Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quinta-feira 07/09/2016


Quarta-feira, 07 de Setembro de 2016




“Sempre respeite a idade, porque idade é igual a sabedoria.”




     


EVANGELHO DE HOJE
Lc 6,20-26

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!



Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.

www.paulinas.org.br/diafeliz
  

Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Padre Antonio Queiroz


Bem-aventurados vós, pobres. Mas, ai de vós, ricos.
Neste Evangelho, Jesus proclama as bem-aventuranças, na versão de Lucas. Primeiro ele “levantando os olhos para os seus discípulos”. Sinal que as bem-aventuranças acontecem especialmente com os discípulos.
As bem-aventuranças são Evangelho, alegre notícia dirigida aos pobres de Deus. Elas vêm confirmar a transformação social anunciada no magnificat.
De fato, os pobres são os preferidos de Deus em toda a revelação bíblica, e são os primeiros destinatários da Boa Nova trazida por Jesus (Cf Lc 4,18-19).
Mt 5,1-12 traz oito bem-aventuranças. Lucas traz apenas quatro, mas acrescenta quatro ameaças: “Ai de vós...” Essas ameaças esclarecem o sentido das bem-aventuranças, tanto de Mateus como de Lucas. Porque muitos, ao explicar esta passagem bíblica, dizem que a palavra “pobre”, para Jesus, significa “desapegado”; e “rico” significa “ganancioso”. Na prática, isso é torcer a Bíblia para que ela não me questione. Pobre aqui é pobre mesmo, e rico e rico mesmo.
A felicidade messiânica dos pobres, dos famintos, dos que choram e dos perseguidos por causa da fé cristã comprometida, contrapõe-se à situação perigosa dos ricos, dos que têm fartura, dos que riem e dos que são aplaudidos por todos.
As Bem-aventuranças são um caminho de felicidade diametralmente oposto ao apresentado pelo mundo pecador. Os cristãos são felizes exatamente naquelas situações que, segundo o mundo, trazem a infelicidade. Veja o contraste: para o cristão, felizes os pobres; para o mundo, felizes os ricos. Para o cristão, felizes os que agora choram; para o mundo, felizes os que agora riem... Por aí vemos que dois milênios se passaram e a humanidade ainda não entendeu nem vive o Evangelho de Jesus.
As Bem-aventuranças estão baseadas em duas grandes verdades: 1) A vida cristã autêntica, devido à oposição do mundo pecador, leva à pobreza, à aflição etc. 2) Deus assiste os seus filhos e filhas queridos, a ponto de inverter a situação, transformando em felicidade o que seria infelicidade, em alegria o que seria tristeza. Portanto, a felicidade dos cristãos não está nesses tropeços (pobreza, perseguição...), mas na intervenção de Deus em favor dos seus filhos queridos.
“Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos. Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai” (1Jo 3,1-3).
(Irmãos), os que tiram proveito deste mundo, (vivam) como se não aproveitassem. Pois a figura deste mundo passa” (1Cor 7,31).
Ao contrário dos dez mandamentos, as bem-aventuranças não são leis, nem mandamentos, nem sequer conselhos. São simplesmente a constatação e a descrição de um fato que acontece todos os dias em nossas Comunidades e em nossas famílias. A vida cristã no meio do mundo pecador gera tristezas, que Deus, em seu poder, transforma em alegrias.
Jesus não está também dizendo que ser pobre e ser odiado é bom. Nem que esses tropeços da nossa vida são valores. Também não quis dizer que a felicidade está em ser pobre, ser insultado etc. A felicidade está em ser filho de Deus.
Portanto, não devemos procurar esses infortúnios (pobreza, ser odiado, insultado...). O que devemos é ter paz em meio a todos esses contra tempos, vendo neles um sinal de predileção de Deus e um sinal de que estamos no caminho certo, no seguimento do Evangelho.
As Bem-aventuranças são uma realidade que vemos todos os dias estampada no rosto das Comunidades cristãs. Os cristãos enfrentam as maiores dificuldades, até o martírio e, em meio a tudo isso, trazem no rosto um sorriso que ninguém consegue imitar, e que é identificado até numa fotografia.
S. Francisco de Assis, no final de sua vida, vivia angustiado com a seguinte pergunta: “Será que Deus está contente comigo, com o que eu fiz?” Em suas orações ele pedia todos os dias a Deus: “Senhor, dê-me um sinal, mostrando se tudo o que eu fiz foi ou não do seu agrado!” De fato, o único desejo de Francisco era agradar a Deus.
Numa noite, quando ele acordou, percebeu que estava com as chagas. Parou a angústia, porque ele viu nas chagas um sinal de amor de Deus por ele, unindo-o com o seu Filho amado, Jesus Cristo. E daí para frente Francisco ria até às orelhas.
E foram cinco feridas dolorosas: uma em cada mão, uma em cada pé, e uma no peito. Elas deram trabalho para Francisco. Ele tinha de fazer curativos e um longo tratamento. Inclusive, elas limitaram um pouco as suas atividades.
Que paradoxo, não? Ver como presente de Deus e como sinal do seu amor, cinco dolorosas feridas! Encontrar a felicidade em chagas! E isso que Deus fez com Francisco, faz também conosco. Nós não procuramos a cruz, mas, quando ela vem, justamente pelo fato de estarmos seguindo a Jesus, nós a vemos como um presente de Deus. A festa de S. Francisco das Chagas é dia dezessete de setembro. “Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir!”
Existe uma Bem-aventurança que não está, nem neste texto de Lucas nem no capítulo quinto de Mateus. Ela está em Lc 1,45, foi dita por Isabel e se refere à Mãe de Jesus: “Bem-aventurada aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido”. Que Maria nos ensine a amar e viver as Bem-aventuranças.
Bem-aventurados vós, pobres. Mas, ai de vós, ricos.










MUNDO ANIMAL

Como criar um canário feliz e saudável


Por volta de 1700, uma ave verde-acinzentada foi capturada e levada das Ilhas Canárias, na costa africana, para a Europa. As mutações nas linhagens seguintes resultaram na grande variação de canários hoje existente.

Para quem pretende ter um mascote como esse na família, vai a dica: a Federação Ornitológica do Brasil, a FOB, que orienta a criação e a reprodução aviárias aqui no país, disponibiliza um guia com as principais dicas para garantir uma vida tranquila a esses cantores da natureza. Os cuidados são bem diferentes dos dispensados a outros pets. “As idas ao veterinário, por exemplo, só são necessárias se houver algum problema com a ave”, explica Guido Nardi Neto.

1. Na hora de escolher o canário
Preste atenção se sua barriga não tem manchas e se ele está cantando, no caso dos machos, ou comendo bem, no caso das fêmeas. Esses sinais indicam que o bicho é mesmo saudável.

2. Quando for comprar a gaiola
Procure as de arame galvanizado, material protegido contra corrosão. Use papel absorvente para forrá-la, como folhas de jornal, e troque em dias alternados.



3. Acessórios ideais para a ave
Leve em conta a praticidade. Comedouros e bebedouros de plásticos em meia-lua, que ficam no exterior da gaiola, dão conta do recado e são fáceis de ser higienizados.

4. Onde deixá-lo em casa
Prefira um cômodo amplo e com janelas voltadas para o sol nascente. Uma fresta é suficiente para garantir a circulação de ar e prevenir problemas respiratórios.

5. Ao preparar as suas refeições
Aposte na farinhada com ovo cozido e em verduras como almeirão, chicória e couve. Além disso, coloque no cardápio sementes como o alpiste, a aveia sem casca e o níger.

A ficha do pássaro
Veja as informações básicas sobre esse pequeno que adora cantarolar:
Idade: pode viver até 15 anos
Tamanho: entre 10,5 e 23 centímetros
Raças: as autoridades brasileiras liberam a criação de todas as espécies
Preço: por volta de R$50









MOMENTO DE REFLEXÃO


Minha filha, quando era criança, quase me deixava louca, perguntando:
"Por quê?"
 Nem bem acabava de responder e lá estava ela de novo:
Mas,  por quê?"
As crianças não são as únicas que ficam perguntando: Por quê? Os adultos também perguntam e ás vezes perguntam muito. E enquanto perguntamos por que, não prestamos a atenção no para que. Não são poucas ás vezes que situações nos levam a questionar, a murmurar e concentrar nossas forças no alvo errado.

Enquanto ficamos perguntando "por que" ficamos parados num mesmo lugar, querendo descobrir algo que muitas vezes não é o que fará as coisas mudarem. Entender para que estamos vivendo aquele momento pode ser o primeiro passo rumo a solução.
O povo no deserto passou 40 anos dando voltas no mesmo lugar, pois murmuravam, questionavam,  reclamavam de algo que aparentemente estava lhes fazendo mal, mas se procurassem entender a razão pela qual estavam passando por aquele caminho,o  trajeto duraria apenas 40 dias.
Sabemos que na pratica não é tão fácil assim, pois quando estamos vivendo uma situação que está nos trazendo sofrimento, ainda mais quando estamos  fazendo as coisas de  maneira correta, a tendência é o mesmo questionamento.
Especialmente  nessa hora  temos que olhar para o alto e acreditar de verdade que existe um Deus que é Justo e que jamais permitirá que nossas lutas sejam acima de nossas forças, e  no momento realmente certo, não no momento que achamos certo, , Ele nos dará a vitória.
Não podemos duvidar de Deus, porque é isso que fazemos quando ficamos questionando.
Fé é a certeza das coisas que se esperam e a convicção das coisas que não se vêem.
Então, se temos fé que aquilo que pedimos á Deus está sendo providenciado e que jamais ficaremos sem resposta, não podemos ficar questionando o "por que" de tudo, mas devemos simplesmente confiar, que no momento certo a resposta chegará.
Você alguma vez já perguntou "por que" sem obter uma resposta satisfatória ?
Lembre-se:
"Deus está em Seu Santo Templo”, mesmo que as aparências digam o contrário, Deus está controlando tudo para você e para mim.
Isso é uma resposta suficiente aos questionamentos: Por enquanto...
Com certeza, logo veremos a materialização daquilo que pedimos.
Na fé....


Mariene Cardozo




Nenhum comentário:

Postar um comentário