Segunda-feira,
19 de Setembro de 2016
“O acaso é
uma lei que o Universo desconhece.”
EVANGELHO
DE HOJE
Lc 8,16-18
— O Senhor
esteja convosco.
— Ele está
no meio de nós.
—
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a
vós, Senhor!
Naquele
tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com
uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro,
a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está
escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá
torna-se conhecido e claramente manifesto.
18Portanto,
prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será
dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa
ter”.
www.paulinas.org.br/diafeliz
Palavra da
Salvação
Glória a vós
Senhor.
MEDITAÇÃO
DO EVANGELHO
Jailson
Ferreira
Vamos
falar um pouco sobre o nosso movimento...
A
Bíblia é um livro interessante... Um dia você lê um trecho e ele não quer dizer
muita coisa para você, e em outro dia, lendo o mesmo trecho, ele diz exatamente
o que você estava precisando ler (que nem sempre é o que você estava querendo
ler)... Mas, na maioria das vezes, basta um esforço para tentar entender como
aquela passagem bíblica se adéqua à sua vida...
O
Evangelho de hoje traz 2 mensagens importantes: a primeira é que a luz que Deus
acendeu em nós, não foi acesa para ficar escondida, mas para iluminar o mundo;
e a segunda é que TUDO o que nós escondemos, será revelado. Interessante ver
que essas duas mensagens vieram juntas no dia de hoje... Por que será?
Imagine
a seguinte situação: você é um engenheiro e foi incumbido de construir um
prédio de 30 andares. Para construir este prédio, são necessários os
conhecimentos de várias áreas da engenharia que você não domina, então você
precisaria convidar pessoas que tivessem um bom conhecimento sobre essas áreas,
para conseguir construir o prédio... E você também precisaria de mestres de
obra, pedreiros, eletricistas e encanadores responsáveis para dar conta do
serviço. Agora me responda: como é que você faria para encontrar esses
profissionais se eles escondessem que esse é o trabalho deles? Agora eu vou
mais além... Suponhamos que por um acaso do destino, você tenha contratado
esses profissionais, mesmo sem saber do verdadeiro potencial deles... mas que
nas situações em que eles poderiam trazer novas idéias que pudessem melhorar o
projeto, eles se sentissem envergonhados... ou em situações em que eles
percebessem que está faltando algo e ninguém se deu conta daquilo, esses
trabalhadores não tomassem a iniciativa de acrescentar a sua contribuição ao
projeto...
Agora
trazendo para a nossa realidade...
O
grupo que nós participamos é esse prédio, e algumas pessoas foram incumbidas de
conduzir a construção dele. Mas estas pessoas não dominam todas as áreas de
conhecimento para erguer essa construção... eles precisam de operários que
tenham DONS e DISPONIBILIDADE para ajudar nessa obra. Mas eles irão chamar
primeiro aqueles que deixam a sua "lâmpada acesa" num lugar em que as
pessoas possam ver, ou seja, aqueles que não escondem os dons que Deus lhe deu.
E uma vez que esteja fazendo parte do grupo, naturalmente irão surgir situações
em que você poderá contribuir para melhorar a obra. É claro que irão surgir
conflitos de idéias, pois onde tem mais de uma cabeça pensando em como resolver
um problema, haverão várias soluções diferentes. O que fazer? Use o seu dom de
unir o que há de bom em cada idéia (inclusive na sua) e formule uma solução em
que todos se sintam importantes. Mas e aqueles problemas que você encontrou na
obra e não tem acesso para resolvê-los? O mais fácil a fazer é criticar para o
máximo de pessoas que for possível? Com certeza! E o que você conseguiu com
isso? "Aliados" que irão espalhar (e aumentar a gravidade das falhas)
ainda mais as fragilidades do prédio que você também está construindo... É como
dar um tiro no próprio pé! Se você encontrou falhas, converse com as pessoas
que podem resolver (ou ajudar a resolver) o problema... mas saiba como chegar.
(DICA: SE FOR FALAR COM ALGUÉM DIFÍCIL DE ACEITAR CRÍTICAS, COMECE COM OS
ELOGIOS, ISSO TEM UM EFEITO MILAGROSO!)
Para
concluir, saiba que todos os dons que você deixou de usar, um dia serão
revelados. E aqueles que utilizam os dons que têm, desenvolvem mais dons! Quem
é fiel no pouco, Deus confia mais.
jailsonfisio@hotmail.com
MOTIVAÇÃO
NO TRABALHO
Cuidado! Não
abuse do seu velho e bom cliente!
Luiz Marins
Tenho
visto acontecer em algumas empresas uma coisa que tem me deixado preocupado.
Elas vêm, literalmente abusando de seus bons clientes.
O que é isso?
Numa época de alta inadimplência; numa época
em que os clientes tornam-se a cada dia mais exigentes e até intolerantes; numa
época em que a concorrência está muito acirrada e oferecendo vantagens
especiais para "roubar" o cliente, algumas empresas e empresários
parecem ter a tentação de abusar dos seus bons clientes – aqueles que pagam em dia, que são fiéis,
que não
reclamam, que aceitam calados ou mesmo que demoram a perceber qualquer mudança
na forma de agir de seus fornecedores de produtos e serviços.
Acabam, literalmente, abusando justamente dos clientes que mais deveriam prezar
e desejar manter.
Assim,
como o cliente é "bonzinho" – paga em
dia, não
reclama, a empresa começa a transigir na qualidade dos produtos ou
serviços
que presta a ele. Como o cliente é
"bonzinho" – paga e não
reclama, a empresa começa a cobrar por serviços antes não cobrados, aumentar o
preço sem aviso prévio, e outras "cositas más" como diriam nossos
irmãos argentinos. Como o cliente é
"bonzinho" a empresa literalmente "abusa" dele, pois que
dos demais não pode abusar, pois são todos uns "reclamões",
"chatos", "controlam migalhas" e certamente não aceitariam
jamais serem abusados impunemente como os "bonzinhos".
Assim,
o bom cliente é penalizado pela sua tolerância e a má empresa, sem perceber que
está diante de uma bomba-relógio que explodirá a qualquer momento, continua
abusando...
O
perigo de abusar dos bons clientes é que eles simplesmente não reclamam. Eles
comentam internamente em suas empresas essa infidelidade do seu fornecedor e
apenas esperam o dia de mudar. Esses clientes, mesmo deixando de comprar de
nós, jamais reclamarão. Jamais dirão a verdade. Darão uma desculpa qualquer – que geralmente acreditaremos como sendo verdadeira – e se vão para sempre. E o maior problema é
que nós
também
não
faremos nenhuma análise dessa perda, achando "normal"
o ocorrido pois clientes mudam mesmo de
fornecedores.... Dizemos apenas o famoso "foi bom enquanto durou".
Assim,
uma das tarefas mais importantes dos gerentes e supervisores e mesmo de toda a
empresa é constantemente estar fazendo uma análise criteriosa de cada um de
nossos clientes. Não só dos que reclamam. Não só dos que nos são problemáticos,
mas principalmente dos que não reclamam. Estarão eles realmente satisfeitos com
nossos produtos ou serviços? Não estarão eles simplesmente esquecidos,
justamente por serem bons clientes?
E
esse risco ocorre em todas as áreas de uma empresa. Não só os clientes devem ser
analisados com todo cuidado. Temos também fornecedores de serviços que não nos
criam problema. Atendem prontamente, aceitam nossas propostas de parcelamento
nos pagamentos, fazem um grande esforço para nos satisfazer. Mas como não fazem
muito alarde de sua eficiência, não damos a ele o devido valor.
Achamos
simplesmente que é obrigação deles fazer todo esse esforço. E aí, abusamos
deles. Atrasamos o pagamento, não damos a necessária informação para que nos
possam atender de forma ainda melhor. Muitas vezes os achamos até ingênuos e
simples demais. Deixamos seus funcionários esperando horas nas salas de espera
de nossa empresa, etc. Como eles não fazem propaganda de si próprios, não
chamam a nossa atenção. E daí, abusamos deles. Novamente corremos o risco de um
dia, quando esse fornecedor encontrar um cliente mais consciencioso, atencioso,
que pague em dia, que não abuse, nos deixar, sem muita explicação. Eles também
são silenciosos. Contarão para nós uma "santa mentira" que
acreditaremos e nos deixarão para outros fornecedores piores.
Cuidar
do velho e bom cliente e do velho e bom fornecedor nem sempre é fácil. Nem
sempre percebemos. Não prestamos a devida atenção a quem não fala alto, não
reclama, não faz alarde dos bons serviços que presta ou dos clientes que não
são "chatos".
E
se os chatos vencerem sempre, a verdade é que teremos em nossa empresa somente
clientes e fornecedores chatos. E aí reclamaremos. E aí começaremos a dizer que
"todo cliente é chato, intolerante"; "todo fornecedor é um chato
e incompetente".
Da
mesma forma, vejo empresas que trabalham com varejo. Fazem um enorme esforço
para conquistar um novo cliente. Oferecem a eles vantagens incríveis para
conquista-los. E os velhos clientes? E aqueles que compram nossos produtos
regularmente há anos? E aqueles que prestigiam nossas marcas em seus bares,
restaurantes, lojas há muito tempo? Esses são simplesmente esquecidos. E com a mão direita estamos nos esforçando
para conquistar novos clientes enquanto com a mão esquerda estamos perdendo os
clientes já fiéis. As solicitações do velho e bom cliente são sempre tidas como
impertinentes. Será que para conquistar um novo cliente não estaremos
oferecendo o dobro ou o triplo do que está solicitando aquele velho e bom
cliente?
Gostaria
de pedir que você, leitor, fizesse um exame de consciência empresarial e visse
se você também não está caindo na tentação de abusar do seu bom cliente,
justamente aquele que paga, que não reclama, que é fiel e leal à sua marca e
seus produtos. Não faça isso. Não caia nessa tentação. Ou você ficará sem seus
bons clientes que por serem "bonzinhos" talvez nem reclamem ou digam nada a você. Mas
acredite, na hora em que perceberem o seu abuso, por certo deixarão você falando
sozinho. E aí será tarde demais para reconquistá-lo.
MOMENTO
DE REFLEXÃO
Em
química, Ele converteu a água em vinho; (João 2-1,11)
Em
biologia, nasceu sem a concepção normal; (Mateus 1-18,25)
Em
física, desmentiu a lei da gravidade, quando andou sobre as águas e subiu aos céus; (Marcos 6-49,51)
Em
economia, Ele refutou a lei da matemática ao alimentar 5000 pessoas com somente
cinco pães e dois peixes;
e
ainda fazer sobrar 12 cestos cheios. (Mateus 14-17,21)
Em
medicina, curou os enfermos e os cegos sem administrar nenhuma dose de
medicamento.
(Mateus
9-19,22 e João 9-1,15)
A
história é contada antes DELE e depois DELE, Ele é o PRINCÍPIO e o FIM;
Ele
foi chamado Maravilhoso, Conselheiro, o Príncipe da Paz, o Rei dos Reis e
Senhor dos Senhores; (Isaías 9-6)
Na
bíblia diz que ninguém vem ao Pai senão por Ele; Ele é o único caminho; (João
14-6)
Então...
Quem é Ele?
Ele
é JESUS!!!
Os
olhos que leem esta mensagem não temerão o mal.
A
mão que enviar esta mensagem, não trabalhará em vão.
O
maior homem da história: JESUS💫
Ele
não tinha servos, e no entanto O chamavam de Senhor💫
Não
tinha nenhum grau de estudo, e no entanto O chamavam de Mestre💫
Não
tinha medicamentos, mas era chamado de médico dos médicos💫
Ele
não tinha exército, mas reis O temiam💫
Ele
não cometeu nenhum delito, e no entanto foi crucificado💫
Foi
enterrado em uma tumba, e no entanto, Ele vive💫
Me
sinto honrado em servir a este líder que nos ama💫
Esta
mensagem fará bem a outras pessoas... Evangelize!
A
Fé vem pelo ouvir a palavra de Deus
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