Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Sábado 23/07/2016


Sábado, 23 de julho de 2016



O dinheiro faz os homens ricos. O conhecimento faz os homens sábios.
E humildade faz os homens grandes



EVANGELHO DE HOJE
Mt 13,24-30

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Jesus apresentou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora. Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. Os servos foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os servos perguntaram ao dono: ‘Queres que vamos retirar o joio?’ ‘Não!’, disse ele. ‘Pode acontecer que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita. No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! O trigo, porém, guardai-o no meu celeiro!’”


Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Pe. Antonio Queiroz


Não arranqueis o joio! Pode acontecer que arranqueis também o trigo.
Nesta parábola do joio e do trigo, Jesus nos explica por que existem pessoas más e tanta maldade no mundo. Não é obra dele, e sim do maligno.
E ele nos orienta como agir. Não se trata de destruir os maus, mas de conviver junto, porque assim quem sabe eles se convertem e se tornam bons.
Como Deus é bom! Chega a arriscar a vida dos seus, para salvar os seus inimigos.
Alguns dizem, ao ver tanta maldade no mundo: “Será que Deus não está vendo?” Está vendo sim. Só que ele não é cruel como nós, que queremos logo destruir os adversários.
Quantos inocentes sofrem, porque as pessoas se julgam logo com a razão e nem querem dialogar e esclarecer os fatos e as motivações!
O profeta Jonas queria destruir Nínive, mas Deus deu uma chance para a cidade e ela se converteu. No fim do livro, com a história da mamoneira, fica claro que Jonas é que era preconceituoso. Veja a irritação de Jonas, quando viu o povo convertido: “Ah, Senhor! Não era isso mesmo o que eu dizia quando estava na minha terra? Foi por isso que eu corri, tentando fugir para Társis, pois eu sabia que é um Deus bondoso demais, sentimental, lerdo para ficar com raiva, de muita misericórdia e tolerante com a injustiça” (Jn 4,2).
Um dia, um povoado de samaritanos não quis hospedar Jesus e os Apóstolos, porque estavam indo para Jerusalém. Tiago e João disseram a Jesus: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” (Lc 9,54). Jesus os repreendeu. A partir daí, os colegas começaram a chamar os dois de “boanerges”, que significa “filho do trovão”.
Nós não queremos ser filhos do trovão com os maus, mas também deixá-los continuar fazendo o mal. “Irmãos, praticai o bem, e não vos deixeis levar pelo mal” (SP).
Era assim que Jesus agia, conforme disse S. Mateus: “Ele não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega” (Mt 12,20). A diferença entre Comunidade e seita é que a seita se isola dos maus, enquanto a Comunidade é aberta, ela se mistura, como o fermento, cuja parábola está também no Evangelho de hoje.
Todas as pessoas tem um fundo bom, que é a parte criada por Deus. É para esse fundo bom que devemos olhar, para amar os maus. “Enquanto todos dormiam veio o inimigo...” Queremos ser bom fermento no mundo, para transformá-lo. “Não temas as trevas, se trazes dentro de ti a luz.”
E Jesus termina com uma frase muito bonita e consoladora: “Então, os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai”.
Queremos agradecer a Deus a paciência que tem conosco, não nos arrancando quando somos joio. Porque, diante dele, ninguém é santo nem justo, todos somos pecadores e não merecemos o seu amor.
Sândalo é uma planta aromática e medicinal. À medida que o machado a corta, ela vai exalando mais e mais seu aroma, perfumando até mesmo a ferramenta que a fere. Por isso o sândalo é metáfora do ser cristão, que paga o mal com o bem. Os mártires nos deram esse belíssimo exemplo. Por exemplo, Santa Maria Goretti.
Nós queremos dar testemunho a todos, também aos maus, convidando-os à conversão. Que Maria Santíssima nos ajude!
Não arranqueis o joio! Pode acontecer que arranqueis também o trigo.








CASA, LAR E FAMÍLIA


Como utilizar produtos para passar roupa mais fácil


Passar roupas é uma tarefa doméstica um pouco trabalhosa e que toma bastante tempo. O ato de alisar as roupas com o ferro quente e tirar as marcas amarrotadas do processo de lavagem e até mesmo de estar dobrada, exige alguns cuidados e bastante paciência. Alguns tecidos como linho e algodão por exemplo tornam a tarefa extremamente complicada e cansativa.

Confira algumas dicas de produtos que  pode usar para passar suas roupas com maior facilidade.

Amaciador de roupas: Assim como o próprio nome diz o produto foi desenvolvido para amaciar as fibras dos tecidos e com isso facilitar a tarefa de passar as roupas e dar um caimento melhor ao corpo depois de seca. Assim como nossa pele, o tecido também precisa ser hidratado para manter sua elasticidade e vitalidade.
Uma boa dica para facilitar na hora de passar é fazer uma mistura de 2 colheres de sopa de um amaciante de roupas de sua preferência e água. Coloque em um borrifador e passe um pouco nas roupas antes de passar. Além de ficar com um cheirinho agradável  levará menos tempo para concluir o serviço e ainda economiza energia eléctrica.

Álcool: Fazer uma mistura de 2 colheres de sopa de álcool líquido e água também pode ajudar a passar os tecidos mais difíceis como algodão, linho e outros tecidos mais encorpados.
O segredo está em molhar bem as partes da peça que estão com marcas e em seguida passar o ferro quente por cima. O álcool deixa a peça bem lisinha e facilita bastante o trabalho. Além disso seu cheiro simplesmente desaparece depois de seco.
Manta térmica: Forrar a tábua de passar com uma manta térmica ou um pedaço de papel alumínio é outra forma de facilitar o processo sem a necessidade de aplicar produtos em suas roupas. A explicação é simples, o calor ficará retido e enquanto  passa um lado da peça, o outro vai ficando mais liso automaticamente.
Dicas

Lembre-se de sacudir a roupa antes de estendê-la no varal. Isto fará com que o tecido fique mais ajeitado e livre de abarrotamento excessivo.
Se tiver espaço ,uma outra opção é secar camisas e camisetas no cabide. Além de secar mais rápido o tecido ficará certinho e sem dobras ou deformações.
Tente criar uma rotina semanal para lavar e passar suas roupas. Tirá-las do varal ainda húmidas e passar facilita bastante a tarefa e as roupas ficam mais lisinhas.
Com produtos baratos e que todo mundo tem guardado em casa é possível passar a roupa de toda a família com muito mais tranquilidade.








MOMENTO DE REFLEXÃO


O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse.
-'Qual é o gosto?' - perguntou o Mestre.
-'Ruim' - disse o aprendiz.
 O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.
Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:
-'Beba um pouco dessa água'. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
-'Qual é o gosto?'
-'Bom!' disse o rapaz.
-'Você sente o gosto do sal?' perguntou o Mestre.
-'Não' disse o jovem.
O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
-'A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos. Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido de tudo o que está a sua volta.
É dar mais valor ao que você tem do que ao que você perdeu. Em outras palavras:
É deixar de Ser copo, para tornar-se um Lago.




Nenhum comentário:

Postar um comentário