Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Domingo 26/03/2017


Domingo, 26 de março de 2017


“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.”( Mahatma Gandhi )




EVANGELHO DE HOJE
Jo 9,1-41


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus ia passando, quando viu um cego de nascença. Os seus discípulos lhe perguntaram: “Rabi, quem pecou para que ele nascesse cego, ele ou seus pais?” Jesus respondeu: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas é uma ocasião para que se manifestem nele as obras de Deus. É preciso que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia. Vem a noite, quando ninguém poderá trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. Dito isso, cuspiu no chão, fez barro com a saliva e aplicou-a nos olhos do cego. Disse-lhe então: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. Os vizinhos e os que sempre viam o cego pedindo esmola diziam: “Não é ele que ficava sentado pedindo esmola?” Uns diziam: “Sim, é ele”. Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo”. Então lhe perguntaram: “Como é que se abriram os teus olhos?” Ele respondeu: “O homem chamado Jesus fez barro, aplicou nos meus olhos e disse-me: ‘Vai a Siloé e lava-te’. Eu fui, lavei-me e comecei a ver”. [...] Voltaram a interrogar o homem que antes era cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Ele respondeu: “É um profeta”. [...] Os judeus, outra vez, chamaram o que tinha sido cego e disseram-lhe: “Dá glória a Deus. Nós sabemos que esse homem é um pecador”. Ele respondeu: “Se é pecador, não sei. Só sei que eu era cego e agora vejo”. [...] Se esse homem não fosse de Deus, não conseguiria fazer nada”. Eles responderam-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e nos queres dar lição?” E o expulsaram. Jesus ficou sabendo que o tinham expulsado. Quando o encontrou, perguntou-lhe: “Tu crês no Filho do Homem?” Ele respondeu: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Ele exclamou: “Eu creio, Senhor!” [...].

www.paulinas.org.br/diafeliz
  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Transformando a cura em milagre
O Evangelho desse domingo engloba todo o capítulo 9 de João, que narra a cura do cego de nascença e os acontecimentos que se sucederam à cura. Vários pontos poderiam ser refletidos:

- A crença vigente na época (e que persiste ainda hoje) de que a doença é o castigo pelo pecado da pessoa ou de seus pais (no caso das doenças de nascença);

- Jesus procurava ver TODAS as situações como uma oportunidade para mostrar a graça de Deus;

- O processo de cura e suas particularidades;

- A mudança de vida do cego;

- A cegueira dos fariseus e mestres da lei;

- A divindade de Jesus.

De todos esses pontos, escolhi falar hoje sobre a mudança de vida do cego. Fiquei pensando como seria a vida de um homem que já nasceu cego na época e região em que Jesus viveu. Devia ser um peso para os pais e para a sociedade... Não é dita a idade dele, mas pela resposta que seus pais deram aos fariseus, deduz-se que ele já era adulto. Outra particularidade que podemos deduzir é que ele era mendigo e devia ter uma aparência repugnante, já que não podia se ver no espelho. Para se curar, ele teve que fazer a parte dele: ir à piscina de Siloé e lavar-se. Jesus poderia ter levado o cego, ou pedido para alguém levar, mas não! "Vai, lava-te na piscina de Siloé." O cego teve que acreditar na cura. Se não acreditasse, ou não quisesse ficar curado, só precisava desistir diante desse obstáculo. Mas ele foi! Quando chegou na tal piscina, ele deve ter lavado e esfregado os olhos como nunca fez antes, até limpar o lodo com o qual Jesus ungiu seus olhos, e toda a sujeira que obstruía sua vista. Quando limpou, que conseguiu enxergar pela primeira vez na vida, deve ter olhado para ele mesmo, e visto como ele estava horrível! Já que estava na piscina, deve ter aproveitado para tomar um banho de verdade!
Na volta para a cidade, as pessoas mal reconheceram o ex-cego. Ele estava diferente. Quando foi chamado diante dos fariseus, ele foi seguro nas respostas! Não teve medo de ser expulso, como seus pais tiveram. Ele sabia que havia encontrado alguém por quem valeria a pena enfrentar os fariseus. Mas a cura do ex-cego ainda não estava completa. No final do Evangelho, ele se encontra com Jesus, e é nesse momento que a sua cura se transforma em milagre autêntico: quando ele se prostra e adora a Jesus. Já dizia o querido Padre Léo: "Esta é a marca registrada do milagre autêntico: a vida da pessoa muda e ela se torna seguidora de Jesus."
Você já recebeu alguma graça de Deus? Já foi curado de algum problema de saúde? Conseguiu um bom emprego? Encontrou a pessoa certa pra você? Recebeu a graça de ser pai/mãe? Essa é a primeira parte do milagre. E para o milagre ser completo, você agora já sabe do que precisa: que a sua gratidão seja a força que levará você a nunca mais querer sair do Caminho.

As duas pequenas estórias que você verá logo abaixo são pra mostrar como um gesto de solidariedade pode mudar a vida da pessoa que faz o bem, e da pessoa que recebe o bem.







VÍDEO DA SEMANA


Deixar o passado passar - Pe. Fábio de Melo 



https://www.youtube.com/watch?v=2XkLplZsPfY









MOMENTO DE REFLEXÃO


Havia, certa vez, uma princesa que era linda, a mais bela menina da região. Mas a sua madrasta, enciumada com a sua beleza, desde a mais tenra idade dizia-lhe que ela era feia. A madrasta dizia:
- Você é feia, muito feia! Você é tão feia que ninguém aguenta olhar para você.

Não bastasse isso, a madrasta dava ordens a todos os cortesãos do palácio para que dissessem à menina que ela era muito feia.

A princesa cresceu e tornou-se uma bela moça, mas sentia-se feia. Ela pensava: Sou tão feia que nunca vou encontrar quem goste de mim. Ninguém jamais vai me amar. Ninguém vai querer casar-se comigo.

Sua angústia chegou a tal ponto que ela se escondeu no calabouço do palácio, para que ninguém a visse. E lá permaneceu.

Quando a rainha morreu, algumas pessoas de bom coração foram ver a princesa e contaram-lhe a verdade:
- Você não é feia. A sua madrasta dizia isso porque sentia ciúme de você. Pelo contrário, você é muito linda, é a moça mais bela da região.
Mas a princesa não acreditava, e dizia às pessoas:
- Eu sei que sou feia. Por favor, deixe-me em paz, curtindo a minha feiura.

Um dia, um belo príncipe visitou o palácio e contaram-lhe a história da princesa. Ele desceu ao calabouço e assim que a viu ficou encantado com a sua beleza. Disse-lhe fascinado:
- Você é maravilhosa. É tão bela que não consigo tirar os olhos de você.
A princesa cobriu o rosto com as mãos e chorou. Disse ao príncipe:

- Por favor, pare de zombar de mim. Eu sei como sou feia. Sou a moça mais feia do mundo.
Mas o príncipe não ia embora e continuava olhando para ela. Aproximou-se dela e abraçou-a, sussurrando:
- Você é a mulher mais lindo do mundo.

Ao perceber o amor e o carinho do príncipe, finalmente a princesa levantou os olhos e viu seu próprio rosto refletido nos olhos do príncipe. Vendo a própria imagem pela primeira vez, sentiu-se confusa, porque achou bonito o próprio rosto. Aos poucos, foi-se dando conta de que era realmente bonita. E ria do tempo em que ficava escondida no calabouço.

As pessoas funcionam como espelhos psicológicos umas para as outras. Quando são bem tratadas, constroem uma auto imagem positiva. Quando são mal acolhidas, rejeitadas e recebem críticas destrutivas, elas constroem uma auto imagem negativa.

(Fonte: Peter Ribes, sj)



Um comentário: