres. Não negou ao seu coração nenhum dos prazeres que seus olhos cobiçaram. No final da vida, retornou à sua terra e ao entrar em sua velha casa, frustrado com todas essas experiências, foi ao seu quintal onde havia um canteiro de cebolas.

Arrancou uma delas e começou a descascá-la. A cada casca que removia dava o nome de uma de suas conquistas e aventuras. Quando terminou de remover a última casca da cebola, percebeu que sua vida havia sido como aquela cebola, apenas casca sem nenhum conteúdo. Coisas não satisfazem a sua vida. Bebidas, aventuras e fama não podem preencher o vazio de sua alma.
 
Há um vazio dentro de você com o formato de Deus. Só Deus pode dar significado à sua vida. Paulo, mesmo numa prisão, no corredor da morte, disse com entusiasmo: “Para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. O sentido da vida é Cristo. Só ele preenche o vazio da alma e dá sentido à vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário