Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 29/10/2016


Sábado, 29 de outubro de 2016


“Se queres a paz, prepara-te para a guerra.” (Publius Flavius)
  


EVANGELHO DE HOJE
Lc 14,1.7-11


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

Conteúdo publicado em Comece o Dia Feliz. http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F10%2F2015#ixzz3jxryATh1
Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte.


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Alexandre Soledade


Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.
Jesus notou que, nas festas, as pessoas ocupavam os primeiros lugares. Então contou a parábola dos convidados ao banquete, ensinando que, nos banquetes de festa, ocupemos os últimos lugares.
Essa humildade tem a ver com o banquete no Reino de Deus, que é para os humildes, como cantou Maria no magnificat: “derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes”. A simplicidade e a humildade constituem uma opção básica do discípulo que vive na fraternidade do Reino.
Humildade provém do latim “humilis”, que por sua vez deriva de “húmus” = terra. Humildade é estar ao nível do solo e se mover sem sair dali. “A humildade é a verdade” (Sta. Teresa). Ela é a verdade “somos pó e ao pó voltaremos”.
“Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não vale nada. Quem me glorifica é meu Pai” (Jo 8,54).
“Quem quiser ser o primeiro entre vós, seja o escravo de todos” (Mc 10,43).
“Aprendei de mim que sou manso e humilde coração, e encontrareis descanso” (Mt 11,29).
“Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus... Ele humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte – e morte de cruz!” (Fl 2,5-8). Quantos problemas e pecados acontecem, por falta de humildade!
“Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes” (Tg 4,6).
Há humildes passivos e humildes ativos. Passivos são os que são humilhados pelos outros, mas sem que busquem o rebaixamento. Ativos são os que se fazem humildes por opção pessoal, como o convidado que se senta no último lugar. E há também o humildade de anzol: sabendo que o povo gosta de pessoas humildes, a pessoa se humilha só para obter honras e glórias.
A humildade sincera é indispensável para a vida em Comunidade.
Havia, certa vez, um homem que era bom, e muito humilde. Ele gostava de fazer o bem para as pessoas, mas não queria de modo algum chamar a atenção para si mesmo.
Um dia, seu Anjo da Guarda lhe apareceu e disse: “Deus quer que você seja um instrumento dele para distribuir o seu amor às pessoas. O Senhor me mandou perguntar-lhe de que jeito você quer distribuir as bênçãos de Deus. Quer o dom da palavra? O dom de escritor? Um dom artístico?...
O homem pensou... e disse ao anjo: “Eu tenho medo de, recebendo esses dons que você citou, o povo começar a atribuir a mim os benefícios e deixar Deus de lado. Tenho medo também de eu me envaidecer e pensar que eu é que sou o tal. Por isso, diga ao Senhor que eu gostaria que ele abençoasse a minha sombra. Porque, como a sombra fica atrás de mim, as pessoas que receberão as bênçãos não verão o meu rosto nem eu verei o rosto delas nem saberei que benefícios receberam.
E assim aconteceu. Quando aquele homem passava, a sua sombra, atrás dele, atraía as melhores graças para o povo: saúde, inteligência, paz, conversão dos pecadores, emprego, reconciliação etc.
E ninguém ficou sabendo que esses benefícios vinham através da sombra daquele homem. E nem o homem via, pois ele já havia passado.
Vamos também procurar fazer o bem, mas com humildade, atribuindo tudo a Deus.
Maria Santíssima era uma pessoa humilde. Ela nunca se promoveu a si mesma. E, quando se referiu a si mesma, chamou-se de escrava: “Eis aqui a escrava do Senhor”. Que Nossa Senhora nos ajude a ser cada vez mais humildes.
Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.









CASA, LAR E FAMÍLIA

6 maneiras eficientes de se conectar com enteados

Acompanhe estes 6 conselhos trazidos por pesquisadores após conversas com pais na mesma situação em que você se encontra, e descubra que você é capaz de conseguir isso!
Hoje em dia presenciamos cada vez mais famílias formadas por pais que um dia já tiveram outros relacionamentos anteriores e desses surgiram filhos, que diferente de maridos e esposas, nunca deixaram de ser filhos.

Também sabemos, e percebemos, não ser fácil e simples essa convivência entre enteados e padrastos ou madrastas, isso é assim em todo o mundo.

Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, após realizarem extenso estudo sobre o assunto, descobriram que a presença do padrasto ou madrasta torna-se negativa ou positiva dependendo do tratamento que as crianças (ou enteados) recebem da família em geral.

Dessa forma, esses cientistas traçaram 6 passos ou conselhos que podem facilitar essa convivência e trazer paz para famílias com esse padrão. Confira:

1. Recepção no início do relacionamento

Quando pessoas novas se conhecem, passam a construir uma nova amizade, assim acontece também quando enteados e pais postiços se conhecem.

O início de uma amizade pode fazer com que você nunca, jamais, deixe de ser amigo daquela pessoa, ou então que arrume desculpas, e largue essa amizade por outra.

Quando escolhemos ser amigos de verdade uns dos outros em nossos relacionamentos sejam eles quais forem, tudo funciona melhor.

Podemos construir amizades com nossos enteados, se assim desejarmos, e um passo importante é o começo de todo o envolvimento, nossa maneira de receber o outro, tratar, respeitar, etc.

Mas, ainda que essa amizade não tenha sido construída desde o início, a vida deve girar em constante mudança, "relacionamentos negativos não devem durar para sempre" (Larry Ganong, coautor da pesquisa).

2. Mudanças realizadas após o novo casamento

Normalmente quando os pais se separam, isso por si só, já traz uma reviravolta gigantesca em toda estrutura dos filhos, tanto psíquica, como material, e especialmente social.

Essa mudança completa de statusde vida não foi uma opção ou escolha feita pelos filhos, e sim de total responsabilidade dos pais, que precisam fazer todas as coisas possíveis a fim de amenizar os estragos na formação dos filhos.

Assim, a escolha de um novo relacionamento, uma outra vida, também precisa ser colocada de forma pacífica na vida dos filhos, não de forma agressiva ou impositiva. Os pais precisam respeitar os filhos e seus sofrimentos.

O Psicólogo James H. Bray, afirma que o ideal é que as questões dos filhos sejam resolvidas com cumplicidade, em parceria, e com firmeza, deixando claro e combinados, o que pode, e o que não se pode.

3. Exemplo nas ações e palavras

Tanto os pais biológicos das crianças, como os novos pais que estão chegando, precisam sempre lembrar que estão sendo observados e testados pelos filhos, em cada ação e em cada palavra dita, portanto, precisam primeiramente fazer o que desejam que os filhos façam.

Aquela frase usualmente conhecida "faça o que eu digo e não o que eu faço", só irá aumentar as discórdias e conflitos, as crianças, muito menos os adolescentes de hoje em dia aceitam esse tipo de disciplina impositiva e distorcida da verdade.


LeiaAbandono afetivo. O que diz a lei?
4. Inclusão benéfica da pessoa (enteado)

O fato de que o pai ou a mãe já não está presente todos os dias na vida do enteado (filho), não significa que ele deseja substituir essa função de uma hora para outra, e muito menos ainda ser o "saco de ofensas", ouvindo coisas desagradáveis sobre o pai ou mãe ausente.

Dr. James assevera, que a harmonia em ambos os lares acontecerá quando cada um respeitar o outro (referindo-se aos adultos - pais divorciados) em seguida, fazer com que a criança perceba que se respeitam e apenas precisam adaptar-se a uma nova rotina.

5. Participação dos familiares mais próximos

A inclusão de outros parentes mais próximos como avós, tios, primos, etc.; também pode ser um ponto positivo para facilitar essa adaptação, uma vez que essas pessoas não convivem diariamente com o enteado, que pode sentir-se mais parte da família nova através dessas pessoas próximas.

6. Aprendendo a manter a calma

Relações conflituosas e difíceis podem gerar muitos fatores estressantes para todos os envolvidos, contudo, os adultos, como já são adultos, passaram a aprender a controlar mais seu temperamento e explosão de emoções (pelo menos se espera que sim!).

Dessa forma, quando o enteado gritar agressivamente a frase comum "Você não é a minha mãe...ou meu pai!", você adulto poderá e precisará fazer esse esforço para responder de uma forma completamente diferente sem enfrentamentos, dizendo algo como: "Não sou seu pai (mãe), mas me preocupo com você!", isso desarmará a criança e a fará acalmar-se na marra.

A vida familiar sempre será uma eterna construção feitas de constantes negociações. Cada fase, cada decisão trará novas adaptações, mas se o padrão principal for o respeito um pelo outro e pelos demais envolvidos, certamente tudo ficará mais fácil.

Profissionais capacitados podem ajudar com terapias, tratamentos, conversas e outras coisas, nunca faça pouco esforço ao que realmente é importante: Seus filhos!






MOMENTO DE REFLEXÃO


Quando as coisas dão errado, não pense que todos os seus esforços têm sido em vão.
Talvez tudo foi para melhor, por isso sorria...e experimente outra vez.
Pode ser que o seu aparente fracasso venha a ser a porta mágica que  o
conduzirá para uma nova felicidade que antes você jamais conheceu.
Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido...
Não vale a pena gastar o precioso tempo em lagrimas e lamentos.
Levante-se e enfrente a vida outra vez..
E se você guardar em mente o alto objetivo de suas aspirações, o seus sonhos se realizarão...
Tire proveito dos seus erros, colha experiência de suas dores.
E, então um dia você dirá:
EU OUSEI EXPERIMENTAR OUTRA VEZ.

Reinilson Câmara





Um comentário:

  1. Adoro esses momentos de reflexão,tem me ajudado a ser uma pessoa melhor obrigado e um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir