Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 16/06/2012





Sábado, 16 de junho de 2012

“Onde se queimam livros, acaba-se queimando pessoas.” (Heinrich Heine)





EVANGELHO DE HOJE
Lc 2,41-51


Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. Eles pensavam que ele estivesse no grupo de pessoas que vinha voltando e por isso viajaram o dia todo. Então começaram a procurá-lo entre os parentes e amigos. Como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo. Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava. Quando os pais viram o menino, também ficaram admirados. E a sua mãe lhe disse:
- Meu filho, por que foi que você fez isso conosco? O seu pai e eu estávamos muito aflitos procurando você.
Jesus respondeu:
- Por que vocês estavam me procurando? Não sabiam que eu devia estar na casa do meu Pai?
Mas eles não entenderam o que ele disse.
Então Jesus voltou com os seus pais para Nazaré e continuava a ser obediente a eles. E a sua mãe guardava tudo isso no coração.




MEDITANDO O EVANGELHO
Fr. Denis Francisco Rosa Oliveira 


Maria guardava tudo em seu coração

A palavra

Dentre muitas possibilidades para compreender o Evangelho de hoje, devido ainda de celebrar a festa do Imaculado Coração de Maria, vamos colocar como centro do texto o versículo 51: “Sua mãe, porém, conservava em seu coração todas essas coisas”.
Os pais de Jesus e outros judeus vão para a festa da Páscoa em Jerusalém, onde se localiza o Templo. Como de costume, eles vão de caravana. Os amigos e parentes estavam com eles.
Jesus está com doze anos. Para um adolescente judeu, essa idade é muito importante, pois significa que já é homem adulto, podendo participar dos costumes dos judeus adultos.
Voltando para casa, Maria e José não encontram Jesus. Pensaram que ele estivesse com os amigos ou parentes na caravana. Antes de completar três dias, e como não encontravam Jesus, seus pais ficaram muito preocupados, decidindo retornar à cidade de Jerusalém.
Quando uma mãe perde um filho e não o encontra, qual é atitude mais comum de sua reação? Naturalmente será o desespero. Mas, no Evangelho, a atitude de Maria, após encontrar Jesus, foi muito tranqüila. Ela apenas disse: “Meu filho, porque agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura”(v.48).
Outro possível detalhe no texto de Lucas é a resposta a qual Jesus deu a sua mãe: “Porque me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai” (v. 49). Como filho do Verbo encarnado, Jesus deveria estar no Templo: um lugar de culto e de adoração. Porém, ele está lá porque completou doze anos, com idade suficiente para participar ativamente no Templo e nos lugares comuns dos judeus adultos. O evangelista quer alertar sobre a idade de Jesus, momento em que ele começa sua vida de cidadão judeu.
O versículo 51: “Sua mãe, porém, conservava em seu coração todas essas coisas” culmina o centro do texto. Pois, quem é de fato a mãe de Jesus? É a escolhida de Deus, para gerar e criar um homem que será o Redentor da humanidade. É a mulher de coração sensível, que acata os fatos e acontecimentos em torno da vida de seu filho Jesus. Por isso, ao rezar o terço, contemplamos gloriosamente, alegremente e dolorosamente a participação de Maria no mistério da Redenção.

Oração da vida

Um jovem padre norte-americano estava passando alguns dias no Santuário de Lourdes, na França. De repente, viu-se sem dinheiro para pagar o hotel. Mesmo assim, queria continuar a novena de orações que se propôs fazer naquele santuário mariano. Confiou a Nossa Senhora aquela situação difícil e ficou mais tranqüilo.
No quinto dia da novena, o dono do hotel (aliás, um hotel de terceira classe) apresentou-lhe a conta até aquele momento. O padre empalideceu. Como iria pagar? Quem poderia ajudá-lo? Bem! A Mãe teria que dar um jeito. Mas... Não era confiar demais?
No derradeiro dia da novena continuava sem dinheiro. Já se imaginava preso e citado perante o consulado norte-americano.
Foi à gruta de Nossa Senhora de Lourdes e rezou com redobrado ardor. Eram dez horas da noite. Pouca gente ali. Alguém bateu-lhe amigavelmente no ombro: - Boa noite! O senhor sabe inglês e francês? Gostaria de nos acompanhar até Paris, servindo-nos de intérprete? Somos norte-americanos. Não sabemos nada de francês. E disse o padre: – Sim, sei francês, mas...
O casal percebeu uma hesitação no semblante do jovem sacerdote. O marido acrescentou logo: - Fique tranqüilo. Gratificaremos seu trabalho e pagaremos também suas despesas de hotel aqui, e outras que tiver.
Foi ou não foi uma delicadeza da Mãe do céu?
Este caso aconteceu com Fulton Sheen, que mais tarde tornou-se pregador famoso, escritor e arcebispo de Nova Iorque. Que meditemos essa história, percebendo a graça de Maria na vida daqueles que a tenham como mãe de Jesus.
Sagrado Coração de Maria, seja nossa proteção.

denisfcssr@gmail.com






CASA, LAR E FAMÍLIA




Dicas que vão facilitar sua vida


1-Para guardar os ovos coloque-os com a parte mais pontuda para baixo, nesta posição eles duram mais.


2-Para amaciar o frango, coloque uma pitada de fermento em pó no tempero.


3-Gelatina: use leite no lugar de água. Atenção: não prepare com sabores de frutas cítricas, pois vai talhar/azedar.


4-Se você quiser que o peixe congelado fique com sabor de peixe fresco, descongele-o diretamente no leite.


5-Para evitar que o açúcar fique empedrado, coloque dentro do recipiente algumas bolachas salgadas.


6-Quando a tabua de carne ficar com cheiro de alho, cebola, peixe etc, esfregue-a com um pedaço de limão, ou bicarbonato, enxaguando em seguida.


7-Para apagar a churrasqueira, jogue sobre as brasas um punhado de sal.


8-Se quando comprar um sapato de couro e ele for muito duro, experimente passar azeite nele.


9-Para que a couve flor não escureça durante o cozimento, ponha na água meia xícara de leite.


10-Para absorver a umidade, misture ao sal do saleiro alguns grão de arroz ou feijão.




MOMENTO DE REFLEXÃO


Nossos olhos são seletivos, nós "focalizamos" o que queremos ver e deixamos de ver o restante.
Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virado para o sol!
Você já reparou como é fácil ficar baixo astral?
Baixo astral porque está chovendo, porque tem conta a pagar, porque não tem exatamente o dinheiro ou a aparência que gostaria de ter, porque ainda não encontrou o amor da sua vida, porque a pessoa que você quer e não te quer, porque...
É claro que tem hora que a gente não está bem.
Mas a nossa atitude deveria ser a de uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o lado bom da vida.
Na natureza, nós temos uma antena que é assim: o girassol.
O girassol se volta para onde o sol estiver.
Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem.
Nós temos de aprender a realçar o que de bom recebemos. Aprender a ampliar pequenos gestos positivos e transformá-los em grandes acontecimentos.
Temos de treinar para ser girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força, a beleza.
Por que só nos preparamos para as viagens, e não para a vida, que é uma
viagem?
Apreciar o amor que alguém em um determinado momento dirige a você.
Apreciar um sorriso luminoso de alegria de alguém que você gosta.
Apreciar uma palavra amiga, que vem soar reconfortante,reanimadora.
Apreciar a festa, a alegria, o sorriso.
E se o mau humor voltar que volte também a lembrança dos girassóis.
Selecione o melhor deste mundo, valorize tudo o que de bonito e bom haja
nele e retenha isto dentro de você.
É este o segredo de uma vida melhor.
Mas existe uma particularidade no girassol que poucos sabem:
Quando não há sol ele se vira para outro girassol.
Isto significa que quando estamos tristes devemos nos aproximar das pessoas e não nos afastar delas, assim um ajuda o outro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário