Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 01/10/2016


Sábado, 01 de outubro de 2016


“Leve os jovens a enxergar os singelos momentos, a força que surge nas perdas, a segurança que brota no caos, a grandeza que emana dos pequenos gestos!” (Augusto Cury)  





EVANGELHO DE HOJE
Lc 10,17-24


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo:
17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo:
'Senhor, até os demônios nos obedeceram
por causa do teu nome.'
18Jesus respondeu:
'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago.
19Eu vos dei o poder
de pisar em cima de cobras e escorpiões
e sobre toda a força do inimigo.
E nada vos poderá fazer mal.
20Contudo, não vos alegreis
porque os espíritos vos obedecem.
Antes, ficai alegres porque vossos nomes
estão escritos no céu.'
21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse:
'Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra,
porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes,
e as revelaste aos pequeninos.
Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.
22Tudo me foi entregue pelo meu Pai.
Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai;
e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho
e aquele a quem o Filho o quiser revelar.'
23Jesus voltou-se para os discípulos
e disse-lhes em particular:
'Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!
24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver
o que estais vendo, e não puderam ver;
quiseram ouvir o que estais ouvindo,
e não puderam ouvir.'

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.

Este Evangelho tem três partes: o regresso dos setenta e dois, a alegria de Jesus e a felicidade dos discípulos.

“Eles voltaram muito contentes, dizendo: Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. É a alegria do líder cristão, ao ver a conversão acontecer e as pessoas que acolhem a Boa Nova ficarem mais felizes. Não existe alegria maior do que possuir a graça de Deus.

“Jesus exultou no Espírito Santo.” Nós queremos dar a Jesus a mesma alegria que ele sentiu, vendo “Satanás cair do céu, como um relâmpago”, isto é, vendo o Reino de Deus já atuante na terra, destronando definitivamente as forças do mal. Por isso, “ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. Jesus se alegra porque, pela força de Deus, as coisas se inverteram: agora são os pequeninos que têm a primazia.

O Pai e Jesus constituem uma unidade de amor e conhecimento mútuo, na qual são admitidos os que se abrem a Deus com humildade e se abandonam nas suas mãos.

“Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!” Nós estamos incluídos nesses “felizes”, porque, através do Espírito Santo, nós também conhecemos e experimentamos a Boa Nova de Jesus triunfando sobre o mal. A história da humanidade tem duas partes bem distintas: antes de Cristo e depois dele. Mas isso significa também uma responsabilidade para nós: “Se a vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5,20).

“Que Deus ilumine os olhos de vosso coração, para que conheçais a esperança à qual ele vos chamou, a riqueza da glória que ele nos dá em herança entre os santos, e a extraordinária grandeza do poder que ele exerce” (Ef 1,18-19). “Os olhos de vosso coração” nos lembra a bem-aventurança: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”. A fé e o amor são inseparáveis; quanto mais se ama, mais se crê. O coração, isto é, o centro da pessoa, é o terreno onde pode enraizar a semente do Reino.

Para isso, precisamos ter os olhos do coração livres da miopia gerada pelo orgulho, pelas paixões e ideologias. É por aí que os simples têm mais entendimento do que os doutores e poderosos do mundo, inclusive, às vezes, mais que os teólogos.

“Eu te louvo, Pai, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos.” Quando líderes cristãos, humanamente incompetentes para a missão, fazem maravilhas, aparece mais claro que é Deus que realiza, não o líder; este é apenas um instrumento que Deus usa. E Deus gosta de usar instrumentos mais fracos, porque assim fica claro que é ele que faz. Deus é poderoso para usar qualquer instrumento para a conversão das pessoas. Ele já usou até animais, como o caso da mula de Balaão (Cf Nm 22).

“Ninguém conhece o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” É Deus que revela a Boa Nova aos que ouvem os líderes cristãos.

“Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal.” Deus nos defende dos malvados do mundo e de todos os perigos que enfrentamos, no nosso trabalho de líderes cristãos. O discípulo e a discípula de Jesus podem ficar tranqüilo, porque existe Alguém muito forte que cuida deles.

Todos os cristãos e cristãs somos missionários, cada um do seu modo. Existe um “toque de compaixão”, despertado por Deus, que nos leva a sair do nosso mundinho e evangelizar. Hoje as multidões hoje são maiores que no tempo de Jesus, e a sêde da Boa Nova continua a mesma. Deus não toca diretamente no coração de ninguém; ele quer fazer isso através de nós, que já fomos tocados por ele. Nós recebemos de Jesus um tesouro de graças, que são os sacramentos, a Palavra de Deus, a vida em Comunidade... Vamos aproveitar bem esse tesouro, não só para nós mesmos, mas para enriquecer os outros.

Havia, certa vez, um viúvo, cuja esposa tinha falecido a pouco tempo, e ele morava numa casa de roça, junto apenas com seu filhinho de poucos meses de idade.

Ele tinha em casa uma raposa que era sua amiga. Desde pequeninha, ele a trouxe para casa e era tratada como animal de estimação. Ela fazia até as vezes de um cachorro, ajudando a guardar a casa.

Ele saía cedo para trabalhar na roça e todas as noites, quando voltava, a raposa ficava feliz com sua chegada. Os vizinhos sempre o alertavam: “Cuidado! Raposa é um bicho selvagem. Um dia ela pode sentir fome e comer a criança”. Mas ele respondia que isso era uma grande bobagem, a raposa era sua amiga e jamais faria uma coisa dessas.

Um dia, quando ele chegava em casa, a raposa veio ao seu encontro, mal totalmente ensangüentada. O homem suou frio. “Os vizinhos tinham razão, ela comeu o meu filhinho!” Mais que depressa, com o machado que tinha na mão, matou a raposa.

Mas, ao entrar em casa, qual não foi a sua surpresa: o filhinho estava no berço, dormindo, e, ao lado do berço, uma a cobra morta!

Aquele senhor, cheio de tristeza, pegou o cadáver da querida raposa e o enterrou, junto com o machado que a matara. Em cima da cova, plantou uma árvore, que regava todos os dias.

O homem foi precipitado, deixando-se levar pelo primeiro impulso. Quantas lágrimas a precipitação tem causado, tanto à pessoa como aos outros!

Os nossos conhecimentos são limitados e podemos nos enganar. Daí a necessidade de nos apegarmos com Deus, que nunca se engana, e de acolher e distribuir o grande tesouro que seu Filho nos deixou, que chamamos de Boa Nova.

Maria Santíssima é a grande missionária de Deus Pai, pela qual ele nos deu o seu Filho. Rainha dos missionários, rogai por nós!

Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.









CASA, LAR E FAMÍLIA


19 atitudes admiráveis em uma mulher e que fazem o homem respeita-la cada vez mais.

Homem nenhum é bobo a ponto de querer perder uma mulher com estes atributos! Quantos da lista você tem?
Erika Strassburger

Em um mundo cheio de relacionamentos conflitantes, tudo o que um bom marido quer (assim como uma boa mulher) é encontrar no lar um lugar de refúgio, livre de picuinhas, intrigas, dissimulação, vitimização, brigas ou qualquer atitude que destrua a harmonia conjugal e familiar.

Portanto, nenhum marido irá querer perder uma mulher que:

1. Cuida de si mesma

Ela cuida da sua saúde física e emocional. Esforça-se para manter uma boa aparência, uma mente sadia e ativa.

2. Confia no próprio taco

Ela é inteligente o suficiente para saber que os homens não suportam insegurança, ainda mais quando acompanhada de dramatização.

3. Quer crescer constantemente

Ela não para no tempo, está em constante evolução. Adora aprender coisas novas e aceita desafios.

4. É respeitável

Ela comporta-se como uma dama e não admite qualquer forma de desrespeito.

5. Não aceita ser humilhada nem agredida

Ela não tolera ser abusada e humilhada. Reconhece seu valor e sabe que não merece nada menos que um marido que a respeite e preze por sua segurança e bem-estar.

6. Não depende de ninguém para ser feliz

Ela não espera que seu marido a faça feliz, porque já é feliz consigo mesma. Ela se ama, ama a vida que tem. E quando algo a deixa triste, ela não se entrega. Dá a volta por cima e luta para recobrar a alegria.


LeiaAmor ou vício? Quando o amor e carência excessivos não passam de dependência emocional
7. Esforça-se para ser honesta em todas as circunstâncias

Ela é honesta nas finanças, é honesta em relação ao que sente, é uma pessoa de palavra.

8. Tem firmes convicções

Ela tem fortes convicções religiosas, políticas e sociais. E não abre mão de seus valores para agradar quem quer que seja.

9. É um exemplo a ser seguido

Ela é uma pessoa inspiradora, digna de ser imitada, não por estar sempre na moda ou por ser bonita. Ela é uma luz para o mundo, e isso é facilmente percebido em suas atitudes, as quais ela se esforça para manter em harmonia com seus elevados valores.

10. Tem um coração enorme

Ela não consegue ver um animal abandonado, uma pessoa faminta ou alguém passando por maus momentos sem que isso a afete. Ela não só se sensibiliza, mas não sossega enquanto não fizer algo para ajudar.

11. É corajosa

Ela luta para defender o que é certo, ainda que tenha que lutar sozinha contra todos à sua volta.

12. Ela é transparente

Ela gosta de tudo feito às claras. Detesta mal-entendidos.

13. É simpática

É uma mulher agradável, gentil e sorridente.

14. É grata

Ela contenta-se com a vida que tem, em vez de se entristecer por não ter o que deseja ou cobiçar o que ainda não tem.

15. Esbanja charme e feminilidade

Sem se preocupar em se adequar aos padrões de beleza do mundo.

16. Não se conforma com injustiças

Ela não se cala diante de injustiças, não é conivente com erros nem segredos que podem prejudicar alguém. E não se preocupa em ter que agradar as pessoas. Ela quer mesmo é ver as coisas feitas da maneira certa, doa a quem doer.

17. É organizada e higiênica

Ela se esforça para manter o ambiente em que vive limpo e organizado.

18. É pacífica

Por detestar brigas, seu lema é apaziguar.

19. Confia no homem que ama

Ela não fica procurando "pelo em ovo". Se vir algo errado, ela terá uma conversa franca. Mas não vai criar caso à toa. Ela sabe que quem ama de verdade, confia.

Aí estão qualidades que encantam qualquer bom homem. É obvio que é difícil ter todas ao mesmo tempo, mas ter boa parte delas já está de bom tamanho. Assim como uma mulher íntegra - e com a autoestima elevada - não aceitará menos que um homem íntegro ao seu lado; um bom homem não é bobo de querer perder uma mulher com atributos como esses.










MOMENTO DE REFLEXÃO


"Mestre, queria lhe perguntar algo: como faço para não me aborrecer com as pessoas*?
Algumas falam  demais, outras são maldosas e invejosas*. *Algumas são indiferentes*. *Sinto ódio das que são mentirosas e sofro com as que caluniam*".
"Viva como as flores", advertiu o mestre*. *"Mas como*? *Como é viver como as flores*?", *perguntou a jovem*.
"Repare nestas flores" continuou o mestre, apontando os lírios que cresciam no jardim*.
"Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas*. *Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas*. *Não é sábio permitir que os erros e defeitos dos outros a impeçam de ser aquilo que Deus espera de você*".
Precisamos entender que os defeitos deles, são deles e não seus*... *Se não são seus, não há razão para aborrecimentos*.
Exercitar a virtude é rejeitar todo mal que vem de fora*.  *Isso é viver como as flores*.
Você não precisa focar nos erros alheios, justificando assim sua insatisfação com a vida e as circunstâncias*.
Tire a boa parte do adubo que chega até você*! Seja uma flor cujo aroma é agradável aos que estão ao seu redor*.
Exale esse aroma*...
Não deixe que o seu foco esteja no adubo*...

*Belíssima e sábia reflexão*....



Nenhum comentário:

Postar um comentário