Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 12/12/2013



Quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Nossa Senhora de Guadalupe


"Se cada um cultivar afeto, beleza e lealdade em seu ambiente, por pequeno que seja, isso há de espalhar claridade no mundo".(Lya Luft)


EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,39-47


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


39Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu". 46Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador".



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Maria é modelo a ser seguido e idealizado por todo cristão por inúmeros motivos, mas hoje de modo especial divago sobre a presença de Jesus. Como assim?
Maria ao se apresentar a Isabel para ajudá-la no final de sua gestação é recebida com uma ação do Espírito Santo que rompe as barreiras do entendimento humano fazendo com que a criança em seu ventre a reconhecesse como aquela que portava a graça. Maria refletia a própria presença de Jesus.
Quantas vezes nos sentimos atraídos pela presença de Jesus em um irmão. Como era legal e atrativo participar das missas do padre Orozimbo na Igreja N. Sra. da Guia e nem vou falar das celebrações repletas de sentimento presididas pelo nosso arcebispo? Como transmite tranquilidade e paz as músicas do Walmir Alencar? Quem conseguia sair desanimado ou desesperançoso após uma palestra do padre Léo? Não conseguimos fazer diferente do pequeno bebê João Batista no ventre de sua mãe. Vibramos, pulamos, (…).
Um dia fui fazer um curso fora do estado e me hospedei na casa do meu padrinho de crisma (que é meu tio). Ao ver-me ele disse que: “meu filho, olho pra você e vejo um padre! Você transmite paz!”. Deus bem sabe também quantos maus exemplos eu já dei também, mas em suma, se após longos anos de caminhada, você ainda não transmite paz(…)
Seja diferenciado, as pessoas reconhecerão isso logo de cara.
289. Com os olhos postos em seus filhos e em suas necessidades, como em Caná da Galiléia, Maria ajuda a manter vivas as atitudes de atenção, de serviço, de entrega e de gratuidade que devem distinguir os discípulos de seu Filho.(…) (Documento de Aparecida)
Mauricio de Souza, um renomado desenhista e cartunista, criou a turma da Mônica cuja estrela é a própria Mônica. Ela é gentil, educada, prestimosa, (…) mas brigueeeeeeennta e geniosa! Às vezes a vida e as nossas opções não oportunizaram que fossemos cultos, com muito estudo, faculdades (…) “sobrando” (ao nossos olhos) pra nós a função de Cebolinha, ou seja, de pouco destaque, coadjuvante e muitas vezes nos surpreendemos invejando aqueles que tem o perfil da Mônica, o centro, o foco…
Irmãos lembremos de uma coisa: sem desdenhar dos “Mônicas”, pois são importantes e já tem suas próprias batalhas por se colocar à frente, mas Deus usou um Cebolinha bem gago para tirar seu povo do deserto. Conta-se, não sei se é fato ou lenda da internet, que Moisés era tão gago que seu irmão falava por ele às vezes. Moisés (nosso cebolinha) pela fé abriu o mar, tirou água da pedra, recebeu as tábuas da lei (…) e não buscou glórias pra si, prova é que nem se sentiu digno de adentrar a terra tão esperada e prometida.
Maria foi uma coadjuvante importante (cebolinha) na história de Jesus. A humildade é sua marca. Ela foi o perfeito sacrário. Em seu ventre habitou e cresceu o Rei dos Reis (quer mais?) e como D. Milton diz: a pessoa em que o Espírito Santo mais operou.
Se você é chamado a ser Mônica ou Cebolinha, Pedro ou Paulo, Moisés ou Davi (…) não importa. O que realmente importa é que você, eu, nós transmitamos a presença de Jesus e em seu serviço diário (trabalho, casa, igreja, …) seja pela fala, olhar ou gestos…
Um imenso abraço fraterno e que Maria, hoje de Guadalupe, nos abençoe.




MUNDO ANIMAL


QUANDO O SEU CACHORRO CAVOUCA


Não é só cachorro grande que gosta de procurar chineses no jardim da casa.

Teoricamente todos os cães, de todas as raças, gostam de cavoucar. O que a gente observa é que as raças originalmente desenvolvidas para um trabalho específico e que demanda muita energia, tende a cavoucar muito mais do que as outras raças. Alguns exemplos são:
Pastores Alemães, Rotties, Huskies, Beagles, Cockers, Dachshund, Labradores, Goldens, e é claro, os especialistas na arte de desencavar até o esgoto, todos os terriers.

Pra solucionar o problema dos nossos obreiros de metrô, é preciso primeiro entender porque os cachorros cavam:

* Eles cavam para fazer suas "camas". Cães que ficam o tempo todo no jardim costumam escolher um local "predileto" para deitar e, ao mesmo tempo, tomar conta da casa toda. Nada melhor do que fazer uma "caminha" neste lugar. Puxa daqui, tira matinho dali, remove umas pedrinhas de lá, quem foi o louco que colocou esta bromélia bem no meio do meu quarto?, e pronto, temos um adorável local de repouso, com vista pro mar e totalmente decorado.

* Eles cavam porque estão entediados. Não tem ninguém com quem brincar. Provavelmente a coisa começa com aquela plantinha sem-vergonha, que balança prá lá e prá cá, convidando pra brincar. Primeiro a gente destrói a plantinha, puxando cada folhinha com a delicadeza de um hipopótamo. Depois, quando já não tem nem um cabinho pra contar a história, a gente começa a cavar para ver da onde ela (a plantinha) veio e se tem outra escondida lá dentro. Aí a gente ouve uma voz, bem baixinho, estranha, mas com certeza chamando pra brincar num lugar novinho em folha. É o tal do chinezinho. Cavando, cavando, cavando, um dia a gente chega lá. E por falar nisso, quantas coisas a gente acha no caminho, não é mesmo?

* Eles cavam para se exercitar. É justamente por isso que as raças de trabalho tendem a cavoucar mais. A maioria dos donos não exercita o ser cachorro de forma constante e suficientemente. O que fazer com toda esta energia? Bem, depois de puxar todas as roupas do varal, roer o para-choques do carro, perturbar a vida do gato, pular que nem um desvairado em cima das pessoas, só resta cavar o jardim atrás de um tesouro do pirata.

* Eles cavam para ficar fresquinho. Especialmente as raças do rio e as calorentas. Cavando eles conseguem achar uma terra mais fresquinha e úmida, melhor só na praia. Se estiver muito frio eles também podem cavar para ficar mais quentinhos, já que enroladinhos num buraquinho é mais fácil de controlar a temperatura. Exatamente como os Huskies, Samoiedas e Malamutes fazem na neve.

* Eles cavam para esconder a comida rara de aparecer (aquele osso mensal, talvez), ou quando tem muita "gente" para disputar um biscrock e a barriga ainda está cheia. Nem todos os cachorros enterram seus pertences preciosos, embora este ritual faça parte dos instintos ancestrais. Cachorros que gostam de enterrar coisas, enterram biscoitos, brinquedos, sapatos, carteiras, celulares, ou quase tudo que eles puderem ter acesso. É lindo quando eles são pequenininhos, mas um desespero quando eles ficam grandinhos.

* Eles cavam pra trabalhar. A teoria de todo Terrier é: se não posso ser desentocador de raposas, vou ser arqueólogo e achar um dinossauro ENORRRRRRRRRRRRME, só para mim. :-P É que nem ser aviador: tá no sangue e não há nada que vá faze-los mudar de idéia.

* Eles cavam para escapar. Claro, um dia você leva o seu peludão para passear no "Baixo Totó". Deixa ele tomar umas biritas, mexer com umas cadelinhas, surfar nas ondas, e depois nunca mais. O cão pede a chave do carro emprestada, e você nada! Pede pra sair com uns amigos sábado à noite,e você manda ele voltar antes das 10 da noite. Ele pede pra dormir na casa da namorada, e você diz que não porque ela não é de boa família. Até eu fugia! Falando sério, machos tendem a cavar perto das cercas para fugir, mais do que as fêmeas. Provavelmente tudo começa com um espírito mais independente, e um cheirinho de cadela no cio também não ajuda nada.

* Eles cavam porque tem um bichinho no jardim. Em alguns casos o seu jardim tem camundongos (só não vou dizer rato que é pra não assustar os mais sensíveis B-D). Você ainda não sabe, mas o seu cachorro já sentiu o cheirinho deles. As vezes o ratinho ainda está no terreno baldio do lado, mas o peludão quer acabar com este intruso o mais rápido possível.

Soluções? Bem, depois que o cachorro começa a cavar e adquire o hábito, fica MUITO difícil de corrigir o problema. Em alguns casos é só "dar" aquilo que ele precisa. Ou seja, mais exercício; uma casinha ou abrigo, com um paninho pra ele empurrar pra lá e pra cá e fazer a cama do jeito dele; reservar um horário, todos os dias, para brincar com o totó; acabar com os roedores;

Se isso não bastar existem outras técnicas "mais drásticas" para tentar recuperar o cachorrão.

* Crie um caminho para ele passear pelo jardim e cerque as plantas com seixos rolados (pedras redondas e de vários tamanhos). Cães detestam pisar em superfície irregular.

* Deixe o buraco fedorento. Ponha um pouco do próprio cocô do cachorro dentro do buraco e tampe. Poucos cachorros irão continuar cavando naquele lugar depois de achar os "presentinhos" uma meia dúzia de vezes.

Que tal um banho? Enterre parte da mangueira (com a ponta virada pra cima) dentro do buraco e fique perto do registro de água. Quando o cachorrão estiver chegando perto é só abrir a torneira e assistir ao susto.

* Você também pode dar o banho. Leve o jornal para o jardim e sente-se com a mangueira do lado. Se o peludo tiver a audácia de começar a cavar na sua frente ligue o jato d'água enquanto diz NÃO, e mostre a ele o que é um Lava-a-Jato.

* Reserve um cantinho onde ele possa cavar e ensine o comando "CAVA-CAVA". Alguns cachorros se dão por satisfeitos com tamanha gentileza.

* Banque o político brasileiro. Acabe com a obra do metrô, porque foi um outro prefeito quem começou e você não vai ter tempo de inaugurar a obra na sua gestão. Ponha um pedregulho dentro de cada buraco e jogue um pouquinho de terra por cima. É difícil encontrar um cachorro com as ferramentas necessárias para quebrar brita. A grande maioria desiste do emprego.

Claudia Pizzolatto -"Professional Dog Trainer"





MOMENTO DE REFLEXÃO


Já ouvi contar uma linda história sobre o momento em que Deus criou cada um de seus filhos e deles se despediu, a fim de que seguissem seu caminho, sem, no entanto, perder a intuição do que vale a pena e do que não vale.
Dizem que o último colóquio entre Deus e o ser humano, antes do mesmo aportar na Terra foi:
-Filho de meu coração, com o qual compartilho a minha essência, o meu poder e o meu amor! Aproxima-se o momento em que o soltarei na Terra, para que conheça toda a grandiosidade da vida que estou lhe dando. Que fique gravado em sua mente o meu pedido: não perca a simplicidade de sua alma, ela é a cópia da minha... não ofereça ao vento a inteligência que lhe dei, pois ele levará embora o seu discernimento, e se isso acontecer, será fácil você se apegar ao que não lhe será de utilidade. Prefira o verbo singelo, que não ofende e nem oprime. Conserve expressão suave, para que seu irmão veja em você a delicadeza que lhe dei. Seja leve como o pássaro, que ao bater as asas, solta um ruído agradável, e ao gorjear, encanta os demais animaizinhos que se põem a ouvi-lo. Aprenda a agradecer e a retribuir, pois, todo ato de cortesia, mostrará a beleza de seu humor. Quando algo o entristecer, busque logo a alegria em algo que lhe dê satisfação, pois não o criei para a tristeza. Use aparatos poucos e tão elegantes quanto os seres translúcidos do fundo do mar. 
E quando estiver difícil a caminhada, não se esqueça de me chamar, através da voz do seu coração, pois é por ela que virei a você. Por mais que esteja em desespero e em lágrimas, lembre-se que o sol voltará a brilhar. Será apenas questão de tempo.
E, dando um beijo na fronte do filho criado, soltou-o em espírito... e o mesmo veio descendo à Terra, qual pluma dançante ante a brisa que suavemente o depositou no ventre de sua mãe.
Assim, irmãos queridos, não nos percamos de Deus, pois Ele não Se perde de nós.


Maria Nilceia



Nenhum comentário:

Postar um comentário