Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 24/06/2013



Segunda-feira, 24 de junho de 2013
Natividade de São João Batista



“Tem pessoas que têm um sol dentro de si. Não se abalam com as tempestades e fazem questão de iluminar os outros.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 1,57-66.80


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”.
61s outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram admirados. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
Aproveitando sempre mensagens que temos passado, buscamos mais uma vez no baú uma das mensagens que muito me tocaram. Segue então mais uma delas.
(…)
Qual é o seu nome? O que ele representa? O que sua mãe pensou ao colocar esse nome em você? Você gosta do seu nome?
A história judaica é cheia de simbolismos inclusive nos nomes dados as pessoas. Zacarias era sacerdote e muito respeitado, deveria ele conservar a tradição sacerdotal colocando no seu filho o seu nome. Mas o que aconteceu? Ao ser impelido pelo anjo que Isabel teria um filho em tenra idade, colocou-se em posição de dúvida sendo assim sentenciado a ver os fatos, sem poder falar uma só palavra. A mudez pela falta de fé calava Zacarias.
O plano de Deus estava acontecendo e forçadamente Zacarias não podia falar. Talvez a imagem de contemplação apenas com os olhos fosse frustrante, visto que aquele homem nasceu e fora impelido de anunciar as boas obras de Deus. Ao sugerir um novo caminho, Deus começa pela mudança de paradigmas. Aquela criança precisaria outro nome e outro regime de vida. Não seria o sacerdote urbano, mas alguém que clamaria no deserto; alguém que denunciaria novamente as arbitrariedades contra Deus e contra o povo; alguém que futuramente seria declarado como o maior dos nascidos.
Quantas pessoas vêm o plano de Deus sendo executado apenas com os olhos? Quantos, como Zacarias, não querem romper seus paradigmas, modos, atitudes e dar um novo caminho ou oportunidade a suas vidas?
“(…) Numa época de profundas e sucessivas mudanças socioculturais que afetam nosso mundo, trazendo novos e sérios desafios, a Igreja é chamada a proclamar com coragem, entusiasmo e criatividade a mensagem perene do Evangelho, para que nossos povos “tenham vida e a tenham em abundância”, a qual consiste em acolhermos a oferta que Deus nos oferece em Jesus Cristo, para assim participarmos de sua própria vida trinitária. “Essa vida nova de Jesus Cristo atinge o ser humano por inteiro e desenvolve em plenitude a existência humana em sua dimensão pessoal, familiar, social e cultural.” Toda a missão de Jesus Cristo consistiu em levar à humanidade essa vida divina manifestada em suas palavras e concretizada em suas ações. O Reino que ele proclamava era de fato um Reino de Vida”.( § 5 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2008/2010 – CNBB)
Reconhecer que temos muito ainda por crescer é como fez Zacarias ao escrever no pedaço de tábua o nome que Deus escolheu. Nossa fé não “(…) O projeto salvífico de Deus se realiza na humanidade através de um povo, o Povo de Deus, com a missão de ser luz para as nações. Também a Igreja Primitiva se entendeu como Novo Povo de Deus, que deveria levar a salvação de Jesus Cristo através dos séculos para todos os homens e mulheres. Vivendo e proclamando os valores do Reino de Deus, a Igreja é, assim, o “sacramento universal da salvação”. ( § 47 Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2008/2010 – CNBB)
esta no óbvio, mas no improvável. Nossa igreja nos impulsiona a ver um mundo que precisa de gente pró-ativa, destemida e empreendedora.
Esses dias, enquanto apanhava pra aprender usar o twitter, deixei uma frase instigante: “Esporte radical é ser cristão! Muita adrenalina! Quem tem medo pula fora!
“(…) Persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo Nós, mais aperfeiçoados que somos, ponhamos nisto o nosso afeto; e se tendes outro sentir, sobre isto Deus vos há de esclarecer. Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente”. (Filipenses 3, 14-16)
Não fiquemos calados!
SÃO JOÃO BATISTA, ROGAI POR NÓS!
Um imenso abraço fraterno!




MOTIVAÇÃO NO TRABALHO
Max Gheringer responde


Palavra da semana: ORDINÁRIO
Algo normal, que é feito como sempre foi feito. Esse é o sentido da expressão “ordinário, marche” dos quartéis – caminhar em perfeita ordem, sem atropelar o da frente e sem sair da fila. O sentido moderno, de “coisa malfeita”, é um sinal dos tempos. Fazer apenas o que qualquer um também pode fazer passou a ser considerado “pouco”ou “abaixo do esperado”. A mesma coisa aconteceu com “mediano” – o que está na média.


Trabalho em uma grande empresa, que volta e meia aparece na imprensa como “modelo em gestão de pessoas”. Porém, o que vejo são colegas querendo subir a qualquer custo, chefes pressionando cada vez mais e um ambiente de trabalho tenso. Será que estou sendo ingênua ou minha empresa cria esses programas de gestão só para aparecer em revistas? – Lisete
Nem uma coisa nem outra, Lisete. Você não é ingênua e sua empresa é bem-intencionada, apesar de ela mostrar certa queda pelo chamado “Marketing de RH”. Empresas não criam programas para que todos sejam felizes, mas para balancear a tensão que nasce da pressão por resultados de curtíssimo prazo. Sem esse equilíbrio, a situação seria de paranóia generalizada. Há três tipos de empresa: (a) as que oferecem mais dinheiro para compensar a pressão; (b) as que oferecem programas de relaxamento e qualidade de vida; e (c) as que acham que o empregado tem mais é de trabalhar e parar de reclamar. Sua empresa é do tipo b. Você só vai valorizar o que ela lhe oferece no dia em que estiver numa das outras duas.


Sofri abusos morais por parte de meu ex-chefe. Fui reclamar diretamente com o presidente da empresa, mas não adiantou e acabei sendo dispensado. Devo relatar isso em futuras entrevistas? – Vinicius

Só relate se você não estiver interessado em conseguir um novo emprego. No caso de ir direto ao presidente, você atropelou a hierarquia e os canais de comunicação da empresa. No caso do ex-chefe, uma regrinha básica em entrevistas é: “Nunca diga nada negativo sobre alguém que não está presente para se defender”.


Trabalho há três anos sem registro, porque vejo vantagens em... – R. Carlos

O futuro lhe mostrará que não há vantagem nenhuma em ser um trabalhador irregular. Isso só interessa à empresa contratante, que está “economizando” nas contribuições legais. Se você pretende ter uma carreira profissional séria, saia da marginalidade profissional.


O que devo responder quando o entrevistador pergunta minha pretensão salarial? – Rosany

Que você está mais interessada, neste momento, em trabalhar naquela maravilhosa empresa e que a oportunidade será mais importante que o salário inicial. O motivo da pergunta não é “contratar quem pede menos”. É descobrir quais candidatos têm expectativas altas demais – e, portanto, já se sentiriam frustrados desde o primeiro dia, se fossem contratados.


Pensando em meu futuro profissional, quais cursos são mais indicados? – Roberta

O ideal seria você conciliar o que gosta de fazer com o que vai gerar oportunidades de emprego. Uma das maiores agências de contratação de São Paulo publicou uma pesquisa referente às vagas abertas no ano passado e que exigiam curso superior completo. Os mais solicitados foram profissionais formados em Engenharia, Administração e Informática. Os menos procurados: Direito, Comunicação e Psicologia. Isso não significa que não existem vagas nessas áreas. Existem, mas praticamente a totalidade delas é preenchida através de indicações diretas.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Certa vez, uma pessoa estava andando numa região rural e viu, na beira da estrada, uma rolinha deitada de costas e de patinhas para cima.
A pessoa perguntou: "O que você está fazendo aí, rolinha, desse jeito, com as patinhas para cima?"
Ela respondeu: "Eu ouvi dizer que o mundo vai tombar, e eu não vou deixar. Vou segurar".
A pessoa deu risada e disse: "Onde já se viu, rolinha, você, com essas perninhas tão fininhas, vai conseguir segurar o mundo?"
Ela respondeu: "Sozinha, eu não dou conta. Mas estou fazendo a minha parte. Se todos fizerem como eu, o mundo não vai virar".

Esta é a nossa missão. Fazer a nossa parte, o que está ao nosso alcance, mesmo que pouquinho. Começar pela nossa família e pela nossa Comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário