Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 14/06/2012





Quinta-feira, 14 de junho de 2012

“Onde mora a liberdade, ali está a minha pátria.” (Benjamin Franklin)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,20-26


Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.
- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não mate. Quem matar será julgado." Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.
- Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.





MEDITANDO O EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
É muito profunda essa reflexão de hoje e talvez a mais difícil de cumprir, pois foge ao nosso controle. Jesus apresenta a morte como um grande pecado, mas a indiferença também.
Sim, às vezes pelos desentendimentos, pelas posturas contraditórias e até pelas perseguições sofridas, escolhemos gostar de alguns e segregar a outros de nossa vida. Ele deixa entender que entre a EMPATIA e ANTIPATIA, a AÇÃO e a OMISSÃO existe uma linha tênue, que aos seus olhos, morte ou omissão acabam agredindo ao outro da mesma forma, mudando apenas na intensidade, ou seja, como se pode dizer EU AMO sendo indiferente ao que realmente sofre?
“(…) Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão”. (I João 4, 20-21)
Sei que posso dar um tiro no pé, mas quantas vezes ouvi, talvez por ingenuidade ou falta de informação, irmãos de longos anos de caminhada dizer que seu único compromisso é com o seu grupo de oração, pastoral ou movimento?! Como posso dizer que minha identidade é essa ou aquela se nada na igreja foi feito para apenas um povo eleito de uma determinada pastoral?
Os dons que temos não têm finalidade alguma se não aplicados aos irmãos! Temos imensas falhas, nosso humano fala muito alto nas nossas decisões até mais corriqueiras. Temos mania de fazer grupinhos e “reservar a graça” a aqueles que dali congregam. Separamos cristãos dos “pagãos” e muitas vezes agimos como os próprios homens da lei a qual Jesus se refere no texto.
Ser igreja não é tomar uma identidade política partidária; não é ser pastoral e esquecer-se de rezar; não é se fechar dentro de um grupo e fingir que não existe gente lá fora ou apenas vê-la quando participar do seu modo de pensar… Ser igreja é se importar com mais alguém além de mim mesmo.
“(…) Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então algum de vós disser a eles: “Ide em paz, aquecei-vos” e “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adianta isso? Assim também a fé: se não se traduz em ações, por si só está morta”. (Tiago 2, 1417)
Ai, de Paulo e da Nossa igreja se ele, movido pelo Espírito Santo, não saísse pelo mundo a levar a boa nova? Quem melhor entendeu isso que São Francisco de Assis que chamava a todos e a tudo de irmãos?
Nada do que disse aqui é para enaltecer ou diminuir esse ou aquele, pois na verdade, nossas pastorais somos nós mesmos e se às vezes precisamos de um toque de atenção para voltar a direção certa, devemos acolher.
Eu amo ser igreja!
Um imenso abraço fraterno!






MEIO AMBIENTE

Casa Ecologicamente Correta – A casa sustentável do futuro


As casas sustentáveis do futuro são bastante semelhantes aos imóveis comuns, mas se diferenciam por serem construídas com materiais ecologicamente corretos que contribuem com a conservação do meio ambiente.
Muitos países, como os Estados Unidos e alguns países da Europa já exibem construções que são desenvolvidas a partir de conceitos sustentáveis, como a arquitetura bioclimática, que consiste em atribuir mecanismos naturais de aquecimento ao ambiente, dispensando assim o uso de combustíveis poluentes. Plantar árvores para proteger a casa dos ventos e dispor de uma lareira interna para aquecer nas temporadas mais frias é uma forma bioclimática de equipar o local.
Outro conceito para casas sustentáveis é adotar sanitários secos em substituição dos vasos comuns. Todos os resíduos, inclusive pedaços de papel higiênico, podem ser jogados nesse sanitário, sofrendo processos biológicos que transformam tudo em adubo para o solo.
Já a técnica de plasto é uma ótima opção para substituir as partes do imóvel onde é necessário argamassa, um material usado em grande quantidade e muito desperdiçado na hora da construção. Tijolos verdes, pau a pique e telas podem substituir a argamassa.
Como a construção desses imóveis é um pouco mais cara e exige profissionais especializados, muitas pessoas não adotam esse tipo de construção. Uma solução para isso é transformar casas já prontas em locais mais ambientalmente corretos com simples atitudes sustentáveis. Uma destas atitudes é adquirir produtos eletrônicos com uma boa classificação no selo do Procel, pois eles gastam menos energia.
Outra sugestão para contribuir com o meio ambiente é reutilizar e reciclar materiais, como garrafas pet, latas de alimentos e papéis em geral. É importante também separar o lixo reciclável do não reciclável e entregá-los em postos de coleta seletiva. Economizar água é uma atitude fundamental para contribuir com a sustentabilidade, por isso deixe as torneiras abertas somente quando for necessário.







MOMENTO DE REFLEXÃO


Ora, se é para ir à feira e escolher a fruta, escolha a melhor! Leve para casa a mais suculenta, mais brilhante, mais doce.
Se for para ir ao açougue, e se o dinheiro dá, leve a melhor carne, se pode comprar file-mignon vai levar "coxão-duro" para o bife?
Vai comprar uma roupa?
Então escolha o melhor tecido, o melhor caimento e por favor: escolha o número que se ajuste ao seu corpo.
Na hora do perfume, gosto não se discute, cada um com o seu, mas por favor, não exagere, perfume é complemento, não é banho.
Vai prestar um concurso? Então primeiro estude, depois faça promessa, porque eu te garanto, nenhum "santo" "vai descer" em você para fazer a sua prova.
Todo mundo quer o melhor da vida!
Mas, poucos sabem o que é "o melhor".
Nos pedidos que fazem aos céus são infantis, acham que voltar com tal pessoa é o máximo, quando poderiam pedir para conhecer alguém que realmente valha a pena.
Muitos "bacharéis" estão tentando uma vaga de gari na prefeitura do Rio, tentando roubar a oportunidade de quem precisa ser "gari". E pode apostar, "vai chover" promessa para passar no concurso.
Gente desistindo da luta no meio do caminho, gente topando "qualquer coisa" para "ser feliz", dando dízimo da aposentadoria da mãe, comprando fitinha benzida pelo "sei lá quem", e a auto-estima no chão, derrubada, vazia.
É hora de acreditar no seu potencial!
É hora de pedir caviar aos céus, acreditando que você merece o melhor.
É hora de deixar o vale da lamentação, dos gemidos, das doenças imaginárias e virar o jogo.
CHEGA! Chega de sofrer até pelo que não existe!
Só você, criatura divina, pode mudar o seu jogo. Não tem pastor, santo, anjo, padre abençoado, nem fita mágica que dê um jeito em quem não quer ter jeito!
Faça a sua parte, desperte, lute!
Caiu? Levante!
Escorregou? Apoie-se! Errou? Peça perdão e recomece.
Chorou? Limpe o rosto e prossiga! Doeu? Assopre e siga!
Tá sem rumo? Compre um guia.
Amou? Que bom, aprendeu o valor do amor.
Não deu certo? Comece de novo.
É este o dia certo, para a pessoa certa, na hora certa:
Você é a pessoa certa, na hora certa, no dia certo.
O resto é confusão mental.
Por favor, queira ser feliz e lute por esse direito, a vitória só depende de você, não aceite migalhas!


Paulo Roberto Gaefke



Nenhum comentário:

Postar um comentário