Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 02/06/2013





Domingo, 02 de junho de 2013



Já reparou que as crianças quando brigam sempre voltam a brincar juntas? É porque vale mais a felicidade do que o orgulho.



EVANGELHO DE HOJE
Lc 7,1-10



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!



Quando Jesus acabou de dizer essas coisas ao povo, foi para a cidade de Cafarnaum. Havia ali um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito. O empregado estava gravemente doente, quase morto. Quando o oficial ouviu falar de Jesus, enviou alguns líderes judeus para pedirem a ele que viesse curar o seu empregado. Eles foram falar com Jesus e lhe pediram com insistência:
- Esse homem merece, de fato, a sua ajuda, pois estima muito o nosso povo e até construiu uma sinagoga para nós.
Então Jesus foi com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial romano mandou alguns amigos dizerem a Jesus:
- Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz.
Jesus ficou muito admirado quando ouviu isso. Então virou-se e disse para a multidão que o seguia:
- Eu afirmo a vocês que nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!
Aí os amigos do oficial voltaram para a casa dele e encontraram o empregado curado.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia
Tem um vídeo promocional (propaganda) na internet onde dois homens saem num trailler de lanches para o meio de um deserto e lá, no meio do nada, um deles resolve parar e montar a barraca. Um lugar longe de tudo. No vídeo vemos a insatisfação do colega ao imaginar que andaram tudo aquilo para nada e o outro agindo naturalmente esperando os possíveis clientes.
Parecia que não ia dar em nada quando um meteoro cai próximo o local onde colocaram sua lanchonete móvel e com a novidade, uma infinidade de repórteres e curiosos vieram cobrir o fato. Sim! Eles lucraram, pois era o único posto com esse serviço para atender aquela multidão. Sei que é um filme mas algo fica nesse epílogo: Um demonstrou fé e sagacidade e o outro, que era preso ao que via, preso assim aos fatos.
O que é fé?
Fé é um ato heróico humano em acreditar sem precisar ver; é um dom de Deus oferecido a todos, no entanto, nem sempre o exercemos; mas fé por si só é apenas um dos dons do Espírito Santo.
A FÉ NÃO É NADA SEM O TEMOR DE DEUS. Como posso mover uma montanha com a fé do tamanho do grão de mostarda se não acredito no feito e tão pouco em quem as realiza? O centurião da narrativa de hoje tem a fé a humildade de reconhecer sua pequenez perante aquele que podia mudar o quadro que parecia irreversível. “(…) Senhor, não se incomode, pois eu não mereço que entre na minha casa. E acho também que não mereço a honra de falar pessoalmente com o senhor. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom”.
MUITA GENTE TEM FÉ, MAS NÃO TEM A SABEDORIA. De fato ninguém deseja que nossos entes queridos morram, mas em dados instantes da vida, ou da sobrevida de enfermos, a morte liberta. Talvez fé seria dizer: Deus! Faz o melhor por ele (a)!
OUTROS TÊM FÉ, MAS NÃO TEM A FORTALEZA, pois não suportam os primeiros ventos que antecedem a tempestade. Há uma frase do Escritor Augusto Cury que diz: “(…) Ninguém é digno do oásis se não aprender a atravessar seus desertos”. (Augusto Cury)
OUTROS TÊM FÉ, MAS NÃO TEM A CIÊNCIA, pois se abrissem os olhos conseguiriam ver Deus em meio à tempestade segurando sua mão e não deixando afogar, sucumbir, sofrer… Deus não fica feliz com o sofrimento de ninguém, pois não foi Ele que impetrou o que nos aflige, mas com certeza Ele esta ao nosso lado ofertando a melhor alternativa ou saída sem ferir o livre arbítrio.
“(…) Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, DEUS DE TODA A CONSOLAÇÃO QUE NOS CONFORTA EM TODAS AS NOSSAS TRIBULAÇÕES, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!”. (II Coríntios 1, 3-4)
Também não sou digno que o Senhor entre em minha morada, pois preciso ainda mais buscar a fé que esse homem e outros tantos tiveram. Jonas foi a Nínive sem acreditar na conversão das pessoas e Deus agiu. Se hoje nós, meio cristãos ou mornos, Ele já age, imaginemos se fossemos quentes?
O que precisa ser mudado ainda na nossa vida que precise iniciar pela minha fé?
Um imenso abraço fraterno





VÍDEO DA SEMANA


Campanha que visa acabar com o desperdício de comida.

Você tem o hábito de jogar comida fora?
Quando pensar em fazer isso, lembre-se de milhões de pessoas pelo mundo afora que não tem o que comer, ou que sobrevivem de alimentos bizarros. Pense naqueles que estão acamados com doenças que os impedem de ingerir qualquer tipo de alimento e acabam morrendo de fome. Pense bem antes de encher o prato com alimento que não vai conseguir consumir, e não se esqueça de agradecer e pedir a Deus que abençoe o alimento disponível na sua mesa e também a todas as pessoas que trabalharam pra que ele chegasse até você.
Veja o vídeo abaixo.





MOMENTO DE REFLEXÃO



Certa vez, um senhor queria se separar da esposa, porque ela não limpava a casa. Era uma sujeira que ele não suportava.
Mas antes ele foi consultar um sábio. Este ouviu tudo calado e, no fim, disse: “Vocês criam algum animal?” “Sim”, respondeu o homem. “Nós temos uma cabra”.
O sábio falou: “Pegue essa cabra e ponha dentro da sua casa. Dia e noite. Não a tire de lá. Daqui a uma semana você volte aqui”.
O homem achou aquilo um absurdo. Mas obedeceu. Voltou para o seu lar, explicou para a família, e colocou a cabra dentro de casa.
Como foi duro passar aquela semana! Era um mau cheiro horrível. Finalmente chegou o dia, e ele voltou ao sábio.
Este disse: “Vocês criam galinhas?” “Sim”, respondeu ele.
- “Quantas?”
- “Umas vinte”.
- “Então pegue todas e ponha também dentro da sua casa. E daqui a uma semana volte aqui”.
Pronto, o homem foi para casa confuso e sem entender aquele sábio. Mas obedeceu. Na semana seguinte, voltou, e o sábio falou: “Agora, tire a cabra e as galinhas, e volte ao que era antes. Daqui a uma semana você venha aqui”.
Quando, na semana seguinte, ele voltou, o sábio perguntou: “E agora, como está a sua casa?”
- “Uma beleza. Foi um alívio!”
- “E a casa, está suja?”
- “Até que não. Conseguimos limpar tudo, e tiramos até o mau cheiro dos estrumes”.
E o homem nunca mais reclamou que a sua casa era suja.
Existem situações piores do que a nossa. “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2Cor 12,10).



Nenhum comentário:

Postar um comentário