Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 10/03/2017


Sexta-feira, 10 de março de 2017


"Você ama a vida? Não desperdice então o tempo, pois é dele que se compõe a vida." (Sir Walter Scott)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 5,20-26


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.




MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!
É muito profunda essa reflexão de hoje e talvez a mais difícil de cumprir, pois foge ao nosso controle. Jesus apresenta a morte como um grande pecado, mas a indiferença também.
Sim, às vezes pelos desentendimentos, pelas posturas contraditórias e até pelas perseguições sofridas, escolhemos gostar de alguns e segregar a outros de nossa vida. Ele deixa entender que entre a EMPATIA e ANTIPATIA, a AÇÃO e a OMISSÃO existe uma linha tênue, que aos seus olhos, morte ou omissão acabam agredindo ao outro da mesma forma, mudando apenas na intensidade, ou seja, como se pode dizer EU AMO sendo indiferente ao que realmente sofre?
“(…) Se alguém disser: “Amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso; pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê. E este é o mandamento que dele recebemos: quem ama a Deus, ame também seu irmão”. (I João 4, 20-21)
Sei que posso dar um tiro no pé, mas quantas vezes ouvi, talvez por ingenuidade ou falta de informação, irmãos de longos anos de caminhada dizer que seu único compromisso é com o seu grupo de oração, pastoral ou movimento?! Como posso dizer que minha identidade é essa ou aquela se nada na igreja foi feito para apenas um povo eleito de uma determinada pastoral?
Os dons que temos não têm finalidade alguma se não aplicados aos irmãos! Temos imensas falhas, nosso humano fala muito alto nas nossas decisões até mais corriqueiras. Temos mania de fazer grupinhos e “reservar a graça” a aqueles que dali congregam. Separamos cristãos dos “pagãos” e muitas vezes agimos como os próprios homens da lei a qual Jesus se refere no texto.
Ser igreja não é tomar uma identidade política partidária; não é ser pastoral e esquecer-se de rezar; não é se fechar dentro de um grupo e fingir que não existe gente lá fora ou apenas vê-la quando participar do seu modo de pensar… Ser igreja é se importar com mais alguém além de mim mesmo.
“(…) Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então algum de vós disser a eles: “Ide em paz, aquecei-vos” e “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adianta isso? Assim também a fé: se não se traduz em ações, por si só está morta”. (Tiago 2, 1417)
Ai, de Paulo e da Nossa igreja se ele, movido pelo Espírito Santo, não saísse pelo mundo a levar a boa nova? Quem melhor entendeu isso que São Francisco de Assis que chamava a todos e a tudo de irmãos?
Nada do que disse aqui é para enaltecer ou diminuir esse ou aquele, pois na verdade, nossas pastorais somos nós mesmos e se às vezes precisamos de um toque de atenção para voltar a direção certa, devemos acolher.
Eu amo ser igreja!
Um imenso abraço fraterno!







CULINÁRIA


Panqueca Nutritiva
Com molho rosé saudável


INGREDIENTES

RECHEIO

200 g tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos pequenos
200 g de abobrinha ralada no ralo fino
1 colher (sopa) de amido de milho
1 fio de azeite
100 g de cebola picada
1 colher (sopa) de alho triturado
500 g de peito de frango cozido e desfiado
orégano a gosto
150 g de cream cheese


PANQUECA

1 xícara (chá) de leite
1 ovo
100 g de cenoura picada
2⁄3 xícara (chá) de farinha de trigo
queijo parmesão ralado a gosto


MOLHO ROSÉ SAUDÁVEL

1 xícara (chá) de água fervente (250 ml)
250 g de couve-flor cortada em buquês (½ couve-flor média)
5 dentes de alho sem casca cortados ao meio
1⁄4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino (25 g)
sal e pimenta-do-reino moída a gosto
1 fio de azeite
1⁄2 colher (sopa) de alho picado
1 lata de tomate pelatti (400 g)
1⁄2 xícara (chá) de água



 MODO DE PREPARO

RECHEIO

Misture numa tigela 200 g de tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos pequenos, 200 g de abobrinha ralada no ralo fino, 1 colher (sopa) de amido de milho e reserve;
Numa panela com 1 fio de azeite doure 100 g de cebola picada, 1 colher (sopa) de alho triturado e refogue (+/- 2 minutos);
Junte 500 g de peito de frango cozido e desfiado, a mistura de tomate e abobrinha (reservada), orégano a gosto e refogue por 2 minutos;
Apague o fogo, incorpore 150 g de cream cheese e reserve.

PANQUECA

Num liquidificador coloque 1 xícara (chá) de leite, 1 ovo, 100 g de cenoura picada e bata bem até ficar homogêneo;
Adicione 2/3 xícara (chá) de farinha de trigo e bata até misturar. Desligue o liquidificador e reserve;
Numa frigideira em fogo médio, aquecida e untada com manteiga coloque uma concha da massa da panqueca e espalhe cobrindo todo o fundo da frigideira;
Doure um lado por 1 minuto, depois, com cuidado vire a panqueca com uma espátula e doure o outro lado por mais 1 minuto;
Retire a panqueca da frigideira e repita este procedimento com toda a massa. Reserve.

MONTAGEM

Pegue uma panqueca de cenoura, coloque uma porção de recheio de frango e enrole. Repita esse procedimento até terminar com as panquecas.
Coloque as panquecas num refratário, regue o molho rosé, polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e leve ao forno alto pré-aquecido a 200°C até dourar. Retire do forno e sirva em seguida.

MOLHO ROSÉ SAUDÁVEL

Numa panela coloque 1 xícara (chá) de água fervente, 250 g de couve-flor cortada em buquês, 5 dentes de alho sem casca cortados ao meio, tampe e deixe cozinhar até a couve-flor ficar macia (10 minutos). Apague o fogo;
Transfira a couve-flor com a água de cozimento para um liquidificador, ¼ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e bata bem até ficar homogêneo. Reserve;
Coloque numa panela 1 fio de azeite, ½ colher (sopa) de alho picado e refogue.
Adicione 1 lata de tomate pelatti, ½ xícara (chá) de água, o creme de couve-flor (reservado acima), misture e deixe apurar. Retire do fogo e utilize em seguida.



Pizza de Pão Dormido

INGREDIENTES

4 xícaras (chá) de pão francês cortados em cubinhos (+/ 04 pães) - azeite a gosto
1 copo de requeijão (220 g)
3 ovos batidos
1⁄2 xícara (chá) de bacon frito (60 g)
1 xícara (chá) de muçarela ralada (140 g)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (25 g)
Salsinha e cebolinha picadinha a gosto
1⁄2 xícara (chá) de muçarela (70) ralada misturada com ½ xícara (chá) de presunto picadinho (70 g)
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (25 g)



 MODO DE PREPARO

Coloque em uma assadeira 4 xícaras (chá) de pão francês cortados em cubinhos, tempere com azeite a gosto e leve para assar em forno baixo preaquecido a 150°C por +/- 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Em uma tigela coloque 1 copo de requeijão, 3 ovos batidos, ½ xícara (chá) de bacon frito, 1 xícara (chá) de muçarela ralada, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado, salsinha e cebolinha picadinha a gosto, misture bem, acrescente os cubinhos de pão (reservados acima), misture novamente.

Coloque metade da massa de pão (feita acima) numa assadeira redonda (22 cm de diâmetro) untada, espalhe ½ xícara (chá) de muçarela ralada misturada com ½ xícara (chá) de presunto picadinho, cubra com o restante da massa de pão e polvilhe 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado.

Leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por +/- 25 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.








MOMENTO DE REFLEXÃO


Sinto dizer que sem esforço nada vai acontecer!
Não adianta reza forte, nem macumba com 20 velas.
Se você não se decidir pelo primeiro passo, se você não sair desse quarto, nem os anjos e nem Jesus poderão te ajudar, se você não se ajudar!
Quer emagrecer? Caminhe todos os dias, pare de dizer que  não tem dinheiro para a academia.
A rua é livre, de graça e está te esperando, seja noite, seja dia.
Quer um novo emprego? Estude algo novo, aprenda um pouco mais do seu ofício, faça a diferença e as empresas vão correr atrás de você!
Quer um novo amor?
Saia para lugares diferentes assista a um bom filme, leia um bom livro, abra a cabeça, mude os pensamentos, e o amor vai te encontrar no metro, no ônibus, na calçada, e em qualquer lugar, pois você será de se admirar.
Pessoa que encanta só de olhar...
Quer esquecer alguém que te magoou?
Enterre as lembranças e o infeliz!
Valorize-se criatura!
Se você se valoriza, sabe quanto vale, sabendo quanto vale não se troca por qualquer coisa.
Se alguém te deixou é porque não sabe o seu valor.
Logo, enterre a criatura no lago dos esquecidos.
E rumo ao novo que o novo é sempre mais gostoso...
Quer deixar de dever?
Pare de comprar.
Não faça dívida para pagar dívidas!
Nunca! Jamais!
Faça poupança e peça para o povo esperar.
“Devo, não nego, pago quando puder.”
Assim, a cabeça fica livre e você vai trabalhar.
Em breve, não terá mais nada para pagar...
Quer esquecer uma mágoa?
Limpe o seu coração, esvazie-se...
Quem tem equilíbrio não guarda mágoas.
Só as pessoas com problemas emocionais é que se ressentem.
Ficam guardando uma dor, alimentando como se fosse de estimação.
Busque o equilíbrio emocional. Doe-se, ame mais e tudo passa.
Quer viver bem?
Ame-se!
Felicidade é gratuita, não custa nada.
É fazer tudo com alegria, nos mínimos detalhes.
Pergunte-se e se achar resposta que te satisfaça,  comece tudo de novo:
- Pra que 2 celulares (1 pra cada orelha?)?
- Pra que 3 computadores, se não tem uma empresa?
- 4 carros?
- 6 quartos se é você e mais 1 ou 2?
- 40 pares de sapato, se tem apenas 2 pés?
A vida pede muito pouco e nós precisamos de menos ainda.
Acorde enquanto é tempo e comece a mudança, antes que o tempo venha e apite o final do seu jogo!
Espero que você pelo menos tenha vencido a partida.
Seja feliz!


Paulo Roberto Gaefke





Nenhum comentário:

Postar um comentário