Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 23/01/2013





Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
Dia de Santo Idelfonso


" É necessário ter coragem de sonhar grandes sonhos, para tornar possível sua transformação em realidade "



EVANGELHO DE HOJE
Mc 3,1-6


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!


 Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou--lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO

Alexandre Soledade


Bom dia!
Será que devemos nos abater e deixar de ir em frente?
A incoerência… Esse era um dos grandes dilemas enfrentados na missão de Jesus – vencer a idéia que os fariseus tinham sobre a verdadeira vontade de Deus. Tinham, talvez por medo, a concepção de um Deus confinado num tabernáculo entre quatro paredes, mas Jesus deixava claro, desde aquela época, que O Espírito Santo anda por onde Ele quer.
“(…) A vivência legalista e proibitiva da religião é uma das maiores manifestações da dureza de coração que pode acontecer na vida das pessoas. Quando isso acontece, as pessoas não são capazes de descobrir os valores que devem marcar o nosso relacionamento entre nós mesmos e entre nós e o próprio Deus, e a religião acaba por se tornar um mero cumprimento de obrigações e de ritos, numa verdadeira bruxaria. Esta forma de religião acaba por ter como um dos seus principais fundamentos a relação de poder, o autoritarismo e a estratificação social a partir da fé das pessoas. É por isso que as autoridades do tempo de Jesus procuram descobrir a maneira como haveriam de matá-lo”. (Reflexão proposta pela CNBB)
Que chance teria esse homem do evangelho de hoje se não tivesse sido visto por Jesus? Será que teria acesso ao templo? Mas voltando a concepção que o Espírito anda por onde quer, quem por acaso encaminhou aquele homem até lá se não o próprio Espírito?
“(…) Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido”. (Lucas 15, 4-6)
É sempre um desafio tentar elucidar a vontade desse Espírito que nos move. Deus se revela nos empurrando, no entanto, de vontade própria, empacamos. Reflitamos que esse homem de hoje, não teme o chamado e lhe dá a mão.
O Espírito Santo não permite que aqueles a quem impulsiona desistam a não ser que queiramos assim. Nenhum de nós foi chamado a desistir de seus sonhos ou dos planos de Deus, tão pouco a sermos coadjuvantes nas nossas vidas. Deus nos chama a protagonizar cada dia com todo empenho que ele merece.
Preciso, a exemplo de tantos outros santos, compreender que nossa luta diária tem um propósito maior sobre tudo o que acontece. Mas quem age ainda assim? Quem sem medo ergue a mão ao que parece ilógico? Os filhos de Deus estendem a mão!
“(…) Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada”. (Romanos 8, 14-18)
É preciso continuar mesmo em meio às adversidades, pois aqueles que se destacam, aos olhos do Pai, são os mesmos que não se rendem facilmente. Se o que pretendemos construir é um mundo novo, uma cidade ou um bairro melhor, precisa começar com uma atitude corajosa que é acreditar.
Quanto às críticas e perseguições, não nos abalemos com elas O grande mérito dos céticos e críticos é falar, pois não possuem nada além disso. Infelizmente, boa parte deles nem outra opinião têm. “(…) O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer? NINGUÉM RESPONDEU NADA. Então Jesus olhou zangado e triste para eles porque não queriam entender”.
Estenda sua mão aos projetos de Deus e continue!
Um Imenso abraço fraterno!




CURIOSIDADES

Peculiaridades dos Municípios Brasileiros- Continuação

- A maior proporção de vegetarianos
- Um em cada 7 000 habitantes de Florianópolis é vegetariano. A cidade também é, proporcionalmente, a mais amistosa para os adeptos dessa dieta. Uma associação vegetariana recomenda nada menos que 43 restaurantes para a turma que evita carne.
Florianópolis – SC A maior proporção de vegetarianos


A maior população de bichos-grilos
A aldeia de Arembepe, em Camaçari , litoral da Bahia, tem a maior concentração de hippies do país: setenta adultos e crianças, que sobrevivem da venda de artesanato.
Camaçari – BA -  A maior população de bichos-grilos Aldeia de Arembepe = Camaçari – BA


A capital do divórcio
 A cidade que registra a maior proporção de divórcios no país é Campo Grande , capital de Mato Grosso do Sul. Essa constatação corrobora uma tendência estranha: os brasileiros que moram nos estados do litoral se separam menos do que os que vivem no interior. Ninguém sabe por quê.
Campo Grande – MS A capital do divórcio


A maior proporção de bares
Belo Horizonte reivindica há anos o título de capital nacional dos barzinhos. Com 10 000 estabelecimentos desse tipo (um para cada 240 habitantes), diz ser a cidade com o maior número de botecos per capita.
Belo Horizonte – MG A maior proporção de bares


A maior proporção de bicicletas
Só há duas maneiras de se locomover em Afuá , no Pará: a pé ou de bicicleta. A cidade, que se intitula a Veneza marajoara, foi construída sobre palafitas e seus habitantes usam pontes de madeira, que suportam pouco peso para se deslocar. Por causa dessas características, Afuá criou o bicitáxi, um riquixá movido a pedaladas.
Afuá – PA A maior proporção de bicicletas


A capital das piscinas
São José do Rio Preto bate de longe Brasília na proporção de piscinas por habitantes. A cidade paulista tem uma para cada 565 cidadãos. A capital federal, que alardeava injustamente ser a recordista em piscinas, vem muito atrás: uma para cada 2 790 habitantes.
São José do Rio Preto A capital das piscinas


O maior número de motos
Até 2007, a amazonense Tabatinga não tinha postos de gasolina. Ainda assim, a cidade de 45 000 habitantes matinha uma frota de 25 000 motos. Os veículos eram abastecidos com gasolina vendida dentro de garrafas plásticas de refrigerante.
A moto-taxi custa R$ 1,50 para levar você até qualquer ponto da cidade. O dobro para os turistas que desejam ir até Letícia. O capacete não é obrigatório para o passageiro. Em Tabatinga não se usa ônibus ou taxi - só se anda de moto. Até mesmo casais e filhos alugam duas ou três motos e saem em comboio. As motos que conduzem namorados andam lado a lado.


O centro da culinária caprina
Desde os anos 80 a pernambucana Petrolina , no Vale do São Francisco, alardeia ter o maior complexo gastronômico de carne de bode do mundo, o Bodódromo. Em seus dez restaurantes e 22 quiosques, pode-se degustar iguarias como a pizza e o sushi de bode, além, é claro, da clássica buchada. Turismo
Petrolina-PE Turismo O centro da culinária caprina


O principal destino do turismo de lazer
São Paulo é a cidade que mais recebe estrangeiros, mas quem passa por lá só quer saber de trabalho. O Rio de Janeiro é o destino de 30% dos estrangeiros que buscam diversão no Brasil.
Rio de Janeiro O principal destino do turismo de lazer


A maior corrida de jegues
Em Panelas(PE) , no agreste pernambucano, disputa-se a maior corrida de jumentos do mundo Jumenta “Motoquinha” A competição encerra o Festival Nacional de Jericos, realizado em maio há 36 anos. A já lendária jumenta Motoquinha se sagrou tetracampeã. A última edição foi disputada por noventa animais.


A maior receptora de cruzeiros marítimos
Em 1995, Búzios , no Rio, recebeu o primeiro transatlântico de turismo que aportou no país. Desde então, já acolheu 104 escalas. Os 200 000 turistas de cruzeiros que o município recebe injetam 50 milhões de dólares na economia local em uma única temporada.




MOMENTO DE REFLEXÃO

Todas as vezes que fico decepcionada com o que me acontece nesta vida, paro e penso no pequeno Jamie Scott.
Jamie estava tentando conseguir um papel na peça da escola. A mãe dele me contou que ele havia se dedicado de todo o coração àquela tarefa, mas ela receava que o filho não fosse escolhido.
No dia marcado para a distribuição dos papéis, fui com ela buscar Jamie após as aulas. Jamie correu para a mãe, com os olhos brilhando, cheios de orgulho e euforia.
— Sabe o que aconteceu, mãe? — ele gritou, animado, em seguida proferindo estas palavras que até hoje me servem de lição:
— Fui escolhido para bater palmas e dar vivas.

- Marie Curling, em Histórias Para o Coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário