Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 08/03/2017



Quarta-feira, 08 de março de 2017


"Já foi dito que a descoberta nada mais é do que o encontro de um acidente com uma mente preparada."(Albert Szent-Gyorgy)




EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,29-32



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.

30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.

32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

  


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.





MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Bom dia!

Antes de tudo preciso voltar a reflexão de ontem para fazer um gancho com a de hoje. Dizíamos ontem: “(…) A oração é uma busca por Deus. É não se contentar de vê-lo passar sem o tocá-LO. Portanto O FOCO DA ORAÇÃO NÃO É O PEDIDO OU NO QUE É VISÍVEL E SIM A CONVERSA”.

Ave! Pedimos demais, mas ouvimos de menos.

É preciso reparar no exemplo dado por Jesus no evangelho de hoje – o de Jonas, narrado na primeira leitura.!

“(…) Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: ‘Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída’. OS NINIVITAS ACREDITARAM EM DEUS; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior”. (Jonas 3, 4-5)

Deus ansiava em arrebanhar novamente o povo afastado de Nínive. É preciso deixar claro que mesmo Ele, não pode interferir no livre arbítrio que temos de concordar ou não com seu amor, então pede a Jonas que se faça intercessor. Jonas, usando uma das facetas mais comuns do ser humano – o julgamento prévio e precipitado – não aceita ir. E que ser humano aceitaria ir à capital do império que estava prestes a invadir seu território e tomar seu povo por escravo?

Creio que Deus pôs Jonas a se defrontar com seu e nosso maior obstáculo – o orgulho em reconhecer que nossa fé e empenho são muito pequenos. Jesus tenta abrir os olhos dos seus mostrando que era mais importante que Jonas, no entanto, o coração orgulhoso e contrito das pessoas, inclusive dos seus discípulos, impediam e ainda impedem Deus de entrar. Será que ainda somos tão presos ao “ver pra crer”?

Precisamos na quaresma, e também no tempo comum, fazer um exercício diário que nos proteja da frieza espiritual que nosso mundo vive hoje. Deus conhece nossas lutas, aflições e sofrimento; Ele não é um Deus perverso, distante, tirano ou sádico. Talvez essa falta de compreensão que tenha nos afastado Dele e então somente quando assolados por problemas ou situações que fogem do nosso controle, resolvemos nos “vestir de sacos” e humilhados, vencidos, sem esperança, resolvemos então ouvir.

Deus não quer nos ver sofrer para ter que mudar! Quantas vezes já nos pegamos dizendo: Por que é que não ouvi? Deus não esta aqui pra dizer “eu não disse? Porque não me ouviu?”.

Outro ponto interessante… Quando sentamos e rezamos o que pedimos? Coisas visíveis ou Invisíveis? Notem o que diz a reflexão principal da CNBB:

“(…) Para muitas pessoas, Deus deve manifestar-se constantemente para todos, pois somente assim o mundo poderá crer. Na verdade, essas pessoas querem uma demonstração evidente da existência de Deus e da sua presença no nosso dia a dia, porém o Evangelho de hoje nos mostra que assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, Jesus é um sinal para nós”,

É preciso notar que como Jonas tentamos “tirar o corpo fora” do milagre. “Deus tudo pode. Fica por conta dele”! Claro que pode, mas e você vai a Nínive ou não? Queremos que o milagre aconteça na nossa frente e de preferência, sem que tenhamos que ir até ele. Quer que sua famila mude, lute! Quer um emprego melhor, capacite-se!

Que fique bem claro que NUNCA devemos deixar de interceder pelos nossos problemas e aflições. A contínua intercessão acaba nos tornando mais íntimos de Deus e próximos a Ele a oração se torna uma gostosa e respeitosa conversa.

Portanto! Faça a sua parte do milagre!

Um imenso abraço fraterno!



 



CURIOSIDADES


Fatos que você desconhecia


1-O vocalista da banda de rock Aerosmith, Steven Tyler, afirmou que gastou cerca de 5 milhões de dólares em cocaína durante as décadas de 70 e 80.


2- O primeiro caso de doping nas Olimpíadas aconteceu em 1968 com o sueco Hans-Gunnar. Ele bebeu apenas 2 garrafas de cerveja para relaxar antes do treino e acabou sendo pego nos exames médicos.


3- Na Grécia Antiga, acreditava-se que atirar uma maçã em alguém era uma declaração de amor.


4- O personagem Popeye é baseado em uma pessoa real chamada Frank “Rocky” Fiegel. O autor disse que o conheceu quando era criança e ficou fascinado com a aparência do homem, que tinha o olho direito meio fechado e vivia fumando cachimbo. Ele passava o tempo todo contando histórias imaginárias e se gabando da sua força física.


5- O maior continente do mundo é a Ásia, com mais de 44 milhões de quilômetros quadrados e ainda 58 países.


6- Você sabia que a água dos mares não foi sempre salgada assim, como conhecemos hoje? Ela era bem mais parecida com a dos rios, mas acabou arrastando mais sais minerais consigo com o passar do tempo


7- A Coca-Cola era proibida em Cuba, mas acabou sendo liberada em 2015. Por isso, ela não é um refrigerante nacionalmente famoso, como a TuKola.


8- Apesar das águas cobrirem a maior parte da superfície terrestre, o ser humano conhece menos de 5% da vida nos oceanos.


9- Se um homem nunca raspar ou aparar a barba, ela terá quase 10 metros de comprimento no final de sua vida.


10- Para se ter uma “overdose de potássio” é necessário comer mais de 400 bananas em 1 dia. Caso contrário, você só sentirá dor no estômago, náuseas, diarreia e batimentos cardíacos irregulares.



 



MOMENTO DE REFLEXÃO


Apesar de todos os obstáculos que encontro pela minha vida, apesar dos contratempos que me deparo, apesar das portas fechadas que vejo, apesar das dificuldades que enfrento, ainda assim, tenho a esperança.
 A esperança vive em mim amanhece comigo, percorre o dia todo e quando anoitece ela está ainda mais fortalecida.
Quando meus pensamentos estão confusos e minhas idéias não são decifráveis, não desisto!
Lembro-me da esperança que me move...
Quando meu caminho está tortuoso, e minhas chances são diminuídas, lembro- me da esperança que devo ter sempre...
Esperança, é a certeza de que algo de bom vai acontecer, é a confiança que tudo vai dar certo.
Todos devemos ter essa esperança, para que não nos sintamos caídos, para que nosso dia seja menos tumultuado, e para que nosso coração esteja menos pesado.
Desejo a você, que também tenha sempre a esperança, que ela permaneça sempre em seus pensamentos.
Desejo que você nunca desista, porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido!

Vilma Galvão


Nenhum comentário:

Postar um comentário