Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 06/10/2016


Quinta-feira, 06 de outubro de 2016


“A vida que a gente quer, depende do que a gente faz.”




EVANGELHO DE HOJE
Lc 11,5-13

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Então Jesus disse aos seus discípulos:
- Imaginem que um de vocês vá à casa de um amigo, à meia-noite, e lhe diga: "Amigo, me empreste três pães. É que um amigo meu acaba de chegar de viagem, e eu não tenho nada para lhe oferecer."
- E imaginem que o amigo responda lá de dentro: "Não me amole! A porta já está trancada, e eu e os meus filhos estamos deitados. Não posso me levantar para lhe dar os pães."
Jesus disse:
- Eu afirmo a vocês que pode ser que ele não se levante porque é amigo dele, mas certamente se levantará por causa da insistência dele e lhe dará tudo o que ele precisar. Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês será capaz de dar uma cobra ao seu filho, quando ele pede um peixe? Ou, se o filho pedir um ovo, vai lhe dar um escorpião? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!


www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Peça ao Pai e Ele fará! Mas saiba pedir...
No Evangelho de hoje, Jesus continua ensinando a orar. Aliás, mais do que orar, Ele ensina a pedir. E pedir com insistência! Conheço pessoas que não ousam pedir nada além do trivial a Deus, porque acham que Deus tem muitas coisas para se ocupar, e não tem tempo para ficar se preocupando com seus problemas pessoais. E também conheço pessoas que não tem vergonha nenhuma de pedir e até exigir que Deus atenda seus pedidos. Quem está certo?
Primeiro nós precisamos entender que Deus é misericordioso. Quando pedimos algo, Ele nunca deixa de nos escutar e faz o possível para nos atender. Às vezes demora, mas vem no tempo certo. Às vezes nós pedimos do jeito errado, e nem percebemos que Ele nos atendeu... Às vezes queremos tanto uma coisa que não é para o nosso bem, e Ele reluta em nos conceder, até que quando conseguimos, vemos que não era bem aquilo que devíamos ter pedido...
Então o que devemos aprender mesmo é: COMO PEDIR. E de todas as lições que eu poderia dizer hoje aqui, a mais importante é esta: NÃO PEÇA A DEUS QUE ELIMINE AS DIFICULDADES DA SUA VIDA, MAS QUE LHE DÊ A FORÇA PARA SUPERÁ-LAS. E isso não é só uma frase de efeito. Lembre-se de Jesus no Getsêmani, quando pediu ao Pai: "Pai, se possível, afasta de mim este cálice." Jesus pediu que eliminasse a dificuldade, e o que o Pai fez? Não atendeu.

Você quer pedir algo ao Pai? Faça como Salomão. Deus concedeu um pedido a Salomão. Ele poderia pedir qualquer coisa, que Deus lhe daria. Se você com você, o que você pediria? Vida eterna? Ganhar na loteria? Um casamento feliz? A cura de uma doença? A felicidade? Sabe o que Salomão pediu? Sabedoria. Até no pedido ele foi sábio. Nós pensamos sempre nos fins, ele pensou no meio. Nós pensamos sempre no peixe frito, Salomão queria aprender a pescar. E Deus concedeu tanta sabedoria a Salomão, que ele ficou conhecido como um dos reis mais sábios de toda a história. Escreveu vários Salmos, construiu o maior e mais belo palácio que já houve em Jerusalém, e a Bíblia narra momentos belíssimos em que ele se utiliza dessa sabedoria para ultrapassar as dificuldades que se apresentavam no seu reino.
Esta passagem termina da melhor forma que poderia. Jesus nos diz o que o Pai nos dará quando pedirmos a Ele qualquer coisa... Ele nos dará aquilo que precisamos para superar qualquer dificuldade: o ESPÍRITO SANTO. Com Ele nós teremos a Sabedoria para discernir o que entre o certo e o errado, a Paciência para esperar o tempo de Deus, a Firmeza de Ânimo para não se deixar abater diante dos problemas, e dentre tantos dons, carismas e frutos, o principal: o AMOR, para entendermos que Deus precisa habitar em nós, e nos fazer instrumentos, para poder atender tantos pedidos, de tantos filhos...

jailsonfisio@hotmail.com











MUNDO  ANIMAL






Você adotou um cachorro de rua? Na verdade, foi ele quem adotou você


De cada quatro cachorros do mundo, três não têm dono. E esses animais, independentes, se aproximam dos humanos porque querem, não porque precisam

Há um cachorro no mundo para cada sete humanos. De acordo com estimativas mais recentes, a população mundial de cachorros fica em torno de um bilhão. Mas mais de dois terços destes animais vivem como cachorros vadios. 750 milhões deles habitam as ruas de grandes cidades e as áreas rurais, mas não são cães de estimação.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Chicago, esta realidade está mudando estes cães. Os pesquisadores Raymond e Lorna Coppinger, da Universidade de Chicago, passaram cerca de 20 anos estudando o comportamento de cães de rua do mundo todo.

Eles descobriram que esses cães se comportam de maneira muito próxima aos primeiros cachorros da história, que se aproximaram de bandos de humanos nômades para coletar lixo: restos de comida, fezes humanas e caça. Eram animais independentes do contato humano, como são os cães vadios do mundo hoje – que se aproximam de humanos porque querem, não porque precisam.

Esses cães não precisam do contato com seres humanos para se alimentar, sobreviver e viver bem, com saúde. “O cão consegue viver isolado. Ele não precisa do contato físico do humano, ele precisa dos restos de alimento para sobreviver”, disse ao Nexo a veterinária Carolina Rocha, especialista em comportamento animal. Quando o animal não encontra restos de lixo, acaba caçando pequenos roedores ou até comendo a própria cria. Mas não passa fome, nem frio.

Cães vadios modernos compreendem melhor a linguagem corporal e a comunicação do ser humano

“Não se trata de uma mudança genética, geneticamente esse cachorro é igual ao animal em casa. Mas é uma mudança ontogênica [comportamental] – como ele nasceu na rua e vem de uma linhagem da rua, ele tem um aprendizado diferente e isto mudou seu comportamento em larga escala”, conta Carolina.

Para ela, estabelecer contato com esse cão é mais uma necessidade humana do que do próprio cão. “Se o cachorro busca contato com pessoas é porque ele quer – e não por fatores de sobrevivência. Gostamos de pensar que ele precisa disso, mas o cão consegue viver sozinho”, afirma Raymond Coppinger, o pesquisador da Universidade de Chicago, diz que “é o cachorro [de rua] que adota o humano”.

Como são e como vivem os cães vadios quase selvagens

Estes cães, resultados de anos de cruzamento aleatório entre cães de rua, vivem em matilhas. Costumam pesar por volta de 15 quilos, têm pelagem dourada e são poligâmicos: uma ninhada pode ter vários pais. Também não há o conceito de hierarquia de ‘macho alfa’ – eles alternam os papéis de liderança entre si dependendo da atividade que estão desempenhando.

“São cães mais dóceis, de olhos mais redondos [do que os primeiros cães da história], porque são frutos de milhares de anos de cruzamentos. Padrões que os seres humanos gostam mais foram selecionados artificialmente. E esse cão [vira-lata moderno] compreende melhor a linguagem corporal e a comunicação [do ser humano].”
Carolina Rocha
Veterinária especializada em comportamento animal

Outra característica parecida com os cães da era paleolítica são as diferentes relações com seres humanos. Alguns conseguem alimento sozinhos, mas são ‘adotados’ por humanos para passar a noite. Outros são alimentados por uma vizinhança mas dormem ao ar livre.

Estes cachorros dependem principalmente da produção de lixo. Raymond Coppinger calculou que o lixo produzido regularmente por 100 pessoas é capaz de sustentar a alimentação de cerca de sete cachorros de rua.

Por isso, o pesquisador sugere que problemas de saúde pública geradas pelo excesso de cães de rua – como epidemias de raiva, por exemplo – são melhor resolvidos com controle da produção e descarte de lixo.







MOMENTO DE REFLEXÃO


PAULO ANDRÉ CHENSO é médico e professor em Londrina. Criou o "MANUAL PARA A VIDA"

NA SAÚDE:

1.  Beba muita água;

2.  Coma mais o que nasce em árvores e plantas;

3.  Viva com os 3 E's:

Energia, Entusiasmo e Empatia;

4.  Arranje 30min' por dia para ORAR  sozinho;

5.  Faça atividades  que ative seu cérebro ;

6.  Leia mais livros.

7.  Sente-se em silêncio, pelo menos,  10' por dia;

8.  Durma 8 h por dia;

9.  Faça caminhadas de 20min' a 60min', por dia e, enquanto caminhar,  sorria.

NA PERSONALIDADE: 👤

11.  Não compare a sua vida com a dos outros;

12.  Não tenha pensamentos negativos;

13.  Não se exceda;

14.  Não se torne demasiadamente sério;

15.  Não desperdice a sua energia com fofocas;

16.  Sonhe mais;

17.  Inveja é uma perda de tempo. Agradeça a Deus pelo que possui...

18.  Esqueça questões do passado. Jesus já jogou no mar do esquecimento, faça o mesmo;

19.  A vida é curta demais para odiar alguém. Perdoe;

20.  Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente;

21.  Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;

22.  A vida é uma escola e vc está nela para aprender. Nao fique repetindo  o ano;

23.  Sorria e gargalhe mais;

24.  Não necessite ganhar todas as discussões. Saiba perder;

NA SOCIEDADE: 👥👥

25.  Entre mais em contato com sua família;

26.  Dê algo de bom aos outros,  diariamente;

27.  Perdoe a todos por tudo;

28.  Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;

29.  Tente fazer sorrir, pelo menos três pessoas por dia;

30.  Não se importe com o que os outros pensam de você;

31.  O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Nao se estresse.

NO SEU DIA A DIA: 🌞

32.  Faça o que é correto;

33.  Desfaça-se do que não é útil;

34.  Lembre-se: DEUS cura tudo;

35.  Por melhor ou pior que a situação seja... ela mudará...tudo passa

36.  Não interessa como se sente, levante, arrume-se e apareça;

37.  O melhor ainda está por vir;

38.  Quando acordar de manhã, agradeça a DEUS pela graça de estar vivo.

39.  Mantenha seu coração sempre feliz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário