Páginas


(clique abaixo para ouvir a música)

LITURGIA DIÁRIA

LITURGIA DIÁRIA - REFLEXÕES E COMENTÁRIOS

Diário de Quarta-feira 13/07/2016


Quarta-feira, 13 de julho de 2016



“Quem trama desventuras para os outros, estende armadilhas pra si mesmo.”
(Esopo)




EVANGELHO DE HOJE
Mt 11,25-27

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.­
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.



Palavra da Salvação
Glória a vós Senhor.







MEDITAÇÃO DO EVANGELHO
Severino Alves


Irmãos e irmãs,
Participemos da leitura e reflexão diária da Palavra de Deus. Transformemos nossas vidas com esse acolhimento da Boa Nova.
Mateus 11,25-27 – O Evangelho revelado aos simples. O Pai e o Filho – Por esse tempo, pôs-se Jesus a dizer: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar". Palavra da Salvação!
Comentário: Jesus tinha razão quando, em vários momentos, se sentiu triste, e até irritado, pela falta de aceitação e compreensão das pessoas em relação à Sua mensagem, transmitida exaustivamente. Sabemos também que muitos mestres ou doutores da Lei, por conhecer, ensinar e achar que cumpriam as Escrituras, pensavam estar em plena sintonia com Deus e que tinham a garantia de salvação.
Sobre esse povo Jesus nos mostra (cf Mt 15,8-9) que Isaías profetizara bem, quando disse: "Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim. Em vão me prestam culto, pois o que ensinam são mandamentos humanos". Por outro lado, Jesus encontra uma multidão faminta, excluída, sedenta por algo transformador, e que abre seu coração à Palavra de Deus, contida na mensagem salvadora apresentada pelo Mestre.
A eles Jesus apresenta toda a sua Misericórdia e Esperança, e louva e agradece a Deus por encontrar esse campo fértil: "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e doutores e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado". Jesus aprecia a forma como os pequeninos acolhem a Palavra, a partir de um coração simples e puro. Jesus se alegra e bendiz o Pai, porque a simplicidade transforma, embeleza e traz um significado novo à vida de quem se entrega por Ele.
Os que não aceitaram Jesus – 'os sábios e inteligentes' - achavam-se legítimos conhecedores da vontade de Deus. Jesus nos mostra claramente que o conhecimento do Pai precisa vir de quem conhece o Pai. E quem conhece a Deus melhor que Ele próprio: Filho de Deus? "Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar".
Essa experiência só poderia vir de quem participa da verdadeira comunhão com Deus. Ou seja, a Revelação do Plano de Amor de Deus somente um Filho poderia trazer. Ao se rejeitar o Filho, rejeita-se também o Projeto de Deus. Havia necessidade de uma mudança radical no pensamento daquelas pessoas. Também em nossa história contemporânea persiste a necessidade de uma mudança concreta em nossos corações, para acolhermos com sabedoria a Palavra de Deus. Tentemos transformar esta realidade em nossas vidas.
Um forte abraço para todos.
Fraternalmente,

E-mail: severino.alves@oi.com.br









CURIOSIDADES


Você sabia?


1-No Deserto do Sahara (o maior deserto do mundo, onde pode não chover durante anos) nevou uma vez na história.


2- A Índia tem mais celulares do que banheiros.


3- Existe uma camisinha anti-estupro que fica presa ao pênis do estuprador e só pode ser removida cirurgicamente.


4- Na França medieval, as mulheres que traíam eram obrigadas a caçar peladas uma galinha pela cidade.


5- Você pode comprar uma esposa no Vietnã por $6.000.


6- Você sabia que arrancar o dedo com a boca é tão fácil quanto morder uma cenoura? Mas, como o cérebro envia mensagens dizendo “Não coma o seu dedo!”, você não consegue.


7- Você sabia? Chicletes jogados no chão parecem pão para os pássaros, que tentam comê-lo. Isso preenche todo o seu sistema, bloqueando a passagem para a ingestão de água. Então, eles morrem lentamente.


8- Você sabia que os mosquitos não picam você apenas. Eles urinam no local, logo após sugar o seu sangue.


9- As chances de você morrer a caminho da loteria são maiores do que as que você tem de ganhar.


10- Olhar no olho de alguém por mais de 6 segundos fixamente significa desejo sexual ou assassinato.









MOMENTO DE REFLEXÃO

Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e excitação era geral.
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio.
Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu?
Que nada!
Com certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente.
Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa.
Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e deu a maior bronca que eu já presenciei.
Veja o que disse: “Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”, disse, levantando a voz e um silêncio de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou.
Desde que comecei a lecionar, isso já faz muitos anos, descobri que nós os professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro, apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os outros 95% servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam pela vida
sem nada deixar de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença, de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e poderia generalizar ainda mais; de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos.
Só o tempo é capaz de mostrar isso.
 Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.

Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção, e vamos a aula de hoje.”
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso.
Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre, afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro de muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci.
Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então tenho feito tudo para ficar no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se está indo bem ou não, só o tempo dirá a que grupo nós pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor possível, seguramente sobraremos na turma do resto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário