Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 20/10/2016


Quinta-feira, 20 de outubro de 2016


"Uma das maiores vitórias que se pode conquistar, é derrotar um inimigo pela gentileza!!"




EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,49-53

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Jailson Ferreira


Afinal, Jesus veio trazer a Paz ou a divisão?
O tema de hoje é bem definido: a divisão que Jesus veio trazer ao mundo. Ele mesmo admite que veio trazer o fogo à terra, e gostaria que já estivesse aceso. Admite que não veio trazer a Paz, mas a divisão dentro das próprias famílias! "Pai contra filho, filho contra pai, mãe contra filha, filha contra mãe, sogra contra nora, nora contra sogra." É claro que a nossa interpretação para isso deve ser que: apesar da sua mensagem ser de Paz e Amor, nem todos querem entender, receber ou mesmo aceitar que outras pessoas da mesma família se dediquem mais ao Evangelho do que à própria família.
Eu conheço uma jovem que quanto mais pressão recebia da mãe para não se engajar às atividades na igreja, mais a menina se dedicava. A mãe queria que a filha "estudasse para ser alguém na vida, porque a igreja não iria sustentá-la". Até o namorado que a menina arrumou, que era bem envolvido nas atividades da igreja, a mãe era contra o namoro, e lutou até conseguir acabar o namoro. Foi então que, após anos de discussões, a menina resolveu entrar numa comunidade católica em outra cidade, deixando a mãe e a maior parte da família revoltadas. Qual a lição que podemos extrair desse fato real? O Evangelho de hoje explica: apesar da mensagem de Jesus ser de Paz, nem todos estão abertos para recebê-la, e isso gera conflitos dentro da própria casa.
Dizia-se aqui, no interior do Nordeste do nosso Brasil, que cada família, dentre os seus 8, 10, 14, às vezes 20 filhos, tinha que ter um médico, um advogado e um padre. Ter um padre numa família era motivo de orgulho para os pais! Hoje em dia, no nosso meio, nas grandes cidades, como é difícil ver alguém querer ser padre, querer ser freira, e como é difícil encontrar pais que, na criação dos seus filhos, pensem no orgulho que seria: ter um filho padre, uma filha freira... A esmagadora maioria dos pais cria os filhos como a mãe da minha amiga: para dar um futuro profissional em que seu filho possa ser bem-sucedido com uma profissão tradicional. Para um filho vencer essa barreira criada pela expectativa dos pais, precisa ser bastante idealista, que é outro traço de personalidade que está ficando cada vez mais fraco hoje em dia... Basta ver a passividade com que aceitamos toda a corrupção no nosso país, no nosso estado, na nossa cidade, em nós mesmos...
Dentre os 5 versículos de hoje, tem um que parece não se encaixar no contexto. Observe como o versículo 50 poderia ser omitido sem alterar em nada o sentido do texto. No entanto, sabe-se que Lucas não teria incluído este versículo (exatamente no lugar onde foi acrescentado) se ele não tivesse sido dito por Jesus neste momento. "Mas devo ser batizado num batismo, e quanto anseio até que ele se cumpra." O batismo do qual Jesus fala é a sua Paixão, Morte e Ressurreição na cruz. E Ele lembra esse fato durante este discurso para mostrar qual será a conseqüência desse "fogo" e dessa divisão que Ele veio trazer. Ele sabia que as pessoas as quais estava provocando eram capazes de tramar a sua morte. Ainda hoje, nas famílias divididas entre os que querem viver segundo os preceitos de Jesus e os que não querem, acontece a mesma coisa: a revolta dos que não aceitam Jesus chega a ser tão grande [contra os que aceitam], que se pudessem, matariam Aquele que provocou essa divisão. Da mesma forma que fizeram há 2000 anos...
Mas o pior nem é a divisão entre os que aceitam e os que não aceitam, mas a divisão entre os próprios cristãos... Que até dentro da mesma casa, freqüentam igrejas de religiões "cristãs" diferentes, e vivem em desunião familiar... Acredito que quando Jesus falou nesse Evangelho, Ele não pensou que provocaria esse tipo de separação...
Façamos, então, a nossa parte... semeando a Paz e o Amor para todos, sem distinção, sem preconceitos, sem julgamentos...

Jailsonfisio@hotmail.com







MUNDO ANIMAL


Corações de donos e animais de estimação podem bater em sincronia

Novo estudo sugere que a relação entre os humanos e os seus animais de estimação pode ser tão forte que os seus corações podem bater quase no mesmo ritmo.

Uma equipe de investigadores australianos, liderada pelo Dr. Craig Duncan e Mia Cobb, descobriu que quando um cão e o seu dono passam tempo juntos, os seus batimentos cardíacos não só diminuem como começam a ter uma espécie de sincronia.

Para este estudo, financiado pela Pedigree, três donos foram separados dos seus cães e depois reunidos outra vez. Humanos e cães tinham monitores que mediam as suas frequências cardíacas para saber como este reencontro os afetavam.

Mia Cobb contou ao Huffington Post Australia que “houve uma coerência muito forte no padrão de frequência cardíaca do dono e do cão. Depois de se reunirem, nos primeiros cinco minutos o ritmo cardíaco de cada um quase se alinhou e vimos uma redução logo a seguir”.

Claro que este estudo é muito reduzido mas procura provar que ter animais de estimação pode ser tão bom para a saúde dos humanos como dos animais.

Como o Metro destaca, os efeitos benéficos para o coração, bem-estar, ânimo e saúde geral também ocorrem em quem tem gatos, coelhos, pássaros ou porquinhos-da-Índia.

Esta experiência foi o foco para a campanha da Pedigree na Austrália #HeartsAligned que visa celebrar a relação especial que as pessoas têm com os seus animais de estimação.








MOMENTO DE REFLEXÃO


E não sabemos nada de nada e pensamos que sabemos tudo; A primavera da vida não é quando temos 18 anos
Quando pensamos que nossas dores de amor serão eternas...
A primavera da vida chega quando nos sentimos prontos para nascer para as coisas boas e belas que a vida nos oferece;
Quando nos sentimos bem conosco mesmos podemos nos olhar no espelho e dizer:
-Agora sei o que quero, sei do que preciso e sei o que vou buscar; Não tenho medo de errar .
A primavera da vida chega quando olhamos para trás sem ressentimentos, sem arrependimentos e para o futuro com o brilho nos olhos de quem já descobriu que dores não são eternas e alegrias também não, e sobrevive-se apesar de tudo, mas que a gente vive é quando a gente descobre que nunca é tarde demais pra recomeçar.

Leticia Thompson




Nenhum comentário:

Postar um comentário