Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 12/10/2016


Quarta-feira, 12 de outubro de 2016


“Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicação de tudo. Amigo é amigo.”
           



EVANGELHO DE HOJE
Jo 2,1-11

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Também Jesus e seus discípulos foram convidados para o casamento. Faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho!”. Jesus lhe respondeu: “Mulher, que é isso, para mim e para ti? A minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser!”. Estavam ali seis talhas de pedra, de quase cem litros cada, destinadas às purificações rituais dos judeus. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!”. E eles as encheram até à borda. Então disse: “Agora, tirai e levai ao encarregado da festa”. E eles levaram. O encarregado da festa provou da água mudada em vinho, sem saber de onde viesse, embora os serventes que tiraram a água o soubessem. Então, chamou o noivo e disse-lhes: "Todo o mundo serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já beberam bastante, serve o menos bom. Tu guardaste o vinho bom até agora". Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antônio Queiroz CSsR


Fazei tudo o que ele vos disser.
Hoje a Igreja do Brasil celebra com alegria a sua Padroeira: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. E hoje este site completa dois aninhos! A nossa alegria é grande e também o nosso agradecimento a Deus e a Maria Santíssima pela sua ajuda e intercessão. E pedimos as luzes do Espírito Santo para nós que redigimos as mensagens, que as colocamos no site e que respondemos os e-mails que nos são enviados através do “Contato” do site. E pedimos também por você que lê as mensagens e as historinhas, para que seja muito abençoado e abençoada por Deus.
O tema da festa este ano é: “Pelas mãos da Senhora Aparecida encontramos Jesus”. A cena das Bodas de Caná, narrada no Evangelho de hoje, confirma essa afirmação. Maria está todinha voltada para seu Filho e não quer que paremos nela, o que ele quer é levar-nos a Jesus, a fim de fazermos tudo o que ele nos disse e ensinou.
Quando os reis magos, após uma longa caminhada, chegaram à gruta onde estava o Messias, eles o encontraram nos braços de sua Mãe, que o apresentou a eles. Assim, pelas mãos da Senhora Aparecida, os magos encontraram Jesus.
Na apresentação de Jesus no Templo, os profetas Simeão e Ana exultaram ao ver o Messias, mas o encontramos nos braços de sua Mãe.
E assim continua. Hoje as mãos de Maria continuam levando-nos a Jesus pelos mais diversos caminhos: pela imitação de suas virtudes, pela reza do terço, pela romaria a um santuário mariano, pela imitação das virtudes de Maria...
No início da história de Nossa Senhora Aparecida, aconteceram muitos milagres, todos com um sentido simbólico:
O primeiro foi a pesca abundante. Na Bíblia, a pesca sempre foi símbolo da conquista de pessoas para Deus.
Logo em seguida, o milagre das velas, que estavam apagadas e se acenderam sozinhas, representa recuperação da graça de Deus. A anjo Gabriel saudou Maria como cheia de graça, e disse que ela encontrou graça diante de Deus. A graça é a nossa maior riqueza e o tesouro de Maria. É este tesouro que ela abre e continua distribuindo para todos nós.
O escravo que, com as mãos acorrentadas, entrou na capela de N. Senhora Aparecida e as correntes imediatamente caíram de suas mãos. Na Bíblia, corrente é símbolo do pecado.
Maria continua levando o povo a Jesus, das mais diversas formas. Hoje, na sua festa, nós queremos agradecer. E queremos imitar as virtudes da nossa Mãe do céu. Queremos ser cheios de graça, acolhedores, misericordiosos, educadores, solidários e solícitos em servir, amantes da oração... Assim Maria, pelas suas mãos benditas, certamente nos levará até o Céu, a fim de morarmos eternamente com Deus, com ela e com todos os santos e santas. Que lá do céu ela nos abençoe e continue nos enriquecendo de graças e bênçãos.
Certa vez, um célebre senhor foi convidado a participar de um encontro. Prepararam um lugar especial para ele no auditório, junto com os convidados especiais.
Um pouco antes do encontro ele chegou, trazendo consigo sua mãe. O porteiro não quis deixar a mãe entrar. Disse que era para ela ficar do lado de fora, porque o convite era só para o seu filho.
O filho sentiu-se ofendido e disse ao porteiro: “Está bem. Se minha mãe não pode entrar, eu também não entro”. Virou as costas e voltou para casa.
Nós queremos convidar Maria para todos os nossos encontros, trabalhos e passeios. E se alguém não aceitá-la, nós também não entramos. Já pensou que os noivos das Bodas de Caná tivesse convidado Jesus e os Apóstolos, mas não tivessem convidado a Mãe de Jesus? Com certeza não teria acontecido a transformação da água em vinho.
Por isso, cuidado! Ao convidar Jesus para a sua casa, não se esqueça de convidar Maria também. Senão pode ser que ele vire as costas e vá embora.
Fazei tudo o que ele vos disser.

jailsonfisio@hotmail.com






CURIOSIDADES


7 segredos dos bandidos para você nunca ser alvo deles

A violência nas ruas foi algo que sempre existiu. Até mesmo na antiguidade as sociedades sofriam com ladrões infiltrados em todo tipo de ambiente. Hoje em dia, as coisas não são diferentes e todos ainda sofremos com isso. Um jeito de se proteger é saber como pensam os bandidos para tentar evitar os crimes.

Geralmente, os crimes são realizados com alguma observação prévia. Seja ela duradoura ou momentânea, essa observação passa algumas mensagens para o bandido, que decide como cometer o crime. Se você consegue driblar essas percepções, pode estar se salvando de um roubo e um baita susto.

Acompanhe alguns dos pensamentos que passam pela cabeça dos ladrões e saiba como se proteger deles. Quem sabe, assim você consegue evitar ser alvo de uma dor de cabeça daquelas após um assalto.

1 – Observam as casas não ocupadas por dias

Os ladrões são bem espertos quando se trata de perceber se uma casa está vazia quando você está de férias, por exemplo. Uma boa ideia para evitar ser vítima nesses casos é deixar algumas luzes acesas ou até mesmo pedir para uma pessoa de confiança passar na casa por alguns dias.

2 – Reparam se você é desleixado

Se você deixa o jardim da casa crescer descontroladamente e não preza por cuidar dele, os ladrões podem pegar a ideia de que você é desleixado demais. Se não cuida do jardim, provavelmente pode também não cuidar de outras coisas, como a segurança da casa. Além disso, se as plantas crescerem demais podem servir até como camuflagem para os bandidos.

3 – Evitam equipamentos de segurança

Os bandidos já têm trabalho suficiente para planejar roubos às casas. Sendo assim, se você puder fazer a vida deles mais difícil instalando equipamentos de segurança, faça. Deixe cercas de proteção ou câmeras à vista pra que eles saibam que estão sendo vigiados.

4 – E cachorros bravos

Além dos equipamentos de segurança tecnológicos, os bandidos também vão evitar cães raivosos antes de tentar roubar uma casa. Em alguns casos, você nem precisa mesmo ter o animal, mas apenas fazê-los pensar que sim. Placas de “Cuidado com o cão” e brinquedos de cachorro no quintal formam um bom disfarce.

5 – Distraem sua atenção

Em várias ocasiões, os bandidos usam outros fatos ou pessoas pra roubar sua atenção e você não perceber o roubo. Em lugares públicos muito movimentados, proteja todos os seus bolsos e pertences para não ser alvo de furtos durante trombadas supostamente ocasionais e cuidado quando alguém lhe parar para pedir informações.

6 – Percebem onde está sua carteira

Os ladrões de carteira conseguem perceber de longe onde você guarda seus pertences e se você está devidamente protegido. A verdade é que esse tipo de bandido é tão especializado que pode conseguir colocar a mão no seu bolso sem você perceber. Coloque seus bens nos bolsos mais apertados, ou até mesmo bolsos internos de casacos, sempre que possível.

7 – Escolhem vítimas mais frágeis

Para ladrões, a imagem da vítima pode ser determinante antes de realizar um roubo. Pessoas que aparentam fragilidade, certamente serão alvos mais fáceis. Uma boa ideia é fazer alguma aula de defesa pessoal ou arte marcial para se defender, por exemplo. Além disso, andar com posturas e olhares firmes pode indicar mais força. Outra alternativa básica, mas nem sempre possível, é evitar estar sozinho.

Talvez seguindo alguns desses truques, você esteja protegido. Infelizmente a falta de segurança não garante nada, mas se a gente pode tentar evitar, não faz mal, não é mesmo?​







MOMENTO DE REFLEXÃO


No calvário, uma das últimas preocupações de Jesus foi de confiar sua mãe ao apóstolo João:  Eis aí tua mãe.
O próprio evangelista nos testemunha que dessa hora em diante... a levou para a sua casa (Jo 19,27).
Segundo antiga tradição, após a morte e ressureição do Senhor, quando cresceu a perseguição contra os cristãos na Palestina, João levou Maria Santíssima para a cidade de Éfeso, na Ásia Menor. Não se sabe ao certo, quanto tempo moraram ali. Dessa permanência temos hoje uma "relíquia": uma parte da casa onde a Mãe de Jesus morou.
Passando por Éfeso no século XIII, os cruzados construíram uma pequena capela ao lado dessa casa. O local ficou depois abandonado por muito tempo até que, no final do século XIX, foi reencontrado. No altar da capela colocaram uma imagem de Nossa Senhora das Graças.
Do começo da Primeira Guerra Mundial a alguns anos depois da Segunda, a Casa de Maria ficou novamente abandonada. Nessa época pessoas desconhecidas tiraram as mãos da imagem e, segundo o que ali se conta, jogaram-nas no vale logo em frente. E é assim que está ainda hoje a imagem de Nossa Senhora em Éfeso, na Turquia: sem mãos. (...) Procurando fazer a leitura desse fato, concluí que ele é rico de ensinamentos. A imagem de Maria, em Éfeso, não tem mãos. 
Mas ela própria tem milhares, tem milhões de mãos pelo mundo afora. Através delas, Maria continua abençoando, amparando e confortando a Jesus, que hoje tem o rosto do menino de rua e da criança da catequese, do aluno curioso e da criança que cedo ficou órfã, do filho brincalhão e da garota estudiosa.
Para os peregrinos de Éfeso (cerca de um milhão por ano) poderá ser motivo de surpresa encontrar uma imagem de Maria sem mãos. Para cada mulher que assim a vê, é um renovado apelo a emprestar-lhe suas mãos para que, com elas, Maria continue hoje, pelos caminhos do mundo, servindo seu Filho Jesus.

Dom Murilo Krieger, scj



Nenhum comentário:

Postar um comentário