Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Terça-feira 19/06/2012





Terça-feira, 19 de junho de 2012

“Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma.”(Albert Schweitzer)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,43-48


- Vocês ouviram o que foi dito: "Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos." Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal. Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam! Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.





MEDITANDO O EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Amai os vossos inimigos.
Neste Evangelho, Jesus nos pede para amarmos os nossos inimigos. E ele baseia o pedido na frase: “Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos”. Os filhos se parecem com os pais; nós precisamos ser parecidos com o nosso Pai do Céu. E no final deste Evangelho, Jesus fala: “Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. A nossa meta é arrojada, alta e bonita: ter Deus Pai como modelo de vida e imitá-lo. Ser cada vez mais parecidos com ele. E Jesus é para nós a “imagem de Deus invisível”. Imitar a Deus é imitar a Jesus, nosso caminho, verdade e vida. Quem pensa que já alcançou esta meta, é sinal que está bem longe dela, porque o amor de Deus é infinito.
Todos temos inimigos. São aquelas pessoas que nos fazem o mal, que nos prejudicam, que nos detestam, que são ruins para nós. O que faz a diferença do cristão é o amor a essas pessoas. Amor prático, manifestado na oração por elas e por fazer bem a elas. A própria oração pela pessoa nos acalma e desperta em nós o amor a ela.
Em seguida, Jesus se refere à obrigação que temos de dar testemunho, tendo um comportamento “extraordinário”, em relação ao comportamento do mundo pecador: “Se amais somente aqueles que vos amam... E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?” O nosso comportamento no mundo deve ser extraordinário, porque o comportamento “normal” do mundo pecador é amar os amigos e detestar os inimigos. Esse comportamento diferente nos torna luz, sal e fermento no meio de Deus no mundo.
Como os nossos inimigos geralmente não reconhecem o bem que lhes fazemos, Deus reconhece e nos recompensará. E a recompensa de Deus nós conhecemos: é uma medida cheia, sacudida e transbordante, quer dizer, é muito maior do que a ação boa que fizemos.
“Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Daí e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós” (Lc 6,37-38).
Havia, certa vez, um homem que era muito bravo e violento. Andava sempre com um revólver na cintura, e do outro lado uma faca. Todo mundo no bairro tinha medo dele. A esposa tentava mudá-lo, mas não conseguia. Então ela arrumou um terço, deu para ele e disse: “Só peço uma coisa para você: Ande sempre com este terço no bolso. Não o abandone para nada”. O homem começou a carregar o terço, o revolver e a faca. Tempo depois, ele largou o revólver e ficou com a faca de um lado e o terço do outro. Ele dizia para a esposa: “A faca eu carrego porque preciso dela de vez em quando para descascar uma laranja etc”. A esposa ficou calada e continuou rezando. Logo ele deixou também a faca e ficou só com o terço.
Quem conta essa história é o próprio filho desse homem. E ele concluiu dizendo: “Foi assim que meu pai morreu, como um homem pacífico e bom”. Nossa Senhora é mãe. Devagarinho, ela vai mudando os corações dos seus filhos e filhas. Se carregar o terço já é bom, imagine rezá-lo!
“Quem semeia ventos colhe tempestade” Quem semeia paz, colhe paz e alegria. Maria Santíssima não semeou ventos, e sim paz, pois nos deu o seu Filho Jesus, a própria paz encarnada. Por isso foi coroada como Rainha. Rainha da paz, rogai por nós!
Amai os vossos inimigos.







VIDA SAUDÁVEL


Pesquisa aponta causas de noites mal dormidas e consequências


Ter dificuldades para dormir e acordar no meio da noite devido a barulhos e outras distrações está se tornando cada vez mais comum. Os efeitos da falta de descanso adequado são outras noites mal dormidas, num circulo vicioso que prejudica a saúde. As informações são do site Female First.
Uma empresa inglesa de remédio para dormir pesquisou os hábitos de 3 mil pessoas e descobriu que em média as pessoas acordam duas vezes durante a noite devido a movimentos do parceiro, ronco, barulhos e também devido aos bichos de estimação, que têm autorização para subir nas camas. Outro dado revelado é que o tempo para pegar no sono é de 46 minutos, período informado por 40% dos entrevistados.
A pesquisa indica que há também um horário mais comum para acordar no meio da noite e perder o sono pensando que logo é preciso levantar para ir trabalhar: às 3h44 da madrugada. Preocupações com o trabalho e dinheiro são os temas mais comuns a ocupar as mentes dos insones e 16% culpa a cafeína e refeições pesadas à noite como as causas das noites conturbadas.
"A pesquisa mostra que o sono é uma das primeiras funções do corpo atingida pelo estilo de vida agitado, excesso de trabalho e tem impacto sobre os níveis de energia e a disposição demonstrada durante o dia", disse Jen Tan, diretora da empresa ao site.
Metade dos entrevistados sente-se cansado o dia todo e 20% se pega cochilando em algum momento do dia. A repetição dos problemas à noite leva a um círculo vicioso que traz prejuízos à saúde. Isso porque o cansaço gerado pela falta de descanso não faz com que o corpo ceda a boas noites de sono. Acontece exatamente o contrário.
A diretora explica que as pessoas esperam compensar o dia tumultuado se jogando na cama para uma bela noite de sono, mas sem dar tempo para o corpo relaxar e se desligar da agitação. Um período de calma antes do sono é importante para a glândula adrenal, responsável pelo hormônio adrenalina, trabalhar menos. Também não colaboram para o descanso ir para a cama muito tarde e ficar assistindo à TV ou navegando na internet como formas de relaxamento. Esses hábitos são comuns a 60% e 20% dos pesquisados, respectivamente.





MOMENTO DE REFLEXÃO

O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse.
- Qual é o gosto? - perguntou o Mestre.
- Ruim - disse o aprendiz.
... O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.
Então o velho disse:
- Beba um pouco dessa água.
Enquanto a água corria do queixo do jovem, o Mestre perguntou:
- Qual é o gosto?
- Bom! Disse o rapaz.
- Você sente o gosto do sal? Perguntou o Mestre.
- Não. disse o jovem.
O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse: - A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta. É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras: É deixar de ser copo para tornar-se um Lago.
Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para  mudar o que somos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário