Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 10/12/2013



Terça-feira, 10 de dezembro de 2013


Já dizia o poeta: "Me de as flores em vida, O carinho, a mão amiga, Para aliviar meus ais... Depois que eu me chamar saudade, Não preciso de vaidade... Quero preces, e nada mais.” (Nelson Cavaquinho)



EVANGELHO DE HOJE
Mt 18,12-14


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos:
12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?
13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.




Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Hoje, em virtude do trabalho, família, estudo, compromissos diversos, (…) torna-se quase utopia esperar que possamos ir atrás de cada um que passou por nossas vidas e saber por onde andam ou como estão, mas imagino, ou pelo menos tento trazer na memória, cada ovelha que resolveu ir embora.
De fato não sabemos o motivo que a levou a fazer isso. De repente, talvez, por que um irmão foi muito duro com ela; ou em uma discussão corriqueira sobre um assunto pequeno e fútil, onde nenhuma das partes resolveu ceder e os “bicos” se bateram. Um parêntese: Imagine a cena, dois tucanos tentando comer uma mesma maça. Se um não esperar o outro, ambos ficarão sem comer e morrerão de fome. E de fato, quanto colegas, amigos, conhecidos, “morrem” de fome por se alimentar apenas do orgulho que os faz viver?
Enquanto isso (…). Imagino também a ovelha que perambula pelo mundo, que usa das suas luzes e encantos para seduzi-la, mas de fato não se preocupa com seu bem estar, se sofre, se passa fome… Vejo pessoas sem esperança e também sem chances; “ovelhas” que não se parecem mais com seres humanos. Pessoas que temos a impressão que a luz dos sonhos se apagou.
Às vezes esquecemos que por debaixo de tudo aquilo que vemos ainda existe um ser humano.
“(…) Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes”. (Mateus 25, 42-43)
Muitas vezes nós mesmos abrimos as “portas do cercado” para as ovelhas cuja lã não combina com a nossa. Abrimos as portas quando fazemos ou permitimos as críticas infundadas, quando não queremos ouvir outra opinião, quando nos esquecemos de elogiar. Quantos casamentos acabam em virtude da falta de elogios? Abrimos as cancelas quando não nos preocupamos com quem esta fraquejando ou quando cometeu um deslize.
“(…) Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes, cuidai em não pôr um tropeço diante do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda”. (Romanos 14,13)
Chego a devida conclusão que se não tenho tempo pra ajudar a buscar, que não seja eu que leve alguém a se afastar.
Nessa semana somos chamados a rever nossas atitudes para que o reino de Deus surja, pois se Ele ainda não é vivido hoje é por culpa ou da nossa omissão ou da nossa maldade inerente. O reino começa quando eu desisto de atrapalhar.
Um padre certa vez disse que pouco adianta estender meu vínculo com Deus se não melhorar, na mesma proporção a minha relação com aqueles que estão ao meu lado, pois bem aventurado não aquele que levanta as mãos e louva, mas aquele que se importa com o sofrimento do que esta ao seu lado. Se não atrapalho, já ajudo!
Depois de tudo isso pergunto: Tendo um homem 99 ovelhas e uma delas se perde, como é que arrumo tempo pra perder com “picuinhas”, tucanos teimosos e julgamentos?
Escrevi isso ano passado, mas ao lê-lo de novo, será que algo mudou em nossa conduta?
Um imenso abraço fraterno.




VIDA SAUDÁVEL


A CHIA E OS SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE


Originária do México, a chia é uma grande aliada da saúde, pois é fonte de fibras e contém vitaminas do complexo B, minerais e ômega-3. Por fazer parte do grupo das sementes, como a linhaça, o gergelim, a quinoa e o girassol, esse grão tem propriedades antioxidantes e desintoxicantes.

De acordo com a nutricionista Mariana Klopfer, a chia neutraliza os radicais livres ao combater o envelhecimento celular e protege o organismo contra inúmeras doenças. Além disso, ao entrar em contato com a água, ela forma um gel no estômago, reação que desacelera a digestão e dá uma sensação de saciedade. Por isso, faz com que você sinta menos vontade de comer grandes porções.

Porém, antes de encher o prato de chia, preste atenção às recomendações da especialista: apesar de todas essas propriedades e nutrientes, o ideal é que ela não seja consumida sozinha. “Precisamos lembrar que esse grão deve fazer parte de uma dieta variada e equilibrada, com outras sementes ou similares. Só assim será possível aproveitar todos os seus benefícios à saúde”, ensina.

Como consumir?

Apesar de estar disponível em diferentes opções, por exemplo, óleo e farinha, Mariana dá outra sugestão: “Sempre oriento as pessoas a consumirem a chia em sua forma natural. Assim, os grãos são mastigados, quebrando a casquinha que atua como fibra, sem a perda dos nutrientes”.

Outra maneira é moê-los e comê-los imediatamente, o que evita o desperdício das suas propriedades.

Sem contraindicação

A chia não tem contraindicação, mas isso não quer dizer que possa ser consumida em excesso. Uma colher de sopa diária é suficiente e pode complementar uma vitamina, um suco, um iogurte, uma salada ou uma fruta, entre outros alimentos, fornecendo mais nutrientes à sua alimentação.

A força da chia

O Portal Vital perguntou ao endocrinologista Fadlo Fraige e à nutricionista com especialização e mestrado em cardiologia Ana Paula Avelino de que maneira a chia ajuda no combate de alguns males à saúde. Confira a seguir o que eles dizem.


Diabetes: Por ter um baixo índice glicêmico, a chia evita picos de açúcar no sangue, que levam à hipoglicemia, comum em diabéticos. Com o consumo regular dessa semente, o nível de glicose fica estável. “O fato de você ingerir a fibra encontrada na chia, acompanhada de verduras escuras e outros alimentos no início das refeições, diminui a elevação da glicemia”, explica o médico.
Colesterol e pressão sanguínea: Muitos dos nutrientes da chia diminuem as chances de a pessoa desenvolver pressão alta e favorecem a manutenção de um bom colesterol. Ana Paula Avelino conta que a fibra e o ômega-3 da sua composição são fundamentais para “diminuir as placas de gorduras nas artérias (aterosclerose), e melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo os níveis de colesterol LDL [colesterol ruim] e aumentando os de HDL [colesterol bom] na circulação.” Além disso, a semente aumenta a fluidez sanguínea, pois reduz os tromboxanos (moléculas que estimulam a contração dos vasos) e eleva a taxa de síntese de prostaciclinas, que atuam como vasodilatadoras.
Obesidade: Essa doença pode ser combatida com a sementinha. “O peso excedente contribui para problemas cardiovasculares, a exemplo do infarto e do derrame. O gel produzido pelo contato da chia com a água causa saciedade, enquanto o magnésio diminui a gordura abdominal”, explica Ana Paula. Segundo Fadlo, ingerir líquidos durante as refeições não diminui a saciedade, pois causa o “efeito sopa”: sensação de fome mesmo após você ter se alimentado. “O ideal é consumir alimentos secos, que ficam mais tempo no estômago”, formando um bolo alimentar, complementa o endocrinologista.






MOMENTO DE REFLEXÃO


Não se preocupe.
Quando o amor de Deus chegar ao seu coração, ele vai encontrar portas abertas.
E mesmo que você nem esteja buscando-o, ele vai transformar tudo em você.
Mas é tudo mesmo.
O seu jeito de olhar para o mundo, para as pessoas, para as coisas antigas...
Tudo vai ter um novo sentido.
Ao ponto de reconhecer que enxergava, mas era cego.
Lia tudo, mas não compreendia.
Sabia de tantas coisas, mas na verdade, não sabia de nada.
Era cheio de coisas externas, mas vazio por dentro.
E o que era defeito nos outros, era o seu reflexo.
Somos assim mesmo antes da Luz.
Nos achamos invencíveis, poderosos, fortes o bastante.
E basta por vezes, uma dor até pequena, para revermos os conceitos.
Somos abalados em nossa estrutura, caímos, temos medo.
E antes que o sol da meia-noite apareça, a Luz se faz, e antes mesmo que você se esqueça,
Deus vem mostrar algo fundamental para todos nós:
- o seu valor.
E, a partir do seu reconhecimento pessoal, você cresce e aparece.
Porque o medo deixa de existir por existir.
E no seu eu mais profundo, vem a vontade de ser feliz.
Não com as coisas do mundo, que logo perecem.
Mas com as coisas do espírito que são imortais.
Amar, ser amado, doar-se, receber, ser e estar.
Eis ai o fundamento da verdadeira caridade:- eu me amo e assim posso te amar.

Fique com Deus, hoje e sempre,
Amém.


Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário