Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Segunda-feira 12/09/2016


Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016


“O sol nasceu para todos, mas a sombra é para poucos.”



EVANGELHO DE HOJE
Lc 7,1-10

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte.
3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.
4Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.
6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz”.
9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO

O universalismo verdadeiro
No domingo passado celebramos a Festa da Santíssima Trindade que culminou o Tempo Pascal. Reiniciamos hoje o Tempo Litúrgico chamado “Tempo Comum”.

No texto que acabamos de ler e escutar, Jesus entra em Cafarnaum, localidade chamada por alguns de “A cidade de Jesus” porque ele sai de Nazaré para aí morar.

A primeira pessoa nomeada é um centurião romano que estima seus empregados e agora está preocupado por um deles que estava para morrer. Por isso diz aos anciãos da sinagoga pedir para Jesus sua cura.

É na atitude deste oficial romano onde podemos perceber que ainda há, nas comunidades lucanas, “cristãos que continuam ligados às instituições do Império Romano”, tal como escreve Frei Gilvander Luís Moreira.

Apesar de o oficial romano ser considerado um pagão, sua atitude envergonha os representantes da sinagoga. Sua fé é emocionante.

Jesus põe-se a caminho com eles na busca da pessoa doente. Mas quando o centurião vê que Jesus está se aproximando de sua casa, ele corre ao seu encontro chamando-o de Senhor, com uma grande humildade. Suas palavras permaneceram vivas ao longo dos séculos e expressam a humildade de uma pessoa quando se aproxima de Jesus.

Como disse José Antonio Pagola, “a humildade daquele centurião romano que, consciente de seu poder e autoridade, não duvidou em reconhecer sua limitação para acolher Jesus com fé e receber dele aquilo que não podia ter com suas próprias forças”.

Ele acredita em sua palavra! Até agora as pessoas procuravam tocá-lo, estar perto dele. O centurião acreditava que nenhuma distância poderia impedir Cristo de fazer sua obra de salvação.

Jesus fica tão admirado que se volta para a multidão que o seguia, e diz: “Eu declaro a vocês que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”.

Quantas vezes nós, cristãos, achamos que temos o monopólio da fé! Jesus nos convida neste domingo a abrir as portas de nossas comunidades, de nossa vida, para e deixar que sua sensibilidade entre em nós.

Somos convidados a ter a capacidade de nos assombrar e admirar tal como ele. Principalmente diante de tantas pessoas simples que acreditam em Jesus e consideram-se indignos que entre na sua casa.

Conhecemos nossas debilidades e fragilidades? Somos conscientes de nossas limitações de forma tal que nos levam a admirar a grandeza e o poder de Jesus? Não podemos ser cristãos de portas fechadas! Não desejemos o monopólio da fé para nossas instituições.

Caminhemos ao encontro daquele que não conhecemos: a vítima do crack que vive atirada na rua. Caminhemos ao encontro dos excluídos da sociedade, excluídos porque não fazem parte de nossos interesses. Pelo contrário, eles “incomodam” um estilo social já estabelecido.

É preciso reconhecer o outro e, assim, respeitar e defender sua dignidade de pessoas para então descobrir nele o mistério de uma fé que quebra nossas fronteiras.

O papa Francisco lançou um apelo à Igreja para ela não se transformar numa espécie de “alfândega pastoral”, com controladores da fé em vez de pastores prontos para acolher aqueles que batem à porta.

Ele dá um exemplo concreto: “Pensem em uma mãe solteira que vai à igreja, à paróquia e ao secretário: ‘Quero batizar meu filho’. E depois esse cristão ou essa cristã lhe diz: ‘Não, você não pode porque você não é casada!’. Mas, veja, essa jovem teve a coragem de levar adiante a sua gravidez e não devolver o seu filho ao remetente, e o que ela encontra? Uma porta fechada! Esse não é um bom zelo! Afasta do Senhor! Não abre as portas! E assim, quando nós estamos nesse caminho, nessa atitude, não fazemos bem às pessoas, ao povo, ao Povo de Deus. Mas Jesus instituiu sete Sacramentos, e nós, com essa atitude, instituímos o oitavo: o sacramento da alfândega pastoral!”.

Deixemos Jesus entrar em nossa vida, em nossas casas, em nossos relacionamentos para fortalecer nossa fé e viver na incerteza de quem confia na Palavra e no poder de Deus. Deixemos que nossa fé ilumine nossas relações e nossas mentes para que possamos enxergar a presença do Senhor em nosso meio.









MOTIVAÇÃO NO TRABALHO



Cuidado para não aumentar a crise para você
Luiz Marins


Se a crise é pequena, média ou grande, você provavelmente já tenha sua opinião e não quero discutir com você sobre isso. Se a crise é muito ou pouco grave na sua região, no seu negócio ou até na sua vida, também não quero discutir. O que quero pedir é para você tomar cuidado para não aumentar ainda mais a crise, seja ela do tamanho que você veja.
O que quero dizer é que na crise, seja ela qual for, do tamanho que for, não nos restam muitas alternativas a não ser enfrentá-la com força e coragem e trabalhar ainda mais e melhor para não deixar que ela aumente e acabe por nos destruir. Pouco importa, para nós, no nosso dia a dia, ficar pesquisando e querendo saber o tamanho da crise. É preciso agir, pois o perigo é que durante o tempo em que estivermos discutindo e pesquisando seu tamanho, ela cresça ainda mais. Agora é tempo de pensar em ações práticas e eficazes para diminuir a crise e não aumentá-la com a nossa inércia. Repito, é preciso agir!
Muitos me dirão, o que fazer se sou um simples empregado? Meu conselho é que você faça tudo o que puder para manter o seu emprego atual e não acredite que por você ser muito bem formado(a), ter experiência e até autoestima elevada será fácil conseguir outro emprego igual ao que tem hoje. Muitas pessoas se iludem e se acham capazes e merecedoras e pensam que será fácil conseguir novo emprego assim que deixar o atual. As dezenas de histórias pessoais mostram exatamente o contrário e a pessoa acaba aceitando fazer qualquer coisa, por qualquer salário, para poder sobreviver.
A verdade é que a maioria das pessoas tem uma autoimagem, isto é, acreditam ser, muito melhores do que realmente são. Muitas pessoas acreditam que no dia que deixarem suas empresas, seus chefes não saberão o que fazer e cairão de joelhos implorando sua volta. Muitas pessoas se acham insubstituíveis e como diz o velho ditado, “o cemitério está cheio de pessoas insubstituíveis...”. Assim, cuidado! Não aumente a crise para você! Ande o quilômetro extra e faça mais para garantir o seu emprego.
E se você é empresário, pense também que agora não é hora de perder as pessoas realmente boas que trabalham em sua empresa. Aquelas que realmente fazem a diferença e que, portanto, ajudarão você a não aumentar sua crise. Cuide delas!
Pense nisso. Sucesso!









MOMENTO DE REFLEXÃO

Era uma vez, um rei que tinha 4 esposas. Ele amava a 4º esposa demais, e vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e roupas caras. Ele dava-lhe de tudo e sempre do melhor.
Ele também amava muito sua 3º esposa e gostava de exibi-la aos reinados vizinhos. Contudo, ele tinha medo que um dia ela o deixasse por outro rei.
Ele também amava sua 2º esposa. Ela era sua confidente estava sempre pronta para ele, com amabilidade e paciência. Sempre que o rei tinha que enfrentar um problema, ele confiava nela, para atravessar esses tempos de dificuldade.
A 1º esposa era uma parceira muito leal e fazia tudo que estava ao seu alcance para manter o rei muito Rico e Poderoso, ele e o reino.  Mas....ele não amava a 1ºesposa, e apesar dela o amar profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.
Um dia, o rei caiu doente, e percebeu que seu fim estava próximo. Ele pensou em toda a luxúria da sua vida e  ponderou: "É.... agora eu tenho 4 esposas comigo, mas quando eu morrer, eu ficarei sozinho.
Então, ele perguntou a 4º esposa: -"Eu te amei tanto, querida! Te cobri das mais finas roupas e jóias. Mostrei o quanto eu te amava, cuidando bem de você. Agora que eu estou morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não me deixar sozinho?
"De jeito nenhum!" respondeu a 4º esposa e saiu do quarto sem sequer olhar para trás. A resposta que ela deu, cortou o coração do rei como se fosse uma faca afiada.
Tristemente, o rei, então, perguntou a 3º esposa: "Eu também te amei tanto a vida inteira. Agora que eu estou  morrendo, você é capaz de morrer comigo, para não me deixar sozinho?
"Não!!", respondeu a 3º esposa. "A vida é boa demais!!!!! Quando você  morrer, eu vou é casar novamente..."
O coração do rei sangrou e gelou, de tanta dor. Ele perguntou, então, à 2º esposa: "Eu sempre recorri a você quando precisei de ajuda, e você sempre esteve ao meu lado. Quando eu morrer, você será capaz de morrer comigo, para me fazer companhia?
Sinto muito, mas desta vez, eu não posso fazer, o que você me pede !" respondeu a 2º esposa. O máximo que eu posso fazer é enterrar você.
"Essa resposta veio como um trovão na cabeça do rei e ele ficou arrasado.
Daí, uma voz se fez ouvir: "Eu partirei com você e o seguirei por onde você for" O rei  levantou os olhos e lá estava a sua 1º esposa, tão magrinha, tão mal nutrida, tão sofrida. Com o coração partido, o rei falou: " Eu deveria ter cuidado muito melhor de você, enquanto eu ainda podia."
Na Verdade, nós todos temos 4 esposas nas nossas vidas:
Nossa 4º esposa é o nosso corpo. Apesar de todos os esforços que fazemos para mantê-lo saudável e bonito, ele nos deixará , quando morrermos.
Nossa 3º esposa são as nossas posses, as nossas propriedades, a  nossa riquezas. Quando morremos, tudo isso vai para os outros.
Nossa 2º esposa são nossa família e nossos amigos. Apesar de nos amarem muito e estarem sempre nos apoiando, o máximo que eles podem fazer é nos enterrar.
E nossa 1º esposa é a nossa ALMA, muitas vezes deixada de lado, por perseguirmos, durante a vida toda, a Riqueza, o Poder e os Prazeres  do nosso ego.
Apesar de tudo, nossa Alma é a única coisa que sempre irá conosco, não importa onde formos então, Cultive, Fortaleça, Bendiga, Enobreça, sua alma  agora!!!! É o maior presente que você pode dar ao mundo. Deixe-a Brilhar!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário