Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 05/09/2016


Segunda-feira, 05 de Setembro de 2016


“Errar é o primeiro passo para aprender. Aceitar o desafio é o primeiro passo pra vencer.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,6-11

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” 10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.






MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
José Salviano


Jesus entra no templo e logo percebe um irmão excluído pelo defeito que tinha em uma das mãos. Sentado no chão, com vergonha e com pena de si, o pobre homem tentava se conformar com a cruz que tinha de carregar.
Era dia de sábado, e segundo a lei não era permitido fazer absolutamente nada.     
Estavam presentes os lideres judaicos, escribas e fariseus, que se julgavam os puros observadores da lei de Israel, a observar se Jesus teria coragem de curar aquele homem em pleno dia de sábado. Eles não disseram nada. Somente estavam observando, mas Jesus percebeu os seus pensamentos e sem nenhum temor, pede ao aleijado que se levante. Todos de olhos nos dois, principalmente os escribas e fariseus.
E Jesus então pergunta aos presentes, especialmente aos seus adversários:
"Eu pergunto a vocês: o que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?"
Em seguida, Jesus cura, aquele homem libertando-o daquele defeito que o marginalizava, que o humilhava.
Os lideres judaicos, furiosos, trocam entre si opiniões, sobre  como eliminar Jesus, que segundo eles, estava desrespeitando a Lei.                                         
Ao contestar a observância religiosa do repouso sabático, imposta pela Lei de Israel, Jesus mostra que o mais importante, é salvar a vida, é fazer o bem, e não observar cegamente um preceito religioso por observar. Este foi um dos quatro gestos de Jesus que Ele agride a ordem legal defendida pelos mandatários local. Jesus não se intimida e, ostensivamente, toma a iniciativa provocadora de passar por cima daquele preceito religioso e libertar aquele pobre homem do seu motivo de humilhação social. Enquanto que os seus oponentes, que se julgavam tão santos, tramam a morte de Jesus.









MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Cuidado com pensamentos conspiracionistas
Luiz Marins


Conheço pessoas que veem conspiração em tudo. Tudo e todos conspiram contra elas. Desde pessoas, até forças sobrenaturais. Não admitem a menor coincidência - quando as coisas não acontecem da forma como desejavam ou imaginavam, logo enxergam alguma conspiração.  Esses pensamentos se agravam quando uma sequência de fatos desagradáveis ocorre em suas vidas - doenças, dívidas, problemas familiares ou dissabores diversos.
Essas pessoas acreditam existir e vivem a buscar conspiradores, pessoas invejosas que desejam o seu fracasso a qualquer preço e se utilizam dos meios mais incríveis para destruí-las. Elas acreditam nisso de tal forma que chegam a perder a plena saúde mental e se deixam cair nas mãos de pessoas inescrupulosas que se aproveitam de seu estado frágil para criar uma dependência psicológica, muitas vezes com fins puramente financeiros.
Escrevo sobre isso, porque ando impressionado ao ver quantas pessoas têm sido vítimas de pensamentos conspiracionistas. Dizem que seus chefes as perseguem; colegas de trabalho falam mal pelas costas para prejudicá-las; problemas de saúde ocorrem repentinamente; até um furto ou perda de um pequeno bem ocorre e, imediatamente, ligam esses acontecimentos ou pensamentos negativos a pessoas que contra elas estariam conspirando por desejar a sua ruína.
Quando esses pensamentos ocorrem é preciso ter cuidado. É preciso não cair no primitivismo de buscar a causa das coisas que não compreendemos em bruxarias, feitiçarias, mau olhados, conspirações cósmicas e que tais. É preciso tomar cuidado para não cair nas mãos de charlatães. É preciso ter uma fé sólida, madura, estruturada quando esses pensamentos conspiracionistas invadem nossa mente.
Noto, porém, que muitas dessas pessoas que se dizem vítimas de conspirações, elas próprias têm sentimentos negativos em relação a outras pessoas ou um comportamento pouco ético ou de moral duvidosa. Falam mal dos outros, são invejosas, prejudicam pessoas com suas ações desonestas e querem levar vantagem sobre outras pessoas ou instituições. Ou seja, o sentimento que elas têm muitas vezes é fruto do comportamento que possuem.
Assim, viver corretamente, dentro de princípios elevados de ética e moral parece ser o melhor antídoto contra pensamentos conspiracionistas, pois como diz o velho ditado: Quem não deve, não teme.
Pense nisso. Sucesso!







MOMENTO DE REFLEXÃO


Era só um Chuchu, meio apodrecido em uma das pontas, era candidato perfeito ao lixo.
Mas, mesmo sem acreditar muito naquele Chuchu, uma pessoa abriu uma cova no chão e plantou-o desajeitadamente, sem esperar nada em troca.
Deixou ali e esqueceu-se do pobre...
Algum tempo depois, desafiando a sua própria condição, o Chuchu faz sair das entranhas da terra, o seu primeiro caule que logo busca algo para sustentar a sua escalada.
Livre, abençoado pelos raios de sol, acariciado pelo vento e saciado pelas gotas do orvalho, ele cresce um pouco mais forte a cada dia.
Um belo dia, aquele homem que plantou o Chuchu, vê alguns pequenos frutos pendurados na bela rama verde que cerca o muro, e pouco tempo depois, o pé carregado de belos chuchus, serve de refeição para a sua família e de muitos vizinhos que impressionados pela beleza daquela plantação se aproximam e pedem alguns.
É assim, que de um simples chuchu que ninguém dava nada, um monte de gente se alimenta dos seus frutos.
Bastou uma pessoa acreditar, uma única pessoa fazer um gesto positivo, depositando um pouco de confiança naquele chuchu e ele, usando toda a carga genética que havia dentro dele, utilizando-se da força que a terra, á água, o sol e todos os elementos disponíveis naquele ambiente, transformou-se de quase morto em alimento vivo, que produz, dá frutos e gera nova vida.
Assim é você!
Pode ser que hoje, você esteja se sentindo um "Chuchu velho", semi-apodrecido, abandonado e sem valor, ou ainda, acreditando que jamais produzirá bons frutos, pois lhe falta oportunidades, que lhe falta uma pessoa que acredite em você...
Pois eu lhe digo, Deus acredita em você, e lhe dá todos os dias, um pedacinho de terra fértil, para que você desenvolva o seu poder, esse poder que já está ai dentro, armazenado em sua alma, que os "biólogos geneticistas"chamam de herança genética, e que os anjos chamam de
"lembrança divina", brote, dê frutos e espalhe suas sementes pelo mundo, vencendo obstáculos.
Não desista de nenhum dos seus sonhos sem antes tentar exaustivamente realizá-los de maneira satisfatória.
Você tem um voto de confiança Divino que através da Vida, coloca a sua disposição, a terra, o ar, a água, o fogo, o vento, a natureza como um todo para que você possa progredir.
Trabalhe, esforce-se, faça como o Chuchu que se agarra até no improvável concreto, usando de uma força descomunal para fazer com que os seus frutos brotem saudáveis e tão desejados.
Ah! e se você não gosta de Chuchu, não se preocupe, o mundo também é assim com as pessoas, não existe unanimidade entre os povos, nem Jesus agradou a todos, imagine o Chuchu, quer dizer, você.
O importante é realizar a sua tarefa com a certeza de que está fazendo o seu melhor, na certeza de que você não desistiu na primeira chuva forte, nem desanimou diante dos conselhos medíocres de quem só tem inveja de você.
Seja então como o Chuchu que com um voto de confiança cresce, frutifica e alimenta muitos, ainda que com tão pouco.
Se lhe faltava um voto de confiança, se lhe faltava um crédito de vitória, eis que Deus lhe envia hoje esta singela mensagem, dizendo bem  "no pé do seu ouvido", só para você escutar:
- Eu te amo e sei que podes vencer!


Paulo Roberto Gaefke






MOMENTO DE REFLEXÃO

Certa vez, um homem teve um sonho que o deixou preocupado. Sonhou que tinha acabado de morrer e, chegando à porta do Céu, viu a maravilha do local. Queria morar ali para sempre.

Mas foi recebido por um anjo que lhe fez uma série de perguntas a respeito de sua vida na terra. No final, embora demonstrando um profundo respeito pelo recém-chegado, o anjo deduziu que ele não estava pronto para entrar no Céu.

O homem replicou:
- Mas logo eu? Enquanto estive na terra, obedeci aos mandamentos! Inclusive tenho aqui uma lista das coisas boas que fiz.
- Pois eu também anotei algo sobre nossa conversa, respondeu o anjo. Vamos analisar ambas as listas:

“Nunca prejudiquei meus semelhantes.” – Mas também não ajudou ninguém.
“Calei toda palavra ofensiva.” – Mas não abriu a boca para defender ninguém.
“Jamais procurei defeitos no próximo.” – Contudo, não aproveitou os bons exemplos.

Desiludido, o homem calou-se. O anjo passou carinhosamente a mão na sua cabeça e disse:
- Não basta fugir do mal, é preciso fazer o bem. Você tem boa aparência, mas a sua existência na terra foi vazia de testemunho.

Nesta hora, o homem acordou assustado e, a partir daquele dia, decidiu mudar as suas atitudes.

Como estamos agindo durante a nossa breve caminhada neste mundo? Evitamos o mal apenas, ou praticamos o bem?



Nenhum comentário:

Postar um comentário