Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 19/10/2016


Quarta-feira, 19 de outubro de 2016


"Levante sua vela dez centímetros e você ganha um metro de vento." (Provérbio Chinês)



EVANGELHO DE HOJE
Lc 12,39-48

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


“Ficai certos: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, não deixaria que fosse arrombada sua casa. Vós também ficai preparados! Pois na hora em que menos pensais, virá o Filho do Homem”. Então Pedro disse: “Senhor, é para nós ou para todos que contas esta parábola?”. O Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e atento, que o senhor encarregará de dar à criadagem a ração de trigo na hora certa? Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade, vos digo: ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. Ora, se um outro servo pensar: 'Meu senhor está demorando' e começar a bater nos criados e nas criadas, a comer, beber e embriagar-se, o senhor daquele servo chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos infiéis. O servo que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. O servo, porém, que não conhecendo essa vontade fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. Portanto, todo aquele a quem muito foi dado, muito lhe será pedido; a quem muito foi confiado, dele será exigido muito mais!

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


A quem muito foi dado, muito será pedido.
Neste Evangelho, Jesus novamente nos convida à vigilância. Primeiro ele usa a comparação do ladrão que entra numa residência e quando a família menos espera. Assim é a chegada do Reino de Deus na nossa vida, será de surpresa.
Pedro pergunta a Jesus: “É para nós?” Jesus responde que sim. A mesma pergunta podemos fazer a Jesus hoje: “É para nós?” Ele vai responder que sim.
A parábola dos dois administradores um fiel e outro infiel, Jesus a contou para mostrar a Pedro que a advertência é principalmente para eles, os Apóstolos, que serão os futuros líderes e administradores da santa Igreja.
Em se tratando de um administrador ou administradora, o lucro ou o prejuízo para o Reino de Deus é maior, pois para onde eles vão, muita gente irá atrás. Isso vale para os pais, para os professores, para os líderes cristãos, para os religiosos e religiosas, padres, bispos, papa... E vale também para as lideranças políticas ou qualquer cargo de coordenação na sociedade.
O administrador fiel é transparente, não faz nada escondido do patrão. Já o infiel aproveita a ausência do patrão para praticar atos ilícitos e usufruir do cargo em benefício próprio.
Mas Deus nosso Pai, que na parábola está simbolizado no patrão, sabe de tudo; ele recompensará generosamente o administrador fiel, e castigará com rigor o infiel.
São apelos à nossa vigilância. A vida cristã é algo sério e temos de prestar contas a Deus de todos os nossos atos. E essa prestação de contas pode acontecer a qualquer momento. A vida cristã envolve os nossos compromissos na família, no trabalho, na escola, na sociedade, na Comunidade cristã, em tudo.
“Ficai preparados, porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos esperais.” Quantas vezes falhamos nesses pontos, pensando que ninguém está vendo! Diante de Deus nada passa escondido e tudo será cobrado. Às vezes temos a tentação de fazer coisas erradas, porque ninguém nos conhece naquele lugar, ou ninguém está nos vendo. É justamente nessas horas que mostramos para Deus que tipo de fé é a nossa.
“Aquele empregado que, conhecendo a vontade do patrão, não agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes.” Isso nos toca, pois conhecemos a vontade de Deus a nosso respeito. Portanto, a nossa responsabilidade é maior. Quem conhece os mandamentos e mesmo assim desobedece, peca mais do que aquele que não conhece os mandamentos. “A quem muito foi dado, muito será pedido.”
O que Deus mais quer de nós é que façamos bem aquilo que devemos fazer, cuidando do momento presente, e jogando tudo o mais, o nosso passado e o nosso futuro, nas mãos dele. Precisamos dar o melhor de nós para Deus. Deus merece, e certamente nos retribuirá cem vezes mais.
Certa vez apareceu, na roça de um agricultor, um formigueiro. Eram formigas devoradoras mesmo, que estavam destruindo a plantação. Então o homem não teve outra saída senão colocar na entrada do formigueiro um veneno em forma de grãozinhos, com aparência atraente às formigas.
Julgando que os pequenos grânulos eram comida, as formigas os apanharam e conduziram para dentro do formigueiro. Quando o agricultor voltou, no dia seguinte, todas as formigas estavam mortas.
Mas o agricultor ficou triste, porque outro formigueiro ao lado, cujas formigas não eram agressivas, também levaram a “comida” para dentro de suas casas e morreram.
Somos fracos, podemos nos enganar pelo inimigo. O pecado sempre se apresenta como algo bom e não nocivo. Depois que o praticamos, aí é que ele mostra todo o seu veneno. Por isso Jesus nos alerta: “Ficai atentos!”
Maria Santíssima foi de uma fidelidade admirável. Ela tinha a fidelidade própria de quem ama. A noiva espera a chegada do noivo e se prepara para isso com a maior alegria; assim era Nossa Senhora. Que ela nos ensine a sermos sempre vigilantes.
A quem muito foi dado, muito será pedido.







CURIOSIDADES


Fatos que você desconhece


1-Assoprar cartuchos de jogos, aparelhos de videogames e CD’s não facilita que eles funcionem. Isso, na verdade, faz com que corroa a sua placa e dificulte ainda mais tudo.


2- Uma pessoa comum xinga cerca de 80 a 90 vezes por dia.


3- Assistir vídeos de animais fofinhos pode ajudar a reduzir a sua pressão e frequência cardíaca em questão de segundos.


4- Se o capitão tivesse avistado o iceberg 30 segundos antes, o famoso Titanic não teria se chocado com ele.


5- Pessoas que trabalham com algo que não gostam tendem a viver menos.


6- As mudanças climáticas estão aumentadas as chances de você ser morto por um ataque de tubarão.


7- As radiações do seu celular podem estar atrapalhando o seu sono e te causando dor de cabeça. Você sabia?


8- Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, disse que não vai criar um botão de “deslike” porque isso seria péssimo para o mundo.


9- Cerca de 20% dos adolescentes vão experienciar a depressão antes da vida adulta.


10- Um estudo mostrou que os cães tentam imitar as expressões faciais dos seres humanos.









MOMENTO DE REFLEXÃO


Não conheço o amor abstrato. Conheço o amor pelo outro, pela pátria, pelo futuro, pela vida, pela obra.
Defender a dignidade do homem é, no mínimo, uma conexão ideológica, uma posição ecológica, uma convicção.
Não entendo humanidade e civilização sem o homem como princípio, como ator e objeto, como sujeito e razão.
Tocar a harpa do tempo a muitos dedos.
Vencer o mito da impotência (há muitos medos)
Sei que não se pode mudar os começos: os meninos escravos, as meninas prostituídas, as famílias exploradas nos campos e nas cidades.
As formas diversas de ditadura que golpearam seguidas vezes o estômago do pensamento livre do meu país, a produção da miséria e desigualdade em todo o canto, a toda hora ...
Ora, não se pode mudar o começo.
A História não dá ré, é natural.
Mas se pode mudar o final.
Por isso, gosto de agir no meio.
Por meio disso, encontro um meio genial de provocar mudança nesses destinos, oferecendo meios ao meu igual.
Se um se multiplica, o vento sopra sobre as sementes e a chuva realiza sua benção,
será trigo a ação da gente, será mesa farta de pão, será eterno o milharal!
Penso em você, na capacidade que tem de ler se eu ensinar.
Na vocação que tem de transformar, se eu informar.
Que os mares da generosidade jamais desabasteçam meus caminhos.
Que sejam sustentáveis os desenvolvimentos não esporádicos, não bambos, não endividados, não ilusões ocas desse tempo.
Filantropia para mim não é exibição.
Nem é um negócio para Deus me dar em dobro depois.
Tampouco dar feijão com arroz. Falo de instrumentar o plantador, viabilizar-lhe a enxada do seu sujeito, a bússola do seu trajeto, o trator infinitamente potente pra que seja sempre a sua lavoura.
Sei que na ponta do fato está a arma, no berço está o medo.
Aí quero atuar - antes do desespero, imobilizando-o, inviabilizando-o, retirando-lhe o cenário, a probabilidade.
Ao invés de cobrar do Estado única paternidade, é ele o meu parceiro porque meu recurso privado, em algum momento do seu ser, no percurso do seu estado, já foi público alguma vez.
Tu és público e ao público tornará!
Vivo sobre esta clara ética tenho comigo múltiplas personalidades todas elas querem dar a mão à ciranda da história responsável dessa vida que chamamos sociedade, cidadania.
O amor é a nossa unidade e nossa alegria.
Vou me apresentar: não sou herói, não sou rei tampouco sou metade e não sou um só sou um permanente congresso de mãos, cheio de diversas forças e de boas vontades.
Que mania que têm todos de achar, há muitos anos, que o mundo está terminado!
Pois para mim, todos os dias, em cada ação de um dos meus muitos seres, o mundo está apenas começando!

Elisa Lucinda





Nenhum comentário:

Postar um comentário