Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 26/01/2013





Sábado, 26 de janeiro de 2013
Dia da São Timóteo e São Tito


"As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida." {Mario Quintana}




EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,1-9


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ ”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO

Alexandre Soledade


Bom dia!
Esse evangelho parece estar fora da seqüência, visto que já estávamos no capítulo doze, mas como bem sabemos, isso quando ocorre significa algo diferente neste dia, uma festa, uma comemoração, (…) São Lucas, médico e pintor. Homem culto e profissionalmente preso aos detalhes. Se Marcos narra o evangelho sobre os olhos de Pedro, Lucas, narra sob a ótica do que aprendeu com seu mestre – Paulo. Não é por nada que a narrativa de Atos dos apóstolos tenha sua assinatura literária.
Ele esta presente nas caminhadas de Paulo e é dele a narrativa do evangelho que inclui os “fora do processo”, ou seja, os menores. Mais que uma vontade ou ímpeto de Paulo, Lucas acredita também no reino de Deus para excluídos. Sua narrativa, em grego, demonstra o amor de Deus pelo que sofre, pelo pobre, por aquele que roga por misericórdia. É dele as narrativas não imaginadas pelos judeus como as citações do bom samaritano.
Acompanhou Paulo quando preso e nas audiências; persistiu na caminhada, mesmo após o martírio do seu mestre.
“(…) Demas me abandonou, por amor das coisas do século presente, e se foi para Tessalônica. Crescente, para a Galácia; Tito, para a Dalmácia. SÓ LUCAS ESTÁ COMIGO. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é bem útil para o ministério. Tíquico enviei-o para Éfeso”. (II Timóteo 4, 10-12)
Lucas é um bom exemplo para aqueles que acreditam num ideal e ainda veem na fé uma forma de sair do cárcere que vivem. É uma pessoa que, como Mateus, encontra um tesouro maior e que vale a pena tudo abandonar. Lucas é um bom exemplo de amigo que não foge, não abandona seu ideal em meio às turbulências. É um bom exemplo daquele que empresta seu talento, o que aprendeu, para pintar a esperança nos corações dos que sofrem.
Ele segue bem os passos daquele o batizou e converteu
“(…) Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria. Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus”. (II Timóteo 1, 7-8)
Hoje, somos muito mais que setenta e dois que vão de dois em dois ou mais pelo mundo, mas olhando sobre outra ótica, somos muito menos que os poucos que antes. Nossa fé parou nos milagres, a deles no encontro; nossa fé é presa ao extraordinário, a deles em manter-se caminhando em meio a tantas perseguições; Jesus os enviou, e a nós também…
“(…) Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. Santifico-me por eles para que também eles sejam santificados pela verdade. Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim. (…) e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste como amaste a mim”. (João 17, 18-19; 23)
Ao patrono dos médicos nossos pedidos, para que interceda a Jesus por aqueles se sentem inválidos, afastados, descrentes, (…); pedimos que como Lucas, continuem a caminhar e ver a esperança mesmo quando tudo parecer acabado.
São Lucas, rogai por nós, pois “(…) O Reino de Deus chegou até vocês”.
Um imenso abraço fraterno.




CASA, LAR E FAMÍLIA

Cuidados para a conservação de Nobuck e Camurças.

Líquidos recentemente derramados na superfície de couro podem ser removidos com um pano ou lenço de papel. Sempre limpe o couro com pano úmido da parte externa para a parte interna da mancha. Para a camurça sempre termine o processo de limpeza esfregando levemente o couro com uma escova macia. Manchas mais antigas ou secas requerem técnicas de limpeza listadas a seguir no sofá abaixo

1- Produtos à base de água incluindo água, café, leite, refrigerante e bebidas alcoólicas. Limpe a mancha com um pano úmido e limpo. Se necessário, limpe a mancha usando uma solução de sabão neutro ou uma solução de 5% de amônia em água.

2- Sangue Prepare uma solução com 25mg de sal em 200ml de água. Esfregue delicadamente com um pano e deixe o couro secar. Depois limpe a mancha com uma solução de 5% de amônia em água.

3- Suor Siga as instruções para manchas aquosas e repita o processo com uma solução de sabão neutro em água.

4- Produtos oleosos , incluindo gordura, azeite, manteiga, cremes, chocolates e óleo de motor. Seque o líquido restante com um pano ou lenço de papel. Para manchas resistentes, limpe com um produto de limpeza a seco (evite o uso de espumas secas) e depois esfregue delicadamente. Se o material for sólido ou pastoso (manteiga, chocolate, maquiagem), remova o excesso com uma espátula ou canivete. Se sinais de mancha permanecerem, limpe como explicado acima.

5- Poeira Seca Escove delicadamente. Se a sujeira permanecer, seguir o procedimento de limpeza para manchas com produtos à base de água. Em todas as situações descritas, o processo de limpeza não irá afetar a repelência ao óleo e à água do couro tratado com Scotchgard Protetor de Couros. Antes de efetuar os procedimentos de limpeza, teste a solução em um canto não visível do couro, verificando se ocorre alteração no mesmo.

Fonte:http://www.pelesminuano.com.br/portugues/inicial/nobuck.asp




MOMENTO DE REFLEXÃO


Em 1921, Lewis Lawes tornou-se diretor da Prisão de Sing Sing. Naquela época, não havia prisão mais rigorosa que essa. Quando o diretor Lawes aposentou-se, 20 anos mais tarde, aquela prisão transformou-se em uma instituição humanitária.
Os estudiosos do sistema disseram que o responsável pela mudança foi Lawes. Mas, ao ser questionado sobre a transformação, ele disse:
— O mérito todo é de Catherine, minha maravilhosa esposa, que está enterrada fora dos muros da prisão.
Catherine Lawes era uma jovem mãe de três filhos pequenos quando seu marido assumiu o posto de diretor da prisão. Desde o início, todos a advertiram de que ela jamais deveria colocar os pés dentro dos muros da prisão, mas essas advertências não assustaram Catherine!
Quando o primeiro jogo de basquete foi realizado ali, ela compareceu... atravessou a quadra com seus três lindos filhos e sentou-se nas arquibancadas em companhia dos internos.
Ela dizia o seguinte:
— Meu marido e eu vamos tomar conta desses presos, e creio que eles vão tomar conta de mim! Não tenho por que me preocupar!
Catherine insistia em fazer amizade com os presos e em conhecer suas histórias. Ficou sabendo que havia ali um assassino confesso que estava cego, e resolveu fazer-lhe uma visita.
— Você lê em Braille? — ela disse, segurando-lhe as mãos.
— O que é Braille? — ele perguntou.
Ela o ensinou a ler. Anos depois, ele chorou emocionado e cheio de afeto por ela.
Posteriormente, Catherine encontrou um surdo-mudo na prisão. Passou a freqüentar uma escola especializada em linguagem por sinais. Muitas pessoas diziam que Catherine Lawes era o corpo de Jesus ressuscitado novamente em Sing Sing, de 1921 a 1937.
Subitamente, ela morreu em um acidente de carro. Na manhã seguinte ao desastre, Lewis Lawes não compareceu ao trabalho, sendo substituído pelo diretor interino. Imediatamente, a prisão inteira notou que alguma coisa errada havia acontecido.
No outro dia, o corpo dela jazia em um caixão em sua residência, distante cerca de 1.200 metros da prisão. Enquanto fazia sua inspeção rotineira, o diretor interino ficou surpreso ao ver um grupo de criminosos dos mais terríveis e medonhos amontoados como animais diante do portão principal.
O diretor interino aproximou-se e viu lágrimas de sofrimento e tristeza nos olhos de todos. Ele sabia quanto eles amavam Catherine. Virou-se e encarou o grupo, dizendo:
— Muito bem, homens, vocês podem ir. Mas quero ver todos vocês de volta esta noite!
Em seguida, abriu o portão e um desfile de criminosos percorreu, sem escolta, os 1.200 metros para ficar na fila e prestar as últimas homenagens a Catherine Lawes. E todos retornaram à prisão. Todos!


- Tim kimmel, em Histórias Para o Coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário