Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 18/06/2013



Terça-feira, 18 de junho de 2013



“Deus permite o mal tempo pra te ensinar a vencer as ondas.”



EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,43-48


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos.
46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.








MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
A mensagem do monte teria um tremendo impacto se fosse aplicada em nosso meio. O que seria o mundo se Israel parasse de atacar a faixa de Gaza ou se os Talibãs esquecessem a guerra religiosa contra o ocidente?
Pensamos muito no MACRO, mas o que ela (a palavra) pode fazer num MICRO mundo chamado PESSOA? O que aconteceria se cada um se empenhasse de todo coração de toda sua alma como foi sugerido por Jesus em outro momento? Creio eu que o mundo mudaria.
“(…) Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5)”. (Mateus 22, 37)
Uma questão: Será que fazer o bem, sem nada querer em troca, passou a ser uma virtude de poucos abnegados que o mundo prefere chamar de TOLOS?
Certa vez um grande homem chamado Ghandi deparou-se com algo extraordinário. Conheceu a história, e bem mais que isso, os ensinamentos de um Jovem Galileu que propunha uma mudança radical no paradigma de como viver e de viver numa determinada época. Ouviu que o mundo mudaria através da transformação, chamada conversão, de única pessoa. Talvez o franzino homem indú tenha dado mais valor a mensagem do monte que nós mesmos.
Se eu mudar hoje talvez o mundo não mude de imediato, mas a conseqüência da minha transformação será análoga a ação de uma pequena pedra no lago, que ao produzir impacto, transforma o seu redor em ondas que poderão fazer mover quem vive a vida pairando na superfície, ou seria melhor dizer, já resignado com que vê, ouve e constata.
Minha ação será pequena se eu pensar no MACRO? Ao lembrar agora de uma antiga fábula ou conto de sabedoria, me fez meditar: a estrelinha do mar que voltou para o oceano, lançada por aquele que a escolheu entre tantas outras, mudará o mundo?
“(…) Todas essas coisas se regozijam com as ordens do Senhor, e mantêm-se prontas sobre a terra para servir oportunamente, e, chegando o tempo, não omitirão uma só de suas palavras. Por isso, desde o princípio estou firme em minhas idéias; refleti e as escrevi. Todas as obras do Senhor são boas; ele põe cada coisa em prática quando chega o tempo. NÃO HÁ RAZÃO PARA DIZER: ISTO É PIOR DO QUE AQUILO, PORQUE TODAS AS COISAS SERÃO ACHADAS BOAS A SEU TEMPO” (Salmo 39, 37-40)
Num contexto sócio-político, o que esperar de alguém que não mede esforços para se eleger num cargo eletivo? Como não se lembrar das pessoas que após eleitas tomam conta apenas dos seus (e principalmente dos SEUS interesses) amigos? Como deitam na suas camas ao saber que milhões ficaram sem merenda porque não votei a favor de uma emenda que não foi proposta por meu partido?
Creio eu que se votássemos num candidato que não me oferecesse nada em troca (um favor, um cargo, uma ajuda) e sim propostas, trabalho e honestidade teríamos mais chance de ver menos gente nas ruas ou morando em favelas. Agora de repente entendo o porquê uma atitude MICRO pode mudar o paradigma de uma MACRO.
Pensando somente nos MEUS não mudamos a vida dos SEUS e tão pouca a DELES.
“(…) Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu”.
Um imenso abraço fraterno!




VIDA SAUDÁVEL


Guia básico para quem mora sozinho(a)


Faça um planejamento alimentar: mesmo morando sozinha tente montar um cardápio da semana. Isso irá facilitar na hora da compra. Atenção para a data de validade dos produtos: alguns produtos possuem data de validade muito curta, com isso você terá um prazo muito pequeno para consumi-los.
Na hora das compras resista às guloseimas: quem faz compras sozinha geralmente não resiste às tentações das guloseimas e petiscos. Passe longe desses alimentos e dê prioridade aos mais naturais. Escolha alimentos saudáveis: abuse das frutas, legumes, verduras, cereais integrais, sementes oleaginosas, leite e iogurte desnatado, frutas secas e sucos de frutas.

ORGANIZANDO A DESPENSA


- Ovos:  prefira embalagens com meia dúzia para não deixar estragar.

- Arroz: compre embalagens menores. Tenha também um próprio para risotos.

- Azeite de oliva: o extra virgem é o mais indicado para saladas.

- Cereais matinais: tenha sempre. Prepare-os com leite e frutas.

- Condimentos: mostarda, ketchup, molho de pimenta.

- Enlatados: atenção para a data de validade. As seletas são bem práticas. Grão-de- bico, feijão e lentilha podem ser transformados em sopas.

- Filé de peixe, frango ou de peru congelados: são embalados um a um.

- Frios: compre em quantidade mínima. Perdem rapidamente o sabor e aroma.

- Frutas ou polpa de frutas congeladas: são ideais para sucos ou batidas à base de leite e iogurte.

- Geleias: há embalagens individuais, dê preferência às que não contêm açúcar adicionado.

Mel: use no leite ou iogurte batido, ou para acompanhar banana.

- Molhos base: para servir com massas, carnes, aves, peixes, saladas e em sanduíches.

- Pão de fôrma: há embalagens com 8 fatias. Deixe na geladeira.

- Peixes em conserva como atum, sardinha, salmão: prefira os conservados em salmoura, que são menos calóricos. Há embalagens pequenas.

- Queijos: compre pedaços pequenos. O fresco pode ser encontrado em embalagens menores. Pode ser congelado.

- Saladas prontas: basta temperar.

- Sopas prontas ou quase prontas: tenha sempre para as emergências.

- Temperos desidratados: alecrim, salsinha, manjericão, manjerona, cebola e alho, entre outros.

- Torradas: há no mercado torradas embaladas com 2 unidades.

- Verduras e legumes congelados: há muita variedade no mercado.

Receitas de emergência para quem mora sozinho(a)

Sanduíches: feitos com ingredientes saudáveis podem ser uma ótima opção para quem mora sozinha e não tem tempo para preparar uma receita elaborada. Incremente-os com verduras, legumes ralados, pastas feitas com ricota temperada e até fatias de frutas, como a maçã.

Omeletes: são preparações bem práticas e nutritivas. Acrescentando verduras como espinafres, brócolis, rúcula e couve, tornam-se ainda mais ricos em ferro e vitaminas.

Saladas: após comprar as verduras lave e seque as folhas, coloque-as num recipiente fechado e armazene na geladeira, na prateleira ou gaveta própria para verduras. O molho também pode ser preparado com antecedência: faça um molho à base de azeite de oliva, limão, vinagre balsâmico, mostarda e sal e deixe na geladeira. Para incrementar as saladas use kani kama ( que é embalado um a um), atum, azeitonas, pedaços de queijo branco.

Sopas: para deixar as sopas prontas mais nutritivas inclua legumes congelados ou em conserva, queijo ralado, ovo (deixe cozinhar como se fosse poche), pesto (que pode ser comprado pronto), crouton no momento de servir, feijão em conserva ou pré-cozido. Prepare as sopas com legumes ou grãos em conserva. Para isso, bata-os com água, caldo de carne, de legumes ou de galinha e tempere com ervas desidratadas. Leve ao fogo e deixe ferver.

Macarrão: salvação de quem mora sozinha. Pode ser preparado em poucos minutos. Escolha uma massa de boa qualidade (dê preferencia às massas secas que podem ser armazenadas por mais tempo) e use molhos prontos, azeite com salsa e cebolinha ou alho e óleo. No caso do molho ao pesto, guarde a sobra na geladeira. Para não alterar a cor, regue com azeite de oliva e procure consumi-lo logo, use em sanduíches.

Dra. Maria Candida Zacharias - mcz@vidanutritiva.net




MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia, certa vez, uma cadeira muito bonita. Era o enfeite da casa. Mas, com o tempo, ela se desgastou e começou a ficar feia. Em alguns lugares, a tinta sumiu e aparecia a madeira. As pernas ficaram bambas...
Até que veio alguém, pegou a cadeira e a jogou no porão, junto com outros móveis estragados. Aí sim, a cadeira ficou tão feia que nem parecia mais cadeira.
Mas, um dia, um belo dia, a porta do porão se abriu, duas mãos grossas pegaram a cadeira e ela foi para uma marcenaria.
Lá, ela recebeu, primeiro, uma lixa grossa. Foi muito doído. Perdeu toda a roupa. Depois, veio uma lixa fina, e outra mais fina... A cadeira aguentou tudo.
E foi compensador. A beleza de sua madeira chamou a atenção de todos. Nem quiseram mais pintá-la. Apenas lhe passaram uma camada de verniz transparente.
Pronto, a cadeira foi recuperada e ganhou novamente o seu lugar de honra: A sala de visitas.
Que tal enfrentarmos uma boa lixa no sacramento da Penitência, e depois nos revestirmos do belo verniz das virtudes cristãs? Pode ser difícil, doído, mas compensa.
“No princípio, Deus criou o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia; as trevas cobriam o abismo... Deus disse: Que exista a luz!... Então Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança... E Deus viu que tudo o que havia criado era muito bom” (Gn 1).

Pelo trabalho, continuamos a obra de Deus na criação do mundo e do homem. Não só na criação, mas também na recuperação. Isso a começar conosco mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário