Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sexta-feira 09/09/2016


Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016


“A paciência é a arte de esperar.” (Luc de Clapiers Vauvenargues)     



EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,39-42

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?
42Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Pode um cego guiar outro cego?
Neste Evangelho, Jesus dá um forte recado a todos e todas que têm o encargo de orientar ou formar outras pessoas. Ninguém dá aquilo que não tem.
Quem carrega uma trave no próprio olho, isto é, comete grandes faltas, não tem condições de enxergar bem para tirar o cisco (pequenas faltas) do olho do irmão, do filho, da filha, do aluno, do formando, do súdito...
As pessoas que vivem no pecado, além de não ter bom discernimento para orientar espiritualmente outras pessoas, ainda cometem o pecado da hipócrita, porque dão uma de santos e de exemplos diante do irmão.
“Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho...” Jesus não quer que as pessoas erradas parem de orientar outras; quer que elas se convertam, tirando a trave do próprio olho.
A palavra convence, o exemplo arrasta. Nós precisamos muito mais de pessoas que vivem corretamente do que de pessoas que falam bonito.
A correção fraterna é boa quando é mediação da caridade, e feita com humildade, sem julgar o interior do outro, pois o coração só Deus conhece.
Uma das traves no nosso olho é a soberba, que gera a intolerância diante das fraquezas do nosso próximo. Essa trave impede-nos da análise pessoal e nos leva a crer que somos melhores que os outros. “Não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados”. A soberba nos torna cegos e portanto incapazes de guiar outros cegos.
Se “um discípulo não é maior do que o mestre”, nós devemos ter a atitude compreensiva de Jesus, que acolhia a todos, apesar dos defeitos de cada um, a começar pelos os seus Apóstolos. Deus nos ama e nos aceita a todos do jeito que somos, com defeito e tudo. Essa é a atitude do nosso Mestre, que devemos imitar, tendo um amor universal e sem fronteiras.
Esta parábola é muito parecida com a do fariseu e do publicano. O publicano julgava a si mesmo, o fariseu julgava os outros (Cf Lc 18,9-14).
Certa vez, um dos monges de um mosteiro cometeu uma falta grave. Chamaram, então, o ermitão mais sábio da região, para ir até o mosteiro julgá-lo. O ermitão se recusou. Mas, insistiram tanto que ele terminou por ir.
Antes, porém, pegou um balde e fez vários furos embaixo. Ao chegar perto do mosteiro, encheu o balde de areia e foi caminhando, enquanto a areia escorria pelos furos e caía no chão.
Os monges o avistaram e vieram ao seu encontro. Um deles lhe perguntou o que era aquilo. O ermitão respondeu: “Vim julgar o meu próximo. Meus pecados estão escorrendo atrás de mim, como a areia que escorre deste balde. Mas, como eu não olho para trás e não me dou conta dos meus próprios erros, fui chamado para julgar o meu próximo”. Diante disso, os monges desistiram da punição ao pobre infrator.
Nossos pecados escorrem atrás de nós como a areia daquele balde. “Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que está no teu próprio olho?... Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. Caso semelhante está na cena da mulher adúltera: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra”.
Maria Santíssima é a Rainha dos educadores, pois criou e formou o próprio Filho de Deus e nosso grande educador. Que ela nos ajude a tirar a trave que carregamos em nossos olhos, a fim de termos condições de ajudar os nossos irmãos e irmãs a tirarem o cisco de seus olhos.
Pode um cego guiar outro cego?









CULINÁRIA


Bolinho de Banana, Cacau e Nutella


Ingredientes:


2 ovos grandes (use 3 se forem pequenos);
1 xícara (chá) de leite morno;
1 banana amassada (qualquer tipo, desde que bem madura);
4 colheres (sopa) de óleo;
2 xícaras (chá) de farinha;
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
2 colheres (sopa) de cacau em pó;
1 colher (sopa) de fermento em pó;
Creme de avelã (Nutella ou outra marca) a gosto.

bolinho cacau

Misture os ingredientes líquidos, adicione os secos e mexa bem. Pode adicioná-los na ordem da lista dos ingredientes, exceto a Nutella que você coloca depois por cima de cada bolinho, antes de levar ao forno.

Preencha 2/3 das forminhas, adicione a Nutella, eu usei aproximadamente 1 colher (sobremesa) em casa bolinho, espalhei na superfície.

Leve para assar por aproximadamente 20 minutos em forno já aquecido por 10 minutos em 180ºC.



Naked Cake de Morango e Chocolate


Nesta receita usei a versão gotas de chocolate, mas ela pode ser feita com o Pane di Pasqua frutas ou o mesclado sabor chocolate, porque são todos deliciosos!

Ingredientes da Ganache:
– 150g de chocolate meio amargo picado;
– 200g de creme de leite sem soro (ou 1 caixinha);
– 3 colheres (sopa) de creme de avelã.

Demais ingredientes:
– 1 Pane di Pasqua Gotas de Chocolate;
– 1 Caixinha de morangos;
– 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro.

Leve o chocolate e o creme de leite ao micro-ondas em potência máxima por 30 segundos. Misture bem e volte ao micro-ondas por mais 30 segundos. Faça isso quantas vezes forem necessárias até conseguir obter um creme de chocolate sem pedacinhos. Junte o creme de avelã e misture.

Corte o Pane di Pasqua na horizontal em 3 camadas. Sobre a primeira camada, espalhe um pouco da ganache, distribua uma parte dos morangos e mais um pouco da ganache. Cubra com outra fatia do Pane de di Pasqua. Repita novamente as camadas. Ao final, decore o topo com morangos e polvilhe açúcar de confeiteiro.









MOMENTO DE REFLEXÃO


O que você precisa para ser feliz? Responda... pegue  papel, caneta e faça uma lista, olhando bem dentro do seu coração.
O sentimento de felicidade e creia, de infelicidade, é coisa individual. O que faz uma pessoa feliz pode não fazer  uma outra.
O grande problema de todo mundo é que quanto mais temos, mais nos tornamos exigentes. Só que não sabemos isso com antecedência. Nos dizemos: se eu tivesse isso, seria feliz. Mas depois de satisfeitos, outro vazio se abre, então queremos mais e assim por diante. Nos sentimos felizes no momento e depois da euforia passada, tudo parece banal.
O amor faz feliz. Mas o amor sem dinheiro pode não ser o bastante. Então queremos os dois. Depois pedimos saúde, casa, filhos, um bom trabalho... e assim por diante. Como um pedreiro, vamos construindo nosso ideal de felicidade tijolinho por tijolinho, sem portanto jamais terminar de construir, como se a vida fosse uma obra inacabada.
Quando tudo parece completo, reclamamos do tempo que passou e nos arrependemos do que não fizemos ou nos dizemos que poderíamos ter feito mais.
Digo tudo isso para dizer que o ser humano parece sempre insatisfeito.
Penso que a verdadeira felicidade devemos aprender é com as crianças: beber dessa água e desses instantes e não pensar em mais nada! Ser feliz, simplesmente, não colocando a felicidade como objetivo para o próximo passo, sem portanto, deixar de caminhar.
O mundo anda, andamos com ele.
Não podemos usufruir da felicidade presente pensando sempre na outra que virá, porque é isso que causa insatisfação nas pessoas. Se sempre esperamos que será melhor amanhã parece o hoje parece insignificante.
Portanto, quanto proveito perdemos do presente porque não sabemos apreciar e dar o justo valor daquele momento. Temos, hoje, o que Deus permite que tenhamos e que nos sustenta. Ansiar por mais, sempre mais nos torna seres infelizes.
Quero abraçar o hoje com o que ele me oferece e amanhã será um outro dia onde poderei também extrair meu pedaço de felicidade. Porque felicidade é isso: pedaços aqui e acolá que vão enchendo nosso coração.
Deus cuida de nós como cuida dos pássaros e das crianças. Os pássaros cantam em todas as ocasiões e as crianças riem do nada. Eles sabem, da maneira deles, aproveitar do momento presente e extrair de cada instante a felicidade.  São felizes com a simplicidade que Deus pede ao nosso coração.
Para ser feliz, viva seu agora. Torne-se criança no coração e na alma. Cante como os pássaros e seu rosto terá aos olhos de todos a beleza dos lírios dos campos.

Letícia Thompson




Nenhum comentário:

Postar um comentário