Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 18/12/2012





Terça-feira, 18 de dezembro de 2012


“A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.”




EVANGELHO DE HOJE
Mt 1,18-24


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor!



18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá--la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.




MEDITANDO O EVANGELHO

Padre Antonio Queiroz


Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.
Neste Evangelho, nós vemos que foi pela paternidade legal de José que Jesus entrou na linhagem davídica, cumprindo-se a profecia de Jeremias, que está na primeira Leitura da Missa de hoje: “Farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranqüilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa justiça’” (Jr 23,5-6).
Ontem começamos a nossa preparação próxima para o Natal. Agora a nossa atenção para o protagonista da festa, Jesus, que é o aniversariante. A preocupação é mostrar que Jesus veio do alto: “Ela conceberá pela ação do Espírito Santo”, disse o anjo a José.
Como conciliar “veio do alto” com “descendente de Davi”? O Evangelho de hoje responde a essa pergunta. Foi através da descendência legal de Davi.
José e Maria estavam já prometidos em matrimônio; e aconteceu que, antes de viverem juntos, ela esperava um filho. Os esponsais, que precediam o casamento tinham entre os judeus a categoria de um compromisso matrimonial firmado. Daí a linguagem do anjo: “Maria, tua esposa”.
Tudo indica que Maria tinha contado tudo a José. A dúvida dele não era a respeito de Maria, mas em relação a si mesmo: qual é o seu papel nesse mistério? Ele não queria atrapalhar, ficando com Maria e assim passando a idéia de que é o pai da criança. Por isso, decidiu abandonar Maria. Mas o anjo esclarece tudo: “Não tenhas medo de receber Maria como tua esposa... e tu lhe darás o nome de Jesus”. Pela lei judaica, quem dá o nome para a criança é o seu pai perante a Lei. A palavra Jesus significa “Deus salva”, ou “Salvador”.
Se José rompesse o matrimônio sem fugir em segredo, teria apenas duas saídas, perante as leis do país: 1) Dizer que ele era o pai da criança, o que seria uma mentira e atrapalharia o plano de Deus. 2) Dizer que não era o pai da criança, o que levaria Maria a ser condenado como adúltera. – O anjo veio mostrar-lhe uma terceira saída: perante a lei ele é o pai, mas só perante a lei, não de fato.
“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.” Esta é a revelação principal, e o dado de fé, que está no Evangelho de hoje.
É assim que S. José se liga com a dinastia messiânica: não só por razão de genealogia, mas, e sobretudo, pelo dinamismo da obediência da sua fé, que o impulsiona a aceitar uma missão obscura e sem brilho especial, mas muito importante nos planos de Deus sobre a salvação humana.
Sem ceder à tentação do abandono, o justo José entrou na radiante obscuridade do mistério de Deus. A sua estatura humana agiganta-se a partir da fé que o animou. No advento, ele sobressai como modelo bíblico de fé.
A vida de cada um de nós é vocação, projeto e prova de Deus. E deve ser também resposta incondicional a ele, mesmo na obscuridade da fé, confiando em Deus.
José e Maria tiveram um enorme respeito pela criança, mesmo antes de nascer, porque era Filho de Deus. Todos nós, pela Encarnação, somos também filhos e filhas de Deus. Tocar na pessoa humana é tocar no coração de Deus. Principalmente se ainda não nasceu e está dentro da mãe, pois está completamente indefesa.
A Antífona do Ó de hoje é: “Ó Adonai, guia da casa de Israel, que aparecestes a Moisés na sarça ardente e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: vinde salvar-nos com o braço poderoso!”
Certa vez, no dia do Natal, um menino entrou na igreja e foi direto ao presépio. Lá, ele disse ao Menino Jesus: “Desculpe, Jesus, hoje é o seu aniversário e eu não trouxe nenhum presente!” Jesus, então, resolveu conversar com ele. Disse assim: “Mas eu gostaria que você me desse três presentes!” “Como, se eu não tenho?” respondeu o menino. “Tem sim” – disse Jesus – “O primeiro presente que eu quero é o último desenho que você fez na escola”. “Iii, Jesus! Bem aquele? Ninguém gostou dele, e a professora deu nota zero!” “Por isso mesmo” – disse Jesus – “Quero que você me dê tudo aquilo que os outros não gostaram, e também o que deixa você triste ou frustrado. Outro presente que eu quero é o seu prato”. “Eu o quebrei” – interrompeu o garoto. “Justamente por isso” – continuou Jesus – “Vou consertá-lo. Eu conserto tudo o que quebra em sua vida. E a última coisa que quero de presente é a resposta que você deu para sua mãe, quando lhe perguntou pelo prato”. Nessa hora, a criança pôs a mão do lado da boca e falou baixinho: “Eu menti para ela!” “Eu sei” – respondeu Jesus – “Mas eu quero que você traga sempre para mim o que em você está errado: maldades, mentiras, preguiça... Não quero que você carregue essas coisas. Quero libertar você, a partir de hoje, de tudo o que pesa em você. Combinado? O meu aniversário é um dia especial para fazermos um trato: quero que você tenha a minha alegria, a minha paz, a minha verdade, a minha vida plena, e o meu amor, para cada dia do ano que vai começar.” Nesta hora, o garoto sorriu e falou emocionado: “Obrigado, Jesus. Assim eu terei não só um ano novo, mas a vida toda muito feliz”.
Essa história descreve a pura verdade. O melhor presente que damos a Jesus são os nossos pecados, pois para isso que ele veio, para libertar-nos desses pesos. Você já se confessou no advento?
Que aprendamos de Maria e José, entre tantas outras virtudes: 1) O respeito ao plano de Deus. 2) Proteger a vida humana antes de nascer. 3) Não julgar ninguém. 4) Proteger as pessoas que vivem mais perto de Deus. 5) A dedicação ao trabalho. 6) Obedecer a Deus, mesmo não entendendo. Todos os personagens do advento – Jesus, Maria, João Batista e o profeta Isaías – obedeceram a Deus, mesmo sem entender direito. Não só eles, mas todos os que dão o passo da fé e querem ser continuadores de Cristo no meio da humanidade.
Jesus nascerá de Maria, prometida em casamento a José, filho de Davi.






VIDA SAUDÁVEL


Depressão: confira as dez profissões mais causadoras do problema


É inegável que algumas profissões causam mais estresse do que outras, geralmente por causa das cargas horárias abusivas ou excesso de responsabilidade. Mas, e aquelas profissões que provocam um efeito depressivo? A revista americana Health Magazine listou as profissões que mais causam depressão nos profissionais. Confira a seguir:

Enfermeira particular

Os trabalhos que envolvem o cuidado particular, na casa do paciente, gera depressão em quase 11% dos profissionais. Para se ter uma ideia, a taxa média entre os desempregados é de 13% e na população em geral, apenas 7%.

Um dia típico nesta função pode incluir alimentação, banho e outros tipos de cuidados, em pessoas que, muitas vezes, não conseguem sequer expressar nenhum tipo de gratidão, por causa das enfermidades.


Garçom

Logo abaixo no ranking aparecem os profissionais que trabalham diretamente com o atendimento ao cliente. Os garçons, muitas vezes, lidam com baixos salários e ainda precisam aguentar pessoas lhe dando ordens o dia todo.

Nesta área, 10% dos trabalhadores relataram um episódio de depressão no último ano. Porém, entre as mulheres, este número sobe para 15%.



Assistentes sociais

Não é uma surpresa encontrar assistentes sociais nesta lista. Lidar com crianças vítimas de abuso ou famílias à beira de um colapso são motivos suficientes para uma crise, sem falar dos processos longos e burocráticos que fazem parte da vida deste profissional.

Muitas vezes, o assistente social precisa trabalhar duro e fazer sacrifícios, pois da atividade dele depende a felicidade e segurança de muitas pessoas carentes.


Profissionais de saúde

A categoria inclui médicos, enfermeiros, terapeutas e outras profissões desgastantes da área de saúde. Estes profissionais da saúde geralmente lidam com horários irregulares e enfrentam, diariamente, o dilema de lidar com vidas humanas.
Neste caso, o estresse é um grande catalizador, que pode gerar problemas mais graves relacionados à depressão.


Artistas e escritores

É comum encontrarmos entre as pessoas criativas uma alta taxa de indivíduos com transtornos de humor. Nos homens, esta é a categoria de trabalho com maior probabilidade de episódios de depressão, com cerca de 7% do total.
O transtorno bipolar pode ser um grande vilão nessa hora, e contribuir significantemente para os efeitos depressivos.


Professores


As exigências em cima dos professores fazem com que eles levem trabalhos para casa e se envolvam, inclusive, em problemas pessoais de seus alunos, que podem ser crianças carentes e que necessitam de atenção.
Assim como o assistente social, o professor tem um grande papel na formação das pessoas e este fardo pode gerar um efeito negativo se não for muito bem trabalhado.


Suporte administrativo


Os profissionais desta área enfrentam o clássico problema de alta demanda. Estando na linha de frente, precisam fazer controle de todas as ações e acabam recebendo ordens de todas as direções. Profissionais administrativos podem ter dias imprevisíveis e, muitas vezes, não serem reconhecidos.


Técnico em manutenção


Imagina ser aquele profissional que é chamando apenas quando algo está errado? Pessoas que lidam com manutenção precisam ter paciência para enfrentar situações onde o estresse está elevado.
Além disso, os horários podem ser diferentes a cada semana e os trabalhos nos finais de semana também são frequentes. O salário, que nem sempre é bom, acaba facilitando o surgimento da depressão.

Contadores


Você gosta de lidar seus gastos, poupança e aposentadoria? Ficar em dia com as responsabilidades fiscais gera muito estresse, agora imagine fazer este trabalho para várias pessoas?
O contador possui muitas responsabilidades e um erro pode gerar alguns problemas graves para os clientes. Esse tipo de carga emocional faz com que a profissão entre na lista das que mais contribuem para o efeito depressivo.


Vendedores

Muitos vendedores trabalham por comissão, ou seja, nunca sabem quando vão ganhar no próximo período de pagamento. Muitas vezes eles precisam viajar e ficar um bom tempo fora de casa, longe das famílias e amigos.
Como a função é geralmente é realizada de maneira individual, não existe o trabalho em equipe, o que pode gerar um sentimento de solidão e até rivalidade, o que pode aflorar os sintomas da depressão.






MOMENTO DE REFLEXÃO

"Se eu puder impedir que um coração se parta,
Não terei vivido em vão;
Se eu puder aliviar o sofrimento de uma vida,
Ou diminuir a dor,
Ou ajudar um frágil rouxinol
A voltar novamente para seu ninho,
Não terei vivido em vão."
(Emily Dickinson)

O dia era quinta-feira de Ação de Graças, nosso "dia designado" de trabalho, uma tradição semanal que eu e minhas duas filhas pequenas começamos há alguns anos.
Quinta-feira é nosso dia de sair no mundo e fazer uma contribuição positiva. Nesta quinta-feira, em especial, não tínhamos idéia do que iríamos fazer, mas sabíamos que surgiria alguma coisa.
Dirigindo por uma estrada movimentada de Nouston, rezando por um sinal na busca para realizarmos nosso ato de caridade semanal, o meio-dia adequadamente provocou pontadas de fome em minhas duas filhinhas. Elas não perderam tempo em me dizer, cantando: "McDonald's, McDonald's, McDonald's" enquanto eu dirigia.
Cedi e comecei a procurar seriamente pelo McDonald's mais próximo. De repente, percebi que quase todos os cruzamentos pelos quais havíamos passado estavam ocupados por um pedinte. E então me dei conta! Se as duas pequenas estavam com fome, então todos aqueles pedintes também deviam estar.
Perfeito! Nosso ato de caridade havia surgido. Iríamos comprar comida para os pedintes.
Após encontrar um McDonald's e pedir dois lanches para minhas filhas, pedi mais quinze almoços extras e partimos para entregá-los. Foi animador. Parávamos perto de um pedinte, fazíamos uma contribuição e dizíamos a ele ou a ela que esperávamos que as coisas melhorassem. Então dizíamos:
- Por falar nisso, aqui está o almoço.
E então partíamos zunindo para o próximo cruzamento. Foi a melhor maneira de dar. Não havia tempo suficiente para nos apresentarmos ou explicarmos o que estávamos fazendo, nem havia tempo para que eles pudessem dizer nada para nós.
O ato de caridade foi anônimo e fortaleceu cada um de nós. Adoramos o que vimos pelo retrovisor: uma pessoa surpresa e encantada, segurando a sacola com o almoço e olhando para nós enquanto nos afastávamos. Foi maravilhoso!
Chegamos ao fim do nosso "itinerário" e havia uma mulher pequena pedindo um trocado. Entregamos nossa última sacola com o almoço e imediatamente fizemos o contorno para irmos para casa.
Infelizmente o sinal fechou e paramos no mesmo cruzamento onde estava a mulher. Fiquei envergonhada e não sabia como me comportar. Não queria que se sentisse obrigada a dizer ou fazer nada.
Ela se aproximou do carro. Então baixei o vidro quando começou a falar.
- Ninguém jamais fez nada parecido com isso para mim disse, espantada.
Respondi:
- Bem, fico feliz que tenhamos sido as primeiras. Sentindo-me constrangida e querendo mudar de assunto, perguntei:
- Então, quando você acha que vai comer seu almoço?
Ela apenas olhou para mim com seus grandes e cansados olhos marrons e disse:
- Oh, querida, não vou comer este almoço.
Fiquei confusa, mas, antes que eu pudesse dizer alguma coisa, ela continuou:
- Você sabe, também tenho uma filhinha em casa e ela adora McDonald's, mas nunca posso comprar nada para ela porque não tenho dinheiro. Mas sabe o que mais? Esta noite ela vai comer no McDonald's!
Não sei se as crianças perceberam as lágrimas nos meus olhos. Tantas vezes eu questionara se nossos atos de caridade eram pequenos ou insignificantes demais para realmente fazer alguma diferença. Ainda assim, naquele momento, reconheci a verdade nas palavras de Madre Teresa:
- Não podemos fazer grandes coisas, apenas coisas pequenas com muito amor.

(Donna Wick)




Nenhum comentário:

Postar um comentário